Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Iwagumi Sarilhos Reef

Iwagumi Sarilhos Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 01/ago/2012, 11:28

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Após 6 anos de estudo e muita paciência, é com grande alegria e emoção que abro este tópico do meu futuro aquário!
FINALMENTE, acho que posso dizer que vou (realmente) começar a montagem do mesmo!

Aqui fica um esquema do sistema (em 6 anos está na versão 12 :-o =)) ) e como todos sabemos, depois de estar todo montado a versão seria outra. Faz parte! É normal! E também é isto que me dá gozo nos aquários... :D

Imagem

O aquário faz parte integrante da arquitetura da casa (basicamente a casa foi pensada à volta dele) pelo que foram mais pensados os pormenores estéticos que propriamente o resto. Tanto que como devem compreender em 6 anos mudou muita coisa na aquariofilia e até comprei entretanto material que se fosse hoje não o faria, mas adiante.

Aqui está a foto da praxe, com uma qualidade péssima devido à muita luz que a sala tem (um problema que ainda não sei como resolver... ~x( ):

Frente (205 Cm):
Imagem

Lateral (107 cm):
Imagem



Alguns dados do sistema:

Tanque Principal: 205 x 107 x 65
Sump / Refúgio: 120 x 40 x 50
Aqua Quarentena: 60 x 40 x 30
Reator de calcio (kalk também eventualmente e sobretudo no início)
2 escumadores (um DIY com 7 anos e nunca usado/testado e um outro que nem sei a marca/modelo)
Iluminação a cargo de DIY leds 70 XML brancos + 35 XPE Royal Blue + 35 XPE Blue
1x MP60
1x (aquela bomba comprida com 2 saídas de 20.000L/H. Falta-me o nome! Uma das compras que hoje não faria por causa do layout... :| )
Reposição automática e direta da osmose
Água Natural
TPA contínua +/- 5 litros/dia
... e o resto vai-se falando aqui no tópico!

Ontem terminei a moldura (que praticamente não se vê porque não gosto de ver molduras nos aquários) e hoje já conto colocar o aquário no local definitivo e encher com água doce para ver se está tudo OK!


Vou atualizando à medida que haja disponibilidade e interesse! :-bd
Editado pela última vez por Hugo Figueiredo em 14/ago/2012, 23:14, num total de 1 vez.

Mensagem 01/ago/2012, 11:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Ora Boas,

Sem duvida um projecto a acompanha =) Isso agora quer é agua e fotos do Setup passo a passo =)

1 Abraço.
Armando

Mensagem 01/ago/2012, 12:03

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Passo a Passo?

Mas desde aqui:
Imagem

Ou daqui está bom?:
Imagem


:D =))

Mensagem 01/ago/2012, 12:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Lol,

Tiveste bem =) Mas era mais a parte do aquário :D

Ehehehe

1 Abraço

Mensagem 01/ago/2012, 16:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Ei Hugo!

Excelente projeto e excelentes medidas.

Bomba de retorno?
Que pretendes manter? SPS? LPS?
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 01/ago/2012, 16:35

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pois a bomba de retorno é uma questão interessante.

Eu tenho uma velhinha OR3500 que nunca me deixou ficar mal!
Contudo é algo barulhenta (problema que neste caso não deve preocupar) e gasta mais do que devia para os padrões de hoje em dia. tenho também uma Ehiem qualquer lá para casa.

A minha ideia é manter a OR ou a OR e a EHeim em ciclos semanais/mensais alternadamente e no futuro pensar numa alternativa fiável e que consuma menos!

A ideia, apesar de tudo e da dificuldade que é hoje em dia conseguir corais maiores como no antigamente e que não tragam doenças manhosas, é misto! LPS, SPS e afins! Um pouco de tudo! :D

Mensagem 01/ago/2012, 16:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Hugo, para esse aquário ja pensaste numa RD?

Mensagem 01/ago/2012, 16:40

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Claro que sim, mas de momento não há disponibilidade para tanto, infelizmente!

Se a OR ou a eheim não funcionarem, a conversa já será outra, mas de momento queria arrancar com estas 2 (ou pelo menos 1 delas)!

Mensagem 01/ago/2012, 16:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Vendes essas duas e compras uma Mini RD que ja deve fazer o trabalho correctamente de 5000L/h.

Mais as MP's, devem ficar bom :P

Mensagem 01/ago/2012, 16:45

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pois e quem me vai comprar estas bombas com mais de 10 anos seguramente?
Não é fácil... :(

Mensagem 01/ago/2012, 16:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Então poupa mais um pouco =)

Metes essas duas, vais poupando uns trocos e depois compras a RD =)

Eu por acaso no meu era para ir comprar uma RD, mas sinceramente o valor não vale a pena (fico não sei quantos anos) a espera de retorno dos Watts que a mesma poupa =)

Opta se quiseres por duas Compact + 5000 da Eheim

Mensagem 01/ago/2012, 22:23

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá Hugo,

Finalmente o aquário (e a casa, claro) está a ficar pronto! Já deves estar a desesperar. =))

O Setup parece-me muito bem planeado, contudo, gostaria de deixar dois apontamentos:

- No futuro, podes substituir os escumadores por outros mais recentes. Ultimamente, a tendência do mercado é para usar escumadores internos. Estes, habitualmente, só trabalham em condições se a altura do nível de água da sump estiver constante. Aconselho-te a cortar os dois vidros (aquele ao lado da bomba e outro a seguir mais para a direita) da sump, com a altura entre 22-27cm, para assim ficares com um nível de água constante no compartimento do escumador.

- No aquário de quarentena, eu optaria por fazer uma derivação da bomba de retorno e um escoamento para sump. Isto com valvúlas de corte em ambos os sentidos. Assim, consegues isolar completamente o aquário de quarentena, mas ao mesmo tempo também podes ter o sistema todo ligado, imagina que queres apenas separar um peixe, ou que queres adaptar um peixe à água do teu aquário, ou ainda que mais tarde queres ligar um mini "fragário" ao aquário principal. São 10€ que gastas em válvulas, mas que te dá uma grande versatilidade a todo o sistema, fechas as válvulas é um sistema independente, abres as válvulas é um apêndice do aquário.

Em relação à bomba de retorno, vai pela Eheim (1260 ou 1262, espero eu)... é mais fiável e acho que não consome tantos Watts como a OR.

De resto... tudo impécavel, parabéns! Depois quero ver fotos dessa calha a bombar.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 02/ago/2012, 09:11

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Obrigado pelos inputs Ricardo! ^:)^

Quanto aos escumadores o que tenho é um Elos 4000 e o DIY que fiz à uns 6 anos é cópia fiel do Deltec AP902 (Às tantas já está descontinuado...), só que com 3 bombas de recirculação em vez de 2!

Estou curioso para testar o DIY porque construí-o mas nunca o usei... e tenho o elos de backup (ou uso também os 2 alternadamente, não sei bem ainda...)


Quanto ao aquário de quarentena, tens razão só que este desenho tem muitos anos e é apenas um esboço... (-|
O aquário de quarentena estará sempre cheio de água e pronto a receber um habitante qualquer.
:-bd

As sump também não tem essa configuração. :D
É mais ao contrário. Tem os vidors para eliminar bolhas junto da queda do tanque principal e uma divisória para a bomba de retorno no final! ;))


Entretanto ontem foi dia de o colocar no local definitivo e enchê-lo com água doce!

Imagem

Imagem

Imagem

Ficou assim verde presumo eu devido unicamente à água da torneira! x_x
Não vejo que mais possa ser!


E uma panorámica da envolvente, apesar de ainda estar também como o aquário, a ser ultimada!
Imagem

Mensagem 02/ago/2012, 09:54

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Bem... essa envolvente!!, valeu toda a espera! Está muito bem enquadrado Hugo, isso vai ficar bem bonito! :ymapplause:

Quanto á água verde... humm, normal! Com os ingrefientes todos mais a luz que tens nessa sala diria que é bem normal.
Quando precisares de ajuda para encher isso com água á séria diz.

Mensagem 02/ago/2012, 10:04

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Luz?
A água verde ficou assim mal eu a coloquei no aquário! :ymsick:
Ela está a siar assim mesmo da torneira, o que também acho estranho, mas não vejo que mais possa ser...

Está descansado que vais ter de alombar uns quantos jericans!
Quer dizer, hoje em dia já não se alomba como antigamente.

Agora os jericans enchem-se sozinhos enquanto a malta bebe um cafezinho. Outros tempos! :-$

Mensagem 02/ago/2012, 10:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Bem,

Isto realmente construir uma coisa assim, dá os seus frutos =) Tens ai uma bela sala para desfrutar de tudo e mais alguma coisa =)

1 Abraço e continuação de bom projecto.

Mensagem 02/ago/2012, 11:37

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Obrigado pelos inputs Ricardo! ^:)^

Quanto aos escumadores o que tenho é um Elos 4000 e o DIY que fiz à uns 6 anos é cópia fiel do Deltec AP902 (Às tantas já está descontinuado...), só que com 3 bombas de recirculação em vez de 2!

Estou curioso para testar o DIY porque construí-o mas nunca o usei... e tenho o elos de backup (ou uso também os 2 alternadamente, não sei bem ainda...)


Quanto ao aquário de quarentena, tens razão só que este desenho tem muitos anos e é apenas um esboço... (-|
O aquário de quarentena estará sempre cheio de água e pronto a receber um habitante qualquer.
:-bd

As sump também não tem essa configuração. :D
É mais ao contrário. Tem os vidors para eliminar bolhas junto da queda do tanque principal e uma divisória para a bomba de retorno no final! ;))


Entretanto ontem foi dia de o colocar no local definitivo e enchê-lo com água doce!

Imagem

Imagem

Imagem

Ficou assim verde presumo eu devido unicamente à água da torneira! x_x
Não vejo que mais possa ser!


E uma panorámica da envolvente, apesar de ainda estar também como o aquário, a ser ultimada!
Imagem



Boas Hugo ...

Finalmente hein ??? Valeu bem a espera.

Já experimentaste o "bean animal" simplificado? Que tal?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 02/ago/2012, 11:52

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Ainda não Rui!

E eu não vou ter o simplificado vou ter mesmo o original com as 3 saídas /:)

Mas tenho de tratar da tubagem agora!
Talvez este FDS!

Por acaso estou com uma dúvida por causa disso e se fosse hoje teria feito os furos na traseira da coluna e não em baixo:

Quem tem os furos em baixo como consegue garantir a altura de recolha da água nos 3 tubos?
Não será muito fácil, digo eu, mas também presumo que não faça grande diferença, certo?!

O de emergência deve recolher um pouco acima mas e os outros 2?
O canal aberto deveria recolher um pouco acima do sifão, não? Isto para não ter quase nunca água...

Ou estou a ver mal o filme?
É que nos desenhos estes 2 parecem ao mesmo nível... :-o

Mensagem 02/ago/2012, 16:41

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Ainda não Rui!

E eu não vou ter o simplificado vou ter mesmo o original com as 3 saídas /:)

Mas tenho de tratar da tubagem agora!
Talvez este FDS!

Por acaso estou com uma dúvida por causa disso e se fosse hoje teria feito os furos na traseira da coluna e não em baixo:

Quem tem os furos em baixo como consegue garantir a altura de recolha da água nos 3 tubos?
Não será muito fácil, digo eu, mas também presumo que não faça grande diferença, certo?!

O de emergência deve recolher um pouco acima mas e os outros 2?
O canal aberto deveria recolher um pouco acima do sifão, não? Isto para não ter quase nunca água...

Ou estou a ver mal o filme?
É que nos desenhos estes 2 parecem ao mesmo nível... :-o


Pois ...

Esquece isso tudo e faz o que eu fiz.

Um sem nada. Só mesmo o passa-muros. Nesse metes torneira.

o segundo com durso não metes mais nada. Só mesmo o durso.

e o terceiro como ladrão também sem nada com a saída aberta ligeiramente acima de meio do "T" do durso.

assim que a coluna de água tiver água a entrar vais fechando a torneira do primeiro tubo até a água começar a subir muito devagar dentro da coluna seca.

E pronto. depois é esperar.

O truque é fazeres o Durso a uma altura que dê para fazer queda de água (para facilitar a saida daquela gordura) mas alta o suficiente para não fazer barulho!

Se quiseres monto-te isso. Estares a montar três dursos mais três torneiras sempre são uns cobres valentes que poupas para a RD.

Estiveste lá em casa e viste como não tenho barulho nem bolhas na sump.

Se quiseres combinamos e quando estiver em Lisboa (para a semana) vou ctg comprar a tubagem e monto-te isso.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 02/ago/2012, 16:47

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Tá porreiro! :ymhug:
Combinamos então! Mas não te esqueças que o aquário está na margem sul :)

Se calhar no fds é melhor, não?

Eu entretanto trato de comprar a tubagem!
É preciso o quê?

3 passa-muros
1 torneira
3 T's
Tubo suficiente
?

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros