Boas

,
Cada vez estou mais desiludido com isto ... mas não desisto.
Antes de ir embora para fora em trabalho deixei tudo direitinho, alterei o programa do arduino mas infelizmente não tive tempo para fazer o upload (descobri hoje que tenho um dos arduinos avariados ... como se de azares já não chegasse)
Deixei a minha esposa a olhar por tudo mas durante a noite do terceiro dia voltou a acontecer a entrada de 40l de água de osmose. Resultado tenho novamente a densidade a 1.020 e os corais todos em mau estado.
Antes de partir ainda encomendei uma válvula anti-retorno e uma "auto-shut off valve". Pelo que conversei com o Hugo e pela informação que li isto se detectar um bloqueio na saída da água de osmose, fecha o suprimento de água.
Os esquemas de montagem mandam pôr entre a água limpa e a água suja mas estou a tentar perceber se posso pôr entre água limpa e a admissão de água na osmose.

O objectivo é simples. Para além de ter boia de nível máximo, boia de nível mínimo e boia de nível ter também uma boia de autoclismo à saida da ponta da osmose para que de vez deixe de ter problemas.
Ver se monto isso hoje.
Já troquei o arduino, já com o upload da alteração ao programa. Actualmente está a abrir a electro-válvula caso a boia não detecte água e a fechar assim que detecta. O temporizador era só para evitar as oscilações (ondulação) da água mas que se lixe. A minha sump é calminha à suprefície por isso não devo ter problemas.
Tenho é a reposição de água manual enquanto não tiver tudo montado.
Entretanto vou alterar a programação toda do arduino e começar de novo. Ciclos simples, sem depender de RTC nunca.
Ligo o arduino e acerto as horas e acabou ... se o RTC falhar ... paciência. Só a hora mostrada é que estará errada pois o resto será tudo diferencial e calculado em função dos minutos ou hora militar (conforme o método que me adaptar melhor)
Cálculo de ciclo solar sai fora e será cálculo com uma sinusoidal pura simples. Aqui vou usar parte do teu código João Alves.
Até lá ... tudo à pata ... assim não falha.
Com isto tudo a Cervicornins perdeu o tecido todo e os restantes corais estão em mau estado. Ver se consigo fotos individuais quando as luzes acenderem.
Só me resta começar com as TPAs para subir lentamente a densidade e aguardar pacientemente que os corais recuperem!
Tristes abraços,
Rui