Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros H2O+Something II - 500L

H2O+Something II - 500L

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 23/ago/2015, 19:43

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá,

Quero partilhar convosco a minha mais recente montagem, este é o meu 5º aquário de água salgada (tive 3 nos últimos 3-4 anos) e espero ter aprendido alguma coisa nestes 11 anos de aquários de recife para que este tópico dure bastantes anos. O setup foi o resultado de um planeamento elaborado nos últimos 6 meses e que contou com ajuda de alguns dos meus amigos deste hobby.

Quero desde já agradecer e sem nenhuma ordem de preferência aos meus amigos Carlos Basaloco, Pedro Torres, João Soares, Carlos Mota e César Soares a contribuição que deram na construção do aquário. É caso para dizer "quem tem amigos nunca está sozinho" e de facto... é muito mais fácil (e divertido) montar um aquário com a ajuda de tantos amigos.

Data de montagem: 14/08/2015



Aquário


- Aquário 150x70x50 cm ( Comp. x Largura x Altura) = 525L
Vidro Extra-Claro de 12mm, sem travamentos (=Rimless)
- Sump 110 x 40 x 40cm

Aquário e sump fabricado pela Aqua-station ( quem mais para colar o meu aquário senão o João Soares)

Overflow

- Ghost overflow + bean animal modificado com 2 furos 32mm
DIY feito pelo Carlos Basaloco - cópia exacta do dele (DIY de categoria "profissional").


Estrutura / Móvel


Móvel "Custom Made" by Fragário do Norte
Estrutura metálica 150 x 70 x 80 (comp. x larg. x altura) coberta com painéis de madeira, folheado em branco.
Mais à frente tenho de falar mais deste móvel e revelar alguns pormenores - está muito bem feito - simples, bonito e seguro (fiquei muito satisfeito com esta estrutura Carlos Mota).



Circulação


- Bomba de Retorno: Jebao DC 3000
- Bomba de Recirculação: 2 x JEBAO RW-8


Iluminação


- 4 x Ocean Revive Arctic t247
Calha de LED 48 x 3watts, com timer e 2 canais "dimmable" incluídos.

Para mais informações consultar o site da marca Ocean Revive LED T247. Surpreendentemente consegui arranjar estas calhas sem ter de mandar vir pelo ebay ou esperar por um group buy do forum. A loja online portuguesa Reef4Life.com tem para venda - apesar de não terem em stock, tive que esperar apenas duas semanas para ter as 4 calhas cá em casa - correu muito bem.


Escumador


Skimmer Wo! - W202
(no Fragário do Norte -> Link)
Escumador para 500-1000L com bomba DC 3000, controlável em 3 pontos.

Isto é que foi uma agradável surpresa.... como é que eu hei-de dizer isto..... olhem é como andar de Ferrari e pagar apenas o preço de um Fiat Cinquecento

Silencioso ao nível de um Bubble King. Bomba electrónica JEBAO DC3000, regulável em 7 velocidades. Regulação da saída de água através de um sistema muito simples e ainda capacidade de regular a entrada de ar, tornando a bolha no interior mais fina / mais "grossa" consoante se quiser uma escumação mais liquida ou mais "viscosa". As minhas primeiras impressões é que se trata de um escumador "premium".


Cálcio / KH


- Randy's 2 part-solution através de uma bomba doseadora "Jebao Dosing Pump 4-channel"

Não há que inventar, já há vários anos que utilizo esta receita sem qualquer problema ou desequilíbrio na relação entre o KH/Ca e Mg2+. Praticamente nunca tenho de adicionar Magnésio.



Areia e Rocha


- SSB (Small Sand Bed de 2-3cm) com a areia CaribSea Seaflor Special Grade Reef Sand (27 Kg no total - 1 saco de 18Kg de areia "morta" e 1 saco de 9Kh "Live Sand").

- Rocha viva 20 Kg "Walt Smith Reef Rock" + 10 Kg de Rocha viva que transita do aquário antigo -

A Walt Smith Reef Rock é uma rocha artificial mas "curada" no mar das Fiji. Confesso que estava hesitante quanto à compra desta rocha, pois nunca tinha visto ao vivo. Mas dado que é um produto que tem atenção "eco-friendly" senti que era minha obrigação experimentar. Para já a minha opinião não podia ser melhor, fiquei satisfeito com a quantidade de micro-vida e esponjas que a rocha trazia. Ah! e praticamente não se dá pela diferença que é rocha "artificial". A caixa que comprei trazia pedras com várias dimensões e formas.


Por fim, deixo-vos uma foto de como está o aquário a ciclar. Perdoem-me a qualidade da foto, mas foi tirada com o telemóvel. Ainda faltam 2 -3 pedras pequenas (com corais agarrados) para terminar o layout.

Imagem 5027


Espero que gostem.... Sugestões ou comentários são bem-vindos :-bd

Um abraço,
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 23/ago/2015, 21:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Muito bem, Ricardo; agora é encher e pôr ao luar!

Abraço e parabéns pela nova montagem.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 23/ago/2015, 23:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Muitos parabéns pela nova montagem. Tudo pensado ao pormenor.
Tenho seguido todos os aquários que tem criado com muita atenção, este não será excepção.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 23/ago/2015, 23:34

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Muito bom aspecto ...

Podes colocar fotos em promenor do ghost overflow?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/ago/2015, 01:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Olá Ricardo,

Em primeiro quero dar-te os parabéns pelo novo projeto que está um espetáculo!!!! Tudo planeado ao pormenor, organizado e clean ;)

Gostava de te pedir se podias mostrar fotos mais ao pormenor da sump que montaste assim com da estrutura que tanto gabaste ;)

Mensagem 24/ago/2015, 10:18

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Porreiro Ricardo... ;), tudo certo!, depois coloca mais feedback desse novo escumador!
Boa sorte neste novo projecto! ;)

Mensagem 24/ago/2015, 11:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 252
Idade: 35
Localização: Lisboa
Muitos parabéns Ricardo....

Projecto bem estruturado e vai ser sem dúvida um aquario de referencia :ymapplause:

Mais um tópico para seguir com muita atenção :D

Mensagem 24/ago/2015, 16:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Boa sorte com o novo projecto. Tenho pena de não ter visto a evoluçaõ do antigo por mais tempo.Sabes que quantidade de agua processa esse escumador ?

Mensagem 24/ago/2015, 23:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Eu gosto amigo ta brutal... Mais um aqui marcado com a estrelinha..

Aquele abraço

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 25/ago/2015, 10:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 242
Idade: 42
Localização: Mealhada
Muittoooooo bom vamos seguir mais este :) :)

^:)^

Mensagem 25/ago/2015, 11:17

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

César Silvério Escreveu:
Muito bem, Ricardo; agora é encher e pôr ao luar!


Obrigado César. Deixar ao Luar é mesmo a expressão certa... vou deixar pelo menos um ciclo lunar antes de começar a transferência definitiva de peixes e corais do aquário antigo para o novo.
Quando vens cá cima fazer-nos uma visita? Ainda te devo uma francesinha pela vitória do benfas no ano passado.
Por outro lado, em Set-Outubro gostaria de ir ver o aquário do Amano, ao Oceanário. Se estiveres por aí também gostaria de fazer uma visita ao teu aquário.


Helder Ferreira Escreveu:
Muitos parabéns pela nova montagem. Tudo pensado ao pormenor.
Tenho seguido todos os aquários que tem criado com muita atenção, este não será excepção.


Obrigado Hélder. Sim, procurei pensar tudo muito detalhadamente, mas como é óbvio ainda vou falhar em muitas coisas, estamos sempre a aprender. E se há coisa que eu aprendi neste hobby, é que nem sempre o mais caro é melhor. Às vezes vale a pena planear melhor (ou falar com quem sabe) do que comprar material todo "xpto" ou fazer o método "X,Y,Z".

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Muito bom aspecto ...
Podes colocar fotos em promenor do ghost overflow?


Obrigado Rui. No post seguinte vou tentar descrever melhor o ghost overflow com algumas fotos que eu e o Basaloco fomos tirando à medida que se foi fazendo o overflow.

João Seguro Escreveu:
Em primeiro quero dar-te os parabéns pelo novo projeto que está um espetáculo!!!! Tudo planeado ao pormenor, organizado e clean ;)
Gostava de te pedir se podias mostrar fotos mais ao pormenor da sump que montaste assim com da estrutura que tanto gabaste ;)


Obrigado João. Também tenho aqui umas fotos perdidas no telemóvel com pormenores da sump e da estrutura. Vou ver se organizo as fotos e daqui a uns dias coloco um post sobre isso. Sim, porque pela primeira vez desde que tenho aquários, estou "orgulhoso" ( :D ) da sump.

Marco Madeira Escreveu:
Porreiro Ricardo... ;), tudo certo!, depois coloca mais feedback desse novo escumador!
Boa sorte neste novo projecto! ;)


Obrigado Marco. A Sorte é muito bem-vinda. Neste hobby bem que às vezes também é preciso ter sorte.
Assim que o escumador tiver um pouco mais de tempo em funcionamento eu coloco feedback. Mas olha que as primeiras impressões.... impressionaram-me =))

João Ferreira Escreveu:
Muitos parabéns Ricardo....
Projecto bem estruturado e vai ser sem dúvida um aquario de referencia :ymapplause:
Mais um tópico para seguir com muita atenção :D


Obrigado João. Não sei se vai ser um aquário de referência ou sequer tópico "bom" do fórum. Mas pelo menos com este projecto tenho o objectivo de participar mais no fórum, nomeadamente com actualizações mais frequentes deste aquário. Quero melhorar a minha técnica de fotografia e já sei que se for fazendo updates aqui no tópico também é uma boa maneira de aprender mais e de melhorar o aquário.
Haja tempo livre... espero que sim, pelo menos estou a contar com isso nos próximos tempos. A minha situação profissional está finalmente estabilizada, não prevejo mais mudanças de cidades nos próximos anos, os meus filhos já estão a ficar mais grandotes, está tudo a ajudar para começar este projecto.

Hugo Rafael Escreveu:
Boa sorte com o novo projecto. Tenho pena de não ter visto a evoluçaõ do antigo por mais tempo.Sabes que quantidade de agua processa esse escumador ?


Obrigado Hugo. Por acaso também tenho pena de não conseguir manter um aquário fixo por mais de dois anos, ora seja por ter de mudar de casa, ou porque estou demasiado ocupado. Enfim, o primeiro ano de um aquário de água salgada é sempre para esquecer. No 2º ano, quando o ecossistema começa a ficar equilibrado, as pragas desapareceram ou estão controladas e o aquário está pronto para vingar..... é que eu decido desmontar. Espero bem que este aquário dure pelo menos uns 4-5 anos sem eu lhe mexer - seria um bom sinal. :D

Não sei se percebi bem a tua pergunta. A bomba é uma DC3000, portanto teoricamente, com a saída do escumador toda aberta e a bomba no máximo deveria processar 3000L/h? Não sei se é isto que te referes.


Paulo Oliveira Escreveu:
Eu gosto amigo ta brutal... Mais um aqui marcado com a estrelinha..


Obrigado Paulo e muchas gracias pela "marcação" do tópico :D
Tenho-te a dizer que a minha sump foi planeada com o objectivo de estar o mais organizada e limpa possível porque quando fui a tua casa e ouvi a frase (acho que foi do César Soares) - "Porra... esta sump está tão limpa que dava para jantar lá dentro se eu quisesse" - percebi que as minhas sump's pareciam uma caixa de esgotos, comparada com a tua. Então fiz as coisas de maneira que a manutenção da sump fosse o mais simples possível. Vamos lá ver se a consigo manter limpinha.

Pedro Pereira Escreveu:
Muittoooooo bom vamos seguir mais este :) :) ^:)^


Obrigado Pedro. Vamos lá ver se vai valer a pena.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 25/ago/2015, 11:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
hehehe ... é verdade amigo Foi mesmo o César que disse isso , e na altura era verdade, até porque tinha o móvel aberto com a sump á vista , mas agora mesmo fechado continua a ser igual , sempre que limpo o aquário limpo a sump :D :D :D

Aquele Abraço amigo e vai metendo ai umas fotos sff ;) ;)
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 25/ago/2015, 12:05

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Ghost Overflow


Aqui há uns tempos, quando o meu amigo Carlos Basaloco estava a iniciar a montagem do aquário dele, estivemos quase uma tarde inteira a discutir a melhor maneira de fazer uma coluna seca / overflow para o aquário.

Mas foi uma valente (quase violenta) discussão, daquelas que só os melhores amigos podem ter sem se chatearem. Ele queria fazer uma coluna seca, nas laterais do aquário, um pouco à semelhança do que tinha feito num aquário anterior e tinha resultado. Do outro lado, eu comecei a defender de forma visceral o uso de overflow, nomeadamente o blau overflow, que era o que eu estava a usar no aquário de 200L - muito simples de montar (só acessórios de apertar/roscar e o'rings, sem ser necessário colar nada), o ruído era inexistente, não ocupava praticamente espaço no aquário e não se corre o risco de entupir.

Exemplo do overflow da Blau (máx 1500L/h)

Imagem 5038



Mas o amigo Basaloco não achava que o overflow da Blaw fosse suficientemente bom (e ainda bem). Achava esse overflow demasiado "curto" para limpar bem a superfície da água e obviamente os 1500L/h eram um problema para aquários com mais de 300L. Foi então aí que começou a pesquisar e que encontrou referência ao Ghost Overflow da ReefSavy (foto em baixo) como sendo o melhor overflow, segundo muita gente do Reefcentral. Como ele é um bom mestre dos DIY, resolveu fazer uma réplica e o resultado final foi brilhante - bonito esteticamente, zero ruído, espaço que o overflow ocupa no aquário é minimo, e cumpre bem com a função de "limpar" a tona da água.

Imagem 5039




Mal vi o ghost overflow montado no aquário dele que percebi que era muito bom. Ficou logo ali decidido que na minha próxima montagem iria montar um igual - o futuro das colunas secas e overflow's parece-me este, acho difícil existir uma melhor solução para a queda de água.
E assim foi, logo que comecei a planear montar este aquário, pedi ao Basaloco para me fazer um overflow - nem sequer me quis aventurar a fazer, porque eu e DIY normalmente não dá muito bom resultado.



Mas chega de histórias e vamos ao que interessa


DIY Ghost Overflow + Bean Animal



1) O início do trabalho
Imagem 5029
Conferir as medidas do acrílico e que todas as peças do "lego" encaixam.


2) Com mais de 50% das peças coladas
Imagem 5030


3) Pronto e a secar na varanda ;)
Imagem 5031

Nesta fase faltava ainda o pente e fazer os furos (2 x 32mm) para passar os tubos de PVC. Optamos fazer isto depois com o aquário já montado, para marcar os furos da caixa em função de como estavam os furos no vidro, pois podiam não estar exactamente iguais.


4) O resultado final e em funcionamento
Imagem 5037

5) Sem a tampa e o pente
Imagem 5036

6) Pormenor do "bean animal"
Imagem 5034




Podem encontrar mais informações sobre o Ghost Overflow em:

1) Ghost Overflow Reef Savvy.... Reef Savvy Website
2) Ghost Overflow Video .... Youtube
3) Construção DIY Carlos Basaloco no tópico do aquário dele cá no Recife.pt ... Reeffresh de volta às origens
4) Tópico do Rui Da Silva que também utiliza este overflow... rAdix Reef III
5) Artigo sobre os melhores Overflows da actualidade ... Overflows: The Big Ugly Box - Reefs.com
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 25/ago/2015, 12:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Ricardo,

A próxima ida aí é em 19 de setembro para comer o porco, ao Carlos Mota. :)) :)) :))

Quando vieres cá abaixo avisa, pois faço-te companhia na ida ao Oceanário.

Pela a vitória no campeonato deste ano, tens que pagar outra coisa, que não uma francesinha, pois não gosto de queijo. :ymparty: :ymparty: :ymparty:

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 25/ago/2015, 14:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade: 33
Localização: Carcavelos, Cascais
Olá Ricardo,

Parabéns pela nova montagem! O antigo também estava num optimo caminho.

Há um pormenor que me chamou logo à atenção a "Walt Smith Reef Rock", fico sempre curioso e entusiasmado com tudo o que contribui para o hobby pelo lado da sustentabilidade, tenho ate um exemplo de uma loja portuguesa à qual se deve tirar o chapeu por isso. Voltando ao assunto queria saber onde a compraste, e se tem um preço competitivo com a rocha viva tradicional.

Mensagem 25/ago/2015, 22:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade:
Localização: Coimbra, Portugal
Parabéns para já está muito bom !
Depois quando tiveres tempo era porreiro uma explicação do processo "Randy's 2 part-solution" !!
:D :D

Mensagem 25/ago/2015, 23:01

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

João Machado Escreveu:
Parabéns para já está muito bom !
Depois quando tiveres tempo era porreiro uma explicação do processo "Randy's 2 part-solution" !!
:D :D


João. Vê aqui: http://www.reefkeeping.com/issues/2006-02/rhf/
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 30/ago/2015, 19:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Olá Ricardo,
O aqua está com muito bom aspeto, parabéns!
Vai mantendo o tópico atualizado para ver a evolução deste projeto que tem tudo para vingar.

Abraço

Mensagem 02/set/2015, 23:30

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Miguel Pinto Escreveu:
(...) Há um pormenor que me chamou logo à atenção a "Walt Smith Reef Rock", fico sempre curioso e entusiasmado com tudo o que contribui para o hobby pelo lado da sustentabilidade, tenho ate um exemplo de uma loja portuguesa à qual se deve tirar o chapeu por isso. Voltando ao assunto queria saber onde a compraste, e se tem um preço competitivo com a rocha viva tradicional.



Walt Smith Reef Rock

Obrigado Miguel. Também sou como tu, tudo que sirva para contribuir para a sustentabilidade do nosso hobby deixa-me curioso e entusiasmado. Pelo que me pude aperceber esta rocha tem uma biodiversidade muito interessante e parece-me "limpa" de pragas. O que até mesmo a mais "premium" das rochas vivas traz sempre algum presente envenenado.


Confesso que a compra desta rocha foi um bocado "tiro no escuro", mas assim que me mandaram as fotos da rocha, não tive dúvidas e resolvi arriscar. Nada como umas imagens para retirarem as vossas conclusões...

Imagem 5106

Imagem 5107

Em relação às tuas questões:
- A Walt smith reef rock comprei no Fragário do Norte.
- O preço não é muito competitivo. Esta rocha fica ao mesmo preço que a rocha viva "premium" "fiji". Qualquer coisa entre 16,5 e 17€/kg. Eu comprei uma caixa de 20 Kg (a caixa vísivel na foto acima), o que me permitiu usufruir de um pequeno desconto.
No entanto, parece que esta rocha é mais "porosa" do que habitual e consequentemente fica mais leve. Ou seja, 20Kg da rocha walt smith parece-me que "rende" mais (traz mais rochas) do que a rocha viva habitual. Mas é uma opinião subjectiva.


Resumindo, vantagens/desvantagens do uso de Rocha viva "Walt Smith" vs. rocha morta convencional

Vantagens
- Biodiversidade - Esponjas, microplancton
- "Ciclo" e "Maturação" do aquário muito mais rápida. A colonização da areia por "bicharada" também é acelerada com o uso de rocha viva
- Menor probabilidade de introduzir pestes no aquário (comparativamente com outros tipos de rocha viva).
- Vários tamanhos e formas das pedras (e também com "formas" mais naturais") comparativamente com a rocha morta

Desvantagens
- Preço
- Maior dificuldade em fazer um layout, dado que o "timing" curto entre adquirir a rocha e montar/encher o aquário.

Mais informações sobre a Rocha viva artificial "Walt Smith":

1) Walt Smith Culture Live Rock
2) Youtube Video @ Interzoo 2014 https://youtu.be/LIZ-ciIQdGE
3) Walt Smith’s Fiji Cultured Live Rock and Fish Heads’ Real Reef Live Rock Go Head-To-Head
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 02/set/2015, 23:46

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

João Machado Escreveu:
Parabéns para já está muito bom !
Depois quando tiveres tempo era porreiro uma explicação do processo "Randy's 2 part-solution" !!
:D :D


Obrigado João. O Randy 2-part é basicamente uma solução de Balling, mas com as proporções balanceadas de cálcio e Kh.
Para mim o grande defeito do método de Balling Light (ao contrário do método de Balling "original") é que trata o cálcio e o Kh como dois componentes independentes num aquário. Acho isso errado porque faz com que seja muito mais difícil de ter níveis correctos de Kh e Cálcio. Ainda para mais também aumenta o consumo de Magnésio e pode levar mais facilmente, a longo prazo, a desequilíbrios iónicos entre o Sódio (Na) e Cloreto (Cl) - que fazem parte da adição de Kh (Bicarbonato de sódio) e Cálcio (Cloreto de Cálcio).

O Link que o Rui Manuel Gaspar (Obrigado Rui) é o artigo mais indicado para se perceber como fazer este método.

Randy's 2 part Solution

As doses que uso são as seguintes:
- Ca- 500g de Cloreto de Cálcio em 4L de água de osmose
- KH- 594g de Bicarbonato de Sódio em 4L de água de osmose

E depois adiciono a mesma quantidade, em mL por dia, de cada uma das soluções

Numa fase inicial e para saber quanto vou dosear sigo a orientação desta tabela do artigo citado em cima (eu uso a #receita 1)

Imagem 3652

Portanto para o meu aquário de 500L (aproximadamente 130 gallon) eu vou começar a dosear "New tank, few corals" 0,2ml/gallon (total = 26ml/dia, de cada solução). Ao fim de uma semana faço testes ao Kh e aumento ou diminuo a quantidade das 2 soluções por dia. Nunca trato individualmente cada um destes parâmetros. Se precisar de diminuir, diminuo às 2 soluções, se precisar de aumentar o cálcio OU o Kh.... aumento as duas soluções por igual.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron