Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 06/jan/2013, 19:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Melhor relato da ida ao norte era impossível ;)

Foi um excelente dia que se propocionou, obrigado a todos!

Rui, em relação ao coral, nao sei o nome, ainda comentamos ser uma carduus mas o Mota disse que não e que era um coral que ele tinha no aquario principal, não me lembro é do nome!!
Mostra umas fotos com as luzes ligadas ;)

Mensagem 06/jan/2013, 21:13

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Excelente convívio!!!
Pessoal 20 estrelas!!!
Comida da boa!!!
Variedade de Corais!
Grande anfitrião!!!

Resumo: um dia bem passado e para se repetir... :ymhug:

Mensagem 07/jan/2013, 00:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

Na altura do último jantar, não levantei a questão do porquê de após conversa com o 'Ricardo Prata', pensares em mudar o nome ao projecto... 'Ricordea Dream' ... Após ver as fotos dos 'pinocos' que adquiriste, está explicado!

De facto, tens o aquário estruturado para qualquer tipo de coral. Mas... assim, onde 'fica' a essência do 'Ricordea Dream'? Se é que me percebes...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 07/jan/2013, 01:02

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Estava a ver que não aparecia nada sobre a viagem...

Muito fixe a vossa iniciativa e certamente a repetir pois o grupo estava muito bem disposto.

A convite do Prata também estive presente e dei o tempo como muito bem empregue pois para além de poder trocar umas ideias sobre o vicio também deu para dar umas boas gargalhadas!
Gostei bastante das pecas que escolheram em especial daquela que não sabes o nome pois teve para ser acropora PEdro Torres! =))
Na boa, trouxe a irmã que estava perto, espero sinceramente que todos tenham muita sorte com os corais que escolheram!

Prata, quero ver fotos disso!

Marco, manda lá fotos também para vermos esses rosas!

Fica prometida uma visita a Lisboa para visitar os vossos aquas assim que arranjar companheiros de viagem!

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 07/jan/2013, 02:56

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Pedro :D ,

Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite

Na altura do último jantar, não levantei a questão do porquê de após conversa com o 'Ricardo Prata', pensares em mudar o nome ao projecto... 'Ricordea Dream' ... Após ver as fotos dos 'pinocos' que adquiriste, está explicado!

De facto, tens o aquário estruturado para qualquer tipo de coral. Mas... assim, onde 'fica' a essência do 'Ricordea Dream'? Se é que me percebes...

Abraço
Pedro Ferrer


O projecto Ricordea Dream tem duas vertentes. Inicialmente começou por ser uma demanda. Na prática com alguns problemas financeiros e sem querer desistir do hobby comecei a busca de modo a poder manter um aquário de recife com o menor custo possível. Consegui manter um aquário de 2.46*0.60*0.40m por 20€ por mês. Consegui isto reduzindo a altura do aquário (menos iluminação) consequentemente menos volume de água (menor escumador) e circulação diferente com apenas duas bombas de 1800 litros por hora.

Ao mesmo tempo adaptei a selecção de corais ao aquário que tinha e só poderia manter Ricordeas e pouco mais.

Em busca de Ricordeas encontrei várias fotos de aquários só de Ricordeas que te vou dizer que é um espetáculo digno de se ver. Ao mesmo tempo começou a minha extrema dificuldade para encontrar Ricordeas mais especiais ou raras.

Daí nasceu também (falando com gente lá fora) a questão que a demanda por Ricordeas é enorme por essa Europa fora mas a oferta é extremamente escassa e daí a vertente de negócio também (não está esquecida mas só me poderei meter nisso quando o dinheiro que preciso para arrancar não me fizer falta. Tem tempo ... Mas o objectivo é ter uma Maternidade ou um Fragário só para Ricordeas e só para exportação!

Uma coisa era ir tendo o meu aquário pessoal e ir coleccionando Ricordeas, mas são impossíveis de encontrar cá. E uma coisa é ir à Alemanha no âmbito de um negócio, outra completamente diferente é ir na vertente pessoal.

Mas não está esquecido e estou sempre à procura. Se aparecer vou coleccionando e juntando dinheiro.

Entretanto a continua busca pela redução do valor de manutenção mensal e da redução do ruído do aquário levou-me a um patamar que me permite ter qualquer tipo de coral e estando farto de ter o aquário vazio deixei-me influenciar pelo Prata.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/jan/2013, 02:59

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro N Torres Escreveu:
Estava a ver que não aparecia nada sobre a viagem...

Muito fixe a vossa iniciativa e certamente a repetir pois o grupo estava muito bem disposto.

A convite do Prata também estive presente e dei o tempo como muito bem empregue pois para além de poder trocar umas ideias sobre o vicio também deu para dar umas boas gargalhadas!
Gostei bastante das pecas que escolheram em especial daquela que não sabes o nome pois teve para ser acropora PEdro Torres! =))
Na boa, trouxe a irmã que estava perto, espero sinceramente que todos tenham muita sorte com os corais que escolheram!

Prata, quero ver fotos disso!

Marco, manda lá fotos também para vermos esses rosas!

Fica prometida uma visita a Lisboa para visitar os vossos aquas assim que arranjar companheiros de viagem!

Abraço


Boas Pedro,

Epá ... desculpa lá.
Mas olha deixa-o crescer e assim que possível arranjo-te um frag!

Claro está que isto implica que sobreviva ... :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/jan/2013, 12:08

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Só mais um pequeníssimo grande update ...

Ontem às duas da manhã finalizei as calhas todas .... Finalmente ao fim deste tempo todo o aquário tem as 5 calhas (30 ProLight White + 20 ProLight Blue)

Hurrrayyyyyyyyyyyyyy :ymparty: :ymparty: :ymparty:

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/jan/2013, 12:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
E fotos? :P

Mensagem 09/jan/2013, 00:20

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :( ,

Mas que grande palhaço ... Livra. Tou farto de mandar cabeçadas na parede.

Densidade: 1024
Temperatura: 25º
KH - 7 dKH
pH - 7.7
NH4 - Amónia - <0.25 mg/L
NO3 - Nitratos - 0.5 mg/L
PO4 - Fosfatos - 0 ppm
O2 - Oxigénio - 6 mg/L
Ca - Cálcio - 380 ppm
MG - Magnésio - 1350 ppm

Acho que já descobri as razões para o pH a 7.7

Como já referi anteriormente aqui o palhaço andava a dosear Microbacter 7 juntamente com pellets ...

Pelo que me parece tive um boom de bactérias que fez com que o pH descesse. Hoje quando cheguei a casa a água estava tipo leite. Fiz mais uma TPA de 25l

Lavei os pellets e reduzi para metade a quantidade que tinha ante-ontem o que pode justificar também o ligeiro aumento dos nitratos. Vou continuar a acompanhar para ver o que faço a seguir.

Os "pinocos" estão com os pólipos um pouco mais retraidos e parece-me que a Cervircornis começa a perder a sua côr azul esverdeada ... o que me deixa triste pois tenho os restantes valores mais ou menos estáveis.

Sugestões? Kalk (sempre ajudava a subir o pH)? Carvão (para clarear a água e tentar limitar a morte de bactérias)?

Abraços e obrigado,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/jan/2013, 02:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

Acho que o carvão ajudava par já , quanto ao kalk é uma opção para subir o ph , ou entao vais subindo calmamente com tpa , mas olha que o teu kh também está baixo e isso pode-te estar a "limitar" o ph ...


Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 09/jan/2013, 10:38

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Boas, se realmente for bactérias o carvão penso que não vai fazer nada. Nessa questão acho que ha pouco a fazer, isto para não haver problemas com os vivos já existentes no aquario, poderás usar uma UV mas muito poucas horas para não haver uma morte muito rápida de bactérias havendo depois graves problemas e preferencialmente a saída da UV perto do escumador.

As tpas também será uma boa ajuda mas claro em quantidades maiores

Tens filterbag no sistema? Ele ta a encher depressa sem ter sujo?

O KH com bicarbonato poderás fazer subir mas novamente com calma.

Tudo com muita calma.

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2
Cump.
Anthony

Mensagem 09/jan/2013, 10:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Rui,

Eu não inventava muito, usava apenas TPA´s , vai estando atento aos nitratos. Em relação ao ph (os 7.7 é na fase de dia ou noite?), como falamos no outro fim de semana aconselhava-te a pingar kalk de noite para estabilizar o ph uma vez que não doseavas nada e agora com sps´s vai precisar porque vai começar a haver consumo.

Mensagem 09/jan/2013, 11:01

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Olá Rui,

As Pellets NP teem essa caracteristica fazer com que o PH baixe um pouco!
O importante é que as variações não sejam muito grandes (PH).
Fazendo uma TPA (talvez de 35 a 40 litros) e reduzires um pouco o fluxo na saida do reactor de pellets vais notar o PH a subir e a estabilizar.
Quanto a colocação de carvão eu talvez colocaria um pouco mas num periodo muito curto, talvez 2 dias no maximo, porque a compatibilidade entre pellets vs carvão não é das melhores!!
Os resultados dos testes na minha opinião so subia o CA um pouco, o KH na minha opinião ta bom a 7dkh a melhor calcificação nos corais da-se apartir de 6.50dkh até 7.50dkh (minha opinião).
Kalk eu não colocaria!

Rui, ta na hora de começares um metodo para o teu sistema em que o aquario responda de uma forma natural e" não inventares" :ympeace:
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 09/jan/2013, 11:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Ricardo,

Achas vantajoso usar ja um metodo (balling ou reactor de calcio) apenas com 4 frags de sps? o kalk iria a ajudar a estabilizar o kh...

Mensagem 09/jan/2013, 11:24

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Joao Tomas Escreveu:
Ricardo,

Achas vantajoso usar ja um metodo (balling ou reactor de calcio) apenas com 4 frags de sps? o kalk iria a ajudar a estabilizar o kh...


Porque não?!!
Eu quando falo em metodo, quero dizer rotina do sistema !(em geral)
Eu penso que sim ate porque, se começaria a entender os consumos que esta a ter no aquario e posso dizer que nesta fase até fica mais facil o acerto dos sais CA,MG,KH.
Isto tudo doseando, so mesmo o que o aquario precisa!
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 09/jan/2013, 11:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Sim, tens razão. Começando agora aperceber-se com mais facilidade dos consumos e como funciona o metodo.

Mensagem 09/jan/2013, 13:15

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :( ,

Obrigado pelas respostas ...
TPAs vou continuando a fazer já tenho preparada mais uma de 25l

Eu método tenho. Todas as 6ªs feiras seja a que horas fôr faço uma TPA de 25l com aspiração de detritos e limpeza da sump.

Baling posso começar a adicionar, mas por aquilo que entendo neste momento e estando os valores mais ou menos deveria só acertar o Cálcio. Certo?

Sempre me disseram e li que KH qualquer valor entre 6 e 8 estaria bom desde que houvesse estabilidade.

O fluxo no reactor já baixei. Tinha 600/700 litros por hora para fazer mexer as pellets num Deltec PF509. Como retirei parte dos pellets e meti só 100g já consigo usar o meu reactor pequenino que faz 300l/h

Para iniciar algum método será balling. Como não gosto de inventar muito e enquanto não conheço o método seria com dosagem manual apenas e com os produtos da Fauna Marin.

Em vez de preparar os 5 litros posso preparar só 2,5l?

Aponto para o que?
KH - 7?
Ca - 400?
Mg - 1350?

e por esta ordem. Certo?

Concordam com a abordagem?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/jan/2013, 13:22

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Joao Tomas Escreveu:
Rui,

Eu não inventava muito, usava apenas TPA´s , vai estando atento aos nitratos. Em relação ao ph (os 7.7 é na fase de dia ou noite?), como falamos no outro fim de semana aconselhava-te a pingar kalk de noite para estabilizar o ph uma vez que não doseavas nada e agora com sps´s vai precisar porque vai começar a haver consumo.


João,
Eu não invento nada ... só tenho feito TPAs desde o inicio do aquário. Todas as 6ªs feiras ... 25l ...

os 7.7 é na fase de dia do aquário. Este final de mês já vou mandar vir o Stamp de pH para começar a medir e a verificar os valores em contínuo.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/jan/2013, 13:32

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Ricardo Prata Escreveu:
Joao Tomas Escreveu:
Ricardo,

Achas vantajoso usar ja um metodo (balling ou reactor de calcio) apenas com 4 frags de sps? o kalk iria a ajudar a estabilizar o kh...


Porque não?!!
Eu quando falo em metodo, quero dizer rotina do sistema !(em geral)
Eu penso que sim ate porque, se começaria a entender os consumos que esta a ter no aquario e posso dizer que nesta fase até fica mais facil o acerto dos sais CA,MG,KH.
Isto tudo doseando, so mesmo o que o aquario precisa!



Já agora o que é que acham dos valores actuais?
Tirando a atenção aos nitratos ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/jan/2013, 14:18

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ...

Lá vai barão !!! Irra.
Acabei de encomendar o necessário de sais e traces para iniciar balling.

Se tudo correr bem amanhã tenho tudo à minha porta. Vou à procura de depósitos de 5l, funil e caneta de acetato ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron