Obrigado a todos pelos comentários!!
Andei a "brincar" com o SketchUp para vos tentar mostrar da melhor maneira possível a minha ideia.
Fiz, de uma forma muito geral, a minha sala já com o aquário incorporado. Ainda não estou nada à vontade com o programa por isso foi uma primeira experiência. Talvez melhore mais tarde...

Os pormenores da estrutura fiz num ficheiro à parte

Ando a dar cabo da cabeça porque preciso de dar o ok, definitivo, das medidas de tudo e a indecisão é muita.

A coluna seca esta com 20 cm X 10 cm mas não são as medidas definitivas.. Rui Manuel Gaspar, poderia-me dizer quanto tem a sua coluna seca com os 3 furos do Bean Animal por favor?
Relativamente à SUMP, tenho (no modelo) apenas uma divisória a 13 cm da lateral e com 25 cm de altura, para nivelar a água para o escumador.. Agora as minhas perguntas:
13 cm não será pouco para toda a água que vem do aquário? Não ficará muito turbulento/barulhento?
Devo regular a altura a 25 cm de altura para o Vertex?
Ultima pergunta, tenho a água a cair para a SUMP directamente em baixo da coluna seca e o retorno a ser feito no conto oposto (vai ter curvas). Em termos de ruído e vibrações não será melhor ter o retorno directo (sem curvas) e a queda (que não tem tanta pressão) com curvas?
Abraço e obrigado