Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Ajuda...Xenia em decomposição

Ajuda...Xenia em decomposição

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 30/jan/2014, 00:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 77
Boa Noite,

Lamentavelmente, a minha primeira participação no forum não é pela melhores razões.

Encomendei uma Xenia (frag) através de um site anunciado aqui no forum... esta chegou ao meu aquário 32horas depois do envio... 27horas depois esta continua igual sem reacção e está se a desfazer. Julgo que não consiga recuperar o coral se houver alguma coisa que se possa fazer, conto desde já com a vossa ajuda ;).

Melhores cumprimentos,

Mário Barros

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Ola Mário

Isso pode acontecer por n motivos, um dos quais é o facto das xenias reagirem muito mal ao transporte, ou seja, quando saem de um aquário para outro convém estar mesmo muito pouco tempo em trânsito

Mas como já disse, ha outros motivos e pode não ter nada a ver com o transporte, nalguns aquários tornam se uma praga e noutros inexplicavelmente morrem rapidamente.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Mario Barros Escreveu:
esta chegou ao meu aquário 32horas depois do envio...

Boas Mario,

Com esse período de tempo do envio e o frio actual, a temperatura da água deve ter baixado muito e as Xénias provavelmente estão a definhar devido a isso...

É por isso que a nível pessoal nunca uso correios (CTT) para envio de frags, tendo preferência por rede expressos de autocarros em que o tempo médio é da ordem de 2 a 4 horas, por exemplo. E também prefiro arranjar/enviar frags durante os meses mais quentes (Primavera, Verão).
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Isso pode acontecer por n motivos, um dos quais é o facto das xenias reagirem muito mal ao transporte, ou seja, quando saem de um aquário para outro convém estar mesmo muito pouco tempo em trânsito

Deve ter sido o que aconteceu!!!

As xénias morrem muito no transporte, por isso são hoje tão caras. Estupidamente caras diria mesmo!!!
Digo mais: Nem as lojas deviam importar, nem quem tem muito devia vender! É um coral fácil de manter e que cresce imeeeeeeenso e rápido tornando-se praga como diz o Gil!

Vender (particulares) e importar (lojas) isto, é enganar o próximo!
Mas isso sou eu!

Se quiseres passa lá em casa e levas um saco cheio disso!

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

É vender Xénias e Macroalgas... há uns anos ofereciam-se...

Gil Miguel Escreveu:

Pois é Gil... :ymtongue:

Mas felizmente ainda vão cá estando uns romanticos do antigamente.
E os que não estão hoje, voltarão a estar mais cedo do que tarde!

O vício não perdoa!!! :ymhug:

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
As Xénias no meu aquário não proliferam por isso não as posso dar quanto mais vender.

Quanto a Caulerpa é igual, nem coragem teria para pedir dinheiro em troca... Mas esta prolifera...
:D
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 77
Obrigado pelas mais variadas respostas. Não tinha a noção que a espécie é assim tão sensível para transportar e quase considerada praga. Entretanto a loja vai me enviar outro frag. Provavelmente irá acontecer o mesmo.

Cumps ;)

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
nível de aquários não é nada sensível...isto é, quando pega, pega com a força toda!!!
Imagem

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Gil Miguel Escreveu:

Acho que foi o primeiro coral que te ofereci Gil... ;)

As xenias ofereceran-se em tempos, mas também ouve alturas antes dessa, que era como agora!. Vendiam-se e bem caras!, aliás, montei 2 aquários á custa de xenias. Chegou uma altura que o mercado já estava inundado e depois comecei a oferecer á malta para iniciar os aquarios... hoje em dia nem posso com o cheiro delas! :(.

Mas Hugo, tendo em vista que não há xenias no mercado é a lei da oferta e da procura, o pessoal acaba por as vender e caras. Isso do romantismo, é "Old School"! :ymsigh:

Marco Madeira Escreveu:
Gil Miguel Escreveu:

Acho que foi o primeiro coral que te ofereci Gil... ;)

As xenias ofereceran-se em tempos, mas também ouve alturas antes dessa, que era como agora!. Vendiam-se e bem caras!, aliás, montei 2 aquários á custa de xenias. Chegou uma altura que o mercado já estava inundado e depois comecei a oferecer á malta para iniciar os aquarios... hoje em dia nem posso com o cheiro delas! :(.

Mas Hugo, tendo em vista que não há xenias no mercado é a lei da oferta e da procura, o pessoal acaba por as vender e caras. Isso do romantismo, é "Old School"! :ymsigh:

Pois é... :ymdaydream:

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Se calhar alguns de nós podíamos ser fornecedores de lojas :)
=))
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67
André Jorge Silva Escreveu:
Se calhar alguns de nós podíamos ser fornecedores de lojas :)
=))

... e achas que "alguns" não são? :-\

Mas não estou a dizer que isso é mau, pelo contrário.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Boas,

Há muitos... muitos anos :) conseguir manter Xénias era uma vitória enorme e o mesmo se passava com as anemonas e os ocelaris, os aquáriofilistas que conseguiam esta proeza ficavam radiantes e até pensavam que eram os maiores.
Falo de uma época em que não se usava O.I. não havia forúm´s nem net e a pouca informação que circulava era pelos logistas que muitas vezes sabiam menos que o aquariofilista principiante mas tinham uma grande capacidade de argumentar conhecimento e fazer crer que eram profundos conhecedores da matéria em causa.
Nessa época também se defendia que a filtragem dos aquários de água salgada era identica ao que aplicava nos aquários de água doce (a grande diferença era mesmo o sal) e lá andavamos nós com bio-bolas, mantas filtrantes, carvão, etc, etc. e era uma dor de cabeça manter fosse o que fosse. Por isso quando se conseguia ter por alguns meses um coral daqueles que a maior parte dos aquáriofilistas hoje considera "praga" e "lixo" era muito bom. Depois aquilo morria tudo e nem se sabia muito bem porquê e então os mais teimosos (eu incluido) voltavam á carga.
Para dificultar ainda mais as coisas o que existia lá fora muito dificilmente conseguia aguentar as viagens, faltavam as técnicas de embalagem que existem hoje, o cuidado no manuseamento de seres vivos, a distribuição tal como a conhecemos hoje e de referir também que todos os Paises tinham fronteiras e os "carrinhos" eram quase todos passados a pente fino. Enfim, uma aventura (eu fiz algumas destas viagens com o meu Pai)
A partir de meados da década de 90 as coisas começaram a evoluir e mudaram muito com a partilha de conhecimentos através de sites e fórum´s que conseguiram reunir uma enorme comunidade de aquriofilistas que se dedicam a água salgada, e dessa forma foi possivel comprar, vender, manter e propagar várias espécies de corais que até então se consideravam impossiveis em cativeiro. Em resultado disso muitos corais moles (principalmente) são considerados pragas indesejadas e não despertam interesse junto daqueles que já conseguem manter outros corais mais dificéis, até porque por vezes a exigencia na qualidade da água não permite ter uma grande mistura de corais tendo que se optar por um tipo para se ter sucesso.
No entanto há quem goste de Xénias e eu acho que se deve ter aquilo de que se gosta e se consegue manter. O nosso aquário é em primeiro lugar o NOSSO aquário e depois todas as outras coisas que querem que seja.

Quanto a saudades desses tempos não tenho muitas porque me fartava de lavar filtros, aquários e tanques carregados de plantas, peixes e pedras que faziam parte de um dos negócios de familia.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Quando comecei....a nostalgia é lixada :D o primeiro coral que me chamou a atenção foi realmente uma xenia. Pensava cá para mim, parece uma flor porque na altura associava corais a plantas, mas com as pétalas a abrir e fechar, que expetaculo.
Era um coral de oferta a principiantes e na altura alguem que levasse dinheiro por um pé de xenia era quase que banido da comunidade dos foruns (não tanto mas era mal visto).
Tive um aquario que elas agarraram ao vidro de trás e quando tive as minhas primeiras hqi de 150w, bem aquilo acho que
quanto mais cortava mais elas cresciam... e até quase que pagava para ficarem com elas para não ter que deitar para o lixo.
A malta tinha mais aquarios com corais moles e a agua tinha mais nutrientes e adicionavamos iodo elas cresciam muito. Experimenta iodo que elas gostam ;)
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Voltar para Discussão Geral