Caro Pedro Alcantara,
Nunca experimentei analisar a água do meu aquário com os testes Triton (podemos chamar as coisas pelos nomes?

), mas tenciono fazer um destes dias próximos. No entanto, conheço pelo menos um caso de um amigo que também teve resultados de cobre aumentados pela análise Triton. De forma resumida o que se passou foi o seguinte:
- Nesse aquário apesar de os SPS não estarem a morrer, não estavam com as cores "fortes" habituais e progressivamente estavam a ficar mais pálidos, e também parecia que não cresciam. Foi feita uma análise Triton e um dos resultados foi excesso de cobre (não me lembro quanto, mas tenho ideia que seria à volta desses valores 20-30). Foi surpreendente, pois até hoje não se identificou a "fonte" do cobre presente no aquário. Realizaram-se várias TPA's, seguidas e ao longo de vários dias e foram feitas mais análises Triton. Nas análises subsequentes os níveis de cobre progressivamente foram descendo e coincidência ou não (pode só ter sido consequência do aumento de TPA's), os SPS melhoraram e o aquário voltou ao normal.
Em ciência, como na aquariofilia, não existem verdades absolutas e o que é verdade hoje pode ser mentira amanhã. Mas das experiências que tenho lido e ouvido falar sobre a análise Triton, toda a gente tem dito muito bem.
Foi feita uma review do teste pelo Randy Holmes Farley, químico americano que têm excelentes artigos sobre química na aquariofilia marinha e não vi lá nenhum feedback negativo. Pelo contrário, a conclusão foi: "Overall, that seems quite a lot of information for a $49 test that took me less than 10 minutes of effort."
Podes ver o artigo completo aqui ->
My Triton testing results by Randy Holmes FarleyNão tenho razões para desconfiar do teste triton e confiar mais no teste da salifert. Ainda para mais sabendo que o método ICP é muito mais sensível na detecção de quantidades pequenas do que qualquer teste da salifert.
Posso estar enganado, mas a sensação que fiquei desde o início deste tópico é que querias lançar alguma polémica (o que até nem tem mal nenhum, a discussão só nos faz bem), mas que não estavas a dizer logo tudo e estava à espera de ver o que iria acontecer. Por outro lado, o tom moderadamente "agressivo" com que tens conduzido esta discussão, na minha opinião, tem feito o resto do pessoal abster-se de comentar (pelo menos foi o meu caso).
Por último, queria deixar um conselho para o pessoal em geral (se me permitem

), já que não é a primeira vez que leio a reclamação do género "este topico foi visto x vezes e tem zero participações":
- Quem me conhece sabe que costumo criar muitos tópicos em fóruns, uns neste fórum outros no Reefforum. Uns tiveram mais participações, outros acabaram sepultados à nascença e praticamente não foram vistos por ninguém. É frustrante os nossos tópicos não serem comentados, até porque perdemos tempo a escrever qualquer coisa, às vezes até a tirar fotos, e é bom sentir que existe uma resposta da comunidade. Mas por acaso a mim nunca me passou pela cabeça culpar o resto do pessoal pela a ausência de participações. Sempre pensei que se outros membros não participavam foi por culpa minha - ou porque o tópico criado não era suficientemente interessante ou então porque eu tinha explicado o acontecimento mal.