Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral O teste ao teste

O teste ao teste

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 13/dez/2013, 14:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Artur Fonseca Escreveu:
César Silvério Escreveu:
penso que tens chekers para ferro e iodo; segundo me parece esses checkers não têm interesse para aquário, pois a sua resolução mínima é de 0,1 ppm e os valores normais para ambos os elementos na água do mar são centesimais (tipo:0,06/0,08).

Boas César,

Mas no processo de arredondamento, os valores entre 0.000 e 0.049 são arredondados para 0.0ppm; e os valores entre 0.050 e 0.100 são arredondados para 0.1ppm. Então se o valor de Iodo ideal deverá ser 0.06ppm, por exemplo, basta querermos que o teste do Hanna Checker dê 0.1ppm. ;)

Olá Artur,

Então se apontamos para um valor de 0,06 e o teste mostra 0,1, quer dizer que não contando com a margem de erro, o valor real poderá ser entre 0,5 e 0,14??? :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil: ; se é assim, não me parece que valha a pena investir no aparelho, nem no tempo perdido a fazer testes.

Mas isso é só a minha opinião...

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 13/dez/2013, 14:18

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Daí eu dizer que foi uma pequena grande loucura... hoje não comprava mas ja que os tenho vou-lhe dar uso, não recomendo a sua compra a não ser que sejam tão malucos como eu...

Vou tentar manter a 0.1 já tive a 0.2 e não parece ter havido azar...

;)

Enviado do meu GT-N7000 através de Tapatalk
Cump.
Anthony

Mensagem 13/dez/2013, 20:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
mas voces tao se a refererir ha margem de erro do teste fosfatos da hanna?

se sim, mesmo assim acho que vale a pena, sempre da o valor mais perto do real.... os salifert ate 0.10 da sempre agua branca ou seja, indica que nao tem fosfatos.... sempre 'e melhor o da hanna na minha opiniao.... :)

Mensagem 13/dez/2013, 20:46

Olá outra vez,

Li o post todo e a argumentação do representante da Red Sea não me deixou completamente convencido, mas...

De qualquer modo o problema da resolução do teste mantém-se, o intervalo parece-me demasiado largo.

Claro que é melhor ter isso do que não ter nada, mas parece-me que em ambos os casos, esses checkers, servem sobretudo para identificar níveis demasiado altos; penso que esses aparelhos foram criados para serem usados em piscinas e depois tentaram vendê-los também para aquários.

Abraço

Mensagem 13/dez/2013, 22:38

E conseguiram ahahahah ;)

Enviado do meu GT-N7000 através de Tapatalk
Cump.
Anthony

Mensagem 16/dez/2013, 22:38

Lista actualizada com o potássio da salifert

Quem conhece sabe que não é possível ter 395ppm no teste da salifert no entanto na pinga dos 400ppm estava branco e logo na outra pinga que são 390ppm passou a azul ;)

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 16/dez/2013, 23:58

Lista actualizada com o potássio da salifert

Quem conhece sabe que não é possível ter 395ppm no teste da salifert no entanto na pinga dos 400ppm estava branco e logo na outra pinga que são 390ppm passou a azul ;)

pode se dizer que o teste da salifert de potassio 'e bom entao certo?

por acaso comecei a utiliza lo ha pouco tempo e nota se bem a diferenca do branco para o azul, parece me bom ;)

Mensagem 17/dez/2013, 00:08

Aparentemente sim ;)
Cump.
Anthony

Mensagem 22/dez/2013, 21:51

Grupo: Moderadores Mensagens: 102
Boas pessoal;

Os testes de reagentes líquidos tem um grande problema que é a temperatura de execução de fabricação, armazenamento em estoque e transporte para os consumidores.

Cá no Brasil, temos problemas sérios com estes tipos de testes.

Já trabalhei com testes da Hanna e aprovei seu uso em água do mar e aquários.

Claro que temos que verificar margens de uso. Mas acredito que esses testes Hanna são bem mais confiáveis, praticos e de fácil manuseio.

Abraços!
Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.

Mensagem 30/dez/2013, 01:06

Lista actualizada potássio RedSea e fosfato Salifert

O que dizer??!! Mai uma vez e com muita pena minha a RedSea volta a desiludir os 465ppm é o maximo da escala poderá ate ter mais que esse valor

O teste da Salifert foi muito correcto e de facto deu os 1ppm mas, por ser 1ppm, em valores mais baixos que são valores que usamos nos aquários perde a precisão.

Partindo do principio que o Hanna esta certo, o meu aquário tem 0.13ppm, fazendo logo de seguida com teste da Salifert deu 0ppm, o teste nem reagiu. Quem conhece o teste há uma maneira de aumentar a precisão que é duplicar a agua e os reagentes e no fim dividir por 2, foi assim que o teste foi feito mas mesmo assim completamente incolor.

Cump.
Anthony

Mensagem 30/dez/2013, 02:11

Lista actualizada potássio RedSea e fosfato Salifert

O que dizer??!! Mai uma vez e com muita pena minha a RedSea volta a desiludir os 465ppm é o maximo da escala poderá ate ter mais que esse valor

O teste da Salifert foi muito correcto e de facto deu os 1ppm mas, por ser 1ppm, em valores mais baixos que são valores que usamos nos aquários perde a precisão.

Partindo do principio que o Hanna esta certo, o meu aquário tem 0.13ppm, fazendo logo de seguida com teste da Salifert deu 0ppm, o teste nem reagiu. Quem conhece o teste há uma maneira de aumentar a precisão que é duplicar a agua e os reagentes e no fim dividir por 2, foi assim que o teste foi feito mas mesmo assim completamente incolor.

subscrevo salifert em fosfatos é pra esquecer...

Mensagem 30/dez/2013, 10:48

Concordo Pedro, a confiabilidade do teste fa salifert é questionada!
O teste da hanna é calibrado. Pelo que eu sei eles tem soluções cslibradoras evitando aqueles pós que me deixa com duvidas no manuseio.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.

Mensagem 30/dez/2013, 20:41

tambem comprei um hanna porque o da salifert dava sempre 0....

no hanna dava 0.08 por exemplo, o da salifert em fosfatos nao da mesmo, dos outros digo o contrario sao muito bons pelo menos os que usei ate agora :)

Mensagem 31/dez/2013, 12:37

O teste de fosfatos da Rowa é muito bom na minha opinião.

Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.

Mensagem 03/jan/2014, 13:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 206
Boas Amigos
Hoje foi dia de testes e fui surpreendido com o teste da Hanna po4.
O 1º teste deu 0.14, de seguida e com os mesmos frascos, água... e deu 0.09 e como à terceira é de vez deu 0.08?!
Já me tinha deparado com isto antes pelo que tenho feito o teste 3 ou 4 vezes para ter resultados idênticos e seguir-me por ai..
Qual deles devo ter em conta :S

Abc

Mensagem 03/jan/2014, 13:52

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
O primeiro!

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 03/jan/2014, 14:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 206
Será que esta grande diferença é devido à temperatura da água? Como é o 1 teste a água está mais quente e dá um valor mais alto..

Mensagem 03/jan/2014, 18:45

Se a água não for rigorosamente igual é natural que possam existir diferenças; penso que é aconselhado no folheto do teste, fazer medições a 20 ou 25 graus.

Mas para além disso, o Hanna Checker, pode ter um erro de +/- 0,04ppm, o que significa que se o resultado for por exemplo 0,08, o real poderá estar entre 0,04 e 0,12, o que sendo uma diferença percentual grande, penso ser razoável para o fim que pretendemos, ou pelo menos melhor do que tentar adivinhar as cores usando outro tipo de testes.

Este também não será o ideal, mas...

Abraço

Mensagem 03/jan/2014, 20:45

Boas Mauro, para os testes fotoelectronicos como os da Hanna a temperatura não é significante, então não teras problemas com a temperatura. Minha recomendação para todos os companheiros que possuem testes electronicos e de sempre fazer no minimo 3 TESTES e depois fazer uma média dos 3 e este será o resultado final. Também deve-se levar a margem de erro como os companheiros já comentaram. Outro factor que é muito importante é como são feitos os testes. Deve-se lavar muito bem o frasco da amostra com agua do RO para depois colocar a agua de amostra e também deve-se fazer o mesmo procedimento para as outras amostras. Penso que a água de amostragem deve ser coletada junto ao areão pois lá tem as maiores probabilidades dos oligoelementos em suas concentrações reais pois esta zona é geralmente de menor circulação deles. Qualquer duvida entrem na pagina de química do forum e façam suas perguntas. Responderei como maior prazer!

Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.

Mensagem 06/ago/2014, 16:11

Parece haver um teste novo de nitrato da redsea antes usava-se reagentes liquidos (B e C) agora são em pó...
Já enviei um Email a eles e explicar a diferença nos testes antigos e saber se estes novos já não tem... a ver vamos.

RedSea nitrate test pro kit

https://www.youtube.com/watch?v=hLCsylTF00E
Cump.
Anthony

Anterior

Voltar para Discussão Geral