Boa Noite,
Venho apresentar o meu novo projecto Mozinho Reef 2.
Depois de uma visita de um grupo de pessoal amigos dos copos dos lados do Sul juntamente com o Sr Carlos Mota, e aproveitando um problema que tive com odinium e cryptocarium decidi remodelar praticamente tudo no meu aquario para desespero da minha micas.
A unica coisa que ficou montada foi o vidro do aquario e o resto saiu tudo (peixes, material, ate a pouca tinta que tinha a parede).
Construi uma bancada para receber um sistema independente do principal para quarentenar os vivos, uma "IKEA Banca" para lavagem de material, lavagem de corais e aclimatização de vivos. Decidi fazer tudo como manda a regra sem olhar ao tempo que ia perder, apenas com o objectivo de ficar definitivamente bem.
A circulação do aqua principal é levada a cabo pelos retornos e por uma WP40 da Jebao. Trocas de agua com abrir e fechar de torneiras, escumadores ligados ao esgoto, aquario principal com ligação ao aquario de quarentena (depois explico melhor), coluna seca a toda a largura do aquario , grelha no chão para as benditas inundações e etc etc...
Ora bem aqui fica o novo setup:
Aquario Principal
310cm x 80cm x 55cm vidro de 12mm com travessas
Escumador 1 - Aquamedic Turboflotor 5000 Twin
Escumador 2- Aquamedic Turboflotor 5000 Baby Single
TMC UV P1 de 55W
Retorno - 2x DC-10000 (Uma para o aqua principal e outra para os escumadores e UV)
UPS de 650VA ligada a uma DC-10000
Iluminação - 3 x TMC Ilumenair 900
Reactor de Calcio - Deltec PF601S
Outros Reactores - Carvão 1Lt e Bio-pellets 250ml (ainda não estão em funcionamento)
Filtragem extra - 3 Filterbag de 200micron de nylon
Reposição - Auto Top up da TMC
Aditivos - NADA
TPA - Semanal de +-200Lts Agua Natural
Aquecimento - 1x 300w eheim (A sala do aquario é quentinha já dela)
Arrefecimento - Ar condicionado
Controlador de PH
Controlador de ORP
Osmose da TMC
Rocha morta reef branches
Sumps:
Duas Sumps com 80cm x 80cm x 55cm (uma usada para salinar água quando o mar não permite usar agua natural e a outra a funcionar como sump a 100%)
Aquario de Quarentena
150cm x 46cm x 45cm
Escumador - Marine Source CSA-2002 para 2600lts
Retorno- bomba de 3500lt/h
Iluminação - TMC Aquabeam 1500XG Ultima
Reposição - TMC Auto top up
Sump com 60cm x 60cm x 50cm
Neste momento tenho o aquario principal a ciclar a 20 dias apenas com corais moles e uma catalaphyllia.
Todos os corais foram lavados com Coral RX, e a rocha que antes era viva foi lavada á maquina de pressão e deixada a secar ao solzinho durante 4 dias. Areia uso a sugar size.
Em relação a peixes já tenho um Lineatus, um Nigricauda, um sohal, um olivaceus, um "Balão" e um siganus gutattus.
Em relação layout ainda não esta acabado.
Agora vamos ás fotos.
Venham as criticas e todas as preguntas que acharem necessárias.
Abraço de Penafiel.