Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Inicio Projecto [Ajuda/Duvidas/Sugestões]

Inicio Projecto [Ajuda/Duvidas/Sugestões]

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 27
Idade: 28
Localização: São Félix da Marinha
Ora muito bom dia/tarde/noite :))

Eu e a minha namorada decidimos iniciar a "nossa" vida marinha, estive a pesquisar durante uns belos meses mas obtive muita informação diversificada, e deu para cruzar algumas ideias. Sei que ao inicio vamos cometer muitos erros x_x mas esperemos a ajuda dos mais experientes. Decidimos agua salgada por ter os peixes mais bonitos e também por vivemos perto do mar o que vai ajudar nas deslocações e mudas de agua.

Gostaríamos de ouvir opiniões/criticas/conselhos/sugestões e toda a ajuda fundamental para que tudo corra dentro da "normalidade" \:D/ Membros que tiverem duvidas podem também perguntar aqui que de certeza os mais entendedores na matéria irão ajudar :-c (Iremos actualizar ao máximo este tópico, pelo que pedimos ao máximo entreajuda na resposta e acompanhamento do projecto) :ar!

Dada a apresentação concluída vamos passar ao que realmente interessa. ;)

Aquisições:
(Funcionamento):

-Wave Riviera Basic 80 LED* (95L)
*Dimensões: 80cm x 32cm de largura x 45cm de altura.

- Termo-aquecedor Trópico 100W
- Filtro Externo EHEIM Classic 250 (a chegar), neste momento está instalado na foto Filtro interno Black box 100 (Já vinha com o aquário)
- Escumador Turboflotor 400, com a bomba AQ 1200
- Bomba de Circulação JVP-100A 2500L/h (a chegar)

Decoração:

- 4Kg Area Azul
- 1 Barco 50cm

Calma, não comecem a disparar %-(

Sei que errei na decoração, vou devolver o barco e colocar os 4Kg num aquário mais pequeno que irá servir de "hospital" A caminho está a vir 20Kg de Areia de Coral !

Neste momento o aquário encontra-se assim sem água:
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
Boas amigo e bem vindo a este mundo..
Antes de mais podias começar por ler este topico para ficares mais a par dos aquas salgados..
viewtopic.php?f=4&t=30

Tem outros mais que podes ir lendo depois deste..
Qualquer duvida depois fala aqui com o pessoal..
Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
Nao leves a mal amigo é so que quanto mais informacao em condições tiveres possivelmente correrá mt melhor a tua entrada nos salgados


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Boas bemvindo…

1ª pergunta
o que vais querer ter no aquario ?
2ª pergunta
a tampa esta no aquario ? se sim tira em agua salgada nao se usa tampas , pois ajuda nas trocas gasosas.
3ª pergunta
o que tens no filtro ? nao precisas do filtro para nada. o escumador é que faz a filtragem(escumação).


Grupo: Utilizadores Mensagens: 27
Idade: 28
Localização: São Félix da Marinha
Manuel pereira Escreveu:
Nao leves a mal amigo é so que quanto mais informacao em condições tiveres possivelmente correrá mt melhor a tua entrada nos salgados


Não levo a mal amigo, agradeço alias ! Qualquer ajuda/Critica é fundamental para nós ! pois irá nos ajudar imenso ! muito obrigado !


Grupo: Utilizadores Mensagens: 27
Idade: 28
Localização: São Félix da Marinha
Bruno Escaleira Escreveu:
Boas bemvindo…

1ª pergunta
o que vais querer ter no aquario ?
2ª pergunta
a tampa esta no aquario ? se sim tira em agua salgada nao se usa tampas , pois ajuda nas trocas gasosas.
3ª pergunta
o que tens no filtro ? nao precisas do filtro para nada. o escumador é que faz a filtragem(escumação).



1º Apenas peixes e rocha viva ! tentar ao máximo no inicio evitar colocar corais !

2º Sim, a tampa está no aquário, optamos assim por causa de termos um gato em casa :-s o próprio aquário já tras uns orifícios traseiros para respirar, e por cima tem uma tampa amovível de cerca de 5cm por 3cm que irá ficar sempre aberta.

3º São: 1x Esponja carvão activado + 1x Esponja filtrante fina Branca + 4x Esponja filtrante grossa azul. A mim disseram que era preciso, em 2 lojas que fui, e o que tenho estado a ler toda a gente diz que é preciso filtro + escumador. É um exagero ? Ou o filtro não irá ter nenhuma função ?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Olá Joel, bem vindo. Ao contrário do que muita gente diz (não me leves a mal amigo Bruno) eu considero que os filtros ajudam e muito. O problema é que têm de ter uma manutenção muito frequente, caso contrário só prejudicam, daí muita gente te dizer que os filtros não servem... No fim de umas semanas vem o desleixo e deixam de ajudar... Mas a prioridade é o escumador (se bem que há gente sem isso também, mas fica essa discussão para outras núpcias).

Penso que exageraste na areia. Tinha 20kg+- no meu aquário antigo de 300 litros e aquilo era mais de 1,5cm de altura de areia... para o teu é mesmo demais.

Não vais ter sump? Com o dinheiro do filtro externo e desse escumador mandavas fazer uma sump, furavas o aquário e compravas um escumador melhor em 2ª mão. E ainda punhas as matérias filtrantes na sump. Não divagando, se fosse a ti cancelava o filtro, comprava um overflow e metia um aquário de 10euros por baixo para fazer de sump. O meu primeiro aquário tinha 120lts e fiz erros semelhantes aos teus. Vamos melhorando e aprendendo em cada aquário que montamos, em cada conversa/ partilha de experiências. Neste fórum tens imensas pessoas experientes que te podem guiar e ajudar a meter o aquário como deve ser. Antes de comprares ou fazeres mais alguma coisa pergunta.

Se quiseres falar por telefone manda mp que digo-te o número.

Abraço e boa sorte


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
João Seguro Escreveu:
Olá Joel, bem vindo. Ao contrário do que muita gente diz (não me leves a mal amigo Bruno) eu considero que os filtros ajudam e muito. O problema é que têm de ter uma manutenção muito frequente, caso contrário só prejudicam, daí muita gente te dizer que os filtros não servem... No fim de umas semanas vem o desleixo e deixam de ajudar... Mas a prioridade é o escumador (se bem que há gente sem isso também, mas fica essa discussão para outras núpcias).

Penso que exageraste na areia. Tinha 20kg+- no meu aquário antigo de 300 litros e aquilo era mais de 1,5cm de altura de areia... para o teu é mesmo demais.

Não vais ter sump? Com o dinheiro do filtro externo e desse escumador mandavas fazer uma sump, furavas o aquário e compravas um escumador melhor em 2ª mão. E ainda punhas as matérias filtrantes na sump. Não divagando, se fosse a ti cancelava o filtro, comprava um overflow e metia um aquário de 10euros por baixo para fazer de sump. O meu primeiro aquário tinha 120lts e fiz erros semelhantes aos teus. Vamos melhorando e aprendendo em cada aquário que montamos, em cada conversa/ partilha de experiências. Neste fórum tens imensas pessoas experientes que te podem guiar e ajudar a meter o aquário como deve ser. Antes de comprares ou fazeres mais alguma coisa pergunta.

Se quiseres falar por telefone manda mp que digo-te o número.

Abraço e boa sorte


joao eu nao levo a mal, cada um tem o seu metodo e muito metodos funcionam, ha é que perceber qual o melhor para nos... ouvir varios e chegar a uma conclusão...
eu nao gosto dos filtros por isso mesmo é mais um local de porcaria a acumular e uma bomba a gastar energia.
se o aquario é so para peixes entao o filtro nao faz ali nada... a nao ser que seja para colocar siporax ou carvao...


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Joel,

parece-me que a tua aproximção ao mundo dos salgados não está a ser a mais correcta principalmente ao nivel dos equipamentos.
Não poupes nos equipamentos pois são a coluna cervical do teu sistema e vão-te absorver muitos dos erros que irão ocorrer naturalmente por ser o teu primeiro reef. Na minha opinião não deves colocar o filtro externo.

Dá importancia a um bom escumador, boa luz e boas bombas de circulação, por ai já tens meio caminho feito e no bom sentido.
Em relação á tampa não te aconcelho a usares, existem redes próprias para não deixar os peixes saltar nem os gatos entrar, ;) :D .

Boa sorte! ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá sê bem vindo...

... apenas mais um conselho: não entres mais nessas lojas.

Boa sorte
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 27
Idade: 28
Localização: São Félix da Marinha
João Seguro Escreveu:
Olá Joel, bem vindo. Ao contrário do que muita gente diz (não me leves a mal amigo Bruno) eu considero que os filtros ajudam e muito. O problema é que têm de ter uma manutenção muito frequente, caso contrário só prejudicam, daí muita gente te dizer que os filtros não servem... No fim de umas semanas vem o desleixo e deixam de ajudar... Mas a prioridade é o escumador (se bem que há gente sem isso também, mas fica essa discussão para outras núpcias).

Penso que exageraste na areia. Tinha 20kg+- no meu aquário antigo de 300 litros e aquilo era mais de 1,5cm de altura de areia... para o teu é mesmo demais.

Não vais ter sump? Com o dinheiro do filtro externo e desse escumador mandavas fazer uma sump, furavas o aquário e compravas um escumador melhor em 2ª mão. E ainda punhas as matérias filtrantes na sump. Não divagando, se fosse a ti cancelava o filtro, comprava um overflow e metia um aquário de 10euros por baixo para fazer de sump. O meu primeiro aquário tinha 120lts e fiz erros semelhantes aos teus. Vamos melhorando e aprendendo em cada aquário que montamos, em cada conversa/ partilha de experiências. Neste fórum tens imensas pessoas experientes que te podem guiar e ajudar a meter o aquário como deve ser. Antes de comprares ou fazeres mais alguma coisa pergunta.

Se quiseres falar por telefone manda mp que digo-te o número.

Abraço e boa sorte


Boas, obrigado pelo excelente texto construtivo !

1º Relativamente ao filtro foi o que li na maior parte dos filtros, faz sempre bem desde que tenhas uma manutenção regular.
2º 20 Kg foi a embalagem :)) Não vou colocar tudo como é obvio :D Estou a pensar fazer 2 cm de altura a frente e no máximo 3 atrás, o que achas ?
3º O problema é que o espaço é reduzido, só cabe mesmo filtro externo.
4º Muito obrigado pelas dicas e pela ajuda ! Aguardo resposta, vou deixar o meu nr por msg.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 27
Idade: 28
Localização: São Félix da Marinha
Marco Madeira Escreveu:
Olá Joel,

parece-me que a tua aproximção ao mundo dos salgados não está a ser a mais correcta principalmente ao nivel dos equipamentos.
Não poupes nos equipamentos pois são a coluna cervical do teu sistema e vão-te absorver muitos dos erros que irão ocorrer naturalmente por ser o teu primeiro reef. Na minha opinião não deves colocar o filtro externo.

Dá importancia a um bom escumador, boa luz e boas bombas de circulação, por ai já tens meio caminho feito e no bom sentido.
Em relação á tampa não te aconcelho a usares, existem redes próprias para não deixar os peixes saltar nem os gatos entrar, ;) :D .

Boa sorte! ;)


Olá Marco, agradecemos a sua resposta, "ainda bem" que estou a cometer estes "erros" no inicio sem ainda colocar peixes ! Pelo que já li, muitas pessoas só corrigiram os erros depois dos peixes falecerem .... :-s

Em relação a tampa, é mesmo só por causa do gato (sexta tiro umas fotos para veres se os respiros são suficientes)... consegues aconselhar alguma loja online que venda ?

Relativamente as bombas penso que o valor correto seja 20x o volume do aquário, ao seja uma bomba de 2500l/h acho que é suficiente para um aquário com 95lts que achas ?

Obrigado e aguardo resposta ;)


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Joel..., penso que o Fragario do Norte vende essas proteções para colocar por cima do aqua. Ve no site deles ou liga para lá.

Estás a falar da circulação interna do aqua? Existe uma regra tipo "mito urbano" que esta deve andar á volta das 20x a 30x a litragem do aqua mas tudo depende do tipo de aquário que queres ter e quais os organismos que queres manter.
Mas diria que sim... 20x é uma boa circulação para começares, depois verificas se precisas de mais uma bomba ou não mas não me parece. se ainda não tiveres a bomba era preferivel colocares duas... uma de cada lado de 1500L/h, assim a circulação fica diferente e com mais opções de diversidade.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 27
Idade: 28
Localização: São Félix da Marinha
Marco Madeira Escreveu:
Olá Joel..., penso que o Fragario do Norte vende essas proteções para colocar por cima do aqua. Ve no site deles ou liga para lá.


Ok vou investigar obrigado ! :ymhug:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 27
Idade: 28
Localização: São Félix da Marinha
Ora boas, estamos de volta tal como prometido !  :))

  • Semana 3:  

Equipamento:

- Filtro Externo: EHEIM Classic 250
- Ecumador: EHEIM skim 350 
- Bomba de Circulação: JVP-100A 2500L/h (a chegar)
- Iluminação: Barra de 15 LED´s 8.500K
- Termo-aquecedor Trópico 100W



Decoração:

- 10Kg Areia de Coral
- 2 conchas do mar


Opiniões/criticas/conselhos/sugestões​​​​​​​ para este setup e o que ainda falta ? 

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade:
Localização: Alfena
vais colocar algum fundo?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 27
Idade: 28
Localização: São Félix da Marinha
Filipe Nogueira Escreveu:
vais colocar algum fundo?


Tipo aqueles traseiros com imagem ? Em principio sim para nao se notar os cabos/fios, acho que fica feio como esta agora


Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade:
Localização: Alfena
Sim, mas no caso estava a pensar apenas em cores solidas


Grupo: Utilizadores Mensagens: 27
Idade: 28
Localização: São Félix da Marinha
Filipe Nogueira Escreveu:
Sim, mas no caso estava a pensar apenas em cores solidas


Ou entao algo que seja muito simples ! como por exemplo um fundo azul com algumas "pedrinhas" desenhadas :))


Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
normalmente todo o mundo mete fundo pretos/azuis/brancos sem padrões. A beleza nestes aquários está na vida que eles têm e não na fotografia que colocamos na traseira ;)

Próximo

Voltar para Novo no hobby