Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Filtro de Fundo? Sim ou Não?

Filtro de Fundo? Sim ou Não?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 09/nov/2014, 22:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Boa noite caros colegas,

O meu reef irá sofrer alterações e sempre pensei em fazer um bare bottom (sem substracto), para facilidade e manutenção. O apesto visual é que já não me agrada tanto. A camada de DSB, como muito relatos falam ao fim de uns tempos "explode", então o pessoal opta por camadas reduzidas 2 - 3 cm. Corrijam-me se tiver a dizer alguma coisa mal sff.

Posto isto e introduzindo o tópico, o meu sogro um dos pioneiros da aquariofilia salgada em portugal, antes mesmo da e em conjunto com a Ruimar, juntamente com algumas pessoas ligadas ao Vasco da Gama, (de notar que ele deixou os aquários talvez à 30 anos e não se atualiza desde lá ) passa a vida a melgar-me a cabeça que passo a vida a mudar a água e que no tempo dele era 2 vezes por anos e por vezes só 1, bem sei que antigamente não tinham os corais de hoje, apenas corais apanhados na zona de Setúbal e sines, e passa a vida a dizer que devia ter um "filtro" de fundo em vez de andar a aspirar o fundo!!!

Como é pessoal entendido, porque é que o pessoal não usa um sistema para circular a água entre o substrato de maneira a evitar acumulações de detritos?? Algum problema especifico??

Eu como não uso areia e sim aquele "granulado" tipo 3-5mm conseguia fazer uma tubagem perfurada e manter uma circulação no mesmo, tem algum problema ??? E vantagens vêm alguma???

Cumprimentos,

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Então ninguém tem uma opinião formada???

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
TGM Escreveu:

Como é pessoal entendido, porque é que o pessoal não usa um sistema para circular a água entre o substrato de maneira a evitar acumulações de detritos?? Algum problema especifico??

Eu como não uso areia e sim aquele "granulado" tipo 3-5mm conseguia fazer uma tubagem perfurada e manter uma circulação no mesmo, tem algum problema ??? E vantagens vêm alguma???

Cumprimentos,

Olá

Um filtro de fundo não evita acumular detritos, antes pelo contrário; aprisiona os detritos, o que irá fazer aumentar os nitratos e os fosfatos, dois dos grandes inimigos de um aquário de recife.

Para além disso, a circulação da água no substrato oxigenando-o, vai fazer com que se desenvolvam bactérias que irão transformar sucessivamente esses detritos (amónia/amonium), em nitritos e nitratos (ciclo do azoto), produzindo mais fontes indesejáveis para um aquário de recife; é por essa razão que não se devem usar este tipo de filtros e outros (exteriores/esponjas) em aquários deste tipo.

Isto em duas palavras e sem grandes explicações técnicas; penso que mesmo quem nunca passou pela experiência da água doce, não perderia nada em identificar-se com o ciclo do azoto/nitrogéneo, até para perceber como se processa e se deve fazer o ciclo de um aquário de água salgada, ou doce (é basicamente a mesma coisa).

Abraço, espero ter ajudado
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Voltar para Discussão Geral