Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Planárias Comedoras de Acroporas / AEFW

Planárias Comedoras de Acroporas / AEFW

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Infelizmente notei nos últimos tempos duas ou três Acroporas que ficaram pálidas e com pior aspecto, e ontem suspeitei, hoje olhei com mais atenção e pormenor, parece mesmo que estão a ser atacadas por planárias, provavelmente as piores AEFW.

Actualmente a solução mais eficaz continuará a ser retirar os corais do aquário e fazer tratamento em água com iodo concentrado?

Alguém já experimentou produtos específicos para as erradicar como por exemplo o da Korallen Zucht? Que tal os resultados e efeitos secundários?

Alguns peixes predadores naturais que poderão ajudar a combater este tipo de praga?

A seguir ao jantar vou tentar tirar umas fotos dos corais afectados para colocar aqui a ver se poderá ajudar no diagnóstico.

Obrigado desde já.

PS: Assinalei na foto duas possíveis planárias ou duas possíveis áreas de tecido do coral suspeitas...
Imagem
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 31/mai/2014, 00:32, num total de 1 vez.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
um dos tratamentos possíveis...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Nesta última hora já retirei aquele e mais dois corais que estavam com mau aspecto e suspeitas de infestação...

Foram a banhos de iodo... Pro-Coral Cure (Tropic Marin) por uns 15 minutos... 5ml do produto para 1 litro de água do aquário

Algumas fotos macro e super-macro do que saiu dos corais...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Entretanto pelo que li em alguns artigos online, este tratamento com banhos de iodo concentrado ou produtos semelhantes, deverá ser realizado semanalmente durante umas 3 a 4 semanas, voltando então o coral para o aquário. Confirma-se?

Continuo também com a outra dúvida, em próximos casos, este será o único tratamento eficaz ou já poderei usar aqueles produtos para tratamento no próprio aquário (tipo Zeovit FlatwormStop).
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas

O flatworm stop não mata as planárias, o que faz e segundo a marca, é reforçar as defesas do coral o que acabará por ter resultados a longo prazo, ou não, penso que em caso de infestações fortes não resultará dessa forma. Pode ajudar mas não vai resolver o problema por si só. Deve ser usado com o Coral Booster da KZ.
O nome do produto deu bastante polémica, porque acaba por induzir os consumidores em erro.

Os produtos mais eficazes é o Coral RX ou o ultra pest control da Fauna Marin, como não são á base de iodo, não tingem os corais nem têm qualquer acção prejudicial sobre eles.

Quanto ao tempo, vais ter que dar muitos banhos até te vêres livre delas, vai fazendo os tratamentos de 4 em 4 dias sem ultrapassar o tempo e as quantidades recomendadas pelos fabricantes, até deixares de vêr planárias. Mesmo ai deves repetir o tratamento mais 2 ou 3 vezes. Passado uma semana e depois mais espaçadamente dás um banho de controlo individual a cada acropora, para têres a certeza que não vais ter infestação novamente.

Pela quantidade de planarias que ficou depositada, tens uma infestação forte, pelo que terás que dar estes banhos a todas as acroporas que tenhas, o melhor é dares num recipiente as que tens a certeza de estarem infectadas, e dares um banho nas restantes noutro recipiente, assim podes controlar se tambem tens planárias nas supostamente saudáveis.

As wrasses ajudam e os Rhynchocinetes durbanensis tambem, no ultimo caso tens que controlar a acção deles, porque alem dos parasitas, tambem podem comer o tecido do coral, pelo que não convem deixa-los demasiado tempo.

Sempre que comprarem um coral, seja na loja seja a um particular, convem sempre dar os 2 banhos no espaço de 4 dias, para terem a certeza que não vão contaminar todo o aquário. Os ovos são dificilimos de detectar a olho nu.

Eu faço isto para todos os SPS que entram aqui em casa.

Cumprimentos e boa sorte com isso!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Gil,

Muito obrigado pelas dicas e ajuda.

Percebi então que os tais produtos de tratamento no aquário não têm eficácia garantida e o melhor será mesmo os tratamentos dos corais em banhos periódicos isolados.

Sendo ambos o Coral RX e o FM Ultra Pest Control eficazes, poderei optar então pelo segundo que fica mais em conta (€)?

Estas planárias atacam todas as Acroporas sem excepção ou haverá sub-espécies não afectadas? Queria evitar retirar a Red Dragon e a Echinata que estão granditas e com bom aspecto e a crescer bem...
E as restantes espécies SPS (Montiporas, Stiloporas, etc.) não precisarei de tratar certo?

As que for retirando para tratamento vou optar por deixá-las em bases individuais, ou coladas a pedaços de rocha pequenos/médios que possa facilmente retirar tudo junto para dar os banhos.

Li que os Halichoeres Chrysus são predadores naturais destas planárias. Será suficiente ou poderei reforçar o reef com outros wrasses? Li também sobre o Sixline, e sobre um Mandarim mármore/rochedo...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Artur

Qualquer um dos 2 produtos resulta, embora o coral Rx me pareça mais concentrado. O Flatworm stop pode ser usado a longo prazo no aquário para aumentar a resistencia dos corais ao ataque, mas como expliquei anteriormente não mata as planárias. Há muitos aquários que permanecem infectados á anos sem no entanto os corais apresentarem grandes perdas de tecido e afins. No entanto nao é uma situaçao aconselhável claro:).
Há tambem muita gente que tem este problema e não sabe, pelo que o facto de teres publicado a tua experiência pode ser uma grande ajuda.

Há especies mais propicias a serem infectadas do que outras e há espécies que resistem melhor ao ataque quimico das planarias que outras. As perdas de tecido que vês nos corais não é propriamente o tecido a ser comido, mas sim a ser queimado quimicamente pelas planárias.
Por exemplo as Milleporas, validas e nanas são mais propicias a serem infectadas, enquanto as acroporas presentes a maior profundidade não, portanto a red dragon á partida não estará infectada. Claro que isto não é matemático e convem controlar de qualquer forma.
A razão para isto acontecer não sei exactamente qual será, mas penso estar relacionado com o mecanismo de camuflagem.

Os restantes SPS podes estar descansado, ja que sao parasitas exclusivos das acroporas.

As wrasses é uma questão de sorte, existem chrysus que ajudam no controlo, outras nem lhes tocam. A Haliocheres melanarus é tida como uma das mais eficazes, mas é preciso um pouco de sorte, já que varia de peixe para peixe, com esse grau de infestação nao perdes nada em tentar .

O mandarim tenho algumas duvidas mas como a experiencia que tenho ao longo dos anos a receber corais importados
é de tratamento preventivo/curativo isolado de tudo o resto, não te posso responder com certeza.

No meu aquário como forma de prevençao vou colocar uma melanarus e já lá tenho uma Pseudocheilinus ocellatus, que alem de ser brutalmente bonita ao vivo, tambem anda sempre a checkar os corais e a rocha viva :)
http://media-cache-ak0.pinimg.com/736x/ ... 629151.jpg

Nos aquários da loja vou colocar exactamente a mesma combinação, alem dos tratamentos preventivos é mais uma forma de prevenir a entrada de algum ser nocivo.

De qualquer forma e independemente de terem estes peixes ou outros que possam predar as planárias, nunca prescindam dos banhos de prevênção, seja qual for a origem!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 407
Idade: 44
Localização: Caria

Boas
Artur não tens tido muita sorte.
Obrigado pelo testemunho. É sempre muito importante.
Primeiro uma guerra enorme com os nutrientes e densidade, agora isto.
Filter bags, esponjas muita circulação no aquário são agora uma mais
valia. Se queres aproveitar parte dos sps que tens na minha opinião acho que deves
quarentenar os corais. Muitos deeps e com uma seringa convém injetares agua para fazer soltar os AEFW.
Aquário de quarentena com boa luz. Falamos de sps´s e ter boa luz é uma mais valia para inspeções.
Eu pessoalmente gosto muito do da Fauna marin ultra pest control.
O real problema é na verdade os ovos. Raspa tudo o que encontarares com um bisturi.
Podes eventualmente deixar estar no aquário mas bastam 3 ou 4 para teres o problema novamente passado algum tempo. Elas sem acroporas não sobrevivem. Ou melhor dizendo, elas apreciam mais as acroporas e se retirares todas elas podem andar em outros corais mas aos pouco vão enfraquecendo. As validas são o meu ponto de referência. ando sempre de olho nelas por serem os mais apreciados.
É uma guerra difícil mas neste hobbie enfrentamos todo o tipo de problemas por isso muitos desistem ou então ficamos viciados depressa.
Eu faria:
wrasses o mais depressa possível
Aquário de quarentena, com deeps semanais pelo menos 2 meses sempre com olhos de ver.
Mudas de agua a sinfonar a rocha perto do local onde estavam os corais.
Aumentar a circulação de agua no aquario com a queda de agua em filter bags e esponjas.
Não é necessário muito tempo nos deeps para não fazeres os corais libertarem as zooxantelas e perderem toda a cor.
Acredita que depois demoram muito a recuperar. Apenas tens que agitar o coral ou mandar agua contra ele. O melhor mesmo são os teus olhos e a inpeção do coral.
Quando introduzires corais futuramente retira da rocha que vem do vendedor e aclimatiza o coral bem para depois fazeres um deep leve nele. Nota que se vier por transportadora já chega enfraquecido a ti.
Boa sorte.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá Artur,
Infelizmente é daquelas coisas que acontece a todos.
As planarias têm tendência a aparecer com mais frequência nos aquários em que os nutrientes estão muito baixos, os chamados ultra low nutrient system (ulns). Parece que as acroporas ficam mais frágil e susceptíveis à praga. Nunca percebi bem o porquê, mas a minha teoria é que o coral fica com menos muco, e que este muco será de alguma forma protector das acroporas. Por isso também, é que há espécies de acroporas que são mais facilmente infectadas do que outras, mas isto é a minha teoria.

Quanto ao tratamento, arranja um turkey baster e um peixe que se alimente de aefw (tipo wrasse) e vai soprando todos os dias os corais. É uma medida eficaz e não stressa tanto o coral como os banhos - podes fazer todos os dias, várias vezes ao dia. Eu só recomendo dar um banho numa fase inicial e se a acropora estiver muito infestada. Banhos todas as semanas, na minha opinião, só vai debilitar mais o coral.
Outra coisa importante, esta luta vai ser inglória se não tiveres bons níveis de nutrientes na agua, leia-se muito alimento para o coral.
Como medir os bons nutrientes é impossível, normalmente utiliza-se os nitratos como medida indirecta do estado dos nutrientes do aquário. Se tiveres nitrato a zero é mais difícil veres-te livre dos aefw.

Experimenta adicionar fitoplâncton para melhorar os níveis de nutrientes no aquário. É natural e serve de alimento para o zooplancton do aquário.

Paciência é a palavra-chave para lidar com esta praga.
Boa sorte.

Um abraço
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Boas Artur,

Só para reforçar, subscrevo tudo o que o Gil escreveu :-!
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

muitos conselhos bons foram dados :)
apenas saliento que por experiência própria, nas echinatas não devem ser dados banhos
a red dragon como é um coral que apareceu recentemente no mercado nunca dei banho para saber a tolerância aos medicamentos,mas echinata, 9 em cada 10 morre com o banho,por isso o melhor será borrifar apenas
também é muito dificel ver as planarias nesse tipo de corais ,mas por vezes acontece com a infestação é grande :(




.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Gil,

Uma vez mais muito obrigado pela ajuda.

O volume (da embalagem) dos dois produtos parecia semelhante e o Rx custava mais do dobro, mas se for mais concentrado e compensar opto por esse mesmo.

Por enquanto vou então deixar o Flatworm Stop de lado e aplicar exclusivamente os banhos de tratamento e o reforço da equipa de wrasses.

Perdi uma Millepora amarela há uns meses atrás, que na altura supus ser devido a parâmetros da água mas agora em retrospectiva muito provavelmente foram as planárias que a mataram. Agora esta que coloquei na foto e foi a tratamento é uma Acropora Valida ou Formosa de pontas roxas. A outra que também tratei foi uma Staghorn, até está com pior aspecto, suspeito também que estava a receber pouca circulação de água devido ao local em que a colei, tapada pelo pilar. A terceira tenho de consultar o arquivo de entradas, não me recordo do nome da espécie...
A Red Dragon e a Echinata não queria mesmo descolá-las pois estão grandes e ao retirá-las de certeza que ia fazer estragos... hehe... mas ainda bem que serão das menos preferidas das planárias... talvez por terem os ramos mais fininhos também e lhes parecerem menos suculentas.... então estas duas vou deixá-las na rocha e vou estando muito atento, qualquer problema de note, lá as retirarei para tratamento.
Outras Acroporas no layout, ainda tenho praí mais umas 9, de tamanho pequeno/médio. Estas posso retirar para tratamento.

Ainda bem que Montiporas, Pocilloporas, Seriatoporas, etc. não são afectadas e então posso as deixar em paz. :)

Em relação a wrasses vou ter de reforçar mesmo. Até segunda-feira passada tinha um Halichoeres Chrysus. Uns dias antes, acho que sexta-feira, enquanto fazia a manutenção, tinha a tampa de cima aberta e o gajo deu um salto directo para o chão (madeira flutuante)... assisti ao salto e coloquei-o de volta no aqua. Aparentemente estava bom mas nos dias seguintes apareceram problemas na pele e segunda-feira já foi de vela... Mas ele já não estaria a fazer um bom trabalho com as pragas pois os sintomas da Acropora da foto já estava a notar há coisa de 2 semanas ou mais, com ele presente.
Nessa mesma segunda sondei a loja mais perto de casa mas não tinham nenhum Chrysus em stock então pedi para encomendarem.
Entretanto além da substituição do peixe, com isto decidi mesmo reforçar a equipa de wrasses. Vou procurar/encomendar um desses Haliocheres Melanarus, parece ter um custo acessível. Investiguei o Pseudocheilinus Ocellatus mas este já parece ser mais dispendioso, então para já não fará parte dos planos.

Nesta fase estou inclinado a arranjar três wrasses para a equipa de controlo de pragas. Já está um Chrysus e um Melanarus na lista, agora faltaria um terceiro. Algumas sugestões?
Tenho visto nas lojas os Pseudocheilinus Hexataenia "Sixline" (apesar de serem famosos por agressivos), uns Halichoeres Trispilus, Halichoeres Chloropterus, etc. Será bom acrescentar algum destes?

Lista provisória:

Hoeven's Wrasse (Halichoeres melanurus)
http://www.liveaquaria.com/product/prod_display.cfm?c=15+1379+2285&pcatid=2285
Imagem

Yellow Wrasse (Halichoeres chrysus)
http://www.liveaquaria.com/product/prod_display.cfm?c=15+1379+386&pcatid=386
Imagem

Outro pormenor muito importante, aqui há coisa de um mês +-, retirei completamente o areão do aquário principal, então agora está um "bare bottom". Isto é problemático para o Chrysus e wrasses que normalmente gostam de dormir enfiados em areão?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 256
Idade: 53
Localização: Perafita

Viva Artur,

É como diz o Mota, echinatas não vale o risco de fazer deep, caso contrário estar sujeito a ficar sem o coral. Quanto ao resto!! Bem, por experiência própria num aquário como o teu , talvez consigas um controlo maior se utilizares um turkey buster, eu fiz assim depois de utilizar todos as marcas de produtos do mercado. Até te digo mais, quem andava atrás do turkey buster eram os palhaços , sempre que se soltava 1 , lá iam eles, esquece o wrasse. Existem produtos porreiros para dar cabo das planarIas ,como o Rx, mas o problema não são só as planarias e sim os ovos delas. As planarias, de uma forma ou outra consegues dar cabo delas, os ovos é que não é bem assim.

O que se deve fazer e o mais correcto! Quando é detectado planaria num determinado coral, o mais correcto é cortar o coral dessa base e colar uma nova base. A Seguir fazer um deep, ou burrificar com o turkey buster. O deep é sempre mais seguro quando temos oportunidade de tirar o coral fora. Depois desse processo o coral está limpo de certeza, sem risco de ovos ( atenção se existe zonas mortas no esqueleto que possa ter ovos) e aí o ideal é colocar o coral num aquário de alguém , ou mesmo o logista com quem trabalhas a fim de poder recuperar o tecido , mesmo que isso implique perder cor, mas pelo menos N perdes o coral.

É a minha opinião, mas de certo que há malta mais entendida na matéria que te possa dar uma boa orientação !! :D

Good luck
Carlos Basaloco


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Artur

Juntando aqui todas as experiências, acho que tens praticamente toda a informação que necessitas.

Em relação ao produto para banhos, reforço que apesar do coral Rx me parecer mais concentrado (tem um cheiro mais activo e tudo), ambos funcionam e são eficazes.

Quanto ás Haliocheres, acho que duas chegam, mal não vão fazer, na pior das hipóteses ficas com 2 peixes bonitos no aquario, na melhor das hipóteses dão-te uma boa ajuda no combate as planarias e outras pragas.

Como sabes elas gostam de têr areão para se enterrarem, pode ser um factor bastante stressante na aclimatização/ inicio mas acabam por se habituar ao longo do tempo.

Boa sorte!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Viva pessoal,

Andava a pesquisar como introduzir habitantes no aquário, a melhor forma e dei com isto

http://www.bayeradvanced.com/insects-pe ... -soil-turf

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=2UubUsZ2CSs[/youtube]

Alguém já tinha visto?

Cump


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Vitor

Essa utilização já é conhecida a algum tempo, no entanto a Imidacloprida é um pesticida.. usado desde a agricultura contra pestes até ás pulgas dos cães.

Actua a nivel do sistema nervoso central (que os corais não têm) mas os peixes e outros invertebrados têm.
Como todos os produtos do género, diz na rotulagem ser extremamente tóxico em ambientes aquaticos para peixes e outros invertebrados.

Assim e mesmo mergulhando bem os corais em agua limpa depois de fazermos os dips, existe o risco de estarmos a introduzir um pesticida dentro de água, o que a longo prazo pode ser bastante prejudicial ao aquario.

Eu nem aquele liquido das melgas que se liga á tomada arrisco usar na mesma divisão do aquário, quanto mais isto..

Sem dúvida que mata aquela bicharada toda ,não sei é se no futuro proximo o preço a pagar por isso é bem mais alto que a perda de alguns corais.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas a todos,

Muito obrigado pelos novos comentários e ajuda com dicas. Já tive oportunidade de ler todos os comentários mas ontem não tive tempo para responder individualmente a todos. Mais logo espero conseguir fazê-lo. ;)

Entretanto uma dúvida urgente. Daqui a pouco, agora ao final da tarde, vou passar na loja perto de casa. A ver que tal anda a encomenda do Chrysus e acrescentar a do Melanurus. Se os peixes ainda demorarem vários dias ou até uma semana ou duas, a trazê-los da TMC, sei que a semana passada tinham um Halichoeres Trispilus em stock. Então como actualmente no aquário faz agora uma semana sem qualquer wrasse, estou a pensar trazer esse (Trispullus) ou um Sixline, se tiverem.

O tal método do turkey baster parece ser muito interessante. Ontem tive oportunidade de soprar todas as acroporas. Duma Acropora Millepora verde consegui ver 2 planárias a sairem para a coluna de água. Tivesse um wrasse na altura e aposto que as limpava na hora. E talvez tenha saído uma terceira planária de uma outra. De resto da maioria não saiu nenhuma, e dos outros tipos de SPS também não. Dois dos frags que retirei para tratamento eram os que estavam mesmo muito afectados, então a situação no aquário pode não ser tão má como receava e agora estando em cima da praga poderei actuar mais frequentemente e eficazmente. :)

Então de momento a dúvida urgente, trago um Trispillus/Sixline hoje se houver na loja?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Ricardo Oliveira,

Já tive filter bags entretanto deixei de os utilizar pois nunca conseguia baixar os fosfatos de 0.16 ou 0.10ppm... entretanto já consigo níveis aceitáveis de fosfatos para SPS e vou aspirando os imensos detritos que se acumulam na sump.
Nesta fase não tenho hipótese de montar aquário de quarentena, então em termos de tratamentos posso retirar as Acroporas e dar-lhes banhos periódicos, mas voltando para o aquário. Numa futura montagem gostava de incluir aquário de quarentena.
Já dei banho a dois dos corais mais afectados, resta saber se se vão safar pois ficaram castanhos e então ainda vou ver se recuperam. Com o "teste do soprador turkey baster" identifiquei mais duas Acroporas de onde saíram duas ou três planárias então seriam "as próximas vítimas" e também possivelmente as vou descolar e tratar com o produto no banho. As outras ainda estou indeciso se descolo ou não, pois agora que também estou a reforçar a equipa de wrasses, e a aplicar jatos de água repentinos com o baster e possivelmente com uma bomba, pode ser que a praga consiga ser controlada. Estas planárias parecem gostar das Milleporas e das Válidas/Formosas, então poderá ser mesmo as espécies de controlo a manter sob vigilância apertada. Obrigado pelas dicas e ajuda.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Ricardo Pinto,

Obrigado pela ajuda.

Apesar de ter conseguido reduzir bastante os nutrientes, acho que o reef ainda não chegou ao ULNS, pois os nitratos em média oscilam nos 5ppm geralmente mais para o 0ppm outras vezes mais raramente para os 10ppm.

O turkey baster parece ser mesmo um método interessante para diagnosticar as planárias. Ontem consegui soprar em todas as Acroporas, e consegui ver duas a sair de uma Millepora verde, e uma terceira planária sair de uma outra Acropora. As restantes (cerca de 7) não vi planárias a sair, o que poderá ser bom sinal, de que a infecção esteja ainda localizada e mais a jeito de ser "atacada". Além do baster, uma solução seria talvez usar uma bomba de água de uns 600l/h e apontar aos corais, acho que o efeito poderia ser semelhante e talvez mais prático e intenso. A ver se faço isto todos os dias dos próximos tempos.

Agora fiquei indeciso sobre os banhos periódicos semanais (ou mesmo de 4 em 4 dias), pois se os mesmos stressam o coral às tantas morrem do tratamento... Acho que pelo menos para as mais afectadas seja uma boa ideia.

Os últimos testes de nitratos mostraram próximo de zero mas parece-me que não são mesmo nulos, apenas próximos. Uso o teste da Sera, que tem cores muito fáceis de identificar. Para zero seria um amarelo puro, e para 10ppm é um laranja. E normalmente dá um amarelo ligeiramente alaranjado, nos piores casos um laranja ligeiramente amarelado.
E fitoplankton já estava a adicionar. Tenho alternado entre o da Phyton (cerca de 3ml, duas a quatro vezes por semana), e o Coral Liquid da Sera (cerca de 20ml, duas vezes por semana) quando o primeiro se esgota.

Mas cá para mim as AEFW às tantas eram planárias normais que com a fome advinda do quase ULNS viraram malévolas de tão famintas... :)
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 03/jun/2014, 01:08, num total de 1 vez.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Ricardo Santos,

Obrigado pelo reforço.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Carlos Mota,

Muito obrigado pela dica sobre as echinatas e red dragon, às tantas ia mesmo matar as minhas com os banhos...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Próximo

Voltar para Discussão Geral