Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Verdade ou mentira Analise pelo metodo ICP-OES

Verdade ou mentira Analise pelo metodo ICP-OES

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Usas carvão activado?

Se sim, como é que o lavas antes de colocar no aquário? Com água da torneira corrente? Qual a marca do carvão e de quanto em quanto tempo o trocas?

Quanto às visualizações vs participações ... Epá comigo raramente tem a ver com o tom agressivo ou menos agressivo ou sequer o título do tópico. Se não comento é porque não tenho conhecimentos para o fazer ou então não tenho tempo ...

Simples. A malta trabalha ... ;) ;) ;)

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 149
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Usas carvão activado?

Se sim, como é que o lavas antes de colocar no aquário? Com água da torneira corrente? Qual a marca do carvão e de quanto em quanto tempo o trocas?

Quanto às visualizações vs participações ... Epá comigo raramente tem a ver com o tom agressivo ou menos agressivo ou sequer o título do tópico. Se não comento é porque não tenho conhecimentos para o fazer ou então não tenho tempo ...

Abraços,
Rui
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Usas carvão activado?

Abraços,
Rui

Boas

sim uso carvão activado da marca HBM troco-o a cada tpa +- 15 dias e lavo-o com agua salinizada podes explicar o teu raciocínio em relação ao carvão ?
felizmente também trabalho mas isso não vem ao caso
cumprimentos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Pedro,

Já verificaste o TDS da tua osmose? Testaste a osmose com o teste de cobre?

Joao Tomas Escreveu:
Pedro,

Já verificaste o TDS da tua osmose? Testaste a osmose com o teste de cobre?

Boas
o TDS ta a Zero quanto a testar o cobre não o fiz mas vou fazer com o teste da Salifert :-\

abraço

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Olá a todos,

Nem de propósito, foi esta semana publicada a melhor review ao Teste Triton. Uma análise muito bem feita, independente e informativa sobre o método ICP-OES e em particular aos resultados do Triton LAB. O artigo foi publicado na Reefs Magazine - edição de Inverno:

Skeptical ReefKeeping - Triton Lab ICP-OES Testing of a Certified Artificial Saltwater Standard By Rich Ross and Dr. Chris Maupin

Recomendo vivamente a leitura deste artigo a quem se interessar pelos testes Triton.
A primeira parte do artigo faz uma introdução ao método ICP, como são feitos os testes, bem como as limitações deste método nas soluções com água salgada.
Na 2ª parte do artigo são analisados os resultados de 3 testes feitos no Triton LAB, a partir de uma solução conhecida. Esta solução foi criada em laboratório e certificada por métodos diferentes do que o ICP-OES.

TESTAR O TESTE TRITON

Foram envidas, de forma anónima, 3 amostras da mesma solução para serem analisadas no Triton Lab.
Na tabela seguinte são apresentados os resultados e pode ver-se a diferença do resultado do triton para o que será a realidade.

Imagem 4205

Na 1ª coluna está o simbolo químico dos elementos que compunham a solução e/ou testados pelo Triton Lab
Na 2ª coluna é o resultado "real", certificado noutros laboratórios independentes( Known sample - CRM SW)
Na 3ª coluna é o resultado médio dos 3 testes realizado no Triton (Triton Average Results)

Dá análise que faço dos resultados permite-me concluir o seguinte:

1) O teste de Triton é bastante preciso. Ou seja, é muito reprodutível pois variou pouco entre as 3 amostras. Mesmo que o resultado se tenha afastado da realidade, que tenha sido pouco exacto, como por exemplo no Ferro em que o resultado foi o dobro do real, os resultados das 3 amostras foram muito próximas entre si. O que quer dizer que o teste pode não estar exactamente bem calibrado para o elemento Fe, mas o método em si é bom... o teste foi bem feito. Não houve erros na realização do teste.

2) Os resultados aos elementos que mais nos interessam foram muito exactos e precisos. Refiro-me ao Fosforo, Cobre, Estroncio, Magnésio, Cálcio.

3) Os resultados que mais se afastaram da realidade foram do Manganésio (Mn), Chumbo (Pb) e Ferro (Fe), pelo que devemos analisar os resultados destes elementos com mais algum cuidado.

4) Na minha opinião, e pela leitura crítica que faço dos resultados do artigo, acho que o teste de triton é muito bom. Então por "só" custar 37,5€, isso ainda torna o teste melhor para o Hobby :D.

5) Penso que o teste Triton vai dar um "abanão" ao mercado de suplementos para o aquário. Muita da "banha da cobra" que se vende por aí vai acabar. E mais do que isso, acho que com este teste vamos começar a compreender melhor algumas coisas que se passam no interior dos nossos aquários. Acho que só temos a ganhar em fazer o teste.

6) Por último, não acho que se deva fazer por rotina ao aquário (tipo todos os meses). Mas eu pelo menos vou fazer o teste Triton a cada 6 meses. Esta semana vou fazer o teste pela primeira vez. O meu aquário tem cerca de 8 meses e finalmente agora está a começar a estabilizar, pelo que penso ser esta a altura ideal para fazer o teste.

Agora resta-me saber a vossa opinião... Manifestem-se.

PS: Bom tópico Pedro Alcantara! :ymapplause:
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Como disse anteriormente o teste Triton está a anos luz de qualquer outro teste ao dispor do aquariofilista e por isto vale cada um dos cêntimos que custa!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

[quote="Ricardo Pinto"]Olá a todos,

Nem de propósito, foi esta semana publicada a melhor review ao Teste Triton. Uma análise muito bem feita, independente e informativa sobre o método ICP-OES e em particular aos resultados do Triton LAB. O artigo foi publicado na Reefs Magazine - edição de Inverno:

Boas Ricardo Pinto
Muito obrigado pela partilha e fico muito satisfeito por alguém com meios técnicos e formação para isso ter tido a possibilidade de analisar o meio de analise ICP-OES feito pela Triton.
Pelo que percebi podemos confiar no Laboratório da Triton e para mais agora que temos a possibilidade de comparar os resultados com outros resultados independentes e assim podermos naqueles valores que estão desviados de um modo grosseiro chegarmos a alguma conclusão no que diz respeito a água dos nossos aquários.
Por mim fiquei bem mais tranquilo no que diz respeito ao Cobre já que descontando o valor do desvio a análise do meu aqua fica menos preocupante.
No que respeita as minhas dúvidas sobre o Cobre:
- E elas eram fundamentadas na saúde dos vivos que mantenho e que são bastante sensíveis ao cobre.
Num outro fórum tenho mantido alguma troca de mensagens com o Sr. Randy Holmes Farley que me comentou que não estava provado qual o valor máximo de cobre que alguns seres vivos teriam capacidade de suportar para se manterem de boa saúde e que há uns anos atrás também teve um valor alto de cobre (13 µm/Lt.) e que nada aconteceu de mal aos seus vivos.
No que respeita as correções indicadas pela Triton posso comentar que segui as indicações dadas por eles em relação a algumas coisas nomeadamente o uso de Detox e troca de 15% de agua semanalmente durante 2 semanas ( 2 trocas ) para eliminação do cobre, porque se não fez bem concertesa mal também não fez .
Noutros pontos decidi não fazer nomeadamente em relação ao lítio e também no que diz respeito ao Boro.
Espero daqui por algum tempo também voltar a solicitar uma analise da agua do meu aquário á Triton e assim poder confirmar o que esta bem e o que estará menos bem.
Mais uma vez obrigado pela partilha pois entendo que assim todos ficamos mais ricos em termos de conhecimentos e que a troca de informação e duvidas sem demagogias é salutar
Cumprimentos

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Pedro N Torres Escreveu:
Como disse anteriormente o teste Triton está a anos luz de qualquer outro teste ao dispor do aquariofilista e por isto vale cada um dos cêntimos que custa!

ISTO! Parece-me ser a conclusão mais acertada e que ninguém coloca em causa ou duvida.

AGORA,
para mim só faz sentido usar fazer alguma coisa seriamente com os resultados se o teste for feito à água do aquário, à água usada para as TPA's e à água de osmose. Isto porque por exemplo, há vários relatos do bário. Mas quem diz que ele só está a entrar pelo balling? Porque não pode estar a entrar pela água das TPA's ou até mesmo pela água de reposição (não sei sequer se há bário na água torneira mas percebem a ideia)?

Vamos supor que eu faço uma analise ao meu aquário e dá um elemento qualquer que eu não sabia que existia (daqueles que eles testam) muito elevado. E eu faço o quê? Estão a ver a ideia?!... Para analisar e fazer alguma coisa com isso acho que só analisando todas as fontes. E mesmo assim ainda temos a comida e outros suplementos que possamos usar... ;)

Boas
Concordo que as fontes de contaminacao e tambem as faltas de oligelementos possam ser muitas ! o problema maior acho que passa pela pouca informacao que nos é fornecida em relacao ao que colocamos e usamos nos nossos aquarios seja o sal em si ou os aditivos e nunca sabemos o que esta para alem do cloreto de calcio ou simplesmente para alem de algas secas. Ja quanto a agua de osmose as coisas acho que se tornam mais dificeis desde que o aparelho esteja em condicoes
Cumprimentos

Anterior

Voltar para Discussão Geral