Hugo Figueiredo Escreveu:
lol é curioso ver a evolução das marcas comerciais e estas 600 já parecem aproximar-se de qualquer coisa mais interessante, porque aqueles módulos quadrados que tinham (têm?) antes são do piorzinho que já vi.
Já retiraram as lentes (ou diminuiram-nas a 90º/120º) - BOM!
Usarem hoje em dia ainda XR-E para os brancos é mau, mas ok... Nos azuis até é aceitável!
Grande evolução, sim senhor!
De preço não percebo nada, só falo da parte técnica da coisa.

Sim, também não curto essas calhas de 20 x 20 cm2, formato com leds mais concentrados... E também não gosto das calhas que têm leds azuis e brancos alternados... prefiro as blades todas brancas e blades todas azuis, e depois alterno em paralelo.
A AB500 ainda é o modelo dos mais antigos e as lentes são de 30º de meio a lado (ou 60º, de lado a lado). E idealmente são colocadas a 25 ou 30 cm da superfície da água. Já as Aquabeam 600 Ultra não usam lentes e então os ângulos de 90º e 120º espalham muito bem a luz e pessoalmente acho o mais parecido em LED com as T5.
Na minha opinião as Marine White equivalem às ATI Blue Special, e as Fiji Blue às ATI Blue/Actinic. Acho que só faltava sair umas blades com leds rosados ou violetas, para ter uma solução equivalente às ATI Purple Plus para puxar os rosas, vermelhos e violetas dos corais.
Em termos de fiabilidade das Aquabeam, já tive falhas dos transformadores, são chinocas e alguns falham bastante em fiabilidade, mas felizmente foram trocados na garantia. E os leds, já tive 4 blades brancas que o primeiro led da série avariou e troquei na garantia. Entretanto estas segundas blades novas que vieram por troca, também falharam de novo esse primeiro led da série em 4 blades, então irei trocá-las proximamente. Felizmente a TMC dá 5 anos de garantia e já me disseram que nas blades brancas mais recentes o problema ficou resolvido. Se tivesse optado por fazer uma calha DIY e os leds falhassem, teria de gastar mais €€€ na reparação. As Aquabeam são realmente mais caras que o normal mas fui comprando as filas de leds aos poucos, durante dois a três anos, então foi algo tipo aquisição às prestações. Como são modulares, também quando uma avaria, é fácil retirar e o resto continua a funcionar sem necessidade de ficar sem calha enquanto vai para reparação.
As Aquabeam 500/600 o melhor preço para o conjunto de duas blades Twin (24W = 12 + 12) ronda os 220 a 240 euros. Adquiri alguns pares por volta dos meus aniversários (presente). E algumas vezes também consegui entregar uns bons frags para abater no preço final.
Neste momento tenho visto em fóruns ingleses (UltimateReef), umas calhas da MaxSpect com 160W que estão muito populares e com um preço muito bom, algo entre os 400 e 600 euros, para 160W leds.