Vou aproveitar este tópico para lançar um outro assunto dentro deste tema: Trocas de água contínuas (gota-a-agota).
Seja água natural seja água salinada!
Tenho lido bastante ultimamente sobre este tema e cada vez estou mais tentado a implementar isto no mu sistema.
Para quem nunca ouviu falar a ideia é muito simples: em vez de fazer TPA's de X% de Y em Y dias/semanas/meses, faz-se uma troca contínua gota-a-gota!
Ok, já sei que estatistica e matematicamente é relativamente fácil provar que a troca gota-a-gota não é tão eficiente como uma tpa "convencional" - chamemos-lhe assim - há inclusivé um excelente artigo do Farley muito bom sobre este tema onde ele explica isso tudo ao ínfimo pormenor (mas onde acaba por concluir que ainda assim recomenda tpa contínua

), mas sinceramente e pelo que tenho lido as "desvantagens" ficam-se por aí!
Vantagens que eu encontro neste método:
1 - Poupança energética (está-se a comparar TPA contínua com TPA automática e não manual, ok?!?!

). Bombas de 12v dão conta do recado e até a entreada da nova água pode ser feita por gravidade...
2 - Estabilidade. É tudo muito mais estável ao longo do tempo e os nitratos, apesar de comparativamente a uma única troca de igual litragem não descerem tanto (está-se a falar de cagagésimos para bom português

) são muito mais estáveis e não há tantos picos.
3 - Parece-me mais fail safe. Parece-me a mim que havendo um problema qualquer ele será sempre mais preocupante e grave num sistema de troca automático que num sistema de troca gota-a-gota por razões óbvias!
4 - Preparação da água a entrar. Não são prcecisas correções de temperatura (poupança energética aqui também). Mesmo os outros parametros, se forem muito diferentes do que temos no aqua, são mais facilmente assimilados. Por exemplo vamos imaginar que a água que normalmente usamos tem um calcio maior que o que temos no aqua. Este método torna-se igualmente uma ótima forma de aumentar progressivamente o calcio, se é que me faço entender...
Gostava da saber a opinião da comunidade sbre este tema.
NOTA: É importante referir que o termo gota-a-gota neste caso não pode ser levado à letra. Aqui gota-a-gota deve ser entendido como a porção de água que cada um, cada sistema, define para trocar água.