Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Simples às vezes é mais eficaz...

Simples às vezes é mais eficaz...

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boa tarde,

Muitos de nós olhamos para aquários espetaculares que usam um laboratório de suporte para o mesmo. Corais com cores ainda mais bonitas que na natureza, crescimentos brutais altas tecnologias e .... tentamos imitar.

Muitas vezes equacionei em colocar este ou aquele produto na água, mas felizmente consegui controlar os meus impulsos.

Para além do Balling só adiciono iodeto de potássio da Korallen zucht e Vitamino M da Grotech alternando com Phytobloom.

Balling porque tenho consumos de Ca e KH, Iodeto de potássio porque a água salinada ou água do mar é pobre em potássio e Vitamino M para equilibrar a falta de nutrientes retirados pelo escumador e pelo carvão activado.

Um dos aquários mais bonitos que eu vi até hoje, tem filtro de rocha viva e de lamas, reactor de cálcio e escumador e de vez em quando carvão activado, MAIS NADA.

Este senhor é tão fiel a este sistema, que só faz TPAs semanais de 3%...

Se pudesse não colocar nada na água....não colocava. Quem me dera ter água do mar de boa qualidade para fazer trocas de águas automáticas de 10% por dia. Sei que isso não é viável, mas se fosse até o escumador ia para a prateleira:)

O que é que eu quero dizer com isto? Tentem simplificar os sistemas e não façam da água uma monotorização química. O problema é que nós padecemos de pelo menos dois pecados mortais a cobiça e a gula... Mais vale ir a passo que a correr, é que quando sai uma sapatilha a 200km/h …é um rico trambolhão =)) =)) =)) =)) (para os mais distraídos é o mesmo que quanto mais porcaria metemos na água maior é o risco de dar para o torto)

Cumprimentos
Miguel
Editado pela última vez por Miguel Pinho em 02/abr/2014, 15:13, num total de 2 vezes.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 309
Mesmo assim tens um aquário com uns corais bem bonitos...

Enviado do meu GT-I8190 através de Tapatalk

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Mesmo assim colocas produtos a mais :)
O Denadai só faz TPA. Nem sei se faz balling.

Há sem dúvida aquários lindos e simples, mas custa a acreditar :D
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

André Jorge Silva Escreveu:
Mesmo assim colocas produtos a mais :)
O Denadai só faz TPA. Nem sei se faz balling.

Há sem dúvida aquários lindos e simples, mas custa a acreditar :D

Pois tens razão André, mas é tudo por causa do Balling. Balling => cloro => carvão activado => falta de nutrientes => aminoácidos para compensar.

Mas eu prefiro assim. O carvão activado é muito importante para o equilibrio da química da água.

Abraço
Miguel

Andre Eufrasio Escreveu:
Mesmo assim tens um aquário com uns corais bem bonitos...

Enviado do meu GT-I8190 através de Tapatalk

André,

Acrredita que podiam ser mais bonitas as cores do meu aquário mas o risco de adicionar bactérias, ferro, iodo e criar um Bummm de algas é elevado.

Abraço
Miguel

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

Mas o Denadai só tem corais... assim é fácil!

Queria ver o método dele nos nossos sistemas com corais *e* peixes... :P
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Artur Fonseca Escreveu:
Boas,

Tem lá 2 ou 3 peixitos :-\
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Artur Fonseca Escreveu:
Boas,

Artur,

Este aquário tem peixes e corais e o sistema é o mais simples e natural.

http://reefkeeping.com/joomla/index.php ... -the-month

Abraços
Miguel

Miguel Pinho Escreveu:
Este aquário tem peixes e corais e o sistema é o mais simples e natural.

http://reefkeeping.com/joomla/index.php ... -the-month

Boas Miguel,

Estava a falar do reef do Denadai ;)
Imagem

André Jorge Silva Escreveu:
Tem lá 2 ou 3 peixitos :-\

Isso mesmo. Tem tipo um cirurgião para as algas, um predador de pragas tipo Chrysus e talvez outro peixito.

Queria ver o método dele nos nossos reefs com 5, 10 ou 15 peixinhos...

Se não há peixes ou em muito pouca quantidade => não há tanta matéria orgânica na água => não há necessidade de tanto carvão activado, nem tanta mídia anti-fosfatos, nem biopellets...
E se o reef é SPS-only, não há guerras químicas entre famílias de corais => menos necessidade de carvão activado

Basta umas TPA's semanais para repor elementos-traço e tá a andar.

A questão é que o método do Denedai nos nossos sistemas típicos mixed-reef (Moles, LPS e SPS), e com a média de peixes que temos, duvido que resultasse...
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 01/abr/2014, 22:56, num total de 1 vez.
Imagem

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Miguel Pinho Escreveu:
Pois tens razão André, mas é tudo por causa do Balling. Balling => cloro => carvão activado => falta de nutrientes => aminoácidos para compensar.

Mas eu prefiro assim. O carvão activado é muito importante para o equilibrio da química da água.

Abraço
Miguel

Olá Miguel,

Podes desenvolver um pouco mais essa ligação entre Balling, cloro e falta de nutrientes? Isso é novo para mim e não estou a ver como é que o Balling pode originar baixa de NO3 ou PO4.

Numa coisa tens toda a razão, quanto mais simples melhor. Eu até estou tentado a voltar ao velhinho reactor de kalk... mas só para ter menos trabalho! :))
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Boas, Miguel...

Falas em cloro na água... para que serve?

Att.
Pedro

Ricardo Pinto Escreveu:
Miguel Pinho Escreveu:

Abraço
Miguel

Olá Miguel,

Podes desenvolver um pouco mais essa ligação entre Balling, cloro e falta de nutrientes? Isso é novo para mim e não estou a ver como é que o Balling pode originar baixa de NO3 ou PO4.

Numa coisa tens toda a razão, quanto mais simples melhor. Eu até estou tentado a voltar ao velhinho reactor de kalk... mas só para ter menos trabalho! :))

Segundo uma conversa que tive com o Rinaldo Fontenele, durante as reacções quimicas dos cloretos de Cálcio e magnésio os iões de cloro ficam retidos na água. Para retirar o cloro o melhor é ou TPAs ou carvão activado ou melhor ainda as duas coisas.

Com a introdução de carvão activado a carga orgânica é reduzida daí o meu sistema ter Nitratos zero, tenho muito carvão activado na sump.

Mas Ricardo eu não sou químico mas faz sentido a explicação do Rinaldo que podes ver neste tópico.

viewtopic.php?f=80&t=3238&start=20

Abraço
Miguel

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Humm... Em tempos li alguns tópicos sobre o excesso de cloro, pelo Randy Holmes Farley (esse sim é químico, não eu), a propósito do 2-part solution (muito similar ao príncipio de Balling) e em que este dizia que o cloro em excesso é facilmente libertável para o ar. O exemplo que ele deu é o excesso de cloro utilizado na água como desinfectante. É muito utilizado porque é rapidamente libertado da água. Eu estou enferrujado e não consigo encontrar esse tópico :D

O próprio Balling, que eu já tive o privilégio de conhecer, também abandonou um pouco a ideia do Sulfato de Magnésio e diz que o excesso de cloreto provocado pelo cloreto de Magnésio não é assim tão importante e recomenda apenas fazer Cloreto de Magnésio, desde que se faça TPA's regularmente.
Mas isto são outras núpcias, ainda para mais porque a novidade para mim foi que o carvão activado retira nitrato da água. Essa daí é que tenho sérias dúvidas. Tens algum artigo ou link onde eu possa ler sobre isso?

Um abraço
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Boas Miguel,

Mas o Cloro não evapora rapidamente com a agitação da água? E como o Balling é doseado idealmente em pequenas doses ao longo do dia acho que não haverá problema nesse aspecto...
Imagem

Ricardo Pinto Escreveu:
Humm... Em tempos li alguns tópicos sobre o excesso de cloro, pelo Randy Holmes Farley (esse sim é químico, não eu), a propósito do 2-part solution (muito similar ao príncipio de Balling) e em que este dizia que o cloro em excesso é facilmente libertável para o ar. O exemplo que ele deu é o excesso de cloro utilizado na água como desinfectante. É muito utilizado porque é rapidamente libertado da água. Eu estou enferrujado e não consigo encontrar esse tópico :D

O próprio Balling, que eu já tive o privilégio de conhecer, também abandonou um pouco a ideia do Sulfato de Magnésio e diz que o excesso de cloreto provocado pelo cloreto de Magnésio não é assim tão importante e recomenda apenas fazer Cloreto de Magnésio, desde que se faça TPA's regularmente.
Mas isto são outras núpcias, ainda para mais porque a novidade para mim foi que o carvão activado retira nitrato da água. Essa daí é que tenho sérias dúvidas. Tens algum artigo ou link onde eu possa ler sobre isso?

Um abraço

Ricardo,

Não apenas esse link da conversa com o Rinaldo

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Boas,

Miguel, iodeto de potássio não é usado para fazer subir o potássio.

Ricardo, o carvão (GAC) ao absorver matéria orgânica dissolvida fará com que, e tal como o escumador, reduza (não retira) o NO3. Tendo em conta o pressuposto que menos matéria orgânica em decomposição, menor será a quantidade de NO3 produzida pelo ciclo do azoto.

Quanto ao cloro, o carvão não retira os iões mas sim o cloro gasoso, o mesmo que se liberta facilmente para a o atmosfera. Dessa forma as TPAs regulares continuam a ser uma forma eficaz de controlar o equilíbrio iónico na água.

Em relação ao(s) aquário(s) do Denadai....se calhar ele é que tem um número mais correcto de peixes e não a maioria :)

Por último e porque vejo muitas vezes alguma confusão nestas coisas (espero é não causar mais confusão =)) ):
- carga orgânica e matéria orgânica são coisas diferentes;
- "nutrientes" não são apenas NO3 e PO4;
- não detectar NO3 e PO4 nos testes não significa que não se tenha;
- não detectar NO3 e PO4 nos testes não significa que os corais estejam a passar fome;
- não detectar NO3 e PO4 nos testes e ter corais pálidos não significa que haja falta de NO3 e PO4 detectáveis
...haverá mais, mas o sono não deixa i-)
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Outro Ponto ... Apesar de gostar dos aquários do Denadai , penso que aquilo passou a ser aquario carne para canhão ... São montados so para a foto e siga , quantas vezes ele ja mudou de aquario ?? quantas vezes ja se viram corais novos ?? alguma coisa cresceu ?? ja viste o aquario novo dele ?? Moles e LPS ?? ha ok tem la uma sps :-o :-o :-o poupa-me .. :D :D

não se guiem por Esteriótipos de aquários da moda , nós enquanto aquariofilistas e pessoas racionais, temos que absorver o que achamos que está certo , podemos ouvir 1000 Opiniões , 1000 Ideias , mas temos que ter a noção do que achamos que devemos aproveitar dessas ideias ...

Miguel , por vezes pegas o "touro" demasiado pelos "cornos" ou seja se tu não fazes uma coisa quase que quem faz é criminoso ... será que nao se pode meter produtos ?? ou será que temos que ter a noção do que estamos a fazer ??
é certo que quanto menos coisa meter-mos melhor , mas será que depois temos as cores que queremos ??

Penso que isso tudo e a bandeira que seguras são coisas muito complicadas de serem ditas da maneira que disseste , la porque nao usas nada , nao quer dizer que ninguém possa usar ou que seja crime usar amigo ...

eu neste momento não estou a dosear zeovit a 4 semanas , por causa do problemas das bolhas e acredita que os meus corais estão a 70% da cor que tinham ... Agora diz me lá achas que vou parar de meter produtos ?? não simplesmente ja o problema das bolhas , era um produto fora de prazo, ja vou começar a fazer aos poucos tudo de novo , claro que nao vou voltar a dose que tinha logo de chapa , vou começar a dosear como se fosse o inicio do processo ...

Amigo Miguel KEEP Calm ....

aquele Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Ricardo Santos Escreveu:
Boas,

Ricardo, o carvão (GAC) ao absorver matéria orgânica dissolvida fará com que, e tal como o escumador, reduza (não retira) o NO3. Tendo em conta o pressuposto que menos matéria orgânica em decomposição, menor será a quantidade de NO3 produzida pelo ciclo do azoto.

Quanto ao cloro, o carvão não retira os iões mas sim o cloro gasoso, o mesmo que se liberta facilmente para a o atmosfera. Dessa forma as TPAs regulares continuam a ser uma forma eficaz de controlar o equilíbrio iónico na água.

Em relação ao(s) aquário(s) do Denadai....se calhar ele é que tem um número mais correcto de peixes e não a maioria :)

Por último e porque vejo muitas vezes alguma confusão nestas coisas (espero é não causar mais confusão =)) ):
- não detectar NO3 e PO4 nos testes não significa que os corais estejam a passar fome;
- não detectar NO3 e PO4 nos testes e ter corais pálidos não significa que haja falta de NO3 e PO4 detectáveis

Ricardo... excelente explicação! 100% de acordo! ...e a parte dos peixes então.... 5 estrelas!!

Miguel, quantos aos sistemas... as vezes o pessoal tenta chegar a conceitos e afirmações muito exactas para um hobby em que nada é certo! Existem mil sistemas diferentes que funcionam. Cabe a cada um chegar aquele que mais lhe agrada e que mais gosta e com o qual tem sucesso.

Ricardo Santos Escreveu:
Boas,

Boas Ricardo,

Os produtos que coloco são estes:

http://www.korallen-zucht.de/en/shop/pr ... trate.html

http://brightwellaquatics.com/products/potassion.php

O primeiro uso para manter os níveis dia sim dia não coloco a dosagem indicada no frasco e o segundo adiciono nas TPAs.

Já lá vão 2 meses e tenho o potássio enter os 390 e os 400ppm.

Abraço
Miguel

Próximo

Voltar para Discussão Geral