Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral aiptasias

aiptasias

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 31/jan/2014, 13:09

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Tive sucesso com AiptasiaX ou kalk..., Joes Juice e vinagre resulta mas é preciso ser mais presistente na minha opinião.
Controlo natural é preciso ter sorte, e comprar um Chelmon só para isso é condenar o peixe.

Mensagem 31/jan/2014, 15:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67
Marco Madeira Escreveu:
...

Controlo natural é preciso ter sorte, e comprar um Chelmon só para isso é condenar o peixe.

Concordo com esta frase em absoluto: "Comprar um Chelmon é condenar o peixe" , pode-se ter a sorte de eles comerem comida congelada e ter algumas aiptasias e eles pegarem nelas, mas isto está só a mascarar uma morte anunciada, existem casos onde eles se aguentam mais uns meses (sim porque anos devem existir muito poucos ou nenhuns) e estes casos por norma, não por acaso, acontecem em aquários de uma litragem considerável com bastante rocha viva e bem maturados, onde a fauna da mesma existe em grande quantidade disponível para ele procurar entre as fendas e ranhuras da rocha como no seu habitat natural, não esquecendo que aquários com peixes "agressivos" mais difícil será eles alimentarem-se, agora todos sabendo e tendo consciência de tudo isto e de que ao fim de uns meses este magnifico peixe vai acabar por morrer, porque não optar por qualquer um dos produtos acima mencionados que tem um prazo de validade no mínimo de 3 ou 4 anos muito mais que um chelmon rostratus?

Nuno

Mensagem 31/jan/2014, 17:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Nuno Rogério Escreveu:
Marco Madeira Escreveu:
...

Concordo com esta frase em absoluto: "Comprar um Chelmon é condenar o peixe" , pode-se ter a sorte de eles comerem comida congelada e ter algumas aiptasias e eles pegarem nelas, mas isto está só a mascarar uma morte anunciada, existem casos onde eles se aguentam mais uns meses (sim porque anos devem existir muito poucos ou nenhuns) e estes casos por norma, não por acaso, acontecem em aquários de uma litragem considerável com bastante rocha viva e bem maturados, onde a fauna da mesma existe em grande quantidade disponível para ele procurar entre as fendas e ranhuras da rocha como no seu habitat natural, não esquecendo que aquários com peixes "agressivos" mais difícil será eles alimentarem-se, agora todos sabendo e tendo consciência de tudo isto e de que ao fim de uns meses este magnifico peixe vai acabar por morrer, porque não optar por qualquer um dos produtos acima mencionados que tem um prazo de validade no mínimo de 3 ou 4 anos muito mais que um chelmon rostratus?

Nuno

Boas,
No meu caso, os produtos não fazem efeito, isto porque deve ter dezenas, certamente mais de uma centena de aiptasias no meu aquário. Desde minúsculas e gigantes.
Já tentei várias vezes erradica-las com AiptaziaX mas voltam a aparecer.
Dizem que o Sponge Power potência o seu crescimento...

Portanto preciso de outra solução.
Uma vez que o Chelmon é realmente sensível andei a procurar outras opções.
Deram-me duas opiniões:
- Auriga, um Butterflyfish como o Chelmon mas muito mais resistente e de fácil manutenção. Pode atacar algusn LPS's e/ou SPS's...
- Anjo Imperador - Disseram-me que era um excelente comedor de aiptasias. Aqui temos o grave problema que não deve deixar alguns SPS em paz.

Mais alguma solução?
Abraço.
AJS
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 31/jan/2014, 19:37

Grupo: Moderadores Mensagens: 102
Boas André, penso que deverias fazer dois procedimentos:

O primeiro seria acionas ácidos nas aiptasias grandes para erradica-las de uma vez e em segundo usas um peixe para as aiptasias menores que são mais fáceis de degustar.

Uma vantagem dos ácidos seria que potencializa o Kh da água do aquário desde que usado quantidades mínimas.

Acho que estas serão duas medidas que não trarão problemas maiores para seu aquário.
Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.

Mensagem 31/jan/2014, 19:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Boas, André

A melhor opção que tens é o Auriga, na verdade é uma máquina a fazer limpesa a essas meninas. Com sorte o animal que compres pode até não tocar nos corais, ou se tocar o prejuiso pode até ser suportável, depende do ponto de vista. Na pior das hipotesses trocas ou dás o peixe a quem tiver problema idêntico.
Garanto-te que é um bom investimento.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 01/fev/2014, 00:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Joaquim Galinhas Escreveu:
Boas, André

A melhor opção que tens é o Auriga, na verdade é uma máquina a fazer limpesa a essas meninas. Com sorte o animal que compres pode até não tocar nos corais, ou se tocar o prejuiso pode até ser suportável, depende do ponto de vista. Na pior das hipotesses trocas ou dás o peixe a quem tiver problema idêntico.
Garanto-te que é um bom investimento.

Obrigado Joaquim,
Também tinha ficado com a ideia que era mesmo esse o peixe que melhor servia em todos os aspectos.
Já perguntei na loja habitual se costumam ter ou se a TMC costuma ter mas não me responderam...

Abraço!
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 15/fev/2014, 02:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Ola! Desculpa eu não percebo ainda muito disto.. Mas e predadores naturais como Nudibranch Bergia não funcionariam muito bem para um problema com muitas aiptasias? Ou traziam outros problemas futuros?

Enviado do meu Galaxy Nexus através de Tapatalk

Mensagem 15/fev/2014, 11:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Tens sempre a hipotese dos camaroes que comem aptasias, nas grandes nao te tocam mas as pequenas por norma limpam tudo. Mas convem meteres sempre uns 3 ou 4 que e para fazerem efeito, assim controlas as grandes com aptasia rx e as outras os camaroes vao mantendo controlado, sem correres o risco de te irem aos corais e com preços mais em conta que o peixe.
Em relaçao ao chelmon que tanto se fala tenho um menino desses a 1 ano no aquario e come artemia congelada que nem um senhor e ainda tem a mania que manda no aquario. :D
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 15/fev/2014, 21:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Acho que o Pedro já tem o problema resolvido ;)

Mensagem 16/fev/2014, 18:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Bom eu não consideraria um problema visto q só tinha descoberta 1 minuscula. Mas com os camaroes-que-dao-cabo-das-aiptasias que trouxe da casa do xô Paulo em apenas 1 dia... Já não a vejo :) em grande!

Mensagem 16/fev/2014, 18:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Bom eu não consideraria um problema visto q só tinha descoberta 1 minuscula. Mas com os camaroes-que-dao-cabo-das-aiptasias que trouxe da casa do xô Paulo em apenas 1 dia... Já não a vejo :) em grande!

deviam de ir com fome ;)

Anterior

Voltar para Discussão Geral