Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!
Desde que desliguei o reator de kalk nunca mais tive o Kh alto....o problema, creio eu, como tenho uma grande evaporação...fazia a reposição a noite toda....logo todas as noites o kalk estava pelo menos 8 horas sempre a bombar....
Bem
, aqui poderá residir parte do problema, a adição de hidróxido de cálcio eventualmente esgotava todo o dioxido de carbono disponível. Mas tinhas uma boa maneira de resolver isso Pedro. Adicionavas durante a noite e durante o dia. Não há problema absolutamente nenhum.
Já agora, nunca tiveste problemas com a precipitação de carbonatos? E subia para que valores o Kh?
Nuno,
A ideia de que há necessidade de contrabalançar o dióxido de carbono produzido no periodo nocturno e a consequente quebra de Ph, é discutível e não é consensual. Esse procedimento é tido em conta, apenas porque pode haver algum azar na adição de kalk e no período nocturno há mais concentração de CO2, logo mais margem de erro.
Há quem defenda que acaba por ser mais stressante para a maioria dos animais uma aproximação entre o Ph diurno e nocturno do que propriamente essa oscilção natural.
Claro está, isto é apenas válido se estivermos a falar em sistemas estáveis em que a adicão gota a gota 24h/dia, acompanhando a evaporação, não resulta em problemas para o aquário.
Mas posso garantir que num aquário estável de uma litragem média (400/500litros), com uma boa população (consumo de cálcio e bicarbonatos e carbonatos continuo) não apresenta qualquer problema a adição continua de Kalk.
Agora, não há lineariedade nestas coisas, tudo depende se usas reactor de calcio ou não, da forma como tratas o kalk, que tipo de consumos tens, etc.
Qual é o volume do teu aquário?
Cump