Marco Madeira Escreveu:
Pois, calculei que fosse essa a tua questão... faz muito sentido a questão do tempo a que levam a chegar a photo-inibição levando com os focos, pode até ser por ai a resolução do problema.
Tenho cerca de 5 timers de maneira a fazer o acender das luzes da esquerda para a direita e depois o apagar das luzes da esquerda para a direita outra vez de maneira a fazer tipo uma simulação da rotação do sol entre o nascer e o por do sol.
Então é assim...
18.00 - Par Royal Blue On - Esq e Drt (para ficar o aqua todo azul)
18.30 - Par branca Esquerda On
19.00 - Kessil esquerda On
19.30 - Par Branca Direita On
20.00 - Kessil direita On
6 horas tudo acesso... depois começa a fechar da esquerda para a direita.
02.00 - Par branca esquerda Off
02.30 - Kessil esquerda Off
03.00 - Par branca Direita Off
03.30 - Kessil Direita Off
04.00 - Par Royal Blue Esq e Drt Off
10 horas de luz, 6 com intensidade máxima não me parece demasiado. Agora não quero estar a mexer em mais variaveis senão depois não percebo o que se passou com a redução de % e aumento de altura. Mas, se não verificar nada de diferente posso também reduzir o numero de horas para 8, com 5 de intensidade maxima e observar os resultados.
O layout neste é mais baixo, fiz de proposito já a pensar também na força delas pois no antigo tinha o layout muito alto.
O aquário é 10cm mais baixo também..., tenho as Kessil neste momento a 45cm da água. No outro tinha a 35cm da água e foi o que fiz neste. Agora aumentei mais 10cm para compensar os 10cm a menos que este tem.
No site da kessil eles recomendam este foco para aquários até 2,5/3 metros de profundidade

, dá para ter uma idéia da força da lente.
Boas Marco,
Eu no meu aquário de propagação tenho dois focos DIY (LED multichip 90w cada), mas não uso lente, o que fica aí com +/- 160º , no entanto o aquário tem apenas 30cm de coluna de água e ainda tenho os corais elevados em plataformas de eggcrate uns 10cm. Os LEDs estão a 30cm da superficie da água.
No inicio estava com medo do impacto que poderia ter, e por isso só os liguei quando tive o controlo por arduino. Meti 12h de foto-período, 4h de subida dos 0% aos 100%, do foco da esq. para o da dir., 4h com os 2 a 100% e depois descida dos 100% para os 0% novamente da esq. para a dir.
Passado 2 semana notei alguns corais pálidos e o tecido da
Tridacna derasa que lá tenho também com perda de cor, associei a insuficiência de luz e então aumentei o full time para 6h e ficou com subida e descia de 3h cada, completando na mesma as 12h de foto-período. O que tinha perdido um pouco de cor recuperou e até a data (já lá vão 7/8 meses) está ok.
No aquário principal também já tenho LED (1 mês) mas com um foto-período diferente, porque são calhas com lentes e não tenho este controle, é tudo manual. Ainda não consegui concluir grande coisa porque ando com sérios problemas com a água.
Repara que o que estiver por baixo do foco apanha com 7h30 de luz desse foco, 6h das quais ainda tem mais a luz indirecta do outro.
Também não acho o foto-período exagerando, mas o pormenor da intensidade que essas Kessil têm é que o podem tornar.
Acho que fazes bem em tirar agora primeiro conclusões sobre as alterações que agora fizeste.
Obrigado, já os tenho nos favoritos e vou começar a ler um deles ainda hoje. Nos últimos dias andei a ler um que partilhaste em tempos sobre a alimentação de corais, gostei bastante.
André Jorge Silva Escreveu:
Tens que por esse foco no teto

Enviado de tlm usando o Tapatalk
Só por curiosidade, a que distancia está o tecto do aquário Marco?