Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Problema Doseadora GHL: uma das bombas em operação sem parar

Problema Doseadora GHL: uma das bombas em operação sem parar

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

Hoje tive uma desagradável surpresa...

Quando cheguei junto ao sistema ouvi um som estranho vindo do aquário... não estava a reconhecer... e quando me aproximei e investiguei melhor, reparei que era a bomba doseadora (GHL Independente de 4 canais). A bomba nº 3, que uso para dosear o Magnésio do Balling Light, estava em funcionamento contínuo... e a questão é que não faço a mínima ideia de quanto tempo esteve assim durante o dia, possivelmente horas e horas... e o depósito de 5 litros tenho ideia que estava praticamente atestado... habitualmente doseava 5 a 10ml de duas em duas semanas... e agora está a uns 60%... ~x(
Tive de desligar temporariamente o transformador de alimentação da doseadora pois a bomba não parava...
A questão é que como há uns tempos atrás os consumos de Magnésio abrandaram muito, essa bomba nº 3 nem devia estar a funcionar, pois actualmente estava programada para não dosear qualquer quantidade de Magnésio...
Numa rápida pesquisa na net encontrei um post no UltimateForum com um problema simular. E lá um aparente responsável da GHL refere a possibilidade de infiltrações de água / humidade dentro da caixa da doseadora. Será provavelmente isto? Ou algum problema de hardware da doseadora?

PS: Actualização...

Fiz isto (segundo o manual da doseadora):
4.7
Default settings
This function resets all settings to defaults. All pumps are set to Automatic with 0 Dosings per day (all pumps are deactivated
then).

e a bomba continuou em funcionamento...

Entretanto já retirei o tubo do líquido de magnésio e esvaziei o tubinho doseador então mesmo que funcione já não adiciona nada. No entanto algo no manual deixou-me preocupado com outro pormenor:
Important hint: While programming it must be assured that the pumps run for max. 15 minutes continuously, the
subsequent pause must be at least as long as the previous duty cycle! Otherwise the life time will be reduced.

E como não sei se a bomba funcionou durante 1, 2, 4, 8 horas ininterruptamente (a não ser que neste caso tenha algum sistema de protecção e tenha funcionado), suponho que a bomba nº 3 possa já estar mais para lá que pra cá... :-s
E por fim, soprei para o botão da bomba, abanei a caixa um bocadinho, e passados uns minutos a bomba já parou... lol...
Para já a bomba nº 3 está parada, felizmente. Mas pelo sim pelo não vou deslidar a doseadora durante a noite e o dia de amanhã. E amanhã ao final do dia e no fim-de-semana vou ver se examino o interior da caixa a ver se terá havido alguma infiltração de água / humidade (pois realmente tenho-a ao lado da Sump), e a ver se o problema fica definitivamente resolvido. Aproveito também para mudar de sítio para um armário ao lado, longe da Sump.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas Artur ... ja tive esse problema com as grotech , verifica por dentro se nao tens nenhuma humidade ou alguma coisa que esteja afazer o botão ficar em contacto ...

no caso das minhas foram os botoes que avariaram ...

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Nada como humidade para a passagem de corrente...
Estou convicto de que as sumps deveriam ter uma resistência ligada a uma sonda de temperatura, para manter o ar da sump aquecido e sem humidade... no fundo como se faz nas máquinas industriais...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Boas Paulo e Pedro,

Vou ver isso, abrir a caixa da doseadora a ver se noto alguma humidade. E o mais certo é já este fim-de-semana mudá-la de sítio para um móvel ao lado.

Vou ter de furar a madeira do móvel para o cabo de alimentação e para os vários tubos do Balling. Algumas dicas tipo equivalente a "passa-muros" dos aquários, mas para passar fios em paredes de móvel em madeira? Uma coisa a ver se tornava o furo menos inestético... ideias? :)
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 28/mar/2014, 12:15, num total de 1 vez.
Imagem

"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Boas Pedro e André,

Obrigado pelas dicas. Em breve o berbequim vai bombar. :)
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 85
Olá Artur,

Tive o mesmo problema mas com uma Bubble Magus, a bomba do KH despejou 2 litros de solução num aqua de 100 litros.

Também não sei quanto tempo ficou a trabalhar, mas como estava na garantia foi para o fornecedor.

Mudei a totalidade da água pois a rocha e a areia ficou totalmente branca....

Já passaram 2 meses e o aqua ainda não está estável.

Neste momento também tenho a bomba fora do móvel.

Adérito
cubo: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=1186

Adérito Pereira Escreveu:
Tive o mesmo problema mas com uma Bubble Magus, a bomba do KH despejou 2 litros de solução num aqua de 100 litros.

Também não sei quanto tempo ficou a trabalhar, mas como estava na garantia foi para o fornecedor.

Mudei a totalidade da água pois a rocha e a areia ficou totalmente branca....

Já passaram 2 meses e o aqua ainda não está estável.

Neste momento também tenho a bomba fora do móvel.

Boas Adérito,

A doseadora já parece ter estabilizado, ontem consegui que a bomba faltosa parasse, não sei se por agitar a caixa, por ter soprado para a bomba nº 3, ou pura sorte, mas felizmente parece já estar recuperada da humidade. :) Hoje também sob observação continua de volta à normalidade.

Fiz há pouco a bateria de testes... Felizmente o Magnésio está nos 1395ppm (a escala do teste Salifert ia até aos 1500ppm então temia o pior)... o Ca relativamente alto (440ppm) o que é bom para equilibrar com o Mg... e o Kh está muito baixo (90ppm <=> 5.04ºd) mas isto já estava à espera pois terça ou quarta reparei que a solução do Kh do Balling tinha esgotado, não me tinha apercebido antes (julguei mal a durabilidade do bidão de 5 litros) e entretanto já preparei nova solução. De qualquer forma, como medida imediata, adicionei 5 colheres de Triple Buffer da Tropic Marin, isto deverá aumentar de imediato o Kh em 1ºd em cerca de 375 litros úteis, só mesmo para não deixar nesse nível perigoso... 6ºd já é bastante baixo então 5ºd ui...
De resto os peixes e corais aparentam não terem sofrido com a sobredosagem de Mg... a ver vamos... espero que não afecte muito o sistema... mas estes eventos são daqueles capazes de arrasar um reef... a ver se tenho sorte...
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 85
Olá Artur,

É verdade um acidente destes pode dar cabo de todo o sistema. Eu nos primeiros dias também não notei nada, mas nas semanas seguintes tive um novo ciclo... algas e mais algas... enfim é a nossa vida !!

Tem cuidado com a bomba que deu o problema... nada te garante que qualquer dia não volte a acontecer. Não podes reclamar ao vendedor? Ou se não tiveres garantia abre a caixa e observa o circuito.

Já testaste a bomba que deu o problema? Ou seja viste se liga e desliga conforme o programado?

Adérito
cubo: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=1186

Volto a afirmar...

Na indústria, há máquinas em que o seu quadro eléctrico nunca é desligado... com receio das humidades.
Nomeadamente no Norte, é um procedimento recorrente com mais incidência no Inverno, como se compreende.
É notório que nas empresas que têm férias de Natal... 2 semanas de férias... ao fim de 15 dias é ver muitas máquinas a caírem que nem tordos... fontes de alimentação, variadores... outras placas electrónicas...

São muitos os quadros eléctricos que têm uma resistência dentro do quadro com sonda de temperatura, para manter o quadro aquecido e livre de humidades.

O mesmo se poderia ou deveria aplicar nas nossas sumps.

Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

Boas,

Este Sábado ao final do dia, após umas horitas de suor, uns furitos no móvel, um pouco mais dificultados devido ao comprimento do berbequim ser superior ao espaço disponível para fazer furos na perpendicular e daí a necessidade então de furar na diagonal...

Imagem
Imagem

et voilá, doseadora instalada num local mais sequinho:
Imagem

:)
Imagem

Adérito Pereira Escreveu:
É verdade um acidente destes pode dar cabo de todo o sistema. Eu nos primeiros dias também não notei nada, mas nas semanas seguintes tive um novo ciclo... algas e mais algas... enfim é a nossa vida !!

Tem cuidado com a bomba que deu o problema... nada te garante que qualquer dia não volte a acontecer. Não podes reclamar ao vendedor? Ou se não tiveres garantia abre a caixa e observa o circuito.

Já testaste a bomba que deu o problema? Ou seja viste se liga e desliga conforme o programado?

Boas Adérito,

Fiz novos testes há pouco, o Magnésio continua nos 1395ppm, o Kh já subiu dos 5.04ºd de Sábado para uns 6.832ºd de agora, o Cálcio baixou ligeiramente dos 440ppm para 435ppm.

Por enquanto felizmente não noto nada de anormal com os corais... a ver se não terá passado de um susto... mas só aguardando mais uma a duas semanitas para confirmar...

Por enquanto não estou a utilizar a bomba nº3 que deu o problema. Na altura não estava programado para Magnésio e agora também há-de ficar uns tempos sem necessidade de dosear o Mg. De qualquer modo, no modo manual a bomba está a responder ao pressionar do botão. Não cheguei a abrir a caixa, vi no manual as instruções e achei que mais valia não mexer, ainda fazia alguns estragos... lol...

Em relação a isso da garantia o fabricante já especifica no manual isto:
Important hint: The dosing pump unit must be protected against splash water and high humidity! (Salt
-) Water or high humidity (e.g. occurring nearby the sump) will destroy the device – this voids all warranty claims!

http://support.aquariumcomputer.com/downloads/Manual_DosingPumpSA_07082008.pdf
Então estando a doseadora a funcionar e o problema da bomba nº3 aparentemente resolvido, posso considerar que tive sorte.
É estranho não se poder colocar a doseadora junto da Sump... normalmente é onde é mais importante estar... mas parece que a concepção da mesma não é 100% "à prova de aquário"...

Uma das coisas que nunca fiz e pretendo realizar em breve é a calibração das bombas... confiei na calibração de origem... acho sobretudo importante que o fluxo das 4 bombas seja calibrado para estarem com o mesmo fluxo entre elas, pois por exemplo acho que a dosagem de Kh deverá ser 4 x a dosagem de Ca. De resto, mesmo não tendo calibrado até agora, a calibração dos valores de Ca, Kh e Mg com os testes semanais acho que vai dar ao mesmo.
Encontrei num outro fórum um artigo interessante sobre essa Calibração da doseadora:
http://glassbox-design.com/2009/gbd-review-calibration-of-profilux-standalone-doser/
Imagem

Pedro Ferrer Escreveu:
Volto a afirmar...

Na indústria, há máquinas em que o seu quadro eléctrico nunca é desligado... com receio das humidades.
Nomeadamente no Norte, é um procedimento recorrente com mais incidência no Inverno, como se compreende.
É notório que nas empresas que têm férias de Natal... 2 semanas de férias... ao fim de 15 dias é ver muitas máquinas a caírem que nem tordos... fontes de alimentação, variadores... outras placas electrónicas...

São muitos os quadros eléctricos que têm uma resistência dentro do quadro com sonda de temperatura, para manter o quadro aquecido e livre de humidades.

O mesmo se poderia ou deveria aplicar nas nossas sumps.

É verdade, mas espero que a maioria dos nossos equipamentos de aquários esteja preparado para as humidades da área técnica.

Além do aquecimento das zonas, talvez também uma solução instalar ventilação? E ainda o arroz (pode parecer parvo) mas parece que é um excelente absorvedor de humidades? :)
Imagem

Voltar para Discussão Geral