Ouço dizer, desde que me conheço (

É daquelas coisas que eu sempre tomei como uma verdade absoluta e nunca pensei muito sobre isso, nem sequer nunca me tinha passado pela cabeça colocar tampas no aquário até ontem.
Passo a explicar... estava eu a pensar nos peixes que quero adquirir para o meu próximo aquário e reparei que algumas das minhas escolhas de espécies são conhecidos por saltarem facilmente dos aquários e aterrarem no tapete - wrasses, decoras, etc.. Estava a tentar encontrar uma solução, quando alguém me disse: "E porque não tapas o aquário com tampas de vidro ou acrílico?"
Desde então não consigo encontrar um argumento muito válido para não o fazer.
Porque não utilizámos tampas? por causa da " má oxigenação da água"? Da " subida de temperatura"? Da "queda do pH durante a noite?"
Será que estes "perigos" se verificam nos dias de hoje? Com Sump, escumadores potentes com alta injecção de ar, a iluminação por cima da tampa e Kh's >8. ...
Será que este dogma da aquariofilia é mesmo verdade?
Às tantas é como o Siporax, não se podia utilizar porque "blá-blá.. isto e aquilo", e olha... veio a ver-se que até é de extrema utilidade.
O que acham os meus amigos disto? Já alguém teve graves problemas de oxigenação da água por utilizar tampas?
Não são os aquários Red Sea que possuem tampas? Alguém algures já deve ter tido um aquário desses.
Alguém conhece alguma boa solução para prevenir a modalidade olímpica - o salto em altura e comprimento dos peixes?

Um abraço,
PS: E ao fim de 10-15 anos disto, surgem-me estas dúvidas patéticas - "só sei que nada sei"