Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby 1º nano/salgado

1º nano/salgado

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 26/jun/2018, 15:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade:
Localização: Alfena
Boas a todos,
após vários anos sempre nos "doces" lá consegui este ano uma pré aprovação da "patroa" (com a ajuda do mais pequeno :)) ) para montar finalmente um aquário de água salgada, que será um nano de 60 litros com cerca de 60x30x32.
Após vasculhar as caixas na garagem lá encontrei o escumador (guardado à anos e nunca usado) um aquamedic midiflotor, daqueles que usam bomba de ar, um aquecedor de 75W e iniciei a fazer lista de compras e começaram a surgir as muitas duvidas.
-vou precisar de comprar uma bomba de ar nova, estava a pensar na sera 110+ com um volume de cerca de 110L/h (será que chega ou é demasiado? )
-para substrato estou a pensar ter 4 a 5kg de areao que deve dar uns 3cm de altura (chega ou convém ter mais uns cm de altura? )
-bomba de circulação deve ser 20x o volume do aquario algo a volta de 1200L/h (estava a pensar numa fluval cp1)
-iluminação será uma "calha" DIY de led, com 3 barras (1 azul, 1 branca, 1 com branco, azul e vermelho) com controlo via arduino
-estou a pensar usar apenas rocha morta uns 3 a 4kg (será que chega? )
-Estou a pensar usar água natural para o arranque e TPA's

Não irei ter sump, e estou a planear montar um sistema automático para reposição de água doce DIY.

Para o arranque:
-devo ter logo o escumador a funcionar?
-devo ter a calha toda a funcionar (tempo total ou reduzido) ou usar apenas a barra com as 3 cores de led e tempo reduzido?

Qualquer recomendação/alerta agradeço :-*

Mensagem 26/jun/2018, 18:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
boas bem vindo…

o escumador podias apostar num tunze 9001 ou 9004 mais recente ficavas melhor servido…

o areao depende do que queiras mas actualmente 1 cm a 2cm chega bem….

a iluminação também depende do que vais querer em termos de corais… ai é difícil te dizer se esta bom ou não pois não sei o que pretendes ter..

sim escumador a funcionar e luz podes colocar já a funcionar, as algas vao sempre aparecer….

Mensagem 27/jun/2018, 10:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade:
Localização: Alfena
Bruno muito obrigado pela opinião.

Esses escumadores têm muito bom aspecto, até ficariam bem melhor integrados no aquário, visto o mesmo ter "molduras" plásticas prestas em cima e em baixo, mas já tenho o aquamedic midiflotor por isso numa primeira fase lá terá que ser.

o areão é comprado ao kg por isso é na boa, mas 2 cm já fica como referência. :-bd

iluminação... pois... o eterno problema mas para já apenas penso ter moles (acho eu) , coisas fáceis de manter depois com a evolução ver...

Alem dos equipamentos, já referidos que penso ser o necessário, estou a pensar comprar o seguinte:
-testes (Amonia,ph,kh,nitritos,nitratos) estou a esquecer algum?
-refractometro salinidade
Será que me esqueço de alguma coisa?

O projecto será para arrancar lá para Agosto/Setembro se correr bem, por isso qualquer conselho será muito bem-vindo nesta fase

Mensagem 28/jun/2018, 05:59

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Filipe Nogueira Escreveu:
Bruno muito obrigado pela opinião.

Esses escumadores têm muito bom aspecto, até ficariam bem melhor integrados no aquário, visto o mesmo ter "molduras" plásticas prestas em cima e em baixo, mas já tenho o aquamedic midiflotor por isso numa primeira fase lá terá que ser.

o areão é comprado ao kg por isso é na boa, mas 2 cm já fica como referência. :-bd

iluminação... pois... o eterno problema mas para já apenas penso ter moles (acho eu) , coisas fáceis de manter depois com a evolução ver...

Alem dos equipamentos, já referidos que penso ser o necessário, estou a pensar comprar o seguinte:
-testes (Amonia,ph,kh,nitritos,nitratos) estou a esquecer algum?
-refractometro salinidade
Será que me esqueço de alguma coisa?

O projecto será para arrancar lá para Agosto/Setembro se correr bem, por isso qualquer conselho será muito bem-vindo nesta fase


Boas,
testes esquece amónia e nitritos ... não faz sentido!
Só os usarás no inicio do ciclo e depois ficam na prateleira!

Atenção que os midifloater (grandes escumadores já agora) precisam de uma altura mínima de água para funcionar e não sei se 32cm chegam. Tens que ver no google.

Eu pessoalmente para um aquário desse tamanho metia SUMP. Não precisa de ser caro ou XPTO. São dois furos pequenos no aquário, o PVC para uma coisa pequena é barato e uma caixa de plástico do IKEA serve perfeitmamente como SUMP. Com a vantagem que usas a bomba de retorno como circulação e está feito. Super clean.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/jun/2018, 09:45

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Filipe...

antes de mais se puderes dá uma lhada neste artigo, ajuda-te a esclarecer algumas duvidas.
viewtopic.php?f=4&t=3334&p=59064#p59064

Em relação ao teu nano com esses dimensões não faria sump a não ser por motivos estéticos como o Rui bem referiu. Mas pensa principalmente que ficando mais bonito e clean ganhas uns créditos com a patroa.

Sem sump e até sem escumador é possivel desde que faças as coisas com tempo e paciencia. Pensa também se é um aquario apenas para te iniciares e depois evoluires para algo maior, ou se é um aquario para manteres algum tempo assim ficas com as idéias mais arrumadas.

Se queres mesmo avançar o nano com escumador não uses esse... é inefeciente e muito grande, tens no mercado escumadores mais apropriados como os Tunze para nanos.

Mensagem 28/jun/2018, 10:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade:
Localização: Alfena
Obrigado a ambos!!
sei que o teste de amónia e nitritos apenas serão utilizados para o ciclo, mas lá está é menos um custo e apenas convém ter mais paciência e dar mais tempo :-bd

Furar o aquário está fora de questão, logo ter sump apenas com uma caixa de overflow e acho que a "patroa" não ia achar piada nenhuma... :-\

ainda bem que me alertaram para o facto da altura de água, estive a verificar e dizem ser entre 30 a 35cm o que pode ser curto... o que me leva a ponderar utilizar outro aquário de 120L mas com 1m mas tinha de ter aprovação :-ss
vi também que recomendam uma bomba de ar de 300l/h e a que estava a pensar apenas tem 110l/h

Bem de volta ao "estirador"

Mensagem 28/jun/2018, 18:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Filipe Nogueira Escreveu:
Obrigado a ambos!!
sei que o teste de amónia e nitritos apenas serão utilizados para o ciclo, mas lá está é menos um custo e apenas convém ter mais paciência e dar mais tempo :-bd

Furar o aquário está fora de questão, logo ter sump apenas com uma caixa de overflow e acho que a "patroa" não ia achar piada nenhuma... :-\

ainda bem que me alertaram para o facto da altura de água, estive a verificar e dizem ser entre 30 a 35cm o que pode ser curto... o que me leva a ponderar utilizar outro aquário de 120L mas com 1m mas tinha de ter aprovação :-ss
vi também que recomendam uma bomba de ar de 300l/h e a que estava a pensar apenas tem 110l/h

Bem de volta ao "estirador"



Olá,

Ao contrário de outras opiniões, acho que sobretudo o teste de amónia deve estar presente em qualquer aquário, mesmo que pouco ou nunca utilizado e sobretudo num nano pode ser imprescindível, pois um pico de amónia num aquário pequeno não é improvável e pode ser mortífero.

É mais um custo, mas pode ser um salva vidas; em alternativa podes/deves colocar um "amónia alert", que te avisa visualmente se houver algum problema; o custo é parecido ao teste e tem validade de um ano (acho).

Abraço e boa sorte; poupar em equipamento, não é poupar, é gastar duas vezes.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 29/jun/2018, 10:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade:
Localização: Alfena
Boas,
César obrigado pela indicação do "amónia alert", efectivamente estive a ver esses dísticos e não sabia que tinham uma validade tão grande. Efectivamente parece ser poupança no equipamento, mas é mais controlar os custos de arranque para não levar com uma nega definitiva para o projecto. O escumador já o tenho a cerca de 10 anos :ymdaydream: mas apenas agora com os pequenos a fazerem força é que parece que vou arrancar com o projecto.

Mensagem 29/jun/2018, 10:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Filipe Nogueira Escreveu:
Boas,
César obrigado pela indicação do "amónia alert", efectivamente estive a ver esses dísticos e não sabia que tinham uma validade tão grande. Efectivamente parece ser poupança no equipamento, mas é mais controlar os custos de arranque para não levar com uma nega definitiva para o projecto. O escumador já o tenho a cerca de 10 anos :ymdaydream: mas apenas agora com os pequenos a fazerem força é que parece que vou arrancar com o projecto.



podes sempre procurar nos classificados ou na net aparecem por vezes esses escumadores a bom preço… e la esta como dizem poupar em equipamento não é poupar é gastar duas vezes ou levar-te a desistir…

basta o equipamento nao ser o mais correcto e vais ter dissabores o que leva deixar em baixo e a nao ficar bonito o que pode levar a patroa a nao gostar... pensa nisso...
a minha sempre criticou tambem e começei com 90 litros ja vou com 500

Mensagem 06/jul/2018, 12:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade:
Localização: Alfena
Mais uma vez obrigado a todos!!

Bem após as recomendações vou optar por arrancar sem escumador e procurar nos classificados a ver o que aparece.
Mas vi os Bubble Magus QQ 1 ou 2 não seriam opções válidas?

Entretanto acho que arranjei uma bomba tunze nanostream 6015 para circulação.

Uma duvida:
-durante a ciclagem devo fazer TPA's? com que intervalo?

Mensagem 10/jul/2018, 10:43

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Os BBs são razoáveis, bomba tunze é do melhor.
Quando ás TPAs podes e deves ir fazendo durante o ciclo entre 10 a 30% do volume total. ;)

Mensagem 17/jul/2018, 17:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade:
Localização: Alfena
Obrigado Marco!!!
A ver se lá para Agosto/Setembro começo a arrancar com a coisa


Voltar para Novo no hobby