Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Reator de Cálcio - Ajuda na calibração

Reator de Cálcio - Ajuda na calibração

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Bom dia,

Gostava que partilhassem comigo a vossa calibração do reator de cálcio.

Há dois tipos de regulações que podemos fazer:

1 - Entrada do CO2 com o número de bolhas por segundo

2 - Saída de fluxo que pode ser em ml/min ou litros/hora

Estas duas regulações fazem baixar ou subir o pH dentro
do reator o que vai implicar um valor alto de kh e Ca na saída do mesmo.

As minhas perguntas são: (basta responder a uma, mas podem responder a tudo)

1 - Qual o valor do PH que usam dentro do reator e qual o fluxo à saída.
2 - caso não tenham sonda de PH, quantas bolhas por segundo (ou por minuto se forem mais precisos) e qual o fluxo à saída.
3 - Que valores de kh e Ca têm à saída e qual o fluxo.

Nota importante: É essencial descreverem o aquário no que diz respeito à litragem e ao recheio em sps e lps.


Muito obrigado e fico a aguardar as vossas descrições.
Miguel


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 47
Localização: Quinta do Conde
Boas!

O Ph dentro do reactor para "derreter" a midia, depende da marca da mesma e do tipo de reactor.....o meu é um deltec e funciona tipo filtro fluidizado...a sonda está calibrada para 6,5...houve tempos que a sonda esteve estragada e coloquei o CO2 gota a gota ( 1 bolha por segundo)...com um temporizador...funcionava 2 horas, estava 1 hora parado...no periodo em que a iluminação está acessa!

A saida de água do reactor deve ser lenta, para o CO2 ser todo gasto a derreter a midia...no máximo gota a gota...1 por segundo!

Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Obrigado Pedro,

No fundo estás a dizer uma gota por segundo no reator e a fechar a válvula solenoide aos 6.5.
Fluxo tipo uma gota por segundo na saída do reator.

Chegaste a medir o KH na saída?

Abraço
Miguel


Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Ola Miguel

O meu tem uma bomba re circulante e uma camara de reaproveitamento de Co2.

Atualmente, o meu outflow ja esta quase a correr ou seja quase torneira aberta.

Tenho o controlador ph programado para 6.5 a midia e da ARM.


abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Pedro Alves Escreveu:
Ola Miguel

O meu tem uma bomba re circulante e uma camara de reaproveitamento de Co2.

Atualmente, o meu outflow ja esta quase a correr ou seja quase torneira aberta.

Tenho o controlador ph programado para 6.5 a midia e da ARM.


abraço



Obrigado Pedro,

Não percebi o caudal de água que sai do reator, quantos litros sai?

Abraço
Miguel


Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Nao medi, mas basicamente esta a "mijar" em vez de gota a gota! lol


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Pedro Alves Escreveu:
Nao medi, mas basicamente esta a "mijar" em vez de gota a gota! lol

Boas, e não deverias diminuir o PH da sonda e diminuir também a sída do fluxo de água?
Como diz o Pedro Chouriço, assim saturas muito mais a midia dentro do reator e aproveitas mais o CO2.
Por outro lado, num video que vi há pouco tempo no Youtube o gajo diz que o aumento de fluxo provoca um aumento maior do CA que do KH.
Já mando foto...
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Aqui está Imagem

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
André Jorge Silva Escreveu:
Aqui está Imagem

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk



Obrigado André,

Já tinha visto isso mas o que eu quero é valores.... quanto de PH quanto de Bolha e quanto de fluxo


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Miguel Pinho Escreveu:
André Jorge Silva Escreveu:
Aqui está Imagem

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk



Obrigado André,

Já tinha visto isso mas o que eu quero é valores.... quanto de PH quanto de Bolha e quanto de fluxo

Se tens sonda a bolha é um bocado irrelevante, parece-me. Por isso tenho 1 por segundo.
O fluxo e o PH como diz a imagem tem a ver com os consumos e cada aquário é um aquário.
Mas parece-me que entre 6.0 e 6.5 é o mais usado.
O fluxo neste momento tenho quase um fio porque quero aumentar o KH e CA.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

André Jorge Silva Escreveu:
Aqui está Imagem

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk
Interessante... Mas não consigo encontrar sustentação para essa afirmação. Supostamente a dissolução da midia dá origem a que o carbonato de cálcio (e mais alguns elementos que compõem a midia) se dissolva na água. Não estou a ver como é que o fluxo faz aumentar mais o cálcio e menos o Kh ou vice-versa. Supostamente, a grande vantagem do reactor de cálcio é que faz uma adição balanceada de cálcio e Kh, sem provocar esses desequilíbrios, ao contrário do Balling... Em que a adição é feita em separado.

Enviado do meu SM-G955F através do Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Boas,

O meu PH dentro do reactor esta dentro dos 6.5

Aumentar a saida do reator foi a maneira que encontrei de manter o KH acima dos 7, gota a gota estava a cair.

Eu não sou grande entendedor de reatores calcio, muito pelo contrario, o que sei foi com a ajuda do João Ramos.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 47
Localização: Quinta do Conde
Boas!

Nunca medi os valores de Kh à saida do reactor!

Pedro alves, podias adicionar Kalk, com a água de reposição e assim aumentavas o Kh!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Ricardo Pinto Escreveu:
André Jorge Silva Escreveu:
Aqui está Imagem

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk
Interessante... Mas não consigo encontrar sustentação para essa afirmação. Supostamente a dissolução da midia dá origem a que o carbonato de cálcio (e mais alguns elementos que compõem a midia) se dissolva na água. Não estou a ver como é que o fluxo faz aumentar mais o cálcio e menos o Kh ou vice-versa. Supostamente, a grande vantagem do reactor de cálcio é que faz uma adição balanceada de cálcio e Kh, sem provocar esses desequilíbrios, ao contrário do Balling... Em que a adição é feita em separado.

Enviado do meu SM-G955F através do Tapatalk

Olá Ricardo,
Sinceramente também não sei responder.
Pensando apenas na forma, poderia dizer que só com fluxo mesmo sem CO2 poderá haver alguma libertação de Cálcio?
Apenas assim vejo sentido no quadro...

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
se aumentas o cálcio o kh baixa se aumentas o kh o cálcio baixa dai tentarmos encontrar um equilíbrio entre eles.. logo se aumentas o fluxo estas a introduzir mais agua com cálcio no aquario o que vai fazer o kh baixar… dai teres o kalk ou reactor de kalk e adicionares na agua de reposição para se conseguir ajustar…


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Bruno Escaleira Escreveu:
se aumentas o cálcio o kh baixa se aumentas o kh o cálcio baixa dai tentarmos encontrar um equilíbrio entre eles.. logo se aumentas o fluxo estas a introduzir mais agua com cálcio no aquario o que vai fazer o kh baixar… dai teres o kalk ou reactor de kalk e adicionares na agua de reposição para se conseguir ajustar…
Mas isso é isoladamente. Num reactor de cálcio, que funciona pela dissolução de uma midia de carbonato (Kh) de cálcio (Ca), não percebo como se pode aumentar o cálcio e diminuir o kh ou vice versa. Se o ph do reactor estiver mais baixo e muito fluxo, há mais midia dissolvida, aumenta o Kh e o cálcio.
Não percebo porque aumentar o fluxo ou diminuir o fluxo, por exemplo com o mesmo ph no reactor, interfere isoladamente no Kh ou no cálcio. Para mim, mexe sempre com os dois e no mesmo sentido, ou sobem os dois ou descem os dois. Na minha opinião, o que está escrito naquela foto, a primeira metade do texto, está errada. Pelo menos eu nunca vi isso.

Enviado do meu SM-G955F através do Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Bruno Escaleira Escreveu:
se aumentas o cálcio o kh baixa se aumentas o kh o cálcio baixa dai tentarmos encontrar um equilíbrio entre eles.. logo se aumentas o fluxo estas a introduzir mais agua com cálcio no aquario o que vai fazer o kh baixar… dai teres o kalk ou reactor de kalk e adicionares na agua de reposição para se conseguir ajustar…
Mas isso é isoladamente. Num reactor de cálcio, que funciona pela dissolução de uma midia de carbonato (Kh) de cálcio (Ca), não percebo como se pode aumentar o cálcio e diminuir o kh ou vice versa. Se o ph do reactor estiver mais baixo e muito fluxo, há mais midia dissolvida, aumenta o Kh e o cálcio.
Não percebo porque aumentar o fluxo ou diminuir o fluxo, por exemplo com o mesmo ph no reactor, interfere isoladamente no Kh ou no cálcio. Para mim, mexe sempre com os dois e no mesmo sentido, ou sobem os dois ou descem os dois. Na minha opinião, o que está escrito naquela foto, a primeira metade do texto, está errada. Pelo menos eu nunca vi isso.

Enviado do meu SM-G955F através do Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Ricardo tens razão…

segundo um amigo entendido em química…

"a única maneira de adicionares mais Ca do que KH, variando apenas o fluxo, só se for pela premissa de evaporares o CO2 dissolvido na água da midia mais eficientemente, do que se tiveres um fluxo maior.
lá está... não digo que não aconteça, até porque não tenho grande experiência com reactor de Ca, mas se pingasses pouco, a tua agua que cai no sistema estaria muito saturada em CO2 (com um KH e Ca altos)
mas esse KH, seria quase todo à base de CO2 dissolvido na água, e não derivado da dissolução de CaCO3
e aí faria sentido essa afirmação"


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boa tarde,

Obrigado a TODOS pela participação no meu tópico.

Eu vou dar o exemplo do meu aquário.

Sistema com 620 litros e 3 kgs de Arm Caribsea (actualmente) e Kh de 7.3 dkh

Tenho o PH dentro do reactor a 6.3 e uma entrada de aprox 2 gotas por segundo de CO2

No fluxo da saída do reactor tenho 1,76 l/h e uma alcalinidade de 23.4 dKh

Cálculo empírico do consumo:

1,76*24 = aprox 42 litros

valor da alcalinidade virtual ao fim de 24h ..... (se não houvesse consumo)

(620*7.3 + 42*23.4) / (620+42) = 8.3dkh

Como se mantém o valor de 7.3dkh é porque o consumo é de 1dkh por dia.


:D :D :D

Abraço


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Com esses cálculos fizeste-me lembrar de uma calculadora que eu tinha visto em tempos....
Fui à procura no Google e achei:

http://reef.diesyst.com/reactor/reactor.html


Ora confirma a ver se está certo.

Um abraço

Enviado do meu SM-G955F através do Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Próximo

Voltar para Discussão Geral



cron