Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 27/fev/2014, 23:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Paulo Oliveira Escreveu:
para fazer de moon light miguel ... :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Estás enganado Paulo.São (4x54w T5 + 3x75w Led)... Ora cá vai a literatura para leres no fim-de-semana.

Aproveita e passa a informação ao Carlos Resende para ele não rir à toa.... :D

http://www.atinorthamerica.com/article. ... rmodule-18

Abraço
Miguel

Mensagem 27/fev/2014, 23:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
3x75 isso para mim é Moon light ... :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:
e se vires as fotos que la está so com os leds chegas a essa conclusão MOON LIGHT ...

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 28/fev/2014, 03:55

Paulo Oliveira Escreveu:
3x75 isso para mim é Moon light ... :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:
e se vires as fotos que la está so com os leds chegas a essa conclusão MOON LIGHT ...

Abraço

Tens que ler, eu sei que dá trabalho ler :). Vais ver que não é só para isso, ou achas que as 4xT5 fazem o trabalho todo?
E porque é que 8xT5 passou a 4xT5 + 3 Leds?
Tens que ler :)

Abraço
Miguel

Mensagem 01/mar/2014, 22:27

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas :D

Hoje esteve cá em casa o João Tomás e estivemos a medir com o Seneye o PAR das calhas ...

Depois meto umas fotos e valores concretos mas estou muito satisfeito.

Com a calha a 42cm da linha de água tenho valores que vão dos 700 par na superfície, 500 a meio e entre 200 e 300 no areão.

Como todos os leds perde um pouco junto aos vidros, mas com uma terceira calha cubro tudo com 300 par e superior.

João diz lá de tua justiça ... O que é que achaste?

Abraços,
Rui

Sent from my HTC One using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 01/mar/2014, 23:09

Boas Rui,

Eu acho que não precisas de 3 calhas eu devo ter entre 100 e 200 Par na areia e chega perfeitamente..
É evidente que nunca é de mais ter luz no aquário, mas será que compensa teres mais consumos?
Se optares por 3 calhas reduz os brancos a 60% ;)

Abraço
Miguel

Mensagem 02/mar/2014, 02:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Rui Manuel Gaspar Escreveu:

Hoje esteve cá em casa o João Tomás e estivemos a medir com o Seneye o PAR das calhas ...

Depois meto umas fotos e valores concretos mas estou muito satisfeito.

Com a calha a 42cm da linha de água tenho valores que vão dos 700 par na superfície, 500 a meio e entre 200 e 300 no areão.

Como todos os leds perde um pouco junto aos vidros, mas com uma terceira calha cubro tudo com 300 par e superior.

João diz lá de tua justiça ... O que é que achaste?

Abraços,
Rui

Boas, bem so tenho a dizer coisas positivas acerca da calha. Gostei muito da cor delas no maximo, é claro que da sempre para ajustar. A nivel de PAR deixou me bastante surpreso e satisfeito, 200 a 300 no Fundo é obra a 40 cm de altura e obra! Rui tens ai calha para teres um aquario de sps de sucesso e aparentente os corais até responderam melhor que como estavam antes.

Mensagem 02/mar/2014, 02:38

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
As lentes são de 90º?

Pelas fotos parece bem iluminado, embora continue a achar que o seneye para medir PAR não é a melhor coisa, embora dê para ter uma ideia claro está!

150 PAR tem uma HQI de 400W (Radium 20.000K) no areão, por isso acho os valores de medição do seneye híper-inflacionados!

Ainda assim, pela quantidade de leds, lentes usadas e espectro, que é o que realmente importa, não tenho duvidas que é suficiente para qualquer coral!

E assim pelas fotos, até me parece uma construção bem interessante por sinal... :ymapplause:

Mensagem 02/mar/2014, 03:06

Hugo Figueiredo Escreveu:
As lentes são de 90º?

Pelas fotos parece bem iluminado, embora continue a achar que o seneye para medir PAR não é a melhor coisa, embora dê para ter uma ideia claro está!

150 PAR tem uma HQI de 400W (Radium 20.000K) no areão, por isso acho os valores de medição do seneye híper-inflacionados!

Ainda assim, pela quantidade de leds, lentes usadas e espectro, que é o que realmente importa, não tenho duvidas que é suficiente para qualquer coral!

E assim pelas fotos, até me parece uma construção bem interessante por sinal... :ymapplause:

Acho que tas enganado com esses valores de PAR da HQI, dentro de muitas medições que se pode pesquisar na internet tens aqui uma como exemplo:
Imagem

Em relação aos LED´s terem mais intensidade PAR é derivado às lentes que sao de 60º e que as HQI nao têm, mas atenção 300 PAR é mesmo debaixo da calha logo a diferença para os 200 PAR uns 10cm mais afastado...
Em relação ao seneye a diferença é minima uma vez que existem varias mediçoes com o apogee desta calha e os valores sao muito identicos.

Mensagem 02/mar/2014, 03:23

Então isso só prova o que eu quis dizer. :D
Uma hqi de 400W tem 150 no areão (nesse caso ele refere 200 no areão mas também diz que tem mais que uma HQI...). Ou 200 que seja. Ou 250! Para o efeito é igual!

Onde é que uma calha com Bridgelux de 3W (que presumo sejam os leds da calha do Rui) consegue os mesmos PAR de uma HQI de 400W? Eu duvido, mas como disse não tenho dúvidas que essas calhas são mais que suficientes para qualquer coral. ;)

Isso dá para ligar a um controlador DIY?

Mensagem 02/mar/2014, 03:26

200 ou 250 PAR para 150 vai muita fruta! e os SPS´s recentem de certeza! Ele tem mais HQI claro para um aquario daquele tamanho so podia, mas ve o valor por baixo da HQI de 400W nao as outras...

Oh Hugo por essa ordem de pensamento, se estas que têm 120W nao fizessem este PAR entao com Kessil que tem 90W o Ricardo Prata por exemplo nao conseguia manter SPS abaixo de meio....

Mensagem 02/mar/2014, 03:38

A kessil ou os teus focos são muito mais concentrados que esta calha do Rui! E tanto num caso como noutro também não acredito que tenham o mesmo PAR de um HQI de 400W. Mas tanto num caso como noutro não tenho dúvidas que servem para qualquer coral. ;)

Repara, a minha "questão" é com o Seneye, não é com os leds :D
Já agora, o seneye mede PAR ou LUX, já não e lembro... :-\

Mensagem 02/mar/2014, 03:56

Sem lentes nao faz o msmo que a hqi mas com a amplificaçao que as lentes fazem ultapassam o valor se for uma lente fechada, podendo ate queimar os corais!
O seneye mede os 2!! E como te disse anteriormente os valores da calha do rui medidos com o apogee sao identicos aos que nedi com o senye portanto nai pode ter uma diferença assim tao grande

Mensagem 02/mar/2014, 04:14

Não é que o Apogee também seja uma bora referência (embora seja o mais utilizado por ser barato - quando comparado com um medidor bom de PAR) porque por exemplo dá valores entre 12% e 15% abaixo na faixa mais baixa dos azuis.

Mas não vale a pena estamos a encher mais ainda o tópico do Rui. ;) Nisto do PAR para mim o que o Sanjay diz está bom:
In my experience a target of approximately 100 micromoles/m2/sec at the bottom of the tank will provide enough of a light gradient to satisfy a wide range of corals

Mas é mesmo 100. Medido com um aparelhómetro laboratorial que custa para cima de 4000$, que faz correção da medição de 15 em 15nm no range 350-750nm. :-B

Por isso eu digo que esta calha tem luz mais que suficiente para qualquer coral! :ymhug:

Mensagem 02/mar/2014, 10:27

Bom dia Hugo e Joao,

Essas calhas são em temos da Leds muito semalhantes às minhas ou seja 55 Leds de 3w que são limitados aos 2,2w para não fazerem PUM!!! :)
O que diz nas minhas é que equivale a uma HQI de 250w.

Quanto ao Par aqui está um vídeo da medição

http://youtu.be/UrCOm6X6KLM

Agora que interessa o Par quando têm o exemplo prático do meu aquário?

As minhas calhas são branco/azul e têm lentes de 120 graus o que me obriga a colocar a calha a 15cm da água.
No meu aquario tenho vários sps (montiporas seriatoporas acroporas) junto à areia e crescem.

Abraço
Miguel

Mensagem 02/mar/2014, 14:34

Miguel Pinho Escreveu:
Boas Rui,

Eu acho que não precisas de 3 calhas eu devo ter entre 100 e 200 Par na areia e chega perfeitamente..
É evidente que nunca é de mais ter luz no aquário, mas será que compensa teres mais consumos?
Se optares por 3 calhas reduz os brancos a 60% ;)

Abraço
Miguel

Tens razão Miguel, não preciso mesmo de 3 calhas. Assim como está está mesmo muito bem.

A razão das três calhas prende-se com o seguinte:

Imagem

Se reparares nas pontas das ilhas os valores de PAR já são muito baixos. Mas ATENÇÃO que as calhas estão a 42cm de altura da linha de água!

Para meter as três calhas era para fazer isto:
Imagem

Os círculos verdes são as zonas fora das calhas que estão menos iluminadas e que tem lá corais.

Para meter as 3 nunca baixaria os brancos para 60%. Quanto muito descia as calhas 10cm e baixaria os azuis e brancos em 20%. Gosto muito da temperatura de côr que as calhas tem!

Aproveitava também para meter as calhas de fora ligeiramente inclinadas para dentro e reduzia assim um pouco das sombras ficando um efeito mais natural.

Posso aproveitar tb para fazer simulação do nascer e pôr do sol acendendo com 3 temporizadores os azuis primeiro.

Abraços,
Rui

Mensagem 02/mar/2014, 14:39

Boas :D ,

Então isso só prova o que eu quis dizer. :D
Uma hqi de 400W tem 150 no areão (nesse caso ele refere 200 no areão mas também diz que tem mais que uma HQI...). Ou 200 que seja. Ou 250! Para o efeito é igual!

Onde é que uma calha com Bridgelux de 3W (que presumo sejam os leds da calha do Rui) consegue os mesmos PAR de uma HQI de 400W? Eu duvido, mas como disse não tenho dúvidas que essas calhas são mais que suficientes para qualquer coral. ;)

Isso dá para ligar a um controlador DIY?

Os LEDs não são Bridgelux. São EpiStar mas para o efeito é a mesma coisa. Só resta saber a durabilidade destes leds mas há relatos de calhas destas (inclusivamente em Portugal) com mais de 1 ano de funcionamento.

Para já não dá para ligar um controlador DIY mas pelo que tenho lido os potênciómetros trabalham entre 0 e 10V pelo que a criação de um circuito que substitua os potênciómetros não deve ser muito difícil e com cada vez mais calhas destas a serem vendidas os DIYselfers do ReefCentral de certeza que vão inventar qualquer coisa para muito breve. :ympray:

Abraços,
Rui

Mensagem 02/mar/2014, 14:43

Não é que o Apogee também seja uma bora referência (embora seja o mais utilizado por ser barato - quando comparado com um medidor bom de PAR) porque por exemplo dá valores entre 12% e 15% abaixo na faixa mais baixa dos azuis.

Mas não vale a pena estamos a encher mais ainda o tópico do Rui. ;) Nisto do PAR para mim o que o Sanjay diz está bom:
In my experience a target of approximately 100 micromoles/m2/sec at the bottom of the tank will provide enough of a light gradient to satisfy a wide range of corals

Mas é mesmo 100. Medido com um aparelhómetro laboratorial que custa para cima de 4000$, que faz correção da medição de 15 em 15nm no range 350-750nm. :-B

Por isso eu digo que esta calha tem luz mais que suficiente para qualquer coral! :ymhug:

Epá ... aqui ninguém tem um bom medidor de PAR e isso já todos nós sabemos ....

Mas repara. Também não temos um bom medidor de nitratos ... nem um bom medidor de KH, Cálcio, Magnésio ... nem um bom medidor de fosfatos ... e no entanto os valores que se nos apresentam são mais do que suficientes para podermos ter reefs de sucesso.

O mesmo com o Seneye. Não é o supra-sumo da barbatana ... mas para o que precisamos chega perfeitamente. Aqui a malta só quer mesmo entender qual o melhor sítio em termos de iluminação para os corais.

Além disso o PAR nem sequer é a medida mais importante sendo o PUR muito mais relevante e nós não estamos nem temos equipamento para esse tipo de análise.

Abraços,
Rui

Mensagem 02/mar/2014, 14:51

Miguel Pinho Escreveu:
Bom dia Hugo e Joao,

Essas calhas são em temos da Leds muito semalhantes às minhas ou seja 55 Leds de 3w que são limitados aos 2,2w para não fazerem PUM!!! :)
O que diz nas minhas é que equivale a uma HQI de 250w.

Quanto ao Par aqui está um vídeo da medição

http://youtu.be/UrCOm6X6KLM

Agora que interessa o Par quando têm o exemplo prático do meu aquário?

As minhas calhas são branco/azul e têm lentes de 120 graus o que me obriga a colocar a calha a 15cm da água.
No meu aquario tenho vários sps (montiporas seriatoporas acroporas) junto à areia e crescem.

Abraço
Miguel

Boas Miguel ... tens toda a razão. é mesmo isso. As calhas no máximo não trabalham a mais que 2.2w por led (600mA)

As medições desse video são com calhas muito parecidas a esta (existem várias variações chinesas mas os leds são sempre os mesmos) no entanto o rapaz do video tem as calhas a 15cm da tona de água e não a 42 ... :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Vocês não imaginam o conforto que é olhar para o aquário com as calhas lá em cima sem atrapalhar a visão ou a manutenção do aquário.

Ja agora uma pergunta pois é a única coisa que não gosto destas calhas. Alguém sabe onde se pode comprar suportes tipo os que estão no video?

Outra coisa é as calhas iguais a esta mas com controlador ... em termos de iluminação são iguais e o controlador faz moon-light (embora sacrifiquem 4 leds) sunrise, sunset, etc.

Mas a diferença é que uma calha igual à minha custa 150USD e uma controlável 350USD ....

Pagar 200USD por uma coisa semelhante ao arduino para mim é muita fruta. E se pensarmos bem durante muitos anos as T5 e HQI só ligavam e desligavam sem qualquer tipo de DIM e não foi por isso que não existiram/existem grandes e fantásticos aquários.

Abraços,
Rui

Mensagem 02/mar/2014, 14:54

Outra coisa .... as ventoínhas. Realmente fazem um pouco de barulho. Mandei uma mensagem ao fornecedor e posso, sem perder a garantia, abrir as calhas e trocar as ventoínhas por outras mais silenciosas.

Se encontrar ventoínhas iguais às que montei na minha calha DIY aquilo para além de ser baratíssimo não faz barulho nenhum!

Abraços,
Rui

Mensagem 02/mar/2014, 15:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 230
Boas

Essas calhas do video são um modelo mais antigo. Têm os leds um pouco mais juntos. Ou seja debaixo da calha têm um PAR alto mas para zonas mais afastadas perdem muito. Pelo que tenho lido as do Rui são melhores, até porque essas do video os leds estão colados numa placa de alumínio(já por isso têm 3 ventoinhas) e não num dissipador como as do Rui.

Rui vi uma daquelas que te mandei por mp a trabalhar e posso dizer que não se ouve nada. Gostei bastante e pelas tuas fotos também está muito porreiro mesmo. As tuas gosto bastante da particularidade de dar para ligar umas as outras e não teres 4 cabos pendurados.

Já agora deixo aqui uma calha que me tem deixado bastante interessado. Penso que seja outra boa solução. Se alguem tiver interessado em comprar leds podem dar uma vista de olhos.
http://www.oceanrevivellc.com/goods.php?id=18

Cumprimentos
Ricardo

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros