Nuno Rogério Escreveu:
Marco Madeira Escreveu:
...
Controlo natural é preciso ter sorte, e comprar um Chelmon só para isso é condenar o peixe.
Concordo com esta frase em absoluto: "Comprar um Chelmon é condenar o peixe" , pode-se ter a sorte de eles comerem comida congelada e ter algumas aiptasias e eles pegarem nelas, mas isto está só a mascarar uma morte anunciada, existem casos onde eles se aguentam mais uns meses (sim porque anos devem existir muito poucos ou nenhuns) e estes casos por norma, não por acaso, acontecem em aquários de uma litragem considerável com bastante rocha viva e bem maturados, onde a fauna da mesma existe em grande quantidade disponível para ele procurar entre as fendas e ranhuras da rocha como no seu habitat natural, não esquecendo que aquários com peixes "agressivos" mais difícil será eles alimentarem-se, agora todos sabendo e tendo consciência de tudo isto e de que ao fim de uns meses este magnifico peixe vai acabar por morrer, porque não optar por qualquer um dos produtos acima mencionados que tem um prazo de validade no mínimo de 3 ou 4 anos muito mais que um chelmon rostratus?
Nuno
Boas,
No meu caso, os produtos não fazem efeito, isto porque deve ter dezenas, certamente mais de uma centena de aiptasias no meu aquário. Desde minúsculas e gigantes.
Já tentei várias vezes erradica-las com AiptaziaX mas voltam a aparecer.
Dizem que o Sponge Power potência o seu crescimento...
Portanto preciso de outra solução.
Uma vez que o Chelmon é realmente sensível andei a procurar outras opções.
Deram-me duas opiniões:
- Auriga, um Butterflyfish como o Chelmon mas muito mais resistente e de fácil manutenção. Pode atacar algusn LPS's e/ou SPS's...
- Anjo Imperador - Disseram-me que era um excelente comedor de aiptasias. Aqui temos o grave problema que não deve deixar alguns SPS em paz.
Mais alguma solução?
Abraço.
AJS