Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros H2O+Something 200L

H2O+Something 200L

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 04/nov/2014, 00:31

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá a todos,

À custa do amigo Pedro Torres, que gentilmente veio cá a casa "bater umas chapas", finalmente venho abrir o tópico da minha última montagem - um regresso às origens e à metodologia KIS (Keep it Simple).

Após uma breve passagem pelos Cíclideos Africanos recuperei o gosto pelo hobby. As saudades de ter um reef cá em casa foram mais fortes e este Verão montei um pequeno aquário cá em casa.
Apesar deste reef ser o mais pequeno que alguma vez tive, está a dar-me um gozo enorme e é o tamanho mais adequado ao tempo que tenho disponível para os aquários neste momento.

Data da montagem: 05 de Junho de 2014

Setup:

Aquário: 90 x 50 x 40 (comp. x largura x altura)
Escumador: Blau Scuma IT 150
Circulação: 1 x Jebao RW4 + 1x Jebao wp10
Bomba de Retorno: Jebao DC 3000
Iluminação: TMC v2 ilumenair 900



Peixes

1x Ctenochaetus tominiensis
2x Pseudochromis fridmani
1x Halichoeres chrysus
2x Amphiprion ocellaris
1x Elacatinus (neon goby)

Manutenção

KH, Ca: 2 part-solution adição manual, adiciono 60ml de cada solução diariamente com um copo de medida
Siporax: 2L colocados na sump
TPA's: 30L semanalmente com água natural
Aditivos: Esporadicamente, 1-2x semana no máximo (quando me lembro) - 5 a 10ml de Microvore da Brightwell como "alimento" para os corais.

Algumas fotos:



Layout inicial

Imagem 3602

Imagem 3603

Imagem 3604

Imagem 3605





Corais e Peixes Actualmente

Imagem 3587

Imagem 3588

Imagem 3589

Imagem 3590

Imagem 3591

Imagem 3592

Imagem 3593

Imagem 3594

Imagem 3595

Imagem 3596

Imagem 3597

Imagem 3598

Imagem 3599

Imagem 3600

Imagem 3601




Geral actualizada

Esta tirada por mim hoje.... percebe-se logo a "fraca" qualidade do fotografo. Infelizmente no dia em que o Pedro esteve cá a tirar fotos eu tinha estado a colar uns corais e estavam alguns "acessórios" dentro do aquário que estragam a foto geral tirada pelo Pedro.

Imagem 3606


A montagem tem menos de 6 meses e os corais são quase todos frags, portanto ainda é tudo muito pequeno. Mas noto que as cores estão +/- e os corais estão a começar a crescer bem.
Estou entusiasmado com a possível evolução do aquário nos próximos meses... vamos lá ver como corre, pode ser que não mate tudo :))

Mais uma vez obrigado ao Pedro Torres pela visita e por ter tirado umas fotos espectaculares (os corais até parecem "estar melhor" ou serem maiores do que realmente são).

Sugestões ou comentários são bem-vindos.

Um abraço
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 04/nov/2014, 11:46

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Finalmente Ricardo!
Está muito bom. Gosto :)

Agora é deixar crescer os corais. Só não vi aí nenhum pyramid. :ymdevil: :)) =)) :-B

Mensagem 04/nov/2014, 13:42

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Os corais estão com muito bom aspeto e os crecimentos em alguns frags é excelente!
As fotos de agosto que tiraste com o telemovel demonstram bem os crescimentos mesmo com a metodologia do KIS!
Resulta!

PS: Está prometida nova visita no inicio de dezembro e desta vez sem acessorios!

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 04/nov/2014, 13:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 38
Localização: Queluz
Ricardo Pinto,

Isso está excepcional!

Eu também ando a magicar um novo reef.... que vou encaixar em breve lá em casa dos pais.... E procuro algo assim!

Muito limpinho....!
Isso tem mesmo bom aspecto!

Abr

Mensagem 04/nov/2014, 15:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 82
Idade:
Localização: Sesimbra
Gostei bastante, aliás foi montado depois de o meu e parece estar com melhor aspecto não sei se é do fotografo :p ou não mas que está muito fix está.

Já agora a água e rocha qual a proveniência da mesma?

Mensagem 04/nov/2014, 15:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Está com umas cores e corais que dado o tempo que tem já demonstra grande qualidade.
Podes explicar melhor essa adição de KH e Ca, porque com tantos SPS em tão poucos litros os consumos devem já ser significativos, não?

Mensagem 08/nov/2014, 12:49

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Espectáculo Ricardo
Esta muito porreiro mais uma referência para PT.

Abraço
Cump.
Anthony

Mensagem 09/nov/2014, 01:38

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Imagem

Mais uma foto de pormenor de alguns dos meus SPS favoritos - 2 hyacinthus e 1 efflorescens.

Obrigado pelos comentários.

Quanto à adição de kh e Ca, a fórmula que utilizo é o 2-part solution descrito pelo Randy Holmes Farley. É muito semelhante ao Balling original e muito fácil calcular as doses. Tem é de se preparae mais vezes as soluções pois a de Ca está bastante mais diluída quando comparado com o Balling Light.
Neste meu aquário, como não tenho espaço para colocar depósitos de Balling ou bombas doseadoras, faço adição directa de 60ml de cada solução, todos os dias à mesma hora antes de me ir deitar - simples, sem complicações.

Um abraço
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 09/nov/2014, 01:42

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

maxpt Escreveu:

Já agora a água e rocha qual a proveniência da mesma?


Uso sempre água natural, proveniente do Fragario do Norte, onde vou religiosamente a cada 3-4 semanas buscar 200L, o equivalente ao volume do aquário.

A rocha comprei na Aqua-station e na Reeffresh - tudo rocha viva e escolhida "a dedo" por causa do layout. Não sei as origens.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 09/nov/2014, 15:46

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
E queres partilhar aqui as doses que usas para preparares os sais?

PS: essas peças são fantasticas!
Quando for aí outra vez levo o alicate em vez da câmera!!!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 09/nov/2014, 20:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Boas Ricardo,

Está muito porreiro, e com uma abordagem muito simples mesmo. :-bd

Pedro N Torres Escreveu:
E queres partilhar aqui as doses que usas para preparares os sais?

Podes ver aqui Pedro: http://www.advancedaquarist.com/2004/4/chemistry
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 10/nov/2014, 10:36

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Pedro N Torres Escreveu:
E queres partilhar aqui as doses que usas para preparares os sais?



Podes ver o link que o Ricardo Santos partilhou. E ainda tens este An Improved DIY Two-Part Calcium and Alkalinity Supplement System - Reefkeeping.com

As doses que uso são as seguintes:
Ca- 500g de Cloreto de Cálcio em 4L de água de osmose
KH- 594g de Bicarbonato de Sódio em 4L de água de osmose
Faço exactamente como descrito no artigo e aqueço o bicarbonato de sódio num tabuleiro no forno durante 45 min. Noto que assim fica mais fácil de dissolver o bicarbonato na solução e não fica tanto pó no fundo do recipiente.

Magnésio para já não adiciono. Como faço TPA's regulares semanais de >10% do volume total do aquário, ainda não senti necessidade de adicionar magnésio.

Com esta "receita" as quantidades de Ca e KH são adicionadas ao aquário em equilíbrio, ou seja, tenho de adicionar a mesma quantidade das duas soluções. Na prática com este método, se o KH está baixo, o cálcio também vai estar baixo ou vice-versa. Os valores destes dois componentes raramente ficam desproporcionais.


Um abraço,
Ricardo
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 10/nov/2014, 21:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Boas,

Os 594g são antes ou depois de aquecidos?
Os 60ml calculas-te para ter o calcio e KH a um determinado ponto segundo o volume do aquário?

Obrigado

Mensagem 11/nov/2014, 11:07

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá,

1) Os 594g são antes de aquecer. Para quem estive a ler isto, eu aqueço o pó no forno e não a solução. Em tempos já aqueci a solução no micro-ondas e ajuda a dissolver o pó, mas nunca aqueci durante tanto tempo, como os 45 min no forno a 200ºC que faço com o pó - não sei se existe algum problema em aquecer muito a solução.

2) Baseei-me nas doses descritas no artigo que mencionei no último post da reefkeeping. Mais precisamente nesta tabela:

Imagem 3652

Inicialmente como não tinha tantos corais, assumi que tinha um "mixed" reef e comecei a adicionar 0,5ml por cada 4-5L de volume de aquário. Ou seja, comecei com 25ml/dia de cada solução, pois as doses que eu falei no post anterior referem-se à receita #1 (a receita #2 ainda é mais diluída). À medida que fui enchendo o aquário fui aumentando progressivamente a dose, consoante o resultado dos testes semanais ou de 15 em 15 dias.

Normalmente, o KH é a medida mais fácil para ver se precisas de aumentar ou diminuir a dose, dado que pequenas variações notam-se mais facilmente no KH do que no Ca.

Actualmente tenho o KH a 7,2 e o Ca a 420. Estou a dosear 60ml/dia, se utilizar as mesmas unidades de medida da tabela dá 1,13ml/gallon. Parece que a tabela funciona direitinho :-bd
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 11/nov/2014, 13:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Boa, agradeco a tua disponibilidade. Era essa a ideia que tinha para o calculo da dose. Queria confirmar.

Sendo assim, podias dobrar a mistura de calcio para 1kg em vez de 500g e adicionar apenas 30ml?

Quanto ao magnésio, não é necessário adicionar? As TPA's de 10% são suficientes para ter o valor estável?

Cump

Mensagem 11/nov/2014, 16:08

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide

Mensagem 11/nov/2014, 18:41

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
The MAN!!!
E andava este homem perdido nos ciclideos!!!

Obrigado pela partilha Ricardo!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 11/nov/2014, 18:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Os meus parabéns Ricardo, está 5 (*)
É a prova que por vezes as coisa mais simples são as mais extraordinárias.
Obrigado pela partilha do link e método que utilizas.

Abc
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 12/nov/2014, 00:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407
Idade: 44
Localização: Caria

Boas
Ola Ricardo. Está muito porreiro o aquario. Simples mas bem recheado.
Ficas condicionado a peixes maiores mas em relação a corais está muito porreiro.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 12/nov/2014, 00:27

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Vitor Pedroso Escreveu:
Boa, agradeco a tua disponibilidade. Era essa a ideia que tinha para o calculo da dose. Queria confirmar.

Sendo assim, podias dobrar a mistura de calcio para 1kg em vez de 500g e adicionar apenas 30ml?

Quanto ao magnésio, não é necessário adicionar? As TPA's de 10% são suficientes para ter o valor estável?

Cump


Olá Vitor,

Se reparares, se quadruplicar a mistura é o Balling Light Method e passas a adicionar apenas 15ml.
Eu prefiro fazer assim porque se precisar de aumentar o KH em 5ml, o Ca também vai aumentar 5ml e os dois elementos também entram em proporção.
Não tenho a certeza, mas parece-me que o método do Triton também aplica este tipo de princípio para que a relação KH/Ca fique sempre proporcional.

A água do mar da nossa costa tem habitualmente valores de Magnésio entre 1300-1400ppm. Se o Ca e KH estiverem proporcionais dificilmente vais precisar de Mg se fizeres TPA's de 10% semanalmente.


Obrigado pelos comentários. Foi bom ter estado um pouco nos ciclídeos, deu para recuperar a pica. Aos poucos, o lado negro da "força" está a voltar.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron