Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral HQI vs T5 vs LED

HQI vs T5 vs LED

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 27/fev/2014, 19:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Eu até hoje só joguei na equipa das HQIs..tive uma vez uma combinação com t5, o que também me parece uma boa soluçao..mas vá...vou pensar meter 3 leds para a luz da lua. :ymdevil: :ymhug:

Brincadeiras à parte...
Para mim, na generalidade, neste momento e do que tenho visto, a única vantagem dos LEDs é a poupança energética, tanto no consumo directo como na menor produção de calor.
De resto, não gosto, na generalidade das calhas, da cor da luz visível produzida (com combinações ou sem combinações) e acho que até o tipo the "shimming" que produzem, ajuda a uma imagem mais artificial do ecossistema.
Acho tenebroso mesmo, quanto para além dos leds azuis e brancos, entram as cores..verde, amarelo, rosa, às riscas..etc :p... neste caso em concreto podem vender-me a lenga-lenga que quiserem, aquilo não existe na natureza (nem do ponto de vista do espectro que produz, até porque permite combinações aleatórias e "à vontade do freguês" nem no que diz respeito à forma como os animais percepcionam o seu meio aquático que seguramente em lado nenhum terá semelhante aspecto). Se nos corais pode não provocar danos, pelo menos aos peixes deverá provocar stress.
Os cuidados com o excesso da luz que o Marco referiu, que provocam queimaduras nos tecidos dos corais e que obrigam a um aspecto de "menos luminosidade", (embora isso não queira dizer menos energia disponivel) obrigam a uma preocupação, monitorização e a esse "constante sacrificio luminoso", que em casos em que o aquário é o elemento central de um espaço, é penoso. E, acima de tudo, se um aquário é em toda a sua essência, uma intenção de reprozudir fielmente um determinado ecossistema aquático então, que se faça um bom mergulho para se verificar que SÓ a HQI produz um aspecto muito semelhante ao que se passa no habitat natural.
Só em jeito de provocação... :-@ a tecnologia LED para aquários faz-me para já lembrar, de resto à semelhança de muito material que vagueia pelo universo "endinheirado" da aquariofilia, um brinquedinho.... PARA JÁ..No futuro não sei, mas só mesmo a palavra "provavelmente" poderei empregar.

Abraço
Paulo Marinheiro

Mensagem 27/fev/2014, 22:59

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

boas

Só em jeito de provocação... :-@ a tecnologia LED para aquários faz-me para já lembrar, de resto à semelhança de muito material que vagueia pelo universo "endinheirado" da aquariofilia, um brinquedinho.... PARA JÁ..No futuro não sei, mas só mesmo a palavra "provavelmente" poderei empregar.

já que estamos na provocação :D lembro que alguem dizia o mesmo de royal exclusive =)) =)) =)) =))

.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 27/fev/2014, 23:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Paulo Marinheiro Escreveu:

Acho tenebroso mesmo, quanto para além dos leds azuis e brancos, entram as cores..verde, amarelo, rosa, às riscas..etc :p... neste caso em concreto podem vender-me a lenga-lenga que quiserem, aquilo não existe na natureza (nem do ponto de vista do espectro que produz, até porque permite combinações aleatórias e "à vontade do freguês" nem no que diz respeito à forma como os animais percepcionam o seu meio aquático que seguramente em lado nenhum terá semelhante aspecto).

Como para tudo, sem testes, tentativas, melhoramentos, etc etc...nunca chegávamos a lado nenhum.
Sempre tive esse tipo de pensamento em relação aos leds precisamente porque sempre fui fan das hqi´s. Mas actualmente os leds estão mais que comprovados em diversos aquarios. Não tens em hqi essa tal mistura de cores que falas e é mesmo ai que as hqi´s perdem. Acredita que a luz do sol tem mesmo muito mais cores do que as hqi e conseguimos aproximar muito melhor isso com leds.
http://nautilus.fis.uc.pt/spf/velharia/cab/node9.html

Tens boas cores em corais com 20000k de hqi mas tens melhores com essa tal mistura de leds que dizes não existir na natureza. Se existe ou não...não consigo provar mas que tens muito melhor que 400w de hqi em leds de alto brilho, isso não tenho duvidas.
Melhor que tudo o que eu disse, que não passa apenas da minha opinião, só mesmo fazeres tu próprio o teste com um bom canhão led, e acredita que eu adorava as hqi´s de 400w.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 28/fev/2014, 00:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Olá, o meu nome é Ricardo e estou agarrado ás T5 há cerca de 9 anos! Não está fácil largar! :p
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 28/fev/2014, 00:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
tas dependente Ricardo ??
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 28/fev/2014, 00:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Bem eu estou como o Ricardo, já tive HQI depois troquei para LEDs e a uns tempos tomei 2 calmex e voltei para as t5 e estou agarrado.
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 28/fev/2014, 00:56

Rui se estás agarrado pede a maria que elas desliga-as da ficha .. :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Mensagem 28/fev/2014, 04:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Carlos Mota Escreveu:
boas

já que estamos na provocação :D lembro que alguem dizia o mesmo de royal exclusive =)) =)) =)) =))

.

Não sejas venenoso...senão não posso ser provocador =)) :)) ...eu nunca disse isso da Royal Exclusive. Dizia sim, que há escumadores substancialmente mais baratos que fazem papéis semelhantes na escumação...e há. Mas nunca duvidei da sua grande eficiência e qualidade de construção. És do piorio...mas assim é que é porreiro...tudo à "BOFETADA" ..para ver se anima isto! =))

Ricardo, não sei bem em que sentido falas da "cor" da luz. Porque o que realmente interessa para a realização da fotossintese não é a cor visível para os nossos olhos mas sim um determinado comprimento de onda. Por exemplo sabemos que nas planta o comprimento de onda situado mais ou menos entre os 500 e os 600 nm emite radiações eletromagnéticas não utilizadas. Naturalmente isto é um tema complexo e muito específico.

Grosso modo, talvez a maioria das vezes, a forma como precepcionamos a luz visível, ou seja, o aspecto que queremos ter do aquário quando o observamos, é o que nos faz escolher o tipo de iluminação que queremos. E, em certa medida, penso que isso não é mau nem bom...apenas uma opção, porque não é por estarmos a oferecer espectros a que as algas não estão habituadas que vamos conseguir alterar a sua forma de absorver energia. Simplesmente não a absorvem. Se podemos ou não estar a criar stress nelas próprias ou noutros animais com isso, aí talvez a coisa possa mudar de figura.
Mas com que justificação, e gostava de ler alguma explicação disso algures porque nunca li, precisamos de LEDs verdes numa calha, se a radiação que emitem é simplesmente rejeitada?

Inovação. Com certeza que sim e ainda bem, ainda há não muito tempo era impossível pensarmos manter em aquário por anos uma acropora.
Eu sou profissional de uma área onde a inovação é constante e convivo diariamente com isso. Inclusivamente, já há vários anos, com a tecnologia LED. Nunca disse nem direi que os LEDs não são uma opção, claro que o são! Mas nós somos consumidores finais deste produto, não somos empresa nem um centro de pesquisa. E leio aqui muitas certezas absolutas.

O que eu não gosto na generalidade das calhas leds são o aspecto e a cor que dão ao aquário e isso é apenas uma opção estética. O único ponto que critico que não se enquadra só no aspecto estético é a existência de leds de cor estranha (verdes, laranja, vermelhos) supostamente para complementar determinados comprimentos de onda anunciando uma maior eficiência na fotossíntese, simulação de pôr do sol e nascer do sol e trovoada e mais alguma coisa, o que para mim me parece apenas marketing barato para umas marcas venderem melhor do que outras. Como a excitação da luz do luar, quando isso apareceu há anos. Mas somos quase todos assim nem que seja só um bocadinho, e é natural e desejável...são estas paixões exacerbadas que fazem movimentar a aquariofilia.
Eventualmente, haverá mais um ou outro ponto que não mencionei e me desagrada na iluminação LED que vejo, e que não é estético, como por exemplo a reação na coloração de alguns corais. Os rosas reagem de uma forma, os azuis de outra, enfim...é algo que me incomoda também e acredito que seja stress provocado.

Tens boas cores em corais com 20000k de hqi mas tens melhores com essa tal mistura de leds que dizes não existir na natureza. Se existe ou não...não consigo provar mas que tens muito melhor que 400w de hqi em leds de alto brilho, isso não tenho duvidas.

Se temos boas cores com HQIs de 20000K, com certeza que temos bons corais e a crescer, estamos a fornecer-lhes excelentes níveis de energia, mas não quero ter a casa toda azul aos meus olhos. Mas afirmas com a maior certeza que tens melhor com leds de alto brilho...porquê?...porque não diferente apenas? Isso das excelentes cores o que quer dizer? - melhores cores nos corais azulados, nos rosas, nos verdes, nos mais claros, mais escuros?...e serão realmente melhores só porque te parecem melhores? - cuidado, isto é um tema complexo e só vejo certezas..eu não tenho nenhumas...só dúvidas e mais dúvidas!
Podia fazer alguma experimentação no meu aquário?...talvez mas não tenho tempo nem competência. Portanto isto da iluminação para já e para quase todos nós é quase só uma escolha estética mais ou menos consciente, que influencia, com certeza, a coloração dos corais, que nos transporta para um ambiente mais ou menos natural e que com os devidos cuidados nunca se trata de um caso de vida ou morte do animal.

Não nos esqueçamos de que todas as pesquisas e inovações tecnológicas que a industria da aquariofilia fez, faz e fará, o campo da iluminação é o único que não incide no elemento água, mas sim directamente no próprio animal. Logo são campos bem mais desconhecidos e complexos do que quaisquer outros e tem de haver alguma contenção.

Continuo a afirmar que no futuro, só mesmo o provavelmente. Nem sei se haverá LEDs no futuro e não outro tipo de fonte que ainda nem existe.

#:-s Eh lá que eu escrevo posts tão longos!

Abraço :ymhug:
Paulo Marinheiro

Mensagem 28/fev/2014, 04:19

Olha para este epetaculo o amigo Paulo escreveu um post com 4 "scroladas" do galaxy note , assim é que é para ver se isto anima ...

Mota toma la agora uma ... esse aquario que tu gostas com leds não tem um laboratorio a volta dele ?? ;) ;) ;) ... realmente é um bom aquario mas como dizes corais é mais do que luz ;) ;)

Abraço

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Mensagem 28/fev/2014, 09:52

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Paulo Oliveira Escreveu:

Mota toma la agora uma ... esse aquario que tu gostas com leds não tem um laboratorio a volta dele ?? ;) ;) ;) ... realmente é um bom aquario mas como dizes corais é mais do que luz ;) ;)
Abraço
Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Máu..... Paulo, não me digas agora que o aquário só é bom porque tem um laboratório á volta dele e os leds não valem nada??
Da mesma maneira que corais é mais do que luz com leds também são mais do que luz com HQI ou T5...
Qualquer coral num aquário é mais do que luz independentemente da iluminação...

Engraçado que quando se dá bons exemplos de aquários com leds vem sempre uma desculpa associada... há e tál o coral rosa não está muito bonito, há e tal as sombras. Mas podiamos indicar os mesmos ou outros factores ou outras desculpas para T5 ou HQI.
Deixem lá isso... são gostos! A unica coisa a reter disto tudo é que funcionam e isso é que interessa. Depois, se são canhões ou calhas ou mais azul ou mais amarelo é ao gosto do freguês, e gostos não dá, nem vale a pena discutir.

Mensagem 28/fev/2014, 09:58

Claro que não Marco , não é por ter o laboratório , que o aquário vai viver , claro que se os leds não alimentassem os corais não havia milagres ...

Sim são gostos e formas de ver as coisas ... eu como ja disse gosto de leds , só ainda não encontrei aqueles leds que me fizessem trocar as T5 , porque acredita no dia que vir gostar e quiser , troco na hora :D :D :D

Abração ..

Mensagem 28/fev/2014, 10:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Bom Dia,

Eu acho que nenhum de nós tem o conhecimento tão aprofundado sobre a fotossíntese como aqueles que têm a formação académica adequada e que passam horas e horas a trabalhar em laboratórios e a testarem soluções de iluminação para o devido efeito.
Já me faz lembrar uma certa pessoa que é engenheiro, arquitecto, electricista, picheleiro (canalizador) :) , etc.. só porque acha que tem olhos na cara, sabe fazer contas e aprendeu muito com o empregado da quinta.

O que eu quero dizer com isto, é que a GRANDE MAIORIA de nós apenas tem a capacidade de analisar os resultados e não a aptidão para descutir em profundidade o assunto. E como tal é fácil neste momento dizer que HQI resulta muito bem, T5 resulta muito bem, Leds talvez. Isto porque, quando se introduz um nova tecnologia, normalmente os primeiros resultados são negativos e portanto, são esses que vão durar mais tempo na cabeça das pessoas.

Em 1990, quando eu montei um aquário de água salgada, ninguém acreditava que as lâmpadas fluorescentes algum dia podiam manter corais e as primeiras tentativas foram um insucesso total. Eu lia artigos e artigos na revista Freshwater and Marine Aquarium e só havia uma loja no Porto com água salgada chamada "Aquamundo" e não vendia corais, só peixes e anémonas.

Eu acredito que os Leds têm potencial para virem esquecer as HQI e as T5 e era muitobom que isso acontecesse, ganhava-se muito quer a nível estético de um aquário quer a nivel de consumo e durabilidade dos seus componentes. Hoje em dia ninguém consegue fazer um projector com T5, eu pessoalmente é o que mais me agrada esteticamente, soluções que começam a aparecer.

A única coisa que podemos fazer é esperar (muitas vezes, nos nossos aquários, cometemos erros porque não o fazemos... ). Até lá vamos lançando bujardas aqui e ali para nos rirmos um bocado. :D

Cumprimentos
Miguel

Mensagem 28/fev/2014, 11:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

"Paulo Marinheiro"
Se temos boas cores com HQIs de 20000K, com certeza que temos bons corais e a crescer, estamos a fornecer-lhes excelentes níveis de energia, mas não quero ter a casa toda azul aos meus olhos. Mas afirmas com a maior certeza que tens melhor com leds de alto brilho...porquê?...porque não diferente apenas?

Eu não afirmei nada com a maior das certezas...as melhores cores que consegui no aquario foi com complemento de t5 e hqi. Não estou aqui a defender leds e a desvalorizar hqi ou t5.Nem vou estar e entrar em que spectros os corais absorvem ou não...
não tenho é duvidas em relação a sua eficácia. O que á coisa de alguns anos atrás não eram nada... ou então eram fracos, levaram uma valente evolução que nós conseguimos aproveitar na aquariofilia, como sabes o mercado dos leds é vasto.
Os 400w hqi acho eu que ainda é em aquarios o maximo de hqi, estão batidos em equivalência com uns 250w de leds. Para não falar na capacidade de os controlarmos para fazer amanhecer anoitecer coisas que acontecem na natureza e se defendes o que é e não natural em aquarios sabes que isso com hqi [-x (acho eu)

Isso das excelentes cores o que quer dizer? - melhores cores nos corais azulados, nos rosas, nos verdes, nos mais claros, mais escuros?...e serão realmente melhores só porque te parecem melhores? - cuidado, isto é um tema complexo e só vejo certezas..eu não tenho nenhumas...só dúvidas e mais dúvidas!

Duvidas todos temos. Quando falo em melhores cores quero dizer no geral. E sim porque me parecem melhores. Não vou entrar por ai exatamente por ser um tema complexo. Posso ter perdido determinados tons que as hqi fornecem mas no geral os corais mostram mais cores. Há um infinito de aquarios comprovados com Hqi. Para mim, com a evolução destes 3 ou 4 anos nos leds, ja consigo equiparar os 2 tipos de iluminação. Os leds ganham porque evoluem e podemos ajustar o tom a gosto e as hqi não. E não nos podemos esquecer que um aquario vai ser sempre algo artificial por muito esforço da nossa parte.

Podia fazer alguma experimentação no meu aquário?...talvez mas não tenho tempo nem competência.

Não entendi!!! Competência?
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 28/fev/2014, 12:16

Boas,

No seguimentos do meu post anterior deixo-vos 3 Excelentes aquários com as 3 soluções de ilumonação. Para meu gosto pessoal qualquer um deles não me importaria de ter em casa, mas faltava espaço ... :)

Em HQI
http://www.reefkeeping.com/joomla//imag ... /FTSsm.jpg

Em T5
http://reefkeeping.com/issues/2008-07/t ... MAINsm.jpg

Em Leds
http://orphek.com/led/wp-content/upload ... light-.jpg

Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 28/fev/2014, 12:23

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Sejam sinceros... qual parece mais natural?... ou qual parece ter a iluminação mais natural?? :D ;)

Mensagem 28/fev/2014, 12:32

Marco Madeira Escreveu:
Sejam sinceros... qual parece mais natural?... ou qual parece ter a iluminação mais natural?? :D ;)

Para mim seria o em HQI e depois o em Leds (Mais brilho, mas também pode ser da foto)

Mensagem 28/fev/2014, 12:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Marco Madeira Escreveu:

Marco, HQI parece mais natural porque está a usar um espectro mais amarelado tipo 10K ou 12K. Em LED´s metes a cor que queres ;)

Mensagem 28/fev/2014, 12:45

Sem duvida HQI mais natural
Leds , mais bonito visualmente
T5 mais cor ...

ou estou a ser tendencioso ??

Mensagem 28/fev/2014, 13:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Em condições naturais, é dificil vêr tanta luz com este espectro a penetrar na água como no caso do aquario das HQI´s (neste caso especifico), a não ser que estejamos em zonas com água pelo joelho:)

Quanto á questão, já tive um aquario só com HQI´s e outros 2 com HQI+T5. A nivel de cores, a melhor fase foi quando desliguei as HQI´s e parte das T5´s e mantive o aquário (150x60x60) só com 4x80W durante largos meses. Ás vezes a quantidade de Watt´s e par disponivel pode não ser sinónimo de melhores cores.

O novo aquário montei com 4x54W e uma calha de leds de 170W. O aspecto é relativamente natural, a unica coisa que esteticamente me fez alguma confusão nos LEDs, é os Leds de cor: da "meia potência" para cima, o efeito da luz a penetrar na água é pouco natural, veem-se reflexos na areia e rocha de luz verde e vermelha.

O que vale é que são leds e podemos regular a potencia como bem entendemos, problema resolvido, foi só reduzir os leds de cor para 30% da potencia. É outra vantagem, uma calha t5 dimmable é bem cara.
O facto é que no nascer e pôr do sol os leds de cor fazem diferença pela positiva.

Os consumos são tambem incomparáveis e foi por ai que optei por esta solução, num pais com o preço da electricidade entre os mais caros da Europa é um factor muito importante a têr em conta. Provavelmente em HQI´s deve equivaler no minimo a 2 focos de 150W.

Mensagem 28/fev/2014, 15:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
lol estão "todos" errados :-! o mais natural é o ultimo, porque tem luz do Sol o dia todo.. =))

Nas fotos, na minha opinião, tanto o de HQI como o de T5 parece artificial...o que está (para a foto) iluminado com os LEDs está mais natural, apesar de um pouco azulado...
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral