Caros,
Venho aqui partilhar a nossa experiência com o Flatworm Exit. Como é do conhecimento de alguns, este medicamento não faz mal aos peixes, mas sim os FW quando morrem libertam toxinas que são prejudiciais para os peixes.
As instruções avisam tal fato e como assim realçam a necessidade de retirar o máximo de FW antes do tratamento e depois quando mortos.
No nosso caso demos conta desta infestação demasiada tarde. Ainda tentamos com 3 carnivoros mas já não havia volta a dar. Decidimos então arriscar agora pois o aquário é recente (abril) e as perdas seriam menores.
Este produto não se vende na Europa então lá fomos nós ao maravilhoso ebay comprar 2 frascos dos Estados Unidos. Cada frasco dá para 1200L. Compramos já 2 para realizar um 2º tratamento que é recomendado, pois este medicamento não mata os ovos.
O dia chegou de tratar do aqua. Em nossa opinião olhamos para a quantidade de FW e achamos que dada a dimensão do aqua (2.00x0.80x0.80m +- 1250lts no total) não havia necessidade de aspirar. E iriamos proceder sem retirar nenhum FW. As instruções bem avisam “não subestimem a quantidade de FW”...
Preparamos o reactor com carvão activado novo que deve ser ligado apenas quando os FW começam a morrer e tinhamos preparado 20% de água para um TPA. Com tudo já pronto lá fomos nós à “guerra”...
O vídeo:
Ideias e conclusoes finais:
O produdo FWE é realmente eficaz, quase em segundos apos introduzir no aquario é visivel flatworms a morrer, no entanto o perigo vem da avaliação da quantidade que cada pessoa acha que existe no aquario, existem casos em que a agua até fica amarela tal a quantidade de FW que morrem e se desfazem, este parece ser realmente o único perigo do uso deste produto. Ficamos com a ideia que tratamentos periodicos mal se notem que existem FW no aquario acaba por ser a melhor solução; ter preparado carvão activado e uma quantidade substancial de aqua salinada (diria uns 40 a 50% do total) tambem parece uma boa recomendação.
Espero que esta nossa experiência tenha de alguma forma sido útil a todos os que passam ou possam passar por este praga que são as Flatworms.