Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Alentejo Reef V3

Alentejo Reef V3

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 19/nov/2014, 23:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Ola a todos,

Vou comecar um novo projeto,


O vicio foi muito e não demorei muito tempo a mudar de aqua :)

Tenho um de 320L e vou passar para 1 de 520L dentro de 1 ou 2 semanas no maximo.

No entanto vou ser 1 bocadinho arrojado, como tive alguns problemas de agua no chao ao inicio e nas TPAs era semore uma briga com a mulher, zzzzzzzzzzz

Vou colocar o aqua na Sala que é no RC e a sump na Cave mesmo por baixo.

Fiz este pequeno esquema, e tenho algumas duvidas que gostava que me ajudassem:

mas antes deixo aqui a informação tecnica:

Aqua - 150x50x60 - CLA +/- 520L
SUMP - 100x45x50 - CLA +/- 200L
Luzes: 2 x Kessil A360 (No futuro uma 3a)
Bomba retorno: Jebao DC 9000
Escumador: Bublue Magus Curve 7 (para já este vai ter que aguentar, no futuro, troco)
Bombas Ciirculaçao: 2 x sunsun 5000Lh (No futuro imediato, uma jebao Rw-15)
Termoestato 300w

Como tenho o aquario antigo a funcionar vai ser o stress habitual nestas coisas, tirar agua, removar o aquario, meter o aquario novo, voltar a meter a agua + a agua nova que irei fazer... apanhar peixes e corais... enfim...

As duvidas que tenho basicamente serão duas e tem a ver com o projeto em si, como a sump vai ficaf na cave a agua vai cair de uma altura cerca de 3.5m,

Devo colocar alguma coisa na sump para amortecer a agua?
coloco os tubos de PVC a direito ou faco algumas curvas pelo caminho?

Projecto em baixo:

Imagem


Decidi colocar umas torneias, para caso ter que interromper a circulação seja por que motivo for, o fazer no imediato e a agua nao circular, mais.


Aguardo as vossas sabias ideias e opinôes,

Abraços

Mensagem 20/nov/2014, 01:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Olá Pedro,
Faz o bean animal e coloca todas as torneiras o mais abaixo possível, junto à água.
Não vais ter nem as cataratas do niagara nem salpicos por aí. :)

Essa 9000 não sei se chega lá acima, mas é capaz. Já testaste?

Abraço!


Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 20/nov/2014, 09:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Ainda não testei..

De acordo com as especificações da bomba devia chegar, vamos ver..

Porque o mais em baixo possível? Posso por logo acima da sump.

Mensagem 20/nov/2014, 09:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo PEdro ...

é sepre uma boa solução para facilitar TPA e manutenção ...

em relação a bomba , para essa altura , acredito que seja curta , as bombas DC / jebão tem um problema grande que é a elevação , perdem muito caudal com a altura , se calhar tens que ir para uma "coisa" mais a serio tipo red dragon ou algo do género, ou pensar na bomba de 12.000 mas mesmo assim nao sei se será suficiente ...

Aquele abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 20/nov/2014, 11:33

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Boas Pedro,

Isso seria porreiro...
Uma questão, tens os furos feitos para baixo? se não certifica te se não há ferro quando fizeres o ou os buracos.
A bomba quase de certeza que não chega... tenho uma 9000L no meu sistema e de longe serem 3 metros e noto que perde imenso... como o Paulo disse e bem elas até são boas mas na elevação esquece...
A cave é grande? Tem isolação? digo isto pelo o por o aquecimento do aquario.

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 20/nov/2014, 16:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas amigo PEdro ...

é sepre uma boa solução para facilitar TPA e manutenção ...

em relação a bomba , para essa altura , acredito que seja curta , as bombas DC / jebão tem um problema grande que é a elevação , perdem muito caudal com a altura , se calhar tens que ir para uma "coisa" mais a serio tipo red dragon ou algo do género, ou pensar na bomba de 12.000 mas mesmo assim nao sei se será suficiente ...

Aquele abraço


Por acaso a que tenho aqui ate é uma 12.000 que seria para trocar por uma 9000, mas pelo que dizem devo ter que manter a 12.000 e vamos ver..

Antes de começar a mudanca vou fazer o teste, meto a bomba dentro de agua no chao da cave e ligo uma mangueira ate a altura do RC onde fica o aquario, e ligo, fico logo a saber se dá ou nao.


Anthony Neto Escreveu:
Boas Pedro,

Isso seria porreiro...
Uma questão, tens os furos feitos para baixo? se não certifica te se não há ferro quando fizeres o ou os buracos.
A bomba quase de certeza que não chega... tenho uma 9000L no meu sistema e de longe serem 3 metros e noto que perde imenso... como o Paulo disse e bem elas até são boas mas na elevação esquece...
A cave é grande? Tem isolação? digo isto pelo o por o aquecimento do aquario.

:-bd




Anthony as vigotas devem la estar, é tentar perceber aonde é que elas mais ou menos passam e fazer o furo entre elas.

A cave é grande sim, basicamente é da largura da casa.
A cave é um espaço "aberto" nao tenho problemas em acumulação de aquecimento, etc..

Hoje andei a visitar lojas do tipo AKI, Agriloja..

Vou comprar uma caixa plastico para fazer de sump, apesar de ter uma sump com as medidas que disse(200L), tenho medo de eu ou alguem lhe bater com algo e a partir e depois é a desgraça.

Uma vantagem de ser plastica é que facilmente se tira e a limpa sozinho porque aquilo nao pesa nada.

Vi umas na Agriloja por 19€ com 60x40x40 CLA que dá 100L, como o escumador trabalha a 25cm de altura a sump ira ter 60L permanentes, o que dá uma margem de 40L em caso de inundação por falta de luz, acham pouco?
Preferia que tivesse mais uns cm de comprimento mas nao encontrei nada ainda.

abcss

Mensagem 01/dez/2014, 22:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Viva a todos,

Ontem e hoje foi dia de briga ca em casa!!

Mudanca de aquario!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ja todos sabem o que isto significa, sujidade, inundações, imprevistos... tudo a que um rookie esta sujeito.

A sump acabpu por ficar debaixo do aqua, o risco de furar um cano da agua ou eletrecidade era elevado e optei por colocar dentro do armario.

A sump foi DYI by eu, a outra partiu-se!! LOL

O resultado fial ficu assim:

Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem 02/dez/2014, 09:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Grande evolução Pedro, parabéns está mt giro

Mensagem 02/dez/2014, 11:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
As Kessil parecem estar muito baixas.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 02/dez/2014, 15:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Olá André será? A luz que vez na rocha e do flash...

Axas que suba Mais?

Mensagem 04/dez/2014, 19:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Algumas fotos da sump DYI por mim..

Até ver 5*

Imagem

Imagem

Mensagem 04/dez/2014, 19:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Ao fim de 4 dias, de novo aqua e luzes estamos assim:


[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=hHLpMvigKzY [/youtube]

Mensagem 05/dez/2014, 13:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Boa tarde, Pedro

Vou deixar aqui algumas informações para que caso queiras antecipes problemas. Assim vamos começar pelo material de PVC que utilizas nas ligações das caixas, estes tem um anel de metal que deves tirar porque vai contaminar a água, esse tipo de material mais recente já não tem esse anel de qualquer forma é fácil de remover basta uma chave de fendas e fazer alguma pressão a toda a volta que isso sai. Depois tens o aquecedor que deveria estar sobre um suporte para que não corras o risco de deformar e eventualmente furar a caixa de plástico onde está instalado. Por ultimo vai tendo muita atençao a essas caixas de plástico que estás a usar por se degradam com facilidade.
Existem sump´s feitas em materiais plásticos mas com outra composição e resistencia.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 05/dez/2014, 16:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Olá Joaquim,

Sim, todos os pontos que referes são para serem alterados rapidamente.

Este fim de semana irei retirar as anilhas de metal e arranjar um sistema para colocar o termostato sem comprometer o plástico da sump.


Esta solução foi mais, porque a sump de vidro que tinha, partiu-se(que sorte) na véspera da troca de aquário e tinha que arranjar algo para remediar a situação.

obrigado pelas dicas!!

Mensagem 05/dez/2014, 19:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Ok, vê pelo lado positivo, a sump partiu-se! é optimo assim já não há desculpa para não fazeres uma nova e á medida. ;)
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 05/dez/2014, 23:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Sim é verdade,

talvez uma em acrilico? tenho que ver quem me poderá fazer uma, baratuxa :)

Mensagem 06/dez/2014, 03:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
O acrilico é mai caro que o vidro. Assim como deforma mais, pelo que terias de duplicat a espessura e os travamentos.
O que te vai ficar pelo dobro do valor.
Abc

Mensagem 24/jan/2015, 10:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Olá Pedro

Então novidades desse reef?

Mensagem 24/jan/2015, 16:55

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Sim...novidades?
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 24/jan/2015, 20:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Olá a todos

Tem razão, não tenho publicado muito aqui no meu tópico mas devido aos últimos acontecimentos a única coisa que podia colocar era a lista de óbitos..... Zz

O aqua esta a estabilizar, coloquei um uv, controlei a temperatura do aqua, bem como a salinidade.

Os corais estão todos ok a excepção de um prato. Mobtipota que perdeu a cor verde toda, só sei que está vivo porque os pólipos brilham.

Axo que se deve aos parametros de ca e mg que não consigo subir.

O mg esta sempre a 1200 e o ca a 380, tenHo feito tpas tenho o bailing a adicionar e não sobe.

Que posso fazer???


Em relação aos peixes, sobraram 3, dois viridis e um sixline que não consigo apanhar, logo a doença deve permanecer no aquario :(

Abraços

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron