Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Aquários tapados - será um mito?

Aquários tapados - será um mito?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Olá,

Ouço dizer, desde que me conheço ( =)) ), que não se pode ter tampas em aquários de recife.
É daquelas coisas que eu sempre tomei como uma verdade absoluta e nunca pensei muito sobre isso, nem sequer nunca me tinha passado pela cabeça colocar tampas no aquário até ontem.

Passo a explicar... estava eu a pensar nos peixes que quero adquirir para o meu próximo aquário e reparei que algumas das minhas escolhas de espécies são conhecidos por saltarem facilmente dos aquários e aterrarem no tapete - wrasses, decoras, etc.. Estava a tentar encontrar uma solução, quando alguém me disse: "E porque não tapas o aquário com tampas de vidro ou acrílico?"

Desde então não consigo encontrar um argumento muito válido para não o fazer.
Porque não utilizámos tampas? por causa da " má oxigenação da água"? Da " subida de temperatura"? Da "queda do pH durante a noite?"
Será que estes "perigos" se verificam nos dias de hoje? Com Sump, escumadores potentes com alta injecção de ar, a iluminação por cima da tampa e Kh's >8. ...
Será que este dogma da aquariofilia é mesmo verdade?

Às tantas é como o Siporax, não se podia utilizar porque "blá-blá.. isto e aquilo", e olha... veio a ver-se que até é de extrema utilidade.

O que acham os meus amigos disto? Já alguém teve graves problemas de oxigenação da água por utilizar tampas?
Não são os aquários Red Sea que possuem tampas? Alguém algures já deve ter tido um aquário desses.

Alguém conhece alguma boa solução para prevenir a modalidade olímpica - o salto em altura e comprimento dos peixes? B-)

Um abraço,

PS: E ao fim de 10-15 anos disto, surgem-me estas dúvidas patéticas - "só sei que nada sei"
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Boas Ricardo,

Também logo cedo ouvi dizer que aquário de água salgada é aberto, mas também desde logo questionei porque? :-\
A resposta que obtive foi: é para facilitar as trocas gasosas.
Que trocas gasosas? As do ciclo do azoto ou ciclo de desnitrificação. NH4>NO2>NO3>N2&N2O
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Ja tive um red sea 130 e agora tenho um 250. O problema de aquecer é facil de tratar colocando um chiler. Trocas gasosas como disse e a meu ver muito bem, os escumadores agora sao bons.

Pintos Reefs

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Viva!

É igual ao litro... mas tens que ter mais cuidados do que sem vidro.

Manter as tampas limpas é essencial para não perderes intensidade de luz (as tampas irão sofrer condensação diariamente)... no Verão, o aquário irá aquecer absurdamente... ter em atenção os níveis de oxigenação...

São pequenas coisinhas que compensam os saltos para a piscina... e como dizes há material para evitar os problemas acima referidos.

Se formos ver os aquários americanos a maior parte são fechados.

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Ricardo Santos Escreveu:
Boas Ricardo,

Também logo cedo ouvi dizer que aquário de água salgada é aberto, mas também desde logo questionei porque? :-\
A resposta que obtive foi: é para facilitar as trocas gasosas.
Que trocas gasosas? As do ciclo do azoto ou ciclo de desnitrificação. NH4>NO2>NO3>N2&N2O

Então se é por causa disso, ponho já tampas.... Eu quero é Nitrato dentro do aquário!!! =))
Nos meus últimos aquários sempre tive NO3 muito perto do zero e isso só me trouxe má coloração para os corais.

Pedro Vigario Escreveu:
Viva!

Manter as tampas limpas é essencial para não perderes intensidade de luz (as tampas irão sofrer condensação diariamente)... no Verão, o aquário irá aquecer absurdamente... ter em atenção os níveis de oxigenação...
.

Sim, isso de manter as tampas limpas deve ser a principal desvantagem.
Quanto ao aquecimento, posso sempre retirar as tampas nos dias de maior calor, não serão assim tantos dias, calculo eu.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Olá Ricardo eu tenho um tapado e atualmente esta a ficar com a agua mais quente e sem aquecedor ligado pelo que tenho lido para arrefecer um tapado sem chiller é muito difícil nos dias mais quentes, se ele for destapado as ventoinhas chegam as vezes mas como ainda nao fiz um verão com o aquário nao sei se será verdade.
Tenho visto o pessoal da ultimate reef a usar redes e egg crate oque fica feio de se ver.
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Olá Ricardo e Bem-vindo de volta :)

Basicamente a resposta é que os aquários sem tampas facilitam trocas gasosas (CO2, N2 e O2) e evitam uma atmosfera concentrada na interface água-ar, aumento da temperatura no verão (por oposição no inverno é uma vantagem) e a desvantagem mais importante para mim é o aumento da reflexão de baixo para cima da luz e consequentemente menos luz a penetrar na água e a fazer crescer corais (por oposição em situações LED de elevada intensidade pode ser uma vantagem permitindo à calha estar mais próxima do aquário). Vantagem também de aquários tapados é a diminuição da evaporação, se tiveres dependente de kalkwasser como fonte de Cálcio extra é uma desvantagem. Na situação Balling não sei se será significativo face à adição diária de líquidos a diminuição da evaporação!

abraço
facebook.com/zoacorals

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
As duvidas são pertinentes... mas podias resolver isso fazendo um chapeu até às luzes e assim já nao tinhas saltos.

Penso que o maior problema que terias seria o excesso de co2 na água originando problemas e flutuações de ph, mas isso sou eu a especular. Ricardo avançando com isso recomendava-te controlares de perto o orp e ph com sondas para verificares efectivamente os niveis de o2 e ph.

Penso que esteticamente nao iria ficar muito bonito, ja para nao falar da condensação e da acessibilidade ao aqua.

Mas tens outras soluções para os saltos como as tampas de rede ou então uma solucao em acrilico que te tapasse só a esquadria do aquário em 15 cm por exemplo e em que tivesses 1cm de espaço entre o aqua e essa esquadria apoiada apenas nos cantos do aqua. Pensei em fazer isso para o meu.

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk

Grupo: Utilizadores Mensagens: 41
Marco Madeira Escreveu:
Mas tens outras soluções para os saltos como as tampas de rede ou então uma solucao em acrilico que te tapasse só a esquadria do aquário em 15 cm por exemplo e em que tivesses 1cm de espaço entre o aqua e essa esquadria apoiada apenas nos cantos do aqua. Pensei em fazer isso para o meu.

Penso eu que esta seja uma boa solução para peixes saltadores, porque pelo que me tenho apercebido eles saltam sempre junto ao vidro e nao do centro do aquario, com isto eles ao saltar dao uma cabeçada no acrilico e não vão parar ao tapete, em relação ao salto ser junto ao vidro se estiver errado digam porque tambem posso estar a ser mal informado.
abraço

Nuno Teixeira Mendes Escreveu:
Marco Madeira Escreveu:

Penso eu que esta seja uma boa solução para peixes saltadores, porque pelo que me tenho apercebido eles saltam sempre junto ao vidro e nao do centro do aquario, com isto eles ao saltar dao uma cabeçada no acrilico e não vão parar ao tapete, em relação ao salto ser junto ao vidro se estiver errado digam porque tambem posso estar a ser mal informado.
abraço

Viva Nuno!

Saltos sempre junto ao vidro não... mas boa parte, sim...

Tive um caso de um banana wrase, que tinha acrilico nas pontas do aquario, 50 cm em cada lado e tinha uma fresta de cerca de 20cm no meio.

O raio do gajo, conseguiu acertar nesses 20cm de abertura e ficou no acrilico com 324W de iluminação a 10cm de da calha... resultado... peixe cozido.

Marco Madeira Escreveu:
mas podias resolver isso fazendo um chapeu até às luzes e assim já nao tinhas saltos.

Penso que a melhor solução, passe por aqui...

Mesmo querendo tapar a zona de cima, poderias com uma craneana fazer uns furos no "tecto" da cobertura.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Boas Ricardo
Podes por uma cobertura de eggcrate tanslucido
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/imag ... wTKqOo08qQ
Abraço
Pedro Tavares

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas Ricardo,

Se for apenas para segurar os peixes no aquário, bastam painéis laterais à volta do aqua, com uma altura de uns 20 a 25 cm. O topo fica livre e o aquário destapado.

No meu tenho uma estrutura em madeira com estores de alumínio a fazerem de "painéis", com cerca de 22cm de altura. O Chrysus já foi salvo por eles centenas de vezes. :)

Agora o contra: em termos estéticos menos bom, e no meu caso, atrapalha em muito a manutenção do aquário se quiser mexer no layout por exemplo.

Uma estrutura ultra leve que fosse elevável facilmente manualmente ou por comando de motor eléctrico, seria super. :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Isso é simples, basta no tecto da casa, aparafusar um motor electrico e colocar uns fios atados ao topo da armação. Por exemplo um enrolador de um estore electrico.

Penso que vi um topico de um user com algo parecido com isto, mas para a iluminação.

Eu para resolver isto, apesar de ainda ter o aquário em ciclo, mandei vir uns apoios para colocar no vidros laterais e rede plastica, com buracos 2x2cm. Irei colocar um perfil em plastico preto em volta da rede de maneira a que ela assente por dentro sobre os apoios.

Depois faço um How to para veres como fica.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Vitor Pedroso Escreveu:
Isso é simples, basta no tecto da casa, aparafusar um motor electrico e colocar uns fios atados ao topo da armação. Por exemplo um enrolador de um estore electrico.

Penso que vi um topico de um user com algo parecido com isto, mas para a iluminação.

Viste no aquario do Ricardo Prata.

Abraço
Pedro Tavares

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Desde que os meus aquários começaram a ter travessas a toda a volta que nunca mais nenhum peixe saltou fora do aquário! É outra das inúmeras vantagens das travas :)

O que tenho visto para quem quer minimizar esse problema é usar daquela rede fininha (não sei o nome :!)...

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Pedro Tavares Escreveu:
Viste no aquario do Ricardo Prata.

Esse sistema do Ricardo Prata está muito bom. E para segurar os peixes praticantes de bungeejump era apenas questão de usar uma estutura acoplada à calha de iluminação mais 4 painéis verticais para uma "cerca" em volta dos quatro lados. Tudo em material muito leve para ser facilmente elevável pela bomba ou manualmente.

Outra solução que acho boa é a instalação de uma "carapaça" no aquário (os americanos chamam de "hood"/"canopy"). Poderia ser instalada com base numa estrutura semelhante às de aço inox que suportam os aquários, só que instalada em cima do aquário e baixa para não estragar muito esteticamente, mas suficientemente alta (diria uns 30cm de altura) para facilitar manutenção (meter as mãos no aqua). Algo dentro destas soluções:
http://www.reefsanctuary.com/photopost/ ... anopy1.jpg
http://www.thereeftank.com/gallery/file ... iginal.png
Em tempos acho que vi um sistema na revista Bioaquaria, um aquario com uma espécie de móvel encastrado. Acho que foi dos que mais gostei até hoje. E as portas em vez de abrirem para cima acho que abriam para os lados. Vou ver se encontro a fotografia para colocar aqui.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Quando terminar a minha coisa coloco fotos para veres como fica. Se correr como penso, ficar como penso, irá ficar muito stealth :ymdevil:

Só ainda não descubri rede transparente. Já a tenho em preto.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 92
Eu estou a pensar fazer para o meu só mesmo uma esquadria em acrílico crystal e uma rede transparente apoiado nuns suportes em acrílico e acho que fica bem discreto :D
Evita saltos e o máximo que pode acontecer de precipitação será no pouco acrílico que terá à volta.

Depois mostra o que fizeste no teu.

Abraço

E rede transparente, onde há?

Próximo

Voltar para Discussão Geral