BV29 Escreveu:
Obrigado pelos comentarios antes de mais
Quantos kilos de rocha estas a pensar colocar?
Poucos quilos vou fazer duas ilhas muito simples e nada mais talvez uns 15 a 20 Kg depende das rochas que encontrar.
Carlos as mp40 e a bomba doseadora para já nao queria gastar dinheiro mas sim quando estiver com uns 6 meses de aqua senao tenho de adiar ainda mais o meu projecto€€€€
Quanto à temperatura a separaçao tem um bom material isolante e depois durantye estes dois anos nunca tive problemas...se tiver nao volto a ligar o recuperador

Na minha opiniao, NAO TENHAS PRESSA, BV.
Por 6 meses, acredita que vai compensar. Senao vais gastar 2 ou mais vezes para conseguires ter o efeito que queres.
Pensa assim: o ciclo vai durar-te para ai uns 2 meses, para estar bem feito, algas dentro, algas fora, a coisa do costume.
Nesta fase nao vais precisar da doseadora. Em termos de circulaçao, se daqui a 6 meses podes por a MP40, podes arrajar umas sunsun baratinhas, ve aqui no forum que aparecem coisas baratas.
Nos restantes 4 meses vais querer a comecar a introduzir devagar a equipe de limpeza, e devagar os primeiros habitantes. Portanto ja vais em 3 meses. Ai pelo quarto, vais pondo uns zoanthus, alguns actinodiscus. Entretanto sempre com atençao aos parametros ,e aqui tens a oportunidade de ir fazendo umas asneiras ( que todos nos fazemos/fizemos) e ir acertanto, e arrumando a "casa".
Nesta fase , muitas das vezes nao ficamos completamente contentes com o layout e aqui é a altura boa para ainda mexer na coisa, uma vez que o aqua ainda te da muita margem de manobra nessa fase.
No quinto podes começar a olhar para LPS, mas antes disso vais querer um nivel aceitavel de Calcio. Aqui o simples e barato metodo de adiçao de kalk pelo gota a gota é mais q suficiente.
E voila ja estas no mes 6 e podes por a tua state-of-the art MP40 e talvez a doseadora.
Heheheh, eu bem sei que é mais facil falar, e que a nossa vontade de ver o aquario a compor-se é muita. Mas acredita que tens muito mais a ganhar e muitos anos de aquariofilia marinha com prazer.
Ja agora ja pensas-te na lista de peixes que queres por?
Cumps