Muitos de nós olhamos para aquários espetaculares que usam um laboratório de suporte para o mesmo. Corais com cores ainda mais bonitas que na natureza, crescimentos brutais altas tecnologias e .... tentamos imitar.
Muitas vezes equacionei em colocar este ou aquele produto na água, mas felizmente consegui controlar os meus impulsos.
Para além do Balling só adiciono iodeto de potássio da Korallen zucht e Vitamino M da Grotech alternando com Phytobloom.
Balling porque tenho consumos de Ca e KH, Iodeto de potássio porque a água salinada ou água do mar é pobre em potássio e Vitamino M para equilibrar a falta de nutrientes retirados pelo escumador e pelo carvão activado.
Um dos aquários mais bonitos que eu vi até hoje, tem filtro de rocha viva e de lamas, reactor de cálcio e escumador e de vez em quando carvão activado, MAIS NADA.
Este senhor é tão fiel a este sistema, que só faz TPAs semanais de 3%...
Se pudesse não colocar nada na água....não colocava. Quem me dera ter água do mar de boa qualidade para fazer trocas de águas automáticas de 10% por dia. Sei que isso não é viável, mas se fosse até o escumador ia para a prateleira:)
O que é que eu quero dizer com isto? Tentem simplificar os sistemas e não façam da água uma monotorização química. O problema é que nós padecemos de pelo menos dois pecados mortais a cobiça e a gula... Mais vale ir a passo que a correr, é que quando sai uma sapatilha a 200km/h …é um rico trambolhão

Cumprimentos
Miguel