Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros BlueReef

BlueReef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 29/dez/2017, 16:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
gostei muito do layout. Muito bem pensado a nível de profundidade e equilíbrio entre ilhas.

Como está o aquario?

Mensagem 15/jan/2018, 00:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Pedro Vidal Escreveu:
gostei muito do layout. Muito bem pensado a nível de profundidade e equilíbrio entre ilhas.

Como está o aquario?


boa noite Pedro, infelizmente está muito mal, não sei o que se passa....

Aprovetando venho pedir ajuda ao pessoal.

Este mês de dezembro foi do pior... não sei o que se passa mas não paro de perder os corais.

Não sei se pode estar relacionado mas pus uma amostra de carvão activado para experimentar e a partir daí só tenho perdido corais mesmo depois de já ter tirado o carvão.

Comecou pela montipora green forest, a caulastrea e agora as acroporas e a milka. tenho ate um coral que aguenta tudo e também se está a ir.

lembro-me de me avisarem que tinha de lavar muito bem o carvão porque contêm um elemento que é muito prejudicial aos corais e por isso passei muito bem por agua corrente.... acham que pode ser daí?

o que acham que devo fazer para começar a encontrar a causa?

KH 10.5
Ca455
MG1350
No3 5
PO4 0

Imagem

Imagem

Imagem

Abraço e obrigado.
Ricardo Reis

Mensagem 15/jan/2018, 01:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
sugiro que faças uma tpa grande 30% pelo menos, mas 30% não deve chegar e fazer resert ao equilibrio quimico da agua.

Mensagem 15/jan/2018, 13:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá

Essa alcalinidade a 10,5, também não me parece que ajude muito...

Embora provavelmente não seja a causa, eu baixava para 7/8.

Segue os conselhos do Pedro Vidal e faz TPAs grandes; que tipo água usas? se salinada, que sal?

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 15/jan/2018, 16:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
temperatura ? colocaste ou aumentaste luz ? adicionas algum suplemento aos corais ?

Mensagem 15/jan/2018, 16:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Pedro Vidal Escreveu:
ças uma tpa grande 30% pelo menos, mas 30% não
César Silvério Escreveu:
Olá

Essa alcalinidade a 10,5, também não me parece que ajude muito...

Embora provavelmente não seja a causa, eu baixava para 7/8.

Segue os conselhos do Pedro Vidal e faz TPAs grandes; que tipo água usas? se salinada, que sal?

Abraço


Muito obrigado pela ajuda.... ja tinha pensado nisso, no sabado fiz uma TPA de 15% e hoje vou fazer mais 15% - não sei se seria mais indicado fazer de uma só vez.

Uso agua salinada da Aquaforest Reef -

Bruno Escaleira Escreveu:
mperatura ? colocaste ou aumentaste luz ? adicionas algum suplemento aos corais ?


a tempreratura está a 26 mas ainda não tenho nenhum sistema que a controle, por isso não consigo saber se durante o dia há oscilações.

tenho muito poucos corais, agora quase nenhuns :((

Não dou suplemento nenhum aos corais.

Em novembro começei a fazer balling (50ml) para começar a por mais corais mas como tinha o valor da KH muito alto parei de dosear o KH
Em dezembro como tira os valores muito altos (KH9.8/ca 455/mg1400) e não tinha corais suficientes parei de dosear o mag e o ca.

Será que devo começar dosear? se sim coeço por 10ml?

Eu estava a começar a usar o balling da AF.

Obrigado
Ricardo Reis

Mensagem 15/jan/2018, 19:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Eu faria uma ou duas trocas de 30%; trocas grandes são sempre melhores.
Se fizeres duas pequenas, na segunda já estás a mandar fora água que acabaste de meter no aquário.

Mede o Kh da água feita com esse sal e vê se não será de mudar para outro com valores mais próximos da água natural (7).
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 15/jan/2018, 20:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
César Silvério Escreveu:
Eu faria uma ou duas trocas de 30%; trocas grandes são sempre melhores.
Se fizeres duas pequenas, na segunda já estás a mandar fora água que acabaste de meter no aquário.

Mede o Kh da água feita com esse sal e vê se não será de mudar para outro com valores mais próximos da água natural (7).


Muito obrigado Cesar,

O kh da agua feita anda à volta dos 7.4/7.6.

Também me indicaram que muito provavelmente que o problema era falta de fosfatos... fui medi-los com a máquina e tenho 0.00 - aconselharam-me a parar o escumador e abusar na comida e ver a reação. Se for por causa da falta de fosfatos não posso fazer a TPA.

Vou tentar aumentar os fosfatos e ver a reação dos corais e entretanto já vos vou dando noticias.

ps.entretanto nem tudo são más noticias.... não é que eu estivesse muito preocupado mas cheguei a casa e encontrei o meu ocellaris a fazer simbiose com a anemona!!! lindo :D parece que saiam que eu precisava de ser animado :D
Ricardo Reis

Mensagem 16/jan/2018, 11:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
pelo que tens nas fotos e como eles estão a branquear parece-me mais falta de comida do que outra coisa, podia ser a temperatura mas ai também os peixes dao sinal...

como te indicaram desliga um pouco o escumador a dá comida de modo a tentar subir os fosfatos e dá mesmo um suplemento para corais,

Mensagem 16/jan/2018, 17:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Bruno Escaleira Escreveu:
pelo que tens nas fotos e como eles estão a branquear parece-me mais falta de comida do que outra coisa, podia ser a temperatura mas ai também os peixes dao sinal...

como te indicaram desliga um pouco o escumador a dá comida de modo a tentar subir os fosfatos e dá mesmo um suplemento para corais,


Obrigado Bruno!! foi isso mesmo que me aconselharam. desligar por uns dias o escumador e agora estou a dar comida para corais e a abusar um pouco na dos peixes para ver se o fosfaro sobe.

Abraço e obg pela ajuda.
Ricardo Reis

Mensagem 16/jan/2018, 19:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
eu vejo ali ferimentos a meio num SPS, que me indica algo muito mais serio que agua demasiado limpa... o contrario, a meu ver, seria mais verdade... ou seja também podes ter alguma sujidade/quimicos que pode tambem ser fonte do problema. A minha maior suspeita é desiquilibrio quimico (isto porque está a afectar SPS e LPS indescriminadamente e as formas em que afecta) devido a maus doseamentos ou consumos elevados.

Mensagem 16/jan/2018, 19:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Manda fazer um teste de ICP-OES e tiras as dúvidas.

Abraço e melhoras rápidas

Mensagem 16/jan/2018, 19:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
http://i1380.photobucket.com/albums/ah1 ... bdzgjm.jpg

nesta foto os diferentes corais falam por eles... Umas TPAs bem valentes seguidas, nada de 10 nem 15%, isso nao vai ajudar muito. Alem disso, os tecidos dos corais mortos tambem poluem a agua, ou seja nas TPAs aproveita para sinfonar parte da areia.

ir pelo desvio dos fosfatos vai-te custar caro, em minha opiniao.

Mensagem 17/jan/2018, 17:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Pedro Vidal Escreveu:
eu vejo ali ferimentos a meio num SPS, que me indica algo muito mais serio que agua demasiado limpa... o contrario, a meu ver, seria mais verdade... ou seja também podes ter alguma sujidade/quimicos que pode tambem ser fonte do problema. A minha maior suspeita é desiquilibrio quimico (isto porque está a afectar SPS e LPS indescriminadamente e as formas em que afecta) devido a maus doseamentos ou consumos elevados.


Em dezembro parei o doseamento porque a doseadora estava com um problema e como tinha o kh muito alto optei por parar. Ainda tenho muitos poucos corais e ainda estava no inicio do doseamento e com vi que tinha os valores altos optei por parar de dosear.

e tudo começou pela montipora green forest - estava linda e começou a perder os polipos no centro do coral...

honestamente não sei oque fazer porque sou mesmo muito leigo e sem experiencia na materia mas hoje logo vejo, se os corais estiverem piores faço uma TPA.
Ricardo Reis

Mensagem 18/jun/2018, 19:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
boa tarde Pessoal,

Depois do meu reef ter zerado em Janeiro, neste momento já se está a compor mas as coisas vão andando muito devagarinho por culpa também do dono que tem perdido um pouco a motivação e as TPAs não tem sido nada constantes....

Esta também é uma fase de aprendizagem dado que é o meu primeiro reef por isso tudo é novo para mim.

Nestes ultimos tempos tenho estado a perder a milka, tem branqueado por dentro... muito provavelmente por causa das TPA's, não serem nada constantes, e provavelmente também por ter perdido uma bombas de circulação que fiquei só com 1 durante 1 mes e meio.

Ontem fiz uma TPA e hoje verifiquei que a Milka está conberta com um genero de alga nalgumas pontas - algguém tem alguma sugestão na possivel causa?

Imagem

testes na passada quinta feira:

Salinidade KH (dKh) Calcio (ppm) Magnésio (ppm) Nitratos (ppm) fosfatos (ppm)
1.023 8.7 445 1250 25 0.12

abraço e obrigado pela ajuda.
Ricardo Reis

Mensagem 19/jun/2018, 00:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Olá amigo, nada de desanimar. Muita calma e insistência. A falta de TPAs consegue ser colmatada pelo equilíbrio dos parâmetros e extração das substâncias tóxicas (macro algas, carvão etc). Desde que tenhas bons parâmetros não há problema, tens é que ir limpando o aquário, atenção que limpeza das rochas, substrato, maquinaria e afins não deve ser descuidado porque a longo prazo dá sempre chatice.

Pela foto a alga parece roxa... será mesmo? ou é um Bordô/castenho-avermelhado? se for Bordô então penso que serão um tipo de cianos

Mensagem 19/jun/2018, 17:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
João Seguro Escreveu:
Olá amigo, nada de desanimar. Muita calma e insistência. A falta de TPAs consegue ser colmatada pelo equilíbrio dos parâmetros e extração das substâncias tóxicas (macro algas, carvão etc). Desde que tenhas bons parâmetros não há problema, tens é que ir limpando o aquário, atenção que limpeza das rochas, substrato, maquinaria e afins não deve ser descuidado porque a longo prazo dá sempre chatice.

Pela foto a alga parece roxa... será mesmo? ou é um Bordô/castenho-avermelhado? se for Bordô então penso que serão um tipo de cianos


Obrigado João pela ajuda.

Não tenho limpo o areão porque o meu sistema ficou a zeros, tinha sempre fosfatos e nitratos a zeros o que levou a perder aguns corais - até a rocha estava com pouca cor o que indicava que o sistema não estava saudavel. Esta fase já foi ultrapassada , a rocha já apresenta uma co saudadel até já está a ganhar alga coralina. Eu sei que não quer dizer nada mas é bom sinal.

Em relação a esta alga, não sei bem se puderia ser uma reação da Milka visto que não tenho alga em lado nenhum e a Milka comeco a branquear por dentro e agora isto.

A "alga" é da cor da Milka - Roxa

Mais logo já vejo se houve evolução, vou tb tentar aspirar se for possivel.

Se alguem tiver alguma sugestão está a vontade.
Abraço
Ricardo Reis

Mensagem 31/ago/2018, 10:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
boa dia pessoal,

estou com um dúvida...
neste ultimos tempos tenho feito as tpas com agua do mar e tenho os seguintes valores:

Kh - 6.4
Ca - 420
Mg - 1280
Salinidade - 1024

Nesta fase só tenho uns zoanthus, 1 Euphilya e umas ricodeas... a minha questão, e porque gostava de ir adicionar outros corais como uma caulastrea e uma Milka por ex, devo acertar e aumentar o kH?? Se sim como posso fazer? com o balling?

Obrigado
Abraço
Ricardo Reis

Mensagem 31/ago/2018, 11:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá

É estranho que o aquário tenha a salinidade a 1024 com TPAs feitas com água do mar que normalmente tem 1027/1028; tens adicionado à água do mar água de osmose? Isso ajudaria a explicar o Kh baixo.

Penso que devias tentar subir o Kh para 7/7,5, e podes fazê-lo acrescentando bicarbonato de sódio ao aquário; quantos litros de água tem o teu sistema?

Também podes iniciar o balling, mas com esses corais e para já, penso que corrigindo o Kh e depois fazendo TPAs frequentes, consegues controlar isso.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 31/ago/2018, 11:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
rreis Escreveu:
boa dia pessoal,

estou com um dúvida...
neste ultimos tempos tenho feito as tpas com agua do mar e tenho os seguintes valores:

Kh - 6.4
Ca - 420
Mg - 1280
Salinidade - 1024

Nesta fase só tenho uns zoanthus, 1 Euphilya e umas ricodeas... a minha questão, e porque gostava de ir adicionar outros corais como uma caulastrea e uma Milka por ex, devo acertar e aumentar o kH?? Se sim como posso fazer? com o balling?

Obrigado
Abraço

Boas, era melhor ter isso mais perto dos 7/7,5.
Para aumentares o KH, podes usar vários métodos:
Kalkvasser
Balling
Triton
Doseamento manual
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros