Boas Gil,
Uma vez mais muito obrigado pela ajuda.
O volume (da embalagem) dos dois produtos parecia semelhante e o Rx custava mais do dobro, mas se for mais concentrado e compensar opto por esse mesmo.
Por enquanto vou então deixar o Flatworm Stop de lado e aplicar exclusivamente os banhos de tratamento e o reforço da equipa de wrasses.
Perdi uma Millepora amarela há uns meses atrás, que na altura supus ser devido a parâmetros da água mas agora em retrospectiva muito provavelmente foram as planárias que a mataram. Agora esta que coloquei na foto e foi a tratamento é uma Acropora Valida ou Formosa de pontas roxas. A outra que também tratei foi uma Staghorn, até está com pior aspecto, suspeito também que estava a receber pouca circulação de água devido ao local em que a colei, tapada pelo pilar. A terceira tenho de consultar o arquivo de entradas, não me recordo do nome da espécie...
A Red Dragon e a Echinata não queria mesmo descolá-las pois estão grandes e ao retirá-las de certeza que ia fazer estragos... hehe... mas ainda bem que serão das menos preferidas das planárias... talvez por terem os ramos mais fininhos também e lhes parecerem menos suculentas.... então estas duas vou deixá-las na rocha e vou estando muito atento, qualquer problema de note, lá as retirarei para tratamento.
Outras Acroporas no layout, ainda tenho praí mais umas 9, de tamanho pequeno/médio. Estas posso retirar para tratamento.
Ainda bem que Montiporas, Pocilloporas, Seriatoporas, etc. não são afectadas e então posso as deixar em paz.
Em relação a wrasses vou ter de reforçar mesmo. Até segunda-feira passada tinha um Halichoeres Chrysus. Uns dias antes, acho que sexta-feira, enquanto fazia a manutenção, tinha a tampa de cima aberta e o gajo deu um salto directo para o chão (madeira flutuante)... assisti ao salto e coloquei-o de volta no aqua. Aparentemente estava bom mas nos dias seguintes apareceram problemas na pele e segunda-feira já foi de vela... Mas ele já não estaria a fazer um bom trabalho com as pragas pois os sintomas da Acropora da foto já estava a notar há coisa de 2 semanas ou mais, com ele presente.
Nessa mesma segunda sondei a loja mais perto de casa mas não tinham nenhum Chrysus em stock então pedi para encomendarem.
Entretanto além da substituição do peixe, com isto decidi mesmo reforçar a equipa de wrasses. Vou procurar/encomendar um desses Haliocheres Melanarus, parece ter um custo acessível. Investiguei o Pseudocheilinus Ocellatus mas este já parece ser mais dispendioso, então para já não fará parte dos planos.
Nesta fase estou inclinado a arranjar três wrasses para a equipa de controlo de pragas. Já está um Chrysus e um Melanarus na lista, agora faltaria um terceiro. Algumas sugestões?
Tenho visto nas lojas os Pseudocheilinus Hexataenia "Sixline" (apesar de serem famosos por agressivos), uns Halichoeres Trispilus, Halichoeres Chloropterus, etc. Será bom acrescentar algum destes?
Lista provisória:
Hoeven's Wrasse (Halichoeres melanurus)
http://www.liveaquaria.com/product/prod_display.cfm?c=15+1379+2285&pcatid=2285
Yellow Wrasse (Halichoeres chrysus)
http://www.liveaquaria.com/product/prod_display.cfm?c=15+1379+386&pcatid=386
Outro pormenor muito importante, aqui há coisa de um mês +-, retirei completamente o areão do aquário principal, então agora está um "bare bottom". Isto é problemático para o Chrysus e wrasses que normalmente gostam de dormir enfiados em areão?