Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Gil, se são placebos ou não não te sei dizer nem quero entrar nessa discussão, mas se por exemplo um método de Zeovit obriga o aquarista a fazer TPAs regulares, a olhar todos os dias para o aquário e a aprender com a reacção dos corais .... cá para mim até podem ser só água que está tudo bem.
Se reparares nesse tópico que colocaste os valores de fosfatos do hombre são altos mas andam sempre pelos mesmos valores sem flutuações.
Por isso digo que desde que haja estabilidade (muito mais importante que tudo o resto) e desde que os corais tenham tempo para se adaptar às novas condições sejam elas qualidade de água, iluminação, circulação, etc ... então tudo corre bem.
Boas Rui
Não digo que sejam placebos no total sentido da palavra, mas é senso comum que qualquer marca embala sumo de limão+vinagre, chamam-lhe um nome bonito, Aptasia killer não sei das quantas e pedem-te 15€ por algo que lhes sai com embalagem a 60 centimos. O mesmo com o Kalkwasser, custa 6 euros/kilo em qualquer farmácia e pedem-te 20 euros por 500gramas, ai muda o quê, a embalagem..Muitos dos desinfectantes de corais no mercado não são mais que Iodo diluido, dai o obscurismo da composição em muitas embalagens, não existe!

Sempre foi assim e assim continuará a ser. Aliás continuo a estranhar a ausência de obrigatoriedade da composição dos aditivos e outros.
Quanto aos escumadores e restantes materiais, sinceramente não notei evolução significativa em relação ao que ja existia a uns anos, e antes tambem já se usava carvão e filtros fluizados. De todos os que tive (ATI, Custom Reef, Deltec, bubble maggus, etc., o melhor era um modelo já com bastantes anos, um Aquacare 2000.A, mas muito melhor mesmo.
Acho que é uma área e pelo processo fisico/quimico que envolve, onde já não há muito a inventar á muito tempo.
Concordo na questão da manutenção dos parametros, de facto e independentemente dos valores em causa, os corais sofrem mais com a variação (capacidade de adaptação lenta) dos parametros do que com os valores propriamente ditos, dentro do razoavel obviamente.
João:
Quanto ás cores, não é bem assim, os corais que eram mantidos a uns anos valentes tinham intensidade de cores como existem agora nos sistemas de nutrientes reduzidos, pode é haver o acesso mais generalizado a uma outra especie mais colorida de acroporas, quem visitava alguns aquarios existentes na altura sabe que assim era, lembro-me por exemplo do aquario do José Perpétua (não sei se ainda o mantem ou não) e muitos outros.
O que podes dizer é que a informação e´ cada vez mais generalizada, é dada mais importância á manutenção e obviamente qualquer um pode deitar uns quimicos by the book para o aquario para reduzir nutrientes e está feito, antes alcançava-se o mesmo objectivo , mas com mais trabalho e sabes que nem toda a gente está para isso

O artigo que colocas apesar de muito detalhado, tem como base algo que já está comprovado a muitos e muitos anos, não é uma descoberta recente nem nada que se pareça. De qualquer forma compara é o valor que eles dão como referência e o valor que referem aqui no forum (<0,10?)
Cps
Gil