Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Vermatid snails

Vermatid snails

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 06/jan/2014, 18:32

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Boas a todos,

Hoje quando navegava no facebook encontrei o Sanjay Joshi a perguntar se algum conhecia algum predador para os Vermatid snails, sem saber o que era pesquisei no google e parece que tenho algo disso no aquário...

Alguém tem disso no aquário parece que faz mal aos SPS quando lança a "rede" a procura de comida!!!!

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 06/jan/2014, 18:40

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Tenho disso aos pontapés mas desconhecia que fossem prejudiciais aos SPS's, apenas são feios e inestéticos!!! :-\

Mensagem 06/jan/2014, 18:49

Cump.
Anthony

Mensagem 06/jan/2014, 19:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Também tenho disso.... hummmm não me parece que sejam preocupantes.

Mensagem 07/jan/2014, 09:40

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Há corais sps que não gostam... começam a babar um muco ou começam mesmo a branquear. É estar atento e observar... de uma maneira geral nunca tive problemas com eles.

Mensagem 07/jan/2014, 16:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Anthony Neto Escreveu:
Boas a todos,

Hoje quando navegava no facebook encontrei o Sanjay Joshi a perguntar se algum conhecia algum predador para os Vermatid snails, sem saber o que era pesquisei no google e parece que tenho algo disso no aquário...

Alguém tem disso no aquário parece que faz mal aos SPS quando lança a "rede" a procura de comida!!!!

Boas
Eu tive um Lactoria cornuta que os papava todos.
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 10/jan/2014, 12:54

Anthony Neto Escreveu:
Boas a todos,

Boas Anthony,

A minha acropora tricolor tem na base um desses bicharocos. Como podes ver está impecável.

Imagem

O bicho a única coisa que faz é sujar a acropora num ou noutro braço. Na foto de baixo o bicho está assinalado com um circulo vermelho.

Imagem

Podes ver que o braço mais próximo do bicho, está "sujo da teia". Quando soprei o coral com água, o lixo saiu e o coral encontra-se sem irritação nessa zona.

Imagem

A minha conclusão é que não é imcompatível ter esse "snaisl" com os corais.

Abraço
Miguel

Mensagem 10/jan/2014, 15:12

Pois isso nao sei mas se conheces o Sanjay e se esta preocupado por isto não diria que fosse completamente compatível, se fizeres uma pesquisa ve muitas pessoas a tentar acabar com isso, mera estética? Talvez não sei.

No meu tenho um assim

Imagem

Faz sei la... as 10x vezes maior que esses pequenos? Manda uma "rede" enorme, ate agora não notei anda de mais, mas pelo sim pelo não vou tapar com epoxi....

Enviado do meu GT-N7000 através de Tapatalk
Cump.
Anthony

Mensagem 10/jan/2014, 19:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Anthony,

Pelo que tenho lido, esses caracóis irritam alguns corais; já aqui tive um e notei alguma interferência com uma styllophora que estava perto dele.

Falta não faz, bonito não é ... se puderes tira.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 12/mar/2014, 11:37

Será que tapando a "toca" com epoxy ou colando uma pedra com supercola 3 gel resolveríamos o problema?

Mensagem 12/mar/2014, 11:45

Miguel Pinho Escreveu:
Será que tapando a "toca" com epoxy ou colando uma pedra com supercola 3 gel resolveríamos o problema?

Sim, parece ainda ser a melhor forma!

Há relatos de alguns wasses serem predadores, do caracol abelha ser predador e do flavissimus ser predador, mas os relatos não são constantes. Há quem diga que sim e há quem diga que não. Sinceramente parece-me difícil, mesmo o flavissimus, conseguir "sugar" o bicho. só partindo a "casca"!

Há igualmente relatos deles morrerem quando não há muito alimento disponível, mas isso é sempre difícil como sabemos!

Por isso tapar a casca parece continuar a ser a melhor (única?) solução!

Mensagem 12/mar/2014, 12:53

Vou tentar tapar um, depois digo o que aconteceu

Mensagem 12/mar/2014, 12:55

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Epá ... tenho disso a pontapé !!! e nunca vi problemas.

Posso dizer que o chelmon chama-lhes um figo ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/mar/2014, 13:07

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Epá ... tenho disso a pontapé !!! e nunca vi problemas.

Posso dizer que o chelmon chama-lhes um figo ...

Abraços,
Rui

Fica feio, aquelas teias todas e irritam os corais. Por exemplo tenho uma euphylia cheia deles e noto que ela se contrai quando eles lançam as teias...

Mensagem 18/mar/2014, 11:18

Alguém sabe como estas pestes se reproduzem?
Como eles aparecem em todo o lado eu presumo que "desovem" para a coluna de água, estou certo?

Queria saber se os tiver na sump se alguma vez poderão chegar ao principal... :-\

Mensagem 18/mar/2014, 11:34

Hugo Figueiredo Escreveu:
Alguém sabe como estas pestes se reproduzem?
Como eles aparecem em todo o lado eu presumo que "desovem" para a coluna de água, estou certo?

Queria saber se os tiver na sump se alguma vez poderão chegar ao principal... :-\

Hugo eu estou a conseguir controlar essa bicharada de uma maneira simples. Tapo a toca com uma pedra e supercola3 gel =)) =)) . Também podes colocar epoxy mas nãi sei até que ponto ele não fura a massa enquanto esta está a ganhar presa.

Para já, colocar uma pedra colada está a resultar :D

Voltar para Discussão Geral