Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Aqua Mangue - (ver. 6)

Aqua Mangue - (ver. 6)

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 11/nov/2019, 16:38

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Update...
Já apareceu uma folha nova num dos mangues, é porque estão a gostar.

Imagem

Layout do aqua visto a partir do vidro lateral com luz do dia.
Uma das Favites que tinha deixado no João Tomás já voltou á base.

Imagem

Layout e stombus.

Imagem

Mensagem 12/dez/2019, 12:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
e new por estes lados ?

Mensagem 16/dez/2019, 09:46

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Bruno,
tudo a correr muito bem. O ciclo já terminou e passei a fase das algas sem nenhum problema. Agora já está a ficar cheio de alga coralina e comecei a acrescentar os primeiros frags. Peixes apenas mais tarde.

A ver se coloco fotos... ;)

Mensagem 23/dez/2019, 13:28

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Actualização...
Até agora não senti falta do escumador. O ciclo acabou, adicionei os primeiros corais e vamos lá ver como aguentam daqui para a frente.
KH a 7 e TPAs de 10% semana com limpeza do refugio. ;)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem 23/dez/2019, 16:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
nice..

alem dos mangues no layout , que algas tens no refugio ?

as tpas são agua natural ou salinada ?

Mensagem 26/dez/2019, 09:36

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Bruno,
tenho caulerpa e chaeto no refugio.
Água natural..., conta-se pelos dedos quantas vezes usei salinada em 21 anos de salgados.
Abr

Mensagem 30/dez/2019, 18:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade: 44
Localização: Loures / Infantado
Grande Marco, não tenho dúvidas que vai ficar um espectáculo :ymapplause:
Depois de um interregno, também voltei a encher um aquário... mas no meu caso, desta vez o menor de todos, com apenas 30L :D

Abraço

Mensagem 09/jan/2020, 12:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 38
Localização: Queluz
Olá Marco,

Está a ficar qualquer coisa!

Deixei esta paixão de parte, mas está na hora de retomar e qual não é o meu espanto... mais um aqua teu daqueles com futuro...

Está na hora de eu voltar a dar uso ao Aquamedic Midiflotor ;)

Grande Abraço

Mensagem 09/jan/2020, 14:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 15
Idade:
Localização: mira de aire
Parabéns.. Belo aquário,fora da caixa.são os meus preferidos assim baixos.. [GRINNING FACE WITH SMILING EYES]Aparentemente os corais estão a gostar..
Vou seguindo a evolução..

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk

Mensagem 09/jan/2020, 17:18

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Luis Rosa Escreveu:
Olá Marco,

Está a ficar qualquer coisa!

Deixei esta paixão de parte, mas está na hora de retomar e qual não é o meu espanto... mais um aqua teu daqueles com futuro...

Está na hora de eu voltar a dar uso ao Aquamedic Midiflotor ;)

Grande Abraço


Força Luis!, um abraço. ;)


lluisamarelo Escreveu:
Parabéns.. Belo aquário,fora da caixa.são os meus preferidos assim baixos.. [GRINNING FACE WITH SMILING EYES]Aparentemente os corais estão a gostar..
Vou seguindo a evolução..

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk


Obrigado! ;)

Mensagem 13/jan/2020, 15:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Olá Marco,

Em primeiro lugar, obrigado pela utilização do fórum para a partilha do teu projecto! Concordo em absoluto que é impossível de seguir seja o que for em grupos de WhatsApp e/ou Facebook. Espero que esta tua iniciativa contribua para a dinamização deste belíssimo espaço que é o Recife.pt.
Fico feliz por tornar a ver um tópico teu. Sigo os teus tópicos e artigos desde o ReefForum. Foi sempre uma inspiração. Finalmente depois de tantos anos de estudo, estou finalmente a preparar a montagem do meu 1º Reef.
Resumindo, muitos parabéns por mais um magnifico projecto!
Tenho algumas perguntas...
Porque a escolha de tão pequena altura do aquário? Presumo que esteja relacionado com a colocação dos mangues directamente no aquário...
Qual o diâmetro dos furos da coluna e das tubagens utilizadas? Este ponto é algo que ainda não consegui chegar a uma conclusão para a alteração do meu aquário.
Qual o teu método da utilização de água natural (do mar). Usas directamente ou aplicas alguma filtragem? Qual?

Obrigado e mais uma vez, os meus parabéns por mais uma excelente montagem!

Abraço,
Bruno Silva.

Mensagem 15/jan/2020, 10:17

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Bruno.
Obrigado pelos teus comentários. De facto, é uma pena os foruns em geral e este em particular, deixarem de ser um espaço onde partilhar informação e experiências valiosas que ficam perdidas de outra maneira.
Em relação a este aquário, a altura foi devido aos mangues e também para explorar melhor a relação Watts por litro. Gosto muito das Kessil, já é o terceiro aquário onde as uso e nunca as usei sozinhas. Neste aquário vão estar sozinhas e como não são muito dada a aquarios altos (se quiseres ter sps) resolvi nao fazer um aqua tão alto para tirar mais rendimento delas. Por outro lado queria facilitar a manutenção e ter sempre tudo a jeito, ao contrário dos anteriores que foram sempre altos.

Neste aquario tenho 2 furos de 32 na descida e 1 de 25 no retorno, chega para este aquário.
Em relação à agua natural. Ao longo destes anos raramente a filtrei. Apenas quando noto que vem com muitas algas/detritos suspensos. Passo por um filterbag ou por uns "collants" velhos da Maria.

Qualquer duvida apita.
Abr.

Mensagem 15/jan/2020, 10:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 15
Idade:
Localização: mira de aire
Bom dia.. Ainda estes dias tive essa dúvida.. Água natural.. Sempre me perguntei se toda a gente a filtrava ou também a usavam diretamente como vem.
Alguma vez tiveste algum problema com alguma alga ou outra praga devido a água não passada por nenhum tipo de filtro?
Obrigado.

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk

Mensagem 15/jan/2020, 11:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Marco Madeira Escreveu:
Olá Bruno.
Obrogado pelos teus comentários. De facto, é uma pena os foruns em geral e este em particular, deixarem de ser um espaço onde partilhar informação e experiências valiosas que ficam perdidas de outra maneira.
Em relação a este aquário, a altura foi devido aos mangues e também para explorar melhor a relação Watts por litro. Gosto muito das Kessil, já é o terceiro aquário onde as uso e nunca as usei sozinhas. Neste aquário vão estar sozinhas e como não são muito dada a aquarios altos (se quiseres ter sps) resolvi nao fazer um aqua tão alto para tirar mais rendimento delas. Por outro lado queria facilitar a manutenção e ter sempre tudo a jeito, ao contrário dos anteriores que foram sempre altos.

Neste aquario tenho 2 furos de 32 na descida e 1 de 25 no retorno, chega para este aquário.
Em relação à agua natural. Ao longo destes anos raramente a filtrei. Apenas quando noto que vem com muitas algas/detritos suspensos. Passo por um filterbag ou por uns "collants" velhos da Maria.

Qualquer duvida apita.
Abr.


Olá Marco,

Muito obrigado pela tua resposta. De facto está bem pensado esse aproveitamento das Kessil.
Vou continuar a acompanhar este tópico com muita atenção.

Abraço e obrigado,
Bruno Silva.

Mensagem 27/jan/2020, 15:19

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Aqua continua muito bem. Algas nem ve-las, o aqua está muito equilibrado e a falta de predadores fez aumentar bastante a micro vida no aqua, a bicharada é imensa.
Este fim de semana e após 3 meses de ciclo, acrescentei os primeiros peixes e 2 camarões. Um peixe folha e dois seticaudatas para controle das aptasias (já apareceream algumas) e 2 donzelas Pomacentrus alleni.
Os corais parecem estar habituados e os sps já começaram a ganhar bases de crescimento ;).
Depois coloco fotos.

Mensagem 27/jan/2020, 15:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Olá Marco,

Ainda bem que está tudo a correr bem! Excepção às Aptasias, claro!
Vieram nalgum frag?

Uma vez que referes que só ao fim de 3 meses começas a colocar Fauna, mas já tens corais, lembrou-me da teoria do Jake Adams de que corais não precisam de um aquário ciclado. Subscreves, Subscreves MAS, ou não subscreves de todo. Porquê?

Abraço!

Mensagem 27/jan/2020, 16:41

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Subescrevo sim senhora... corais logo que possivel. Peixes o mais tarde possivel..., curioso que estava a ter uma conversa no grupo de whatsapp do Fragario do Norte sobre isso ainda á pouco.
Já o Eric Bonerman defendia isso no livro "Corals", um livro antigo dos anos 90.

Vou fazer copy paste do que lá tinha escrito...

Na minha opinião quato mais tempo esperarem a até colocar o primeiro peixe melhor para o sistema a longo prazo. Ciclo mais equilibrado, menos chatices, menos algas, menos doenças iniciais e menos predação precoce de microvida do sistema o que origina um aquario bem mais estável a longo prazo. Quando comecei á muito tempo atrás conheci um tipo que chegou a ciclar o aquário por 6 meses até colocar o primeiro peixe lá dentro. Na altura não percebi bem o que ele tentava fazer/replicar..., apenas me recomendava ler e ter paciencia. Depois com a experiencia que obtive e depois de varias montagens hoje sei muito bem o que ele estava a tentar fazer. Por mais produtos e atalhos que tentem fazer não há nada como respeitar o tempo da natureza. Não há formulas exactas na aquariofilia, longe disso, mas certamente estarão mais perto de ter um aquário mais equilibrado e mais estável se souberem esperar que as coisas acontecam devagar, com paciencia e ao passo da natureza. Por outro lado, parece-me muito melhor um peixe entrar num aquário já com corais, com micro e macrovida, com macroalgas... com um minimo de "natureza e naturalidade" de maneira a que sintam menos stress e se ambientem muito melhor ao novo sistema. Os peixes deveriam ser, em minha opinião claro, sempre os ultimos organismos a entrar num aquário e com tempo e observação atenta entre adições para evitar males maiores.

...é esta a minha opinião ;) .

Mensagem 27/jan/2020, 16:45

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Bruno Miguel Silva Escreveu:
Olá Marco,
Ainda bem que está tudo a correr bem! Excepção às Aptasias, claro!
Vieram nalgum frag?
Abraço!


Vieram nas raizes dos mangues..., mas a bem ou a mal já vão levar tratamento! ;)

Mensagem 27/jan/2020, 17:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Marco Madeira Escreveu:
Subescrevo sim senhora... corais logo que possivel. Peixes o mais tarde possivel..., curioso que estava a ter uma conversa no grupo de whatsapp do Fragario do Norte sobre isso ainda á pouco.
Já o Eric Bonerman defendia isso no livro "Corals", um livro antigo dos anos 90.

Vou fazer copy paste do que lá tinha escrito...

Na minha opinião (...)



Eu estou lá o grupo e li a tua intervenção. Concordo em absoluto contigo.
Quanto à afirmação do Jake Adams, não fazia ideia e achei curioso. Quis perceber o feeling por cá. Mas enches o aquário e começas logo a pôr corais, ou esperas uns dias?

Abraço e obrigado!

Mensagem 27/jan/2020, 17:54

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Depende dos corais... aqueles menos menos exigentes podes colocar logo, nomeadamente moles e lps (a maior parte). Sps faceis, assim que tenhas o ciclo completo de luz feito (para quem o faz).

Quanto aos sps mais exigentes tens de ter o aquário já em outro patamar de equilibrio quimico e equilibrio/estabilidade de nutrientes já que são mais permeáveis a flutuações rápidas tipicas de um aquério novo.

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros