Hoje tive uma desagradável surpresa...
Quando cheguei junto ao sistema ouvi um som estranho vindo do aquário... não estava a reconhecer... e quando me aproximei e investiguei melhor, reparei que era a bomba doseadora (GHL Independente de 4 canais). A bomba nº 3, que uso para dosear o Magnésio do Balling Light, estava em funcionamento contínuo... e a questão é que não faço a mínima ideia de quanto tempo esteve assim durante o dia, possivelmente horas e horas... e o depósito de 5 litros tenho ideia que estava praticamente atestado... habitualmente doseava 5 a 10ml de duas em duas semanas... e agora está a uns 60%...

Tive de desligar temporariamente o transformador de alimentação da doseadora pois a bomba não parava...
A questão é que como há uns tempos atrás os consumos de Magnésio abrandaram muito, essa bomba nº 3 nem devia estar a funcionar, pois actualmente estava programada para não dosear qualquer quantidade de Magnésio...
Numa rápida pesquisa na net encontrei um post no UltimateForum com um problema simular. E lá um aparente responsável da GHL refere a possibilidade de infiltrações de água / humidade dentro da caixa da doseadora. Será provavelmente isto? Ou algum problema de hardware da doseadora?
PS: Actualização...
Fiz isto (segundo o manual da doseadora):
4.7
Default settings
This function resets all settings to defaults. All pumps are set to Automatic with 0 Dosings per day (all pumps are deactivated
then).
Default settings
This function resets all settings to defaults. All pumps are set to Automatic with 0 Dosings per day (all pumps are deactivated
then).
e a bomba continuou em funcionamento...
Entretanto já retirei o tubo do líquido de magnésio e esvaziei o tubinho doseador então mesmo que funcione já não adiciona nada. No entanto algo no manual deixou-me preocupado com outro pormenor:
Important hint: While programming it must be assured that the pumps run for max. 15 minutes continuously, the
subsequent pause must be at least as long as the previous duty cycle! Otherwise the life time will be reduced.
subsequent pause must be at least as long as the previous duty cycle! Otherwise the life time will be reduced.
E como não sei se a bomba funcionou durante 1, 2, 4, 8 horas ininterruptamente (a não ser que neste caso tenha algum sistema de protecção e tenha funcionado), suponho que a bomba nº 3 possa já estar mais para lá que pra cá...

E por fim, soprei para o botão da bomba, abanei a caixa um bocadinho, e passados uns minutos a bomba já parou... lol...
Para já a bomba nº 3 está parada, felizmente. Mas pelo sim pelo não vou deslidar a doseadora durante a noite e o dia de amanhã. E amanhã ao final do dia e no fim-de-semana vou ver se examino o interior da caixa a ver se terá havido alguma infiltração de água / humidade (pois realmente tenho-a ao lado da Sump), e a ver se o problema fica definitivamente resolvido. Aproveito também para mudar de sítio para um armário ao lado, longe da Sump.