Carlos Mota Escreveu:
boas
Só em jeito de provocação...

a tecnologia LED para aquários faz-me para já lembrar, de resto à semelhança de muito material que vagueia pelo universo "endinheirado" da aquariofilia, um brinquedinho.... PARA JÁ..No futuro não sei, mas só mesmo a palavra "provavelmente" poderei empregar.
já que estamos na provocação

lembro que alguem dizia o mesmo de royal exclusive
.
Não sejas venenoso...senão não posso ser provocador

...eu nunca disse isso da Royal Exclusive. Dizia sim, que há escumadores substancialmente mais baratos que fazem papéis semelhantes na escumação...e há. Mas nunca duvidei da sua grande eficiência e qualidade de construção. És do piorio...mas assim é que é porreiro...tudo à "BOFETADA" ..para ver se anima isto!
Ricardo, não sei bem em que sentido falas da "cor" da luz. Porque o que realmente interessa para a realização da fotossintese não é a cor visível para os nossos olhos mas sim um determinado comprimento de onda. Por exemplo sabemos que nas planta o comprimento de onda situado mais ou menos entre os 500 e os 600
nm emite radiações eletromagnéticas não utilizadas. Naturalmente isto é um tema complexo e muito específico.
Grosso modo, talvez a maioria das vezes, a forma como precepcionamos a luz visível, ou seja, o aspecto que queremos ter do aquário quando o observamos, é o que nos faz escolher o tipo de iluminação que queremos. E, em certa medida, penso que isso não é mau nem bom...apenas uma opção, porque não é por estarmos a oferecer espectros a que as algas não estão habituadas que vamos conseguir alterar a sua forma de absorver energia. Simplesmente não a absorvem. Se podemos ou não estar a criar stress nelas próprias ou noutros animais com isso, aí talvez a coisa possa mudar de figura.
Mas com que justificação, e gostava de ler alguma explicação disso algures porque nunca li, precisamos de LEDs verdes numa calha, se a radiação que emitem é simplesmente rejeitada?
Inovação. Com certeza que sim e ainda bem, ainda há não muito tempo era impossível pensarmos manter em aquário por anos uma acropora.
Eu sou profissional de uma área onde a inovação é constante e convivo diariamente com isso. Inclusivamente, já há vários anos, com a tecnologia LED. Nunca disse nem direi que os LEDs não são uma opção, claro que o são! Mas nós somos consumidores finais deste produto, não somos empresa nem um centro de pesquisa. E leio aqui muitas certezas absolutas.
O que eu não gosto na generalidade das calhas leds são o aspecto e a cor que dão ao aquário e isso é apenas uma opção estética. O único ponto que critico que não se enquadra só no aspecto estético é a existência de leds de cor estranha (verdes, laranja, vermelhos) supostamente para complementar determinados comprimentos de onda anunciando uma maior eficiência na fotossíntese, simulação de pôr do sol e nascer do sol e trovoada e mais alguma coisa, o que para mim me parece apenas marketing barato para umas marcas venderem melhor do que outras. Como a excitação da luz do luar, quando isso apareceu há anos. Mas somos quase todos assim nem que seja só um bocadinho, e é natural e desejável...são estas paixões exacerbadas que fazem movimentar a aquariofilia.
Eventualmente, haverá mais um ou outro ponto que não mencionei e me desagrada na iluminação LED que vejo, e que não é estético, como por exemplo a reação na coloração de alguns corais. Os rosas reagem de uma forma, os azuis de outra, enfim...é algo que me incomoda também e acredito que seja stress provocado.
Tens boas cores em corais com 20000k de hqi mas tens melhores com essa tal mistura de leds que dizes não existir na natureza. Se existe ou não...não consigo provar mas que tens muito melhor que 400w de hqi em leds de alto brilho, isso não tenho duvidas.
Se temos boas cores com HQIs de 20000K, com certeza que temos bons corais e a crescer, estamos a fornecer-lhes excelentes níveis de energia, mas não quero ter a casa toda azul aos meus olhos. Mas afirmas com a maior certeza que tens melhor com leds de alto brilho...porquê?...porque não diferente apenas? Isso das excelentes cores o que quer dizer? - melhores cores nos corais azulados, nos rosas, nos verdes, nos mais claros, mais escuros?...e serão realmente melhores só porque te parecem melhores? - cuidado, isto é um tema complexo e só vejo certezas..eu não tenho nenhumas...só dúvidas e mais dúvidas!
Podia fazer alguma experimentação no meu aquário?...talvez mas não tenho tempo nem competência. Portanto isto da iluminação para já e para quase todos nós é quase só uma escolha estética mais ou menos consciente, que influencia, com certeza, a coloração dos corais, que nos transporta para um ambiente mais ou menos natural e que com os devidos cuidados nunca se trata de um caso de vida ou morte do animal.
Não nos esqueçamos de que todas as pesquisas e inovações tecnológicas que a industria da aquariofilia fez, faz e fará, o campo da iluminação é o único que não incide no elemento água, mas sim
directamente no próprio animal. Logo são campos bem mais desconhecidos e complexos do que quaisquer outros e tem de haver alguma contenção.
Continuo a afirmar que no futuro, só mesmo o provavelmente. Nem sei se haverá LEDs no futuro e não outro tipo de fonte que ainda nem existe.

Eh lá que eu escrevo posts tão longos!
Abraço