Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros The Re(ef)turn...

The Re(ef)turn...

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 09/Oct/2018, 00:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 45
Localização: Chippenham, UK

Boas,

Passados 10 anos após ter feito uma pausa no hobby, vou voltar ao vício... :D Pois é, este vício nunca morre, pode ficar dormente, mas nunca morre! :)

Após pensar e ter discutido umas ideias com o meu amigo (de longa data destas andanças) João Ramos, decidi "investir" num setup algo diferente do originalmente pensado... E em toda a honestidade algo diferente do que discuti com ele... 8-}

Inicialmente tinha pensado num setup de 120x50x50 cm mas depois de ter falado com o João e ele me ter lembrado que o antigo aquário dele tinha 150 de comprimento, decidi optar por um aqua de 150. Depois de falar com ele também (apesar dele não usar Balling) decidi experimentar o Balling, há 10 anos quando parei tinha um Deltec PF601S como reator de cálcio e usava Kalk, por isso vamos ver como corre...

Em termos de corais o plano é colocar primeiramente SPS' i.e. Acroporas, Montiporas, Seriatoporas e Stylophoras... Talvez uns zoantos no fundo, uma anémona (em zona de pouca circulação) e uma ou duas Euphyllias...

Peixes, 1 ou dois Zebrasomas, um Hepatus, Wrasses, Blennies, etc.. No entanto não planeio colocar muitos peixes...


Assim sendo aqui está o setup (actualizado a 29/12/2018):

D-D Reef-Pro 1500 in Gloss White - 1500 x 600 x 560
Sump D-D 930 x 460 x 386
Circulação 2x VorTech Quiet Drive QD MP40w Propeller Pump + 2x All Pond Solutions 8k lph Reef Crest Wave Makers
Retorno - TMC Reef Pump 12000 DC
Iluminação - 3 x EcoTech Radion XR15w G4 Pro + 2 x EcoTech Radion XR15FW G3
Escumador - Skimz SM201 Monzter
Aquecimento - 2 x 300W Heaters
Seneye Reef para controlo de Ph, Temp e Nh3
UV All Pond Solutions 55W
Osmose Membrane 2x 300GPD/1135Lt/d
Reposicao: Smart ATO
Reactor com Nutrifix NP Bio Pellets 1000ml
Reator com Rowa Phos
Refugio com Caribsea Mineral Mud 2 Gallon + Chaeto/Caulerpa
NICREW Super Bright LED
Scrubber de Co2 com intake da rua e ligado ao Escumador

Full Balling:
Jebao Jecod DP-4 + Jebao Jecod DP-4 Dose Slave (8 canais)
Cálcio + Bicarbonato + NaCl + Magnésio (food grade)
Fauna Marin Trace Elements
Fauna Marin Color Elements


Aquascape:
Dried Reef Plates 10Kg
Live Rock 10Kg
Pukani Rock 10Kg
1-2 cms de Red Sea Live Reef Base Reef Pink

O Ciclo foi feito com Dr Tim's One and Only + Ammonia com sucesso!

Abraços,
Jose Francisco.
Editado pela última vez por Jose Francisco Duarte em 29/dez/2018, 21:49, num total de 2 vezes.

Mensagem 12/Oct/2018, 19:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 45
Localização: Chippenham, UK

Parece Natal!!!

A maioria do equipamento chegou hoje... á excepcao do aquário e de uma das Radion's.

Infelizmente depois de pagar o aquário (com a indicacao de entrega imediata) a loja informou-me "pedimos desculpa mas a estimativa para entrega é dia 20!)... De qualquer forma como neste hobby a maior qualidade é paciencia, nao me vou queixar! =))

E na realidade a rocha já está a ciclar há uma semana!!! :D

Imagem


Imagem

Mensagem 19/Oct/2018, 09:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Bom dia,

Isso é que é começar com tudo bem pensado! O grande dia é amanhã. Boa sorte para a montagem.

Ficamos a aguarda novidades :D

Mensagem 20/Oct/2018, 22:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 45
Localização: Chippenham, UK

João Seguro Escreveu:
Bom dia,

Isso é que é começar com tudo bem pensado! O grande dia é amanhã. Boa sorte para a montagem.

Ficamos a aguarda novidades :D


:D Obrigado... E sim entregaram o bicho (ontem :D ), por isso passei o fim do dia, noite e o dia de hoje com a montagem!

Comecei pela tubagem e apesar de alguns "incidentes", acabou por ficar aceitável... Digo aceitável pois coloquei uma saída de água para TPA's á esquerda e deveria ter ficado á direita, enfim nada de grave!

A sump que vem com este aquário vem com um depósito para água de osmose, no entanto eu decidi que seria um refugio. Comprei uma broca de 42mm para vidro e uma ventosa guia, para minha surpresa foi mais fácil que furar uma parede! Sem dramas e limpinho!

Imagem


Imagem


Foram umas horas bem passadas entretido com a tubagem, de seguida foi a areia, rocha, agua, equipamento e ficou quase tudo montado, com a exceção de algumas pequenas coisas, e.g. umas das Radion não foi entregue assim que chegar monto-a, tenho que ligar a UV e as bombas doseadoras, assim como ver se resolvo um problema que tenho no Seneye SWS, basicamente não gosta do router da BT e estranhamente apesar de ligar aos servidores da Seneye não abre a página local. A cablagem também é para refinar... Algo para me entreter!

Imagem


No final até nem ficou muito mau... :ymblushing:

Imagem


Imagem

Mensagem 21/Oct/2018, 22:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 45
Localização: Chippenham, UK

Hoje um pouco de "tidy up"... UV ligada, mais meio litro de pellets no reactor, bombas doseadoras calibradas e uns toques no scape...

O que acham?

Imagem


Imagem

Mensagem 27/Oct/2018, 20:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 45
Localização: Chippenham, UK

O refúgio está agora operacional, mas amanha vou colocar iluminação adicional com o intuito de maximizar o uptake de nutrientes pela Caulerpa e Chaeto...

Imagem


Também fiz algumas adiçoes... :D


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Agora vou ter que esperar que as bactérias se adaptem á nova carga biológica. As próximas adiçoes, corais...

Mensagem 26/nov/2018, 00:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 45
Localização: Chippenham, UK

Passados mais de um mês do início da montagem o aquário parece estar no bom caminho...

Algas, cyano e afins zero ou muito controlado (nos vidros e muito muito pouco nas rochas), uma acropora e as montiporas cresceram notavelmente... Em resumo estou (até agora) satisfeito com a evolução. :D

Agora, não estou é tão satisfeito com os meus dotes de fotografo, mas aqui ficam algumas fotos:

Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Parâmetros de hoje:

Kh - 9.8
Ph - 8.1
Cálcio - 445
Magnésio - 1540
NO3 - <4 ppm
PO - 0.68 ppm

Vou reduzir a dosagem diária de magnésio pois quero baixar ligeiramente abaixo dos 1500... Os nitratos não estão a zeros mas não me preocupam muito, já os fosfatos... Adicionei meio litro de Rowa Phos ao reator de fosfatos que já tinha 1 litro de há 3 semanas para cá, também reduzi o fluxo...

Não faço ideia do que possa estar a produzir tantos fosfatos, a não ser a rocha e o areão a libertar fosfatos? Pois não dou comida por aí alem... Ideias?

Enfim, espero que a adição de Rowa e a redução de fluxo produzam resultados...

Abraços.

Mensagem 26/nov/2018, 15:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá boa tarde,

Que rocha usaste? Viva, morta? Que tratamento lhe deste?



Ainda tenho no meu aquário, uma acropora e euphyllias que te comprei quando desmontaste o aquário em 2007; pensei que tinhas ido para Espanha.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 26/nov/2018, 21:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 45
Localização: Chippenham, UK

César Silvério Escreveu:
Olá boa tarde,

Que rocha usaste? Viva, morta? Que tratamento lhe deste?



Ainda tenho no meu aquário, uma acropora e euphyllias que te comprei quando desmontaste o aquário em 2007; pensei que tinhas ido para Espanha.

Abraço


Boas César,

Fico bastante contente por saber que ainda tens os corais! Imagino que tenham crescido substancialmente! :D

Não, eu estou em Inglaterra... Nunca estive a viver em Espanha, foi sempre cá! :)

A rocha, foi um misto, i.e. 18kg de Marco Rock/Pukani + 20kg de Reef Plates + 10kg de Rocha Viva. Eu curei a rocha durante cerca de um mês em água salgada usando Dr Tim "one and only" e a amónia Dr Tim. Já pensei que os fosfatos fossem provenientes das rochas, mas vai ser difícil provar ser da rocha...

Hoje fiz um teste aos fosfatos e com a adição de mais Rowa Phos ontem e a redução do fluxo no reator os fosfatos no aquário desceram para os 0.32ppm... A ver vamos lá para o fim de semana!

Abraço e tudo de bom...

Editado:

Já reparei que o teu aqua está brutal... Muito bom! Parabéns... :D

Mensagem 27/nov/2018, 13:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá

Pois, essa rocha de Pukani costuma trazer muitos fosfatos e normalmente precisa de ser tratada em relação aos fosfatos, mas se estão a baixar, o assunto vai resolver-se.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 16/dez/2018, 22:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 45
Localização: Chippenham, UK

Acho que comeco a ganhar a guerra aos fosfatos... :D Usei Cloreto de Lantanio duas vezes e aparentemente os fosfatos estao agora consistentemente em níveis baixos (a ver se assim continuam).

Há duas semanas introduzi os últimos corais até agora e aproveitei para fazer umas remodelacoes, retirei alguma rocha que em minha opiniao estava a mais. Acho que deu um ar mais natural.

De qualquer forma, desde que montei, nao tive grandes problemas com algas, ciano, etc..

Aqui ficam 2 fotos...



Imagem


Imagem


Ab :ymhug:

Mensagem 17/dez/2018, 17:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 45
Localização: Chippenham, UK

Hoje aproveitei as férias para tirar algumas fotos com a máquina fotográfica... Fazer testes, limpar os reatores, etc..

Acho que os parâmetros não estão mal (apesar da Alcalinidade estar um bocado alta)...

Ph - 8.02
dKh - 9.8
Ca - 425
Mg - 1450
NO3 >0.25 ppm
PO4 > 0.01 ppm

Quero ver se melhoro as cores, neste momento uso Baling com Red Sea Color Trace para os trace elements, estou a pensar mudar para Fauna Marin. Opiniões?

Aqui ficam as fotos de hoje:

Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem

Imagem


Imagem


Imagem

Mensagem 17/dez/2018, 17:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá boa tarde,

O aquário parece no bom caminho, mas eu baixaria um pouco o Kh; agora ao que parece, há melhores resultados, a nível das cores com o Kh mais próximo da água natural (7).

Abraço e boas festas
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 17/dez/2018, 21:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 45
Localização: Chippenham, UK

César Silvério Escreveu:
Olá boa tarde,

O aquário parece no bom caminho, mas eu baixaria um pouco o Kh; agora ao que parece, há melhores resultados, a nível das cores com o Kh mais próximo da água natural (7).

Abraço e boas festas


Boas César,

Obrigado, ainda não sou perito no Baling mas ou muito me engano ou vou ter que baixar o Ca uma vez que caso baixe so o Bicarbonato vou criar um desequilíbrio...

Em todo o caso já baixei o Ca e o Bicarbonato 1ppm por dia, quando estiver á volta dos 400ppm a ver se estabilizo.

De qualquer forma obrigado pela sugestão - vou colocando updates!

Abraços e boas festas...

Mensagem 18/dez/2018, 11:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Jose Francisco Duarte Escreveu:
César Silvério Escreveu:
Olá boa tarde,

O aquário parece no bom caminho, mas eu baixaria um pouco o Kh; agora ao que parece, há melhores resultados, a nível das cores com o Kh mais próximo da água natural (7).

Abraço e boas festas


Boas César,

Obrigado, ainda não sou perito no Baling mas ou muito me engano ou vou ter que baixar o Ca uma vez que caso baixe so o Bicarbonato vou criar um desequilíbrio...

Em todo o caso já baixei o Ca e o Bicarbonato 1ppm por dia, quando estiver á volta dos 400ppm a ver se estabilizo.

De qualquer forma obrigado pela sugestão - vou colocando updates!

Abraços e boas festas...



Olá

Pois é isso, ir descendo devagar; valores proximos de 7 para o Kh, 400/410 para o Ca e 1300 para o Mg, parecem funcionar melhor para as cores em ambientes de baixos nutrientes.
O potássio também parece importante e valores entre 380 e 400, são o ponto de referência.

A aquariofilia mudou alguns conceitos durante os últimos anos.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 18/dez/2018, 19:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 45
Localização: Chippenham, UK

César Silvério Escreveu:

Olá

Pois é isso, ir descendo devagar; valores proximos de 7 para o Kh, 400/410 para o Ca e 1300 para o Mg, parecem funcionar melhor para as cores em ambientes de baixos nutrientes.
O potássio também parece importante e valores entre 380 e 400, são o ponto de referência.

A aquariofilia mudou alguns conceitos durante os últimos anos.

Abraço


Boas,

Sim concordo, mudou imenso diria! Quando comecei a pausa no hobbie, usavam-se HQIs e as T5 estava a massificar, eram DSBs, eram toneladas de RV, eram ciclos de meses, eram as algas e as ciano que eram quase obrigatórias, etc..

Hoje, ciclos em semanas com produtos como o Dr. Tim's One and Only, LEDs, pouca rocha e pouca areia, e mais interessante é que as algas e as ciano se tivermos uma estratégia solida (por e.g. carbon dosing, GFO, TPAs, etc.) não são necessariamente um mal necessário!

Curiosamente, ainda hoje estava a falar com um amigo e a dizer isto mesmo! :)

Ate agora ainda não tive algas nem outros problemas de maior, o ciclo foi rápido e os corais apesar de querer melhorar as cores, parecem estar a crescer... Como as coisas mudaram e eu ainda tenho muito que aprender (e re-aprender)! :)

Sim vou reduzir os valores desses parâmetros, também comecei hoje a adicionar os trace elements da Tropic Marin (como eles sugerem, i.e. o 1 e o 2 com o cálcio e o 3 com o Bicarbonato)... A ver vamos, vou colocando updates!



Abraços

Mensagem 19/dez/2018, 13:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá

Eu uso para além do suplementos do balling, os Color da F.Marin, mas apenas o red e o blue, pois é preciso ter cuidado com o verde pois, faz aparecer muitas algas.


Já fizeste uma análise ICP do Triton? Provavelmente está na altura de começar a investir nisso; eu controlo de 3 em 3 meses.

Boas festas
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 19/dez/2018, 18:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 45
Localização: Chippenham, UK

César Silvério Escreveu:
Olá

Eu uso para além do suplementos do balling, os Color da F.Marin, mas apenas o red e o blue, pois é preciso ter cuidado com o verde pois, faz aparecer muitas algas.


Já fizeste uma análise ICP do Triton? Provavelmente está na altura de começar a investir nisso; eu controlo de 3 em 3 meses.

Boas festas


Boas,

Estava precisamente a pensar em fazer analises com recurso a um ICP e repetir dentro de 1 mes.

Curiosamente a minha mulher na altura em que tive o meu último aquario (ha 10 anos) trabalhava num laboratório de análises quimicas e fazia ela própria análises com recurso a um ICP, sempre pensei que pudessemos usar o ICP para nos ajudar no hobbie, na altura era impossivel devido ao custo! Quando vi as análises com recurso ao ICP disponíveis para o hobbie a precos rasoáveis, pensei WOW o hobbie evoluiu de facto!

Vou ver se compro um teste e enviar, mas estou a pensar que agora com o Natal e ano novo o laboratório pode estar parado... Vou ver, mas nao passa do inicio de Janeiro.

Entretanto andei a fazer alguma pesquisa e encontrei um video excelente sobre como acelerar (ou travar) o crescimento dos corais:


https://youtu.be/fBktpJ3umAs



Aparentemente, luz qb, bastante fluxo e dKH alto são chave (apesar de que um dKH alto pode trazer problemas)!


Obrigado pela sugestao e abracos!! :-bd

Mensagem 23/dez/2018, 16:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 45
Localização: Chippenham, UK

Fotos tiradas ontem com o telemóvel... :) Acho que dá para ver o progresso nestes últimos dois meses...

Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Ainda é cedo para cantar vitória, mas quem disse que os aquários de recife tinham de ter um ciclo de 3-6 meses, acho que estava enganado! ;)

Agora é deixar crescer, ir fazendo TPA's, etc..

Mensagem 23/dez/2018, 18:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 139
Idade: 46
Localização: Cascais
Muito bom aspecto..

Parabéns


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros