Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Mais um....

Mais um....

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 12/ago/2013, 11:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Boas

Obrigado a todos pelos comentários!!

Andei a "brincar" com o SketchUp para vos tentar mostrar da melhor maneira possível a minha ideia.

Fiz, de uma forma muito geral, a minha sala já com o aquário incorporado. Ainda não estou nada à vontade com o programa por isso foi uma primeira experiência. Talvez melhore mais tarde...

Imagem

Os pormenores da estrutura fiz num ficheiro à parte

Imagem

Ando a dar cabo da cabeça porque preciso de dar o ok, definitivo, das medidas de tudo e a indecisão é muita. ~x( Já várias pessoas me disseram que não fica muito bem 50Lx60A mas, embora hajam todos os problemas inerentes em termos de manutenção, em termos estéticos acho que é bastante melhor porque fica tudo muito mais visível (tendo em conta que pretendo fazer um rebordo na calha em madeira) e não é necessário estar-me a abaixar para conseguir ver tudo o que está lá dentro.. Por outro lado também dá mais espaço para os peixes e acabo por compensar um bocado a falta de largura, não concordam? Em relação aos 90 da estrutura + 60 do aquário, embora eu seja alto, sei que não vou chegar com a mão ao fundo do aquário mais isso acho que se resolve com o banco pequeno, desmontável, escondido por baixo do sofá.. Esta semana conto ter as medidas definitivas para dar andamento a isto.

A coluna seca esta com 20 cm X 10 cm mas não são as medidas definitivas.. Rui Manuel Gaspar, poderia-me dizer quanto tem a sua coluna seca com os 3 furos do Bean Animal por favor?

Relativamente à SUMP, tenho (no modelo) apenas uma divisória a 13 cm da lateral e com 25 cm de altura, para nivelar a água para o escumador.. Agora as minhas perguntas:

13 cm não será pouco para toda a água que vem do aquário? Não ficará muito turbulento/barulhento?

Devo regular a altura a 25 cm de altura para o Vertex?

Ultima pergunta, tenho a água a cair para a SUMP directamente em baixo da coluna seca e o retorno a ser feito no conto oposto (vai ter curvas). Em termos de ruído e vibrações não será melhor ter o retorno directo (sem curvas) e a queda (que não tem tanta pressão) com curvas?

Abraço e obrigado :-bd
Osvaldo Costa

Mensagem 12/ago/2013, 12:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

Atenção que os escumadores Vertex trabalham a 23 de altura e não a 25 ...

Quanto a estrutura , e a chegares dentro do aqua , penso que chegar eu chego no meu e tenho 80 de estrutura , 60 de aquário e mais 8 cm de travessas francesas e chego , e só meço 1,85 ;) ;) ....

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 12/ago/2013, 12:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
E o seu fica incrível com os 60 cm de altura, só que tem 70 de largura... Eu gosto imenso de aquários altos, mas eu só vou ter 50 de largura! Pelo que me disseram, já várias pessoas, não fica muito estético mas eu acho que até nem ficaria mal.. Ainda por cima como vou ter a parte de madeira em cima ajuda um pouco mais na visualização tendo em conta que não dá para ver por cima. E os peixes ganham mais espaço. Mas eu como ainda não vi muitos aquários posso estar com uma ideia de estética errada. :-??

Em relação à altura, também meço 1,85 :D Mas com a estrutura a 90 cm de altura já sou menino de não chegar à areia.. Mas também com um banco (o mais perto possível do aquário) isso resolve-se..

Abraço
Osvaldo Costa

Mensagem 12/ago/2013, 12:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Vou corrigir a altura para 23 cm! Obrigado ;)
Osvaldo Costa

Mensagem 12/ago/2013, 12:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Primeiro que tudo , que fique bem claro que o Sr. Está no céu ....

Por isso palavras como o Seu Fica incrível , devem ser substituídas por . o TEU Fica incrível :D :D :D

Se queres que te diga também nunca vi nenhum aquario mais alto que largo , penso eu de que ... mas isso não da para engordar um bocadinho para os 60 de largura ?? ai sim ficava porreiro 60 de largura por 50 de altura ;) ;)
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 12/ago/2013, 15:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
porque nao colocas o aquario com 50 de profundidade e 50 de altura ? fica mais estetico mas por causa de veres o aquario levantas a estrutura em vez de 90 passa a 1 metro . ficas exactamente com as mesmas medidas e nao precisas de curvar para ver o aquario.

Mensagem 12/ago/2013, 15:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Concordo plenamente! Só não quero faltar ao respeito a ninguém.. Por norma estava a tratar toda a gente por tu, mas fico sempre na dúvida. Não voltará a acontecer... :-bd

Pois, INFELIZMENTE não dá para esticar medida nenhuma.. Nem o comprimentos nem a largura! Nesta foto da para ver bem o espaço que tenho disponível, porque a entrada é feita por uma porta de vidro de correr exactamente atrás do boneco.. Logo, com a mesa e cadeira, a passagem fica muito apertada.

Imagem

(Não há nada como saber utilizar estes programas.. É muito mais fácil de explicar/visualizar)

Também já experimentei simular com 100Cx60L mas também não dá... Vai ter de ser mesmo 120Cx50L! :( A dúvida é a altura que estou bastante tentado a meter os 60 (ou pelo menos os 55) e se não ficar bem sempre dá para descer um bocado o chapéu de madeira para os 50 e escondo o resto do vidro. :-?
Osvaldo Costa

Mensagem 12/ago/2013, 15:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Obrigado Bruno

Também já pensei nisso, o único problema dessa hipótese é que deixa de ser possível ver a base do aquário do sofá. Com 90 cm o areão fica praticamente alinhado com a linha dos olhos de quem está sentado (um bocado a baixo), ou seja, é possível ver a totalidade do aquário.. Se aumentar a altura já não é. Já não consigo ver de uma ponta á outra. Vejo a lateral e depois perco a perspectiva.

Isto é o que dá pensar demais nas coisas e mexer muito com a fita métrica X(
Osvaldo Costa

Mensagem 12/ago/2013, 15:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
posso-te dar uma opinião ?? vais me chamar maluco mas eu ia por ai ;) ;)...

ja pensaste no aquario com 3 frentes ?? uma das frentes encostada ao sofá ??? ou seja um dos topos encostado a parede ??
olha que ganhavas espaço e se calhar ja podias chegar um sofá uns 10 cm para a frente e conseguias os 60 de largura :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 12/ago/2013, 16:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Obrigado Paulo mas já me passou tudo pela cabeça e já tive fita cola no chão a marcar TODAS as hipóteses.. Acontece que tenho uma filha com 3 anos e a patroa acha que ao ter o aquário encostado ao sofá é pedir grande problemas futuros! Essa até era a ideia inicial mas, por segurança, rapidamente caiu por terra. Se tivesse a ideia do aquário antes de montar a sala tinha feito muitas coisas de maneira diferente.. Mas agora não há nada a fazer e essa hipótese embora fosse excelente fica muito apertada e muito pouco segura. :(

Uma coisa que também me faz não avançar para esta hipótese é o facto de mesmo com o aquário nesta posição não conseguir pôr mais de 50 cm o que torna o layout com dois lados grandes muito mais difícil porque tenho de pôr a rocha mesmo ao centro e depois não há espaço para pôr corais dos dois lados. ~x(

Cá está ela:

Imagem

(De qualquer forma, hoje, vou voltar a pôr fita cola no chão.. Para ver se "cola" :D )

Abraço
Osvaldo Costa

Mensagem 12/ago/2013, 17:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Amigo ... Com uma estrutura bem reforçada e bem feita acredita que nao vais ter problemas ....

tinha o aqua encostado a um sofá e agora tenho "livre" na sala e tenho um miúdo de 5 e outro de 1 anito e nenhum toca nem nunca tocou no aquario , em nada , e posso-te dizer que tive muito tempo no aqua antigo a estrutura toda aberta e no novo ainda tenho também e no stress ... acaba por se habituar ao aquario e se for como o meu acaba por ter cuidado ... mas olha que gosto de ver e ficas com espaço , tenta esticar par aos 60 de largura ;) ;) :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil: se vires que fica apertado atravessas a mesa ;) ;)

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 12/ago/2013, 17:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Não achas que vai ser MUITO difícil fazer um bom layout com 2 comprimentos num aquário com 50 cm de largura? Acho que e capaz de ser ainda mais apertado..

A mesa já foi atravessada, mas até eu que tenho MUITA vontade de aumentar o aquário, não gostei. Quanto mais a patroa.... :-@ O capitulo de aumentar a largura INFELIZMENTE está fechado. Agora tenho de arranjar a melhor maneira de encaixar o aquário com estas medidas na minha sala (que já está a ser um GRANDE filme) e descobrir se compensa ou não fazê-lo um pouco mais alto.. Já vi muitos outros aquarios aqui no forum mais altos do que largos. Talvez nem fique mal

Adorava poder fazer um GRANDE aquário (tal como muitos que se vêm aqui no forum) mas como a minha casa, por enquanto, não me permite, terei de me contentar com ALTO aquário :D

Obrigado pela ajuda :-bd
Osvaldo Costa

Mensagem 13/ago/2013, 09:06

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Osvaldo Costa Escreveu:
Não achas que vai ser MUITO difícil fazer um bom layout com 2 comprimentos num aquário com 50 cm de largura? Acho que e capaz de ser ainda mais apertado..

A mesa já foi atravessada, mas até eu que tenho MUITA vontade de aumentar o aquário, não gostei. Quanto mais a patroa.... :-@ O capitulo de aumentar a largura INFELIZMENTE está fechado. Agora tenho de arranjar a melhor maneira de encaixar o aquário com estas medidas na minha sala (que já está a ser um GRANDE filme) e descobrir se compensa ou não fazê-lo um pouco mais alto.. Já vi muitos outros aquarios aqui no forum mais altos do que largos. Talvez nem fique mal

Adorava poder fazer um GRANDE aquário (tal como muitos que se vêm aqui no forum) mas como a minha casa, por enquanto, não me permite, terei de me contentar com ALTO aquário :D

Obrigado pela ajuda :-bd


Boas.
Cuidado com aquários altos.
Tens que pensar bem como é que o vais iluminar.
Abraço,
Rui

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 13/ago/2013, 09:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Osvaldo Costa Escreveu:
Não achas que vai ser MUITO difícil fazer um bom layout com 2 comprimentos num aquário com 50 cm de largura? Acho que e capaz de ser ainda mais apertado..

A mesa já foi atravessada, mas até eu que tenho MUITA vontade de aumentar o aquário, não gostei. Quanto mais a patroa.... :-@ O capitulo de aumentar a largura INFELIZMENTE está fechado. Agora tenho de arranjar a melhor maneira de encaixar o aquário com estas medidas na minha sala (que já está a ser um GRANDE filme) e descobrir se compensa ou não fazê-lo um pouco mais alto.. Já vi muitos outros aquarios aqui no forum mais altos do que largos. Talvez nem fique mal

Adorava poder fazer um GRANDE aquário (tal como muitos que se vêm aqui no forum) mas como a minha casa, por enquanto, não me permite, terei de me contentar com ALTO aquário :D

Obrigado pela ajuda :-bd


Boas.
Cuidado com aquários altos.
Tens que pensar bem como é que o vais iluminar.
Abraço,
Rui

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2


Osvaldo,

O Rui tem razão, aquários com mais de 65/70 de altura já começa a ser complicado iluminar (correctamente), não é que não se consiga, mas o grau de dificuldade começa a ser maior.

1 Abraço,
Armando

Mensagem 13/ago/2013, 10:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Obrigado pelas dicas!

Estou a pensar em 60 cm de altura no máximo.. Mais, não! Acham que posso ter problemas com uma calha 6x54W num aquário com 60 cm de altura?

Abraço
Osvaldo Costa

Mensagem 13/ago/2013, 10:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas,

Não terás qualquer tipo de problema com 6x54w em cima de 120x50x60.

Se reparares no aquário do Paulo (ReefSpot) tem 1800mm e tem uma calha de 8x80 se não me falha a memória, ou seja, a calha não ocupa a totalidade do aquário, tanto em comprimento como em profundidade.

Isto para dizer, que ficas bem servido com essa calha ;)

1 Abraço,
Armando

Mensagem 13/ago/2013, 10:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Pois. Eu inicialmente até ia para 4x39W, mas disseram-me que era muito pouco (e é).. Mas eu até acho, pela maneira com estou a pensar fazer o layout (mais central), que 6x39W chegavam! Ando a ver o que é que surge nos classificados, vamos lá ver. Não pretendo, nesta fase, gastar muito em iluminação porque vou passar bastante tempo sem nada para iluminar. Até pensei em comprar alguma coisa mais fraca mas bastante mais barata e daqui por uns meses, quando recupera-se do estouro ( $-) ) fazia um investimento para pôr algo em condições. Está a ser muito difícil arranjar 6x54w, a maioria são 39w.
Osvaldo Costa

Mensagem 13/ago/2013, 11:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade:
Localização: Porto
Estou a pensar em fazer a SUMP apenas com uma divisão!

Imagem

Imagem

A água vem do aquário até ao compartimento da esquerda (14Cx40Lx23A) e a bomba de retorno estará no outro extremo.

Perguntas:

1 - É a melhor maneira de fazer a SUMP ou deverei pôr mais divisórias?

2 - A queda de água para a sump será com um tubo recto na divisória da esquerda, tendo em conta que a coluna seca está exactamente em cima, e o retorno será no canto oposto e terá algumas curvas (estou a pensar em pôr uma mangueira maleável).. Está bem ou devo pôr ao contrario para eliminar a resistência da água a subir com as curvas e até mesmo as vibrações e pô-la a subir directa e a descer em curva?

3 - O compartimento não estará muito pequeno?

Abraço
Editado pela última vez por Osvaldo Costa em 13/ago/2013, 12:36, num total de 1 vez.
Osvaldo Costa

Mensagem 13/ago/2013, 11:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas,

Faz isso a contrário.

Ou seja:

- Área do Escumador é onde tem a queda de água vinda do aquário, colocas a divisão a 23 cm's de altura, será essa divisória que vai nivelar o escumador.

- O compartimento mais pequeno, colocas a bomba... mas garante que seja pelo menos 15 a 20 cm's de forma a poderes tirar a bomba e limpar correctamente, e até podes colocar um cesto de biopellets ai (como o Paulo Oliveira tem).

- Em relação as curvas e curvas e curvas, tudo depende do que pretendes fazer e também a bomba que vais usar. Se for de 5000 L/h, penso que não deves ter problemas nenhuns em colocar curvas no retorno.

1 Abraço,
Armando

Mensagem 13/ago/2013, 12:04

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Agora que estou a ver os desenhos de sketch up .... aqui vai a minha opinião.

Troca o aquário com o outro móvel que tens junto à mesa na parede oposta. Consegues encostá-lo a duas paredes e fica melhor e ai sim já podias ir para os 60cm. Até podes pensar num Cubo de 60x60x60 ...

O retorno não te preocupes com o barulho. Usa é mangueira flexível em vez de usar tubo de PVC rígido.

Quanto ao Siporax na minha opinião nunca junto com a bomba de retorno. Quere-se que o siporax tenha a menor quantidade de água possível a passar por ele. Mete na mesma "parede" da sump da queda mas no canto oposto.

Queda com tubo directo é onde vais ter menos (zero) ruído. A torneira da queda livre que fique o mais abaixo (junto à água é o ideal) possível.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby