Boas,
Há muitos... muitos anos

conseguir manter Xénias era uma vitória enorme e o mesmo se passava com as anemonas e os ocelaris, os aquáriofilistas que conseguiam esta proeza ficavam radiantes e até pensavam que eram os maiores.
Falo de uma época em que não se usava O.I. não havia forúm´s nem net e a pouca informação que circulava era pelos logistas que muitas vezes sabiam menos que o aquariofilista principiante mas tinham uma grande capacidade de argumentar conhecimento e fazer crer que eram profundos conhecedores da matéria em causa.
Nessa época também se defendia que a filtragem dos aquários de água salgada era identica ao que aplicava nos aquários de água doce (a grande diferença era mesmo o sal) e lá andavamos nós com bio-bolas, mantas filtrantes, carvão, etc, etc. e era uma dor de cabeça manter fosse o que fosse. Por isso quando se conseguia ter por alguns meses um coral daqueles que a maior parte dos aquáriofilistas hoje considera "praga" e "lixo" era muito bom. Depois aquilo morria tudo e nem se sabia muito bem porquê e então os mais teimosos (eu incluido) voltavam á carga.
Para dificultar ainda mais as coisas o que existia lá fora muito dificilmente conseguia aguentar as viagens, faltavam as técnicas de embalagem que existem hoje, o cuidado no manuseamento de seres vivos, a distribuição tal como a conhecemos hoje e de referir também que todos os Paises tinham fronteiras e os "carrinhos" eram quase todos passados a pente fino. Enfim, uma aventura (eu fiz algumas destas viagens com o meu Pai)
A partir de meados da década de 90 as coisas começaram a evoluir e mudaram muito com a partilha de conhecimentos através de sites e fórum´s que conseguiram reunir uma enorme comunidade de aquriofilistas que se dedicam a água salgada, e dessa forma foi possivel comprar, vender, manter e propagar várias espécies de corais que até então se consideravam impossiveis em cativeiro. Em resultado disso muitos corais moles (principalmente) são considerados pragas indesejadas e não despertam interesse junto daqueles que já conseguem manter outros corais mais dificéis, até porque por vezes a exigencia na qualidade da água não permite ter uma grande mistura de corais tendo que se optar por um tipo para se ter sucesso.
No entanto há quem goste de Xénias e eu acho que se deve ter aquilo de que se gosta e se consegue manter. O nosso aquário é em primeiro lugar o NOSSO aquário e depois todas as outras coisas que querem que seja.
Quanto a saudades desses tempos não tenho muitas porque me fartava de lavar filtros, aquários e tanques carregados de plantas, peixes e pedras que faziam parte de um dos negócios de familia.