Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Fosfatos elevados?

Fosfatos elevados?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 06/mar/2014, 18:11

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Pessoal,
tenho estado a acompanhar um post bastante interessante e gostaria de o debater aqui.
Penso que é dos melhores posts que tenho lido (nos ultimos anos) sobre várias teorias (baixo fosfatos/alto fosfato), idéias, teorias, produtos comerciais, tendencias, métodos certos ou errados, idéias e conceitos, experiencias, alimentação etc. Enfim, é um mundo de debate mas o fulano que começou o post coloca a imagem do seu reef actual, entupido de corais, boas cores, bons crescimentos! e pede para o pessoal advinhar os niveis de fosfato que tem no aqua. Claro que quiz gerar a controvérsia (ele próprio o admitiu) e gerou milhentas perguntas e respostas bastante curiosas.

Aviso já que o post é bastante comprido, com respostas grandes e debates de teorias (bem longos). Vai levar tempo a ler mas penso que é uma leitura bastante boa e gostava que quem tivesse paciencia e coragem de o ler, colocasse aqui feedback em relação ao thread.

Se tiverem tempo e paciencia fica aqui o post ;) :
http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=2366953

e já agora a foto que originou a discussão:

Imagem

Mensagem 06/mar/2014, 18:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Tambem tenho estado a acompanhar esse topico, mas depois de tantas opiniões e testemunhos etc...nao consigo tirar uma conclusão deste sistema :p

Ma sisnceramente nao é so o fosfato, outros valores são completamente irrisórios e vão contra toda a teoria de à longos anos sobre a calcificação dos corais etc:

NO3- = 88.6
Alk =2.448 ??????
Ca = 463.6
Mg = 1382.2
PO43- = 1.815

Custa a acreditar!!!

Mensagem 06/mar/2014, 19:05

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
João,
nos states eles usam meq/L...
2.5 meq/l = 7 DHK

;)

a minha questão não é sobre o sistema que ele usa mas o dogma que ele tenta desmistificar sobre o controlo de fosfatos.

Mensagem 06/mar/2014, 19:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
A mim este tópico dá-me ideia de gozo... eu tive o meu aquário com PO4 a 0.5ppm e os sps estavam completamente a soro X(

Para mim é combater os fosfatos até ter zero (o que eu acho impossível). Se estiverem a baixo de 0.10 já não é mau.
Normalmente ao combatermos os fosfatos tiramos toda a carga orgânica e como tal os Nitratos deixam de existir.
No meu sistema não vejo nitratos desde Outubro de 2013 e resolvo bem isso com amino ácidos.

Mas cada aquário é um sistema o meu tem que ser este. :D

Cumps
Miguel

Mensagem 06/mar/2014, 21:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Marco Madeira Escreveu:
João,
nos states eles usam meq/L...
2.5 meq/l = 7 DHK

;)

a minha questão não é sobre o sistema que ele usa mas o dogma que ele tenta desmistificar sobre o controlo de fosfatos.


Esquece tava a dormir!!! B-)

Mensagem 07/mar/2014, 01:08

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Miguel...
Da-te ideia de gozo pelo desafio que ele fez de acertar nos fosfatos que tem ou pela defesa na quebra de dogmas estabelecidos?

Um dos dogmas que ele tenta quebrar é o dos fosfatos e outro é o dos aminoacidos e produtos identicos.

No teu caso dizes que nao vês nitratos desde Outubro e que resolves com aminoacidos.... como sabes que resolves e já agora o que é que resolves?? Como tens certeza disso?...

Nao precisas de responder... mas é este tipo de situações que é discutido. Existem muitas certezas que nao são bem assim... e muitas são passadas mais pelas companhias que vendem do que nós realmente necessitamos. O fosfato agora é a "moda" mas à uns anos atrás ninguém ligava puto para o fosfato, e muitos aquários que andavam aqui em Portugal eram brutais sem saber que valores de potassio, ferro, iodo, aminoácidos e até fosfato tinham.

Este tópico esta engraçado porque nos faz pensar precisamente nestas coisas... na minha opinião não é gozo nenhum e até abre a pestana a muitas coisas que se dá hoje em dia como certo e talvez nao seja bem assim. Quem disse que o fosfato tem de estar abaixo de 0.03???

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk

Mensagem 07/mar/2014, 11:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas!

Confesso que esta obcessão "recente" com os fosfatos me faz alguma confusão.

Já existem aquarios espectaculares á muitos anos e com carradas de fosfatos. Acho que como já aconteceu no passado noutras situações, a industria que gira á volta deste hobby vai conseguindo manipular de uma forma ou outra algumas meias verdades que passam a verdades absolutas. Sempre se vendem umas garrafinhas de agua com osmose e açucar a 10€/100 ml.
Como qualquer outro parametro, precisa de ser controlado e mantêr-se dentro de determinados valores, mas não os valores que muitas vezes referem aqui no forum e nalguma bibliografia como ideiais.

Indiscutivelmente, no caso dos programas de redução de nutrientes, até funcionam (o açucar e o vodka sem ser em garrafinhas caras tambem funciona).
A questão é quanto tempo se conseguem mantêr corais a passar fome e o dinheiro que se gasta para alcançar um objectivo que biologicamente tambem se chega lá, mas com mais trabalho.

P.S - Em bastantes anos de aquariofilia nunca tive um teste de fosfatos, nunca comprei uma resina, não foi por isso que não consegui manter e propagar corais

Mensagem 07/mar/2014, 11:49

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Marco Madeira Escreveu:
Miguel...
Da-te ideia de gozo pelo desafio que ele fez de acertar nos fosfatos que tem ou pela defesa na quebra de dogmas estabelecidos?

Um dos dogmas que ele tenta quebrar é o dos fosfatos e outro é o dos aminoacidos e produtos identicos.

No teu caso dizes que nao vês nitratos desde Outubro e que resolves com aminoacidos.... como sabes que resolves e já agora o que é que resolves?? Como tens certeza disso?...

Nao precisas de responder... mas é este tipo de situações que é discutido. Existem muitas certezas que nao são bem assim... e muitas são passadas mais pelas companhias que vendem do que nós realmente necessitamos. O fosfato agora é a "moda" mas à uns anos atrás ninguém ligava puto para o fosfato, e muitos aquários que andavam aqui em Portugal eram brutais sem saber que valores de potassio, ferro, iodo, aminoácidos e até fosfato tinham.

Este tópico esta engraçado porque nos faz pensar precisamente nestas coisas... na minha opinião não é gozo nenhum e até abre a pestana a muitas coisas que se dá hoje em dia como certo e talvez nao seja bem assim. Quem disse que o fosfato tem de estar abaixo de 0.03???

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk


Eu também tenho acompanhado este tópico e sinceramente não me causa muito espanto.

Sim, os aquários eram brutais ... lembro-me bem do do João Monteiro, Juca Macieira, João Ribeiro, Ricardo Rodrigues, Duarte Conceição e os teus ...

Quanto a mim o factor chave aqui é a estabilidade.

Nos aquários que se viam antes desta febre acredito que os valores de fosfatos fossem altos, mas acredito também que eram constantemente altos em todo o lado. Nos revendedores, logistas, em casa, etc.

O problema de agora é que com a evolução dos escumadores e dos filtros fluidizados e inclusivamente com o Carvão os valores são muito mais complicados de mantêr estáveis. Flutuam normalmente a cada alimentação, a cada TPA, a cada não TPA.

E isso torna-se muito dificil de controlar.

Por isso estes métodos próbioticos funcionam tão bem pois obrigam os valores a manterem-se estáveis.

Gil, se são placebos ou não não te sei dizer nem quero entrar nessa discussão, mas se por exemplo um método de Zeovit obriga o aquarista a fazer TPAs regulares, a olhar todos os dias para o aquário e a aprender com a reacção dos corais .... cá para mim até podem ser só água que está tudo bem.

Se reparares nesse tópico que colocaste os valores de fosfatos do hombre são altos mas andam sempre pelos mesmos valores sem flutuações.

Por isso digo que desde que haja estabilidade (muito mais importante que tudo o resto) e desde que os corais tenham tempo para se adaptar às novas condições sejam elas qualidade de água, iluminação, circulação, etc ... então tudo corre bem.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/mar/2014, 12:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Marco,

É sempre um prazer em te responder, assim com ler o que escreves. :-bd

Como sabes eu não sou nenhum expert na matéria, ainda estou a aprender. No meu caso não consigo ter nitratos, porquê? Não sei bem mas talvez seja por não falhar as TPAs e por ter boa escumação e muito carvão activo na Sump. O que é certo é que os valores são sempre os mesmos até chateia (estou a brincar porque estabilidade de parâmetros é igual a sucesso).

PO4 = 0.07 ou 0.08 Hanna Checker
NO3 = 0.00 (salifert, JbL, aquili, sera) já experimentei todos...

Porque é que uso amino ácidos? Porque se estiver muito tempo sem os corais ficam mais "pálidos" e mal coloco os amino ácidos dois ou três dias chegam para ver as diferenças, principalmente nas montiporas digitatas e LPS mas também se nota nas acroporas.

A justificação que me deram, várias pessoas experientes, é que o facto de ter NO3 a zero implica deixar de ter nutrientes necessários aos corais e que deveria compensar colocando oum mais comida ou amiino ácidos.

Como não pretendo aumentar os fosfatos, opto por colocar amino ácidos e para já... funciona.


Abraço
Miguel

Mensagem 07/mar/2014, 12:35

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Confesso que só li na diagonal o tópico, mas quais os valores de nitratos, fosfatos e que iluminação usa para que dimensões de aquário?

Mensagem 07/mar/2014, 12:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
e esses nitratos a 0 não são falsos ??? não tens ai algas a consumirem isso ??? é que normalmente quando tiras fotos as tuas rochas parecem ter sempre algas , e dizes que tens os nitratos a 0 , eu no meu tenho 0 algas nas rochas, parecem rochas "virgens" ou de plastico e tenho os nitratos a 1 e fosfatos a 0,03... Nao entendo como podes ter os nitratos a 0 , será pelos fosfatos altos ???

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 07/mar/2014, 12:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Paulo Oliveira Escreveu:
e esses nitratos a 0 não são falsos ??? não tens ai algas a consumirem isso ??? é que normalmente quando tiras fotos as tuas rochas parecem ter sempre algas , e dizes que tens os nitratos a 0 , eu no meu tenho 0 algas nas rochas, parecem rochas "virgens" ou de plastico e tenho os nitratos a 1 e fosfatos a 0,03... Nao entendo como podes ter os nitratos a 0 , será pelos fosfatos altos ???

Abraço


Paulo

Eu não tenho muitas algas na rocha, apenas comprei os frags que tinham algas nas bases. Mas nos vidros aparecem mas também já me disseram que os leds criam mais algas que as T5.

Também não entendo porque tenho NO3 a 0, mas que o teste da salifert é novo e dá zero dá. Que teste usas?

Abraço
Miguel

Mensagem 07/mar/2014, 13:06

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Miguel Pinho Escreveu:
Marco,

É sempre um prazer em te responder, assim com ler o que escreves. :-bd

Como sabes eu não sou nenhum expert na matéria, ainda estou a aprender. No meu caso não consigo ter nitratos, porquê? Não sei bem mas talvez seja por não falhar as TPAs e por ter boa escumação e muito carvão activo na Sump. O que é certo é que os valores são sempre os mesmos até chateia (estou a brincar porque estabilidade de parâmetros é igual a sucesso).

PO4 = 0.07 ou 0.08 Hanna Checker
NO3 = 0.00 (salifert, JbL, aquili, sera) já experimentei todos...

Porque é que uso amino ácidos? Porque se estiver muito tempo sem os corais ficam mais "pálidos" e mal coloco os amino ácidos dois ou três dias chegam para ver as diferenças, principalmente nas montiporas digitatas e LPS mas também se nota nas acroporas.

A justificação que me deram, várias pessoas experientes, é que o facto de ter NO3 a zero implica deixar de ter nutrientes necessários aos corais e que deveria compensar colocando oum mais comida ou amiino ácidos.

Como não pretendo aumentar os fosfatos, opto por colocar amino ácidos e para já... funciona.


Abraço
Miguel


Boas Miguel... quando disse que não era para explicar era a sério. Acho que não é isso que está aqui em causa... em causa estão dogmas, estilos, métodos, no fundo o porque das coisas. Quando adicionas aminoácidos tu vês alterações nos corais, isso é uma observação tua e ninguem a pode colocar em causa pois não estamos ai a ver a reação como tu a vês.

A essencia da coisa é perguntar a nós mesmos até que ponto fazemos coisas aos nossos aquários com peso e medida, baseado nas nossas experiencias e observação e não no que as marcas A e B dizem ou que fulano A e B fazem e tem um aquário bonito.

Talvez não seja necessário ter nitrato a 0 e fosfato a 0.03 para ter um aquario bonito, com muita cor e crescimentos bons... talves seja mais porque essa solução "in the box" que nos é vendido pelas marcas, que nos vendem como solução milagrosa, para podermos comprar os produtos todos e ter os testes todos e o carvão e o potássio e o ferro e anti-ferro e o anti-fosfato e mais mil coisas..e depois no fim do mês vamos á loja e voltamos a comprar tudo porque acabaram os produtos milagrosos. O dogma dos fosfato é o que está na moda... mas já tiveram outras modas, e novas surgirão. A questão no fundo é... qual a possivel explicação para o aquário estar assim ao fim de 10 anos e mais de 1.00 de fosfato?

...e era isso que era bom de descutir e não o sistema de cada um de nós, ou qual é melhor ou não.

Mensagem 07/mar/2014, 13:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

uso RedSea ....

Concordo com o marco em relação aos dogmas e modas , eu por exemplo ja tive 0 de nitrato ,0,25 e não gosto pura e simplesmente da cor dos corais como estava , neste momento tenho 1 , 1,5 de nitrato e prefiro as cores assim , o Contrario acontece com o aquário do Rui vieira , tem nitratos baixíssimos tipo 0,25 e tem roxos brutais , mas olha para o meu aquário em comparação com o dele e certas cores nao são tão vibrantes nem tão "carnudas" ... apesar de que ele tem as cores todas no sitio , mas eu ja lhe disse que lhe falta um bocadinho de nitratos :D :D :D


este aquario que se fala dos fosfatos , penso que vai ali uma grande estabilidade até a nível de fosfatos como ja foi dito e os corais acabam por se adaptar ao ambiente que têm , penso eu de que ... eu os meus fosfatos meço quase de ano a ano e estão sempre 0 ou 0,04 antes da TPA , medido com o medidor da hanna , mas como disse meço ai de 3 em 3 meses , quando me lembro :)) :))
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 07/mar/2014, 13:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Marco,

Eu como tive tive os corais a morrem por ter todos os parametros aceitáveis menos o PO4 que estava a 0.5 e quando o baixei os corais começaram a responder em termos de cor e crescimento, fiquei como "gato escaldado de água fria tem medo".

Por outro lado vários aquariofilistas experientes me disseram que 0.5 de PO4 éra muito e inibia o consumo de KH e Ca.... Realmente eu na altura não tinha consumos. Houve até um que me escreveu no foru "Miguel fosfatos a 0.5 e SPS não dá"

Foi em tão de brincadeira que eu disse que o relato desse aquário parecia gozo, não no sentido de dizer que as pessoas que o escreveram são mentirosas.

Também julgo ser diferente ter fosfatos superior a 1.0 e um exército de corais a consumir essa carga orgânica.... Julgo eu, mas se estiver errado que me corrijam.

Abraço
Miguel

Mensagem 07/mar/2014, 13:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Bem eu vou então criar barulho :D

A "moda" que se fala está comprovada cientificamente http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877343513001917

Não é uma marca ou varias que o afirmam e que dizem que o produto deles é que é bom! Mas sim são estudos sientificos que foram feitos nestes ultimos anos. O que marcas como a Korallen, Red sea entre outras fazem é tentar com que os nossos aquarios tenham valores identicos ao ambiente natural dos oceanos.

Quanto aos produtos placebo tambem nao me acredito nisso, porque se por exemplo dosear zeobak a mais ja sei o que me vai calhar...Boom de bacterias, portanto não é so agua que la está...

O dogma penso que nao exista, existe sim uma evolução de tecnologia e conhecimentos que fazem com que consigamos ter um sistema com os valores aproximados ao dos oceanos, e aí os fosfatos e nitratos estão praticamente zerados. Ja falaram aqui de aquarios excelentes de antigos aquariofilistas e é verdade, conseguiram ter boas cores e sistemas de sucesso, entao e os sistemas de hoje?? Antigamente era uma carga de trabalhos manter uma acropora com cor, hoje em dia com a tecnologia que ja existe conseguimos ver aquarios brutais com cores que sinceramente nunca vi...ok sou novo nestas andanças mas ja vi muitos aquarios antigos em fotos e nunca vi cores como esses novos que aí andam!!! Eu penso que isto é apenas evolução como em qualquer outra coisa.
Eu adoro ver carros antigos e hoje em dia muitos ainda sao consideramos dos melhores, mas a tecnologia evoluiu e hoje existem carros com muito mais segurança e a andar cada vez mais rapido...mas não é por isso que nao vamos querer usar os antigos!

AGORA, como ja aqui se falou, o coral é um animal que se consegue adaptar a varios meios, é preciso é que esse sistema seja estabilizado, o que acho perfeitamente normal se um coral ja se adaptou a valores de fosfato superiores a 1ppm, e com o stress que isso lhe causou e no fim de estar adaptado (tenha cor ou nao...mas que esteja vivo) baixarmos esse mesmo fosfato o risco de o coral entrar em RTN é enorme...

Tambem vejo aquarios sem escumador, outro sem TPA´s durante 8 anos e todos eles com grandes cores! Penso que possa ser tudo uma questão de adaptação dos seres vivos no ecosistema criado pelo homem. Penso que este caso é mais um destes que mencionei...

O que nao consigo ainda perceber é o sistema nao ter algas!!!?? aí nao estamos a falar de corais mas sim do sistema em si, é claro que estamos a falar de um aquario super maturado com 10 anos mas as algas nao surgem porque? porque nao conseguem elas competir com os nutrientes existentes na agua? Será que a exportação de nutrientes/consumo será enorme que consegue lidar com a importação? Esta é a parte que me faz mais confusão!

Esta é apenas a minha opinião.

Mensagem 07/mar/2014, 14:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Gil, se são placebos ou não não te sei dizer nem quero entrar nessa discussão, mas se por exemplo um método de Zeovit obriga o aquarista a fazer TPAs regulares, a olhar todos os dias para o aquário e a aprender com a reacção dos corais .... cá para mim até podem ser só água que está tudo bem.
Se reparares nesse tópico que colocaste os valores de fosfatos do hombre são altos mas andam sempre pelos mesmos valores sem flutuações.
Por isso digo que desde que haja estabilidade (muito mais importante que tudo o resto) e desde que os corais tenham tempo para se adaptar às novas condições sejam elas qualidade de água, iluminação, circulação, etc ... então tudo corre bem.


Boas Rui
Não digo que sejam placebos no total sentido da palavra, mas é senso comum que qualquer marca embala sumo de limão+vinagre, chamam-lhe um nome bonito, Aptasia killer não sei das quantas e pedem-te 15€ por algo que lhes sai com embalagem a 60 centimos. O mesmo com o Kalkwasser, custa 6 euros/kilo em qualquer farmácia e pedem-te 20 euros por 500gramas, ai muda o quê, a embalagem..Muitos dos desinfectantes de corais no mercado não são mais que Iodo diluido, dai o obscurismo da composição em muitas embalagens, não existe! :)
Sempre foi assim e assim continuará a ser. Aliás continuo a estranhar a ausência de obrigatoriedade da composição dos aditivos e outros.

Quanto aos escumadores e restantes materiais, sinceramente não notei evolução significativa em relação ao que ja existia a uns anos, e antes tambem já se usava carvão e filtros fluizados. De todos os que tive (ATI, Custom Reef, Deltec, bubble maggus, etc., o melhor era um modelo já com bastantes anos, um Aquacare 2000.A, mas muito melhor mesmo.
Acho que é uma área e pelo processo fisico/quimico que envolve, onde já não há muito a inventar á muito tempo.

Concordo na questão da manutenção dos parametros, de facto e independentemente dos valores em causa, os corais sofrem mais com a variação (capacidade de adaptação lenta) dos parametros do que com os valores propriamente ditos, dentro do razoavel obviamente.

João:
Quanto ás cores, não é bem assim, os corais que eram mantidos a uns anos valentes tinham intensidade de cores como existem agora nos sistemas de nutrientes reduzidos, pode é haver o acesso mais generalizado a uma outra especie mais colorida de acroporas, quem visitava alguns aquarios existentes na altura sabe que assim era, lembro-me por exemplo do aquario do José Perpétua (não sei se ainda o mantem ou não) e muitos outros.

O que podes dizer é que a informação e´ cada vez mais generalizada, é dada mais importância á manutenção e obviamente qualquer um pode deitar uns quimicos by the book para o aquario para reduzir nutrientes e está feito, antes alcançava-se o mesmo objectivo , mas com mais trabalho e sabes que nem toda a gente está para isso :)

O artigo que colocas apesar de muito detalhado, tem como base algo que já está comprovado a muitos e muitos anos, não é uma descoberta recente nem nada que se pareça. De qualquer forma compara é o valor que eles dão como referência e o valor que referem aqui no forum (<0,10?)

Cps
Gil

Mensagem 07/mar/2014, 15:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Gil Miguel Escreveu:

João:
Quanto ás cores, não é bem assim, os corais que eram mantidos a uns anos valentes tinham intensidade de cores como existem agora nos sistemas de nutrientes reduzidos, pode é haver o acesso mais generalizado a uma outra especie mais colorida de acroporas, quem visitava alguns aquarios existentes na altura sabe que assim era, lembro-me por exemplo do aquario do José Perpétua (não sei se ainda o mantem ou não) e muitos outros.

O que podes dizer é que a informação e´ cada vez mais generalizada, é dada mais importância á manutenção e obviamente qualquer um pode deitar uns quimicos by the book para o aquario para reduzir nutrientes e está feito, antes alcançava-se o mesmo objectivo , mas com mais trabalho e sabes que nem toda a gente está para isso :)

O artigo que colocas apesar de muito detalhado, tem como base algo que já está comprovado a muitos e muitos anos, não é uma descoberta recente nem nada que se pareça. De qualquer forma compara é o valor que eles dão como referência e o valor que referem aqui no forum (<0,10?)

Cps
Gil


Olá Gil, em relação a cores estou a comparar com aquario como reef in the sky e companhia que ultimamente têm aparecido e que considero o exilibris da aquariofilia, e para além dos produtos que ele usa e os parametros que tem na agua, tambem vai de encontro com o que falas mais abaixo acerca da manutenção e do trabalho que emprega no aquario!!! Nao quis desvalorizar em nada aquarios mais antigos com excelentes cores pois muitos foram referencia para mim!! mas hoje em dia devido à evolução no hobby tem aparecido sistemas em que as cores dos SPS são completamente inacreditaveis!

Eu sei que o artigo que coloquei é antigo e toda essa teoria tem muito anos, mas foi de proposito pois vai contra as ideias postas neste aquario que o Marco iniciou o topico e que se calhar o sucesso dele é mesmo a estabilidade e a adaptação dos animais e nao se o fosfato está a 0 ou a 1 ou a mais como o Rui Gaspar referiu.

Como disse antes, penso que este é mais um sistema completamente à parte daquilo que se pratica e que nao deve servir de exemplo para quem está a começar como aqueles sem TPA´s e outros sem skimmers e que por uma razão ou outra tiveram sucesso...nao quer dizer que tenham todos.

Mensagem 07/mar/2014, 15:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas João

Não querendo discordar do que disseste porque é um ponto de vista válido, mas tambem acho que não é positivo para quem se inicia ter um sistema de nutrientes reduzidos e os mesmos serem apresentados aqui nos foruns ou em determinados artigos de opinião como sistemas ideais, primeiro porque existem muitos corais e organismos filtradores que não conseguirão manter a longo prazo e em segundo lugar porque a inexperiência ás vezes leva á tentativa de obtenção de resultados mais rapidos e facilmente se incorre no doseamento incorrecto de produtos ao que se segue o desastre.

Aliás a questão do sistema ideal dá outra discussão e depende de sistema para sistema, o que pode ser desastroso no meu, podem ser as condições ideais no teu :).
A ausência de escumador em determinados sistemas não e´ propriamente negativo e há algumas formas de o substituir, depende da experiencia do aquariofilista e do sistema, o mesmo se aplica para as mudanças de água, o que não significa que concorde com elas, mas que existem excelentes sistemas que funcionam assim, existem.

Mais, um sistema pobre em nutrientes pode em muitos casos não ser propriamente um sistema saudável, todos conhecemos os mecanismos basicos que dão ou não a coloração aos corais e existem N relatos de RTN´s e ausência de crescimento por isso mesmo. A tentativa de obter cores quase artificiais muitas vezes levam á morte do coral á fome!

Aliás a ausência de cores vibrantes no meio natural de muitas espécies de corais que mantêmos e que a têm no aquário são prova disso mesmo.

Tudo isto para dizer que os fosfatos altos (repito dentro de um intervalo alargado mas razoável) só por si, não são necessariamente negativos, só a titulo de exemplo tens este artigo que revela que nesta especie de acropora um aumento de fosfatos aumentou o indice de crescimento (comparação com fosfatos a 0,05, 0,20 e 0,50):
Increased phosphate levels increase growth rate in Acropora muricata - http://www.advancedaquarist.com/blog/in ... a-muricata

Como veem, não podemos ter uma visão tão linear e ás vezes os dogmas são só isso mesmo :) dogmas.
Editado pela última vez por Gil Miguel em 07/mar/2014, 16:50, num total de 1 vez.

Mensagem 07/mar/2014, 15:46

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
João... não é criar barulho... lol, é discutir saudavelmente defendendo e trocando idéias! :D , mas sabes que sei o que queres dizer!

Tenho que concordar com o Gil... o sistema mais bonito saudável e som melhores cores que vi até hoje foi o do Zé Perpétua! Quem o viu e acompanhou no seu esplendor sabe ao que me refiro. Foi para mim o melhor aquário ao vivo que vi. De salutar que o aquário para alêm destas caracteristicas possuia uma coisa que hoje em dia não se ve em 90% dos novos aquários... vida marinha, organismos e carga biologica ao mais alto nivel!... ou seja, bicheza!! :D

João perdoa-me mas aquários tipo reef in the sky são bonitos mas completamente estéreis de nivel biológico... são inertes, rochas tipo artificiais, sem cores na rocha, no fundo tipo plástico como o Paulo disse. São lindos, não tenho como negar e compreendo a beleza deles mas não são sitemas "completamente biológicos" a meu ver. Mas não os estou a denegrir, nem por sombras... apenas vão em uma outra direção ao meu gosto pessoal, e ai não entram para o meu campeonato, provavelmente nem conseguiria ter um aquário como aquele, ainda que me esforçasse para atingir aquela perfeição, mas claro que entendo o que dizes.

Mas uma vez mais não queria entrar por ai, pelos diferentes sistemas e gostos de cada um... isso era outro tópico.
A questão de fundo e pertinente é mesmo essa da adaptação dos corais a valores diferentes daqueles encontrados na natureza. Também no tópico referem (sem comprovar cientificamente, são apenas especulações) que na Natureza nitrato e fosfato são altos mas quase 100% absorvidos eficásmente pelos diferentes organismos, invertebrados, população biologica, peixes e corais. Lembro-me de há uns tempos andar a ver uns videos sobre a grande barreira de corais e vir um cardume de cirurgiões e varrer em menos de 2 minutos uma area de 2 metros de algas... literalmente. Se as algas lá estavam e eram algas rasteiras endémicas, não eram macroalgas, é porque tem de haver determinados niveis de nitrato/fosfato. Isto faz sentido...
Provavelmente consumidos rápidamente e devorados ainda mais rápidamente e depois volta tudo á estaca zero, volta o ciclo a acontecer, não deixando os valores flutuar, já para não falar no efeito de diluição, correntes, etc etc.

Nos nossos sistemas o dilema é o mesmo... entrada e saida rápida de nutrientes, seja por consumo de organismos seja por diluição (TPAs) mas a flutuação é que já é enorme, e é ai que muitas vezes pecamos!, nos grandes desiquilibrios de flutuação e na adaptação lenta de peixes e corais a essas flutuações, seja do que for. Ainda agora lixei uns frags por causa disso mesmo... no meu caso, acredito que foi da fotoaclimatação mal feita.

Próximo

Voltar para Discussão Geral



cron