Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Artigo sobre luz...

Artigo sobre luz...

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 11/jan/2013, 09:47

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Pessoal, fica aqui um artigo bastante interessante sobre luz e todos os aspectos realcionados com ela, desde o comprimento de onda, intensidade, flurescencia, ciclo solar, como o olho humano interpreta a luz etc. Longo artigo, mas com muito boa informação...!!

Deixo aqui um breve treixo que explica muito bem porque é que ás vezes os aquários parecem escuros, principalmente os que usam leds. Tive essa sensação quando ainda este fim de semana passado olhei para o aquário do Carlos Mota, mesmo tendo também leds em casa.

It is evident that the intensity equal light energy in various parts of the spectrum will be perceived differently by the eye: a powerful source in the 400-450nm range will be perceived as very dim light, and a light source emitting in the infrared region will seem black. Therefore an estimate of the light flux in lumens is only valid when light's spectral distribution is unimportant and the only thing that matters is brightness, as perceived by the eye.

However, it is not always a good idea to provide as much light in home aquaria, since a coral can become very demanding to its environment parameters under such high levels of illumination. Under less than perfect conditions such high levels of illumination can yield a contrary result: coral bleaching.

http://www.advancedaquarist.com/2012/10 ... =clickthru

Mensagem 11/jan/2013, 10:02

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Marco Madeira Escreveu:
Pessoal, fica aqui um artigo bastante interessante sobre luz e todos os aspectos realcionados com ela, desde o comprimento de onda, intensidade, flurescencia, ciclo solar, como o olho humano interpreta a luz etc. Longo artigo, mas com muito boa informação...!!

Deixo aqui um breve treixo que explica muito bem porque é que ás vezes os aquários parecem escuros, principalmente os que usam leds. Tive essa sensação quando ainda este fim de semana passado olhei para o aquário do Carlos Mota, mesmo tendo também leds em casa.

It is evident that the intensity equal light energy in various parts of the spectrum will be perceived differently by the eye: a powerful source in the 400-450nm range will be perceived as very dim light, and a light source emitting in the infrared region will seem black. Therefore an estimate of the light flux in lumens is only valid when light's spectral distribution is unimportant and the only thing that matters is brightness, as perceived by the eye.

However, it is not always a good idea to provide as much light in home aquaria, since a coral can become very demanding to its environment parameters under such high levels of illumination. Under less than perfect conditions such high levels of illumination can yield a contrary result: coral bleaching.

http://www.advancedaquarist.com/2012/10 ... =clickthru

Boas Marco,

Obrigado por este artigo. Muito bom!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 11/jan/2013, 10:31

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
:-bd

Muito fixe!

Obrigado
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 11/jan/2013, 11:12

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Ui, já tneho leitura de casa de banho para hoje!!! =))

Muita bom!!!

Mensagem 11/jan/2013, 18:44

Não consegui esperar e li isto de enfiada em 10 minutos!!!

Muito interessante!
Algumas notas que retive:

1 - Vai haver um 2º artigo, concretamente sobre leds no âmbito DIY.
2 - Neste extenso artigo neum uma única vez são referidas as palavras PAR e/ou LUX. :ymdevil:
3 - Tenho falta de emissões na faixa violeta dos 400-450nm (à esquerda dos Royal Blue :(( )
4 - Tipicamente temos "luz (branca) a mais" nos nossos aquários e é isso que pode causar o branquamento dos corais.
5 - Este é o gráfico que uma forma ou de outra resume todo o artigo:

Imagem
Absorção de luz por parte das zooxanthellae (isto é que é o importante

Mensagem 12/jan/2013, 01:06

Hugo Figueiredo Escreveu:
Não consegui esperar e li isto de enfiada em 10 minutos!!!

Muito interessante!
Algumas notas que retive:

1 - Vai haver um 2º artigo, concretamente sobre leds no âmbito DIY.
2 - Neste extenso artigo neum uma única vez são referidas as palavras PAR e/ou LUX. :ymdevil:
3 - Tenho falta de emissões na faixa violeta dos 400-450nm (à esquerda dos Royal Blue :(( )
4 - Tipicamente temos "luz (branca) a mais" nos nossos aquários e é isso que pode causar o branquamento dos corais.
5 - Este é o gráfico que uma forma ou de outra resume todo o artigo:

Imagem
Absorção de luz por parte das zooxanthellae (isto é que é o importante

Eu retiro daqui mais uma coisa muito importante. o tempo de ciclo de luz. Em que a partir dos 15º de elevação temos metade do total de iluminação sendo que num ciclo de 12h (equador) teremos cerca de 9h na máxima capacidade luminosa.

Pelo que tenho um erro na programação do Arduino em que num dia como o de hoje com 9:41h de duração do dia em Lisboa só terei cerca de 7 horas de capacidade fotosintética para os corais.

Conclusão do estudo ... ciclo de 12h principalmente quando se faz a simulação do ciclo solar. Já fui alterar a localização para um ponto no equador.

Abraços,
Rui

Mensagem 12/jan/2013, 02:04

Boas :D ,

Uma coisa que não consegui perceber e ainda não vi como medir ...

Se eu colocar os Leds brancos a 50% ou a 100% qual é a diferença para os corais.

Ou seja o que é que eu tenho que medir ??? PAR? no areão?
Qual o valor de PAR recomendado?

É que neste momento tenho os brancos a 50% e os azuis a 100% e não sei se será de menos ou demais!

Porque o espectro eu tenho mais ou menos ...

Imagem

Vejam os brancos e os RB
Imagem

Imagem

Só falta entre os 650 e os 700 mas nenhum led da ProLight, nem mesmo o vermelho, faz aquilo!

Abraços,
Rui

Mensagem 12/jan/2013, 02:47

Já te tinha dito que isso da latitude é uma mariquice :)
Eu estou a fazer todos os cálculos para as Fiji e mainada!

Quanto ao espectro é vem mais importante a faixa dos violetas que a dos vermelhos e é esta faixa que é negligenciada nas calhas comerciais e também nos dou.

Anda-se a brincar com Leds verdes, âmbar, vermelhos, uv e outros e falta o violeta.

Isto é muito simples (ou talvez não :))
É ter cerca de 40w/50w por m² de brancos, azuis,violeta e royal e se possível alguns vermelhos no pico dos 650mn e ta feito!

Isto segundo este estudo em que acredito pessoalmente!

Estou desejando ansiosamente o segundo artigo e já mandei um email aos gajos com umas duvidas! ;)

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 12/jan/2013, 14:19

Já te tinha dito que isso da latitude é uma mariquice :)
Eu estou a fazer todos os cálculos para as Fiji e mainada!

Quanto ao espectro é vem mais importante a faixa dos violetas que a dos vermelhos e é esta faixa que é negligenciada nas calhas comerciais e também nos dou.

Anda-se a brincar com Leds verdes, âmbar, vermelhos, uv e outros e falta o violeta.

Isto é muito simples (ou talvez não :))
É ter cerca de 40w/50w por m² de brancos, azuis,violeta e royal e se possível alguns vermelhos no pico dos 650mn e ta feito!

Isto segundo este estudo em que acredito pessoalmente!

Estou desejando ansiosamente o segundo artigo e já mandei um email aos gajos com umas duvidas! ;)

Boas,

Pois mas isso é com leds Cree. Com os Prolight, se estou a ler correctamente os gráficos os brancos já tem o espectro do blue e os royal blue tem mais espectro no violeta que os cree!

Se as tuas contas estão certas de 40/50w por m2 então mesmo baixando os brancos para 50% da sua intensidade ainda tenho 140w em menos que isso pelo que ainda devo ter luz a mais.

Mas pelo que percebi também luz no espectro azul se for a mais não tem problema. Certo?

Abraços,
Rui

Mensagem 12/jan/2013, 17:02

Entre os cree e os prolight a diferença no range 400-440 é praticamente nula, mas este range é aquele que é constantemente negligenciado tanto nas calhas comerciais (onde a vortex parece estar ainda assim um passo à frente) como nos DIY.

Eu se fosse hoje (e vamos lá ver se não me doi a cabeça x_x ) tinha colocado muito menos brancos, mais alguns royal, e muito mais violeta (e "meia duzia" de vermelhos no range 670-680).

Vamos lá a ver uma coisa: uma coisa é o que olho humano vê e tem perceção, outra é o que as zooxantellas usam para fazer fotossíntese.

Nós se metermos um aquário só iluminado com actinicas, parece-nos que está mal iluminado e que tem pouca luz, mas os corais estão a aproveitar essa luz muito mais que se o aquário estiver iluminado com luz branca! Esta é que é a questão!

Mais uma vez devemos olhar para o gráfico do que os corais utilizam poruqe isso é que é importante:
Imagem

Reparemos que o range mais utilizado é dos 400 aos 460, apesar do olho humano perceber esse range como "luz fraca":
Imagem

Neste range 400-460 o olho humano quase não percebe a luz, mas repito, os corais é o range que mais utilizam!

O Mota dizia quando lá tivemos o fds passado, que todo o aquariofilista devia mergulhar antes dem ontar um aquário e concordo a 200%!
Mas o olho humano o que vê debaixo de água é azul, embora o violeta (o tal range anteriormente referido) esteja lá.

O nosso olho engana muito, nestas questões da luz! :)) :D

NOTA: Há no entanto uma coisa importante que também é referida no artigo: isto muda muito dos corais de shallow reef/lagoa para os de mais profundidade...

Mensagem 12/jan/2013, 17:16

Entre os cree e os prolight a diferença no range 400-440 é praticamente nula, mas este range é aquele que é constantemente negligenciado tanto nas calhas comerciais (onde a vortex parece estar ainda assim um passo à frente) como nos DIY.

Eu se fosse hoje (e vamos lá ver se não me doi a cabeça x_x ) tinha colocado muito menos brancos, mais alguns royal, e muito mais violeta (e "meia duzia" de vermelhos no range 670-680).

Vamos lá a ver uma coisa: uma coisa é o que olho humano vê e tem perceção, outra é o que as zooxantellas usam para fazer fotossíntese.

Nós se metermos um aquário só iluminado com actinicas, parece-nos que está mal iluminado e que tem pouca luz, mas os corais estão a aproveitar essa luz muito mais que se o aquário estiver iluminado com luz branca! Esta é que é a questão!

Mais uma vez devemos olhar para o gráfico do que os corais utilizam poruqe isso é que é importante:
Imagem

Reparemos que o range mais utilizado é dos 400 aos 460, apesar do olho humano perceber esse range como "luz fraca":
Imagem

Neste range 400-460 o olho humano quase não percebe a luz, mas repito, os corais é o range que mais utilizam!

O Mota dizia quando lá tivemos o fds passado, que todo o aquariofilista devia mergulhar antes dem ontar um aquário e concordo a 200%!
Mas o olho humano o que vê debaixo de água é azul, embora o violeta (o tal range anteriormente referido) esteja lá.

O nosso olho engana muito, nestas questões da luz! :)) :D

NOTA: Há no entanto uma coisa importante que também é referida no artigo: isto muda muito dos corais de shallow reef/lagoa para os de mais profundidade...

Hugo,

É isso que digo. Ainda não vi LEDS que funcionem na faixa dos 670 a 680 e os que há a sua intensidade nesse espectro é baixíssima ao ponto de perguntar se valerá mesmo a pena.

Quanto aos ProLight, sei que tenho deficiência na faixa entre os 400 e os 420/430 mas que leds é que conheces que emitam neste espectro?

Já agora fica também a pergunta ... e adicionando T5 (nem que fossem duas lâmpadas) a isto será que conseguiriamos cobrir melhor o espectro?

Abraços,
Rui

Mensagem 12/jan/2013, 21:01

E lá estás tu com os 600's... :D
O realmente importante são os 400's ;)

Para os 400's tens os SemiLeds que são os que um dos escritores deste artigo usa no seu aquário!

T5 não te resolve o problema porque também falha nesse range, e não recomendam usar leds com T5 (não me perguntes porquê...).

Mensagem 13/jan/2013, 02:13

Boas :D

(e "meia duzia" de vermelhos no range 670-680).

Eu hein??? tu é que começaste! :D

Agora fora de brincadeiras, brincar com UV parece-me muito arriscado.

Já com HQI a malta usava sempre vidros especiais para bloquear os UV pois senão queimava os corais todos!

Abraços,
Rui

Mensagem 13/jan/2013, 03:00

Atenção que uv é diferente de violeta! Uv esta ainda mais a esquerda do violeta!
Uv nao se deve usar mesmo até porque cria florescência em micro organismos como plankton que nao é desejável.

Mensagem 14/jan/2013, 01:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258

Qd eu dizia que 50% da luz era desperdiçada numa lampada convencional quase que me bateram, aqui fala-se em 40% !!!! =)) =))

Muito bom este documento, muito completo.

Recomendo leitura, principalmente a quem não acredita mt em LED's! :D
Imagem

Mensagem 14/jan/2013, 12:55

Já o reli 3 vezes... muito bom mesmo!
Hugo, muitas das principais marcas já incluem os violetas, agora percebo o porque.
Até já há par 38 com violetas, e provavelmente é o proximo teste que vou fazer. Substituir uma das minhas par38 por uma que tenha 2 leds violeta, para complementar o tal comprimento de onda que falta á esqueda do Royal Blue.

Também já estou á espera de mais feedback deles... se te responderem partilha por favor.

Mensagem 14/jan/2013, 13:20

Fazes bem, estou a pensar no mesmo!
Mas a tua frase já faz notar o "problema" das calhas comerciais!

para complementar o tal comprimento de onda que falta á esqueda do Royal Blue

O errado aqui é o COMPLEMENTAR. É que o violeta não complementa! O violeta é o 2º espetro (se analisarmos apenas cores convencionais de leds) mais importante!

Pode complementar com os cyans, vermelhos, verdes, até com os blue, mas o que para mim resume todo o artigo é precisamente que o que realmente os corais usam e necessitam é violeta e royal blue.

Para teres uma ideia um dos gajos que escreve o artigo tem 80 leds violeta no seu aquário de 180X75. :-$

Mensagem 14/jan/2013, 13:40

Fazes bem, estou a pensar no mesmo!
Mas a tua frase já faz notar o "problema" das calhas comerciais!

para complementar o tal comprimento de onda que falta á esqueda do Royal Blue

O errado aqui é o COMPLEMENTAR. É que o violeta não complementa! O violeta é o 2º espetro (se analisarmos apenas cores convencionais de leds) mais importante!

Pode complementar com os cyans, vermelhos, verdes, até com os blue, mas o que para mim resume todo o artigo é precisamente que o que realmente os corais usam e necessitam é violeta e royal blue.

Para teres uma ideia um dos gajos que escreve o artigo tem 80 leds violeta no seu aquário de 180X75. :-$

Boas Hugo,

Eu ainda tenho espaço para 10 leds :D
O que é que estás a pensar e de onde que pode ser que me junte a ti!

Abraços,
Rui

Mensagem 14/jan/2013, 14:52

Sim... complementar foi força de expressão. O "chato" da coisa é que visualmente aos nossos olhos um aquário como o dele com a quantidade de violeta que tem vai parecer muito escuro ou muito pouco iluminado. Mas entendi o que estavas a dizer sim... não é complemento!! As outras é que deviam ser complemento do violeta e royal blue...

Mensagem 14/jan/2013, 15:07

Marco Madeira Escreveu:
Sim... complementar foi força de expressão. O "chato" da coisa é que visualmente aos nossos olhos um aquário como o dele com a quantidade de violeta que tem vai parecer muito escuro ou muito pouco iluminado. Mas entendi o que estavas a dizer sim... não é complemento!! As outras é que deviam ser complemento do violeta e royal blue...

Exatamente, essa é a questão!

Tem de se encontrar um compromisso entre a estética e o que os corais necessitam!
Mais uma vez, quem já mergulhou em recifes (a sério), sabe bem que a luz que o noos olho percente é infinitamente menor que aquela que temos no nosso aquário! ;)

Próximo

Voltar para Discussão Geral