Olá a todos,
Nem de propósito, foi esta semana publicada a melhor review ao Teste Triton. Uma análise muito bem feita, independente e informativa sobre o método ICP-OES e em particular aos resultados do Triton LAB. O artigo foi publicado na Reefs Magazine - edição de Inverno:
Skeptical ReefKeeping - Triton Lab ICP-OES Testing of a Certified Artificial Saltwater Standard By Rich Ross and Dr. Chris MaupinRecomendo vivamente a leitura deste artigo a quem se interessar pelos testes Triton.
A primeira parte do artigo faz uma introdução ao método ICP, como são feitos os testes, bem como as limitações deste método nas soluções com água salgada.
Na 2ª parte do artigo são analisados os resultados de 3 testes feitos no Triton LAB, a partir de uma solução conhecida. Esta solução foi criada em laboratório e certificada por métodos diferentes do que o ICP-OES.
TESTAR O TESTE TRITON Foram envidas, de forma anónima, 3 amostras da mesma solução para serem analisadas no Triton Lab.
Na tabela seguinte são apresentados os resultados e pode ver-se a diferença do resultado do triton para o que será a realidade.

Na 1ª coluna está o simbolo químico dos elementos que compunham a solução e/ou testados pelo Triton Lab
Na 2ª coluna é o resultado "real", certificado noutros laboratórios independentes( Known sample - CRM SW)
Na 3ª coluna é o resultado médio dos 3 testes realizado no Triton (Triton Average Results)Dá análise que faço dos resultados permite-me concluir o seguinte:
1) O teste de Triton é bastante preciso. Ou seja, é muito reprodutível pois variou pouco entre as 3 amostras. Mesmo que o resultado se tenha afastado da realidade, que tenha sido pouco exacto, como por exemplo no Ferro em que o resultado foi o dobro do real, os resultados das 3 amostras foram muito próximas entre si. O que quer dizer que o teste pode não estar exactamente bem calibrado para o elemento Fe, mas o método em si é bom... o teste foi bem feito. Não houve erros na realização do teste.
2) Os resultados aos elementos que mais nos interessam foram muito exactos e precisos. Refiro-me ao Fosforo, Cobre, Estroncio, Magnésio, Cálcio.
3) Os resultados que mais se afastaram da realidade foram do Manganésio (Mn), Chumbo (Pb) e Ferro (Fe), pelo que devemos analisar os resultados destes elementos com mais algum cuidado.
4) Na minha opinião, e pela leitura crítica que faço dos resultados do artigo, acho que o teste de triton é muito bom. Então por "só" custar 37,5€, isso ainda torna o teste melhor para o Hobby

.
5) Penso que o teste Triton vai dar um "abanão" ao mercado de suplementos para o aquário. Muita da "banha da cobra" que se vende por aí vai acabar. E mais do que isso, acho que com este teste vamos começar a compreender melhor algumas coisas que se passam no interior dos nossos aquários. Acho que só temos a ganhar em fazer o teste.
6) Por último, não acho que se deva fazer por rotina ao aquário (tipo todos os meses). Mas eu pelo menos vou fazer o teste Triton a cada 6 meses. Esta semana vou fazer o teste pela primeira vez. O meu aquário tem cerca de 8 meses e finalmente agora está a começar a estabilizar, pelo que penso ser esta a altura ideal para fazer o teste.
Agora resta-me saber a vossa opinião... Manifestem-se.
PS: Bom tópico Pedro Alcantara!