Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Portuguese nano reef

Portuguese nano reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 01/fev/2013, 15:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Sejam amigos...

Estamos aqui para ajudar e não para andar as turras uns com os outros.

1 Abraço ;)

Keep it Simple ;)

Mensagem 01/fev/2013, 20:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Ola andre,

Muito obrigado pelas tuas observaçoes e ajudas! Descansa que eu nao levo a mal! Eu sei que so me querem ajudar! E sim é verdade eu tenho de mexer menos no aquario! Neste caso eu so mexia para reformular sucessivos layout`s que nao me saiam bem. Entretanto eu as vezes fazia tpas com 5 l ou as vezes 10litros secalhar é este o destabilizador.

Ola Armando,

De facto sim temos de ter etiqueta neste forum e noutro forum qualquer

E Nuno!

Obrigado por me teres tambem ajudado!

Bem vou passar a assuntos do aquario!

Eu nao vou por nenhum peixe ou coral nos proximos 2 meses! Felismente as algas estao a regredir graças as raspadelas que andam a fazeras algas e tpas.
Mauro Pires

Mensagem 02/fev/2013, 11:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Mauro estamos cá para ajudar, tinha +/- a tua idade quando me meti na aventura dos aquários e passei pelo mesmo que tu...muitas e muitas asneiras, mas tudo faz parte do processo de aprendizagem e também pude contar com um grande amigo que me apoiou e deu o embalo para que as coisas com o seu devido tempo fossem correndo bem.

Baseia-te em coisas simples e veras que darão certo..

TPA's semanais
Pouca areia
Circulação correta
Pouca mexida no aquário
E não precisas de andar sempre a fazer testes a água (isso é um apressar do ciclo, pois mal vejas que os parâmetros estão bons ficas com a ideia de que podes colocar peixes e corais, mas as coisas na água salgada vão variando)

É pena seres de Lisboa, se morasses mais perto podias contar comigo para te ir ajudando com a coisa ;)
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 06/fev/2013, 00:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Nuno!

Muito Obrigado pela tua ajuda! É o que eu estou a tentar fazer! Afgora surgiu-me uma duvida, o meu aquario tem 5 meses e nao tem coralina nos vidros e nas rochas, isto é normal? Ela pode começar a aparecer com a ajuda da agua do mar? Se eu começar com agua do mar a agua da fonte da telha é boa? Desculpem tantas perfuntas mas as duvidas sao muitas!


P.S: Nuno eu vivo no seixal eu pos lisboa pela proximidade! Portanto se quizeres podes dar ca um salto!
Mauro Pires

Mensagem 06/fev/2013, 01:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Então ate não és de muito longe, temos de combinar um dia ;)

Sobre a agua da Fonte da Telha não te sei dizer, mas se conseguires arranjar jarricans para armazenar por exemplo 100/150 litros de agua podemos combinar e vens ao Portinho fazer recolhas, eu tenho bomba não custa nada assim vens ca uma vez por outra e da para por a conversa em dia.

Sobre a coralina não te preocupes, vai adicionando agua de osmose com kalk e quanto menos coralina aparecer melhor, é menos essa que limpas :p 5 meses assim tens o aquário no ciclo, primeiro que venham as algas depois logo se vê...

Um dia que ca venhas para estes lados avisa, levas uns corais que aqui tenho para ires animando a coisa

Tenta lembrar-te que pelo que estas a passar agora, já muitos para não dizer todos ja passamos, os aquários de agua salgada vão-se fazendo com o tempo e com a experiencial... nunca me passou pela cabeça que quando montei o meu primeiro reef de 54L passados uns 7 anos ia montar um de 500L e quem sabe o que o futuro nos reserva ;)

O meu "mestre" dos aquários de reef sempre me disse, a pressa é inimiga da perfeição
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 07/fev/2013, 01:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Boas..

Bem Mauro como quase todos aqui e no mundo dos Salgados tivemos os problemas iniciais.. Com calma vais la, vou ver aqui se acho um artigo que li noutro sitio que te ajuda um pouco
Em relação a informação que te dão tens que fazer uma filtragem e ver o que se ajusta mais a tua situação..

Nuno Miguel Silva Escreveu:
Sobre a agua da Fonte da Telha não te sei dizer, mas se conseguires arranjar jarricans para armazenar por exemplo 100/150 litros de agua podemos combinar e vens ao Portinho fazer recolhas, eu tenho bomba não custa nada assim vens ca uma vez por outra e da para por a conversa em dia.


Nuno aproveitando o topico, estive ai nessa zona e com uns garrafões recolhi alguma agua, fiz os testes e pareceu estar boa, nunca tives-te problemas com a agua dessa zona.?? Qualquer dia chateo-te para me recolheres agua visto que tens bomba, e que acabei por me molhar todo.. =))

Mauro Pires Escreveu:
Olá Nuno!
Afgora surgiu-me uma duvida, o meu aquario tem 5 meses e nao tem coralina nos vidros e nas rochas, isto é normal? Ela pode começar a aparecer com a ajuda da agua do mar? Se eu começar com agua do mar a agua da fonte da telha é boa? Desculpem tantas perfuntas mas as duvidas sao muitas!


-Voltando ao teu aquario, o facto de não estares ainda com coralina pode ser derivado ao aquario não estar controlado.
A agua que usas, nunca ouvi falar, so usei agua da torneira para enchar o aquario, depois foi do garrafão e agora so uso de osmose. Enquanto tive agua da torneira e do garrafão andei com os mesmos problemas do que os teus..
- Em relação ao vivos tem calma ao colocares no aquario, eu so ao fim de 2 meses e que comprei a equipa de limpeza e depois passado um mes e que comecei a colocar peixes, ja tenho o aquario montado 5 meses e tenho 4 peixes, 1 camarao, equiap de limpeza, 4 corais.. E preciso calma..

Alguma coisa que puder ajudar pgt, pode ser que te consiga ajudar..
Cump
Rui Silva

Mensagem 07/fev/2013, 02:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Rui a agua do Portinho, é muito boa, a uns anos a malta reunia-se toda para fazer recolhas e nunca ninguém teve problemas (e posso dizer que éramos muitos nas recolhas semanas)

Bons tempos esses....
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 07/fev/2013, 02:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Nuno Miguel Silva Escreveu:
Rui a agua do Portinho, é muito boa, a uns anos a malta reunia-se toda para fazer recolhas e nunca ninguém teve problemas (e posso dizer que éramos muitos nas recolhas semanas)

Bons tempos esses....



Muito bem, obrigado pela rpt rapida.. Eu recolhi numas praias um pouco antes..
Qualquer dia combinamos, se puderes claro..

Cump
Cump
Rui Silva

Mensagem 07/fev/2013, 10:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Claro Rui, é so combinarmos ;)
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 08/fev/2013, 20:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Amigos!

Bem tenho boas novidades! Consegui erradicar 93% das algas do vidro(que eram o problema) e erradiquei as cianobacterias do areao( eu sei que vão voltar)! Mas enfim quando erradiquei as algas o aquario ficou com um aspeto "clean" e o meu palhaço ficou contente!(o palhaço é um ocellaris eu troquei o frenatus pelo ocellaris e entao continuo com um peixe e vou continuar assim durante uns meses) E fiz uma ultima remezida no layout! Ficou perfeito! Mas antes eu tirei-as para fora para lhes dar um banho de agua a ferver e vinagre(nao sei se fiz bem mas nao aguentava ve-las cheias de algas) E para não vos saturar mais vou dar a ultima e grande noticia! Eu fui buscar agua a sesimbra para fazer a minha 1ª tpa de agua natural e entao fi-la e o que aconteceu passado 3 dias começou a aparecer coralina nas rochas e um pontinho de coralina no vidro. Bem já é um começo! :D
Mauro Pires

Mensagem 08/fev/2013, 22:35

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Mauro Pires Escreveu:
Olá Amigos!

Bem tenho boas novidades! Consegui erradicar 93% das algas do vidro(que eram o problema) e erradiquei as cianobacterias do areao( eu sei que vão voltar)! Mas enfim quando erradiquei as algas o aquario ficou com um aspeto "clean" e o meu palhaço ficou contente!(o palhaço é um ocellaris eu troquei o frenatus pelo ocellaris e entao continuo com um peixe e vou continuar assim durante uns meses) E fiz uma ultima remezida no layout! Ficou perfeito! Mas antes eu tirei-as para fora para lhes dar um banho de agua a ferver e vinagre(nao sei se fiz bem mas nao aguentava ve-las cheias de algas) E para não vos saturar mais vou dar a ultima e grande noticia! Eu fui buscar agua a sesimbra para fazer a minha 1ª tpa de agua natural e entao fi-la e o que aconteceu passado 3 dias começou a aparecer coralina nas rochas e um pontinho de coralina no vidro. Bem já é um começo! :D


Boas ... Não, não fizeste bem ... nada bem ...

Começo? Começo de tudo pois foi como se o tivesses montado agora ... Mataste tudo o que havia nessa rocha e nunca a deverias ter metido de volta no aquário depois de a meteres em vinagre. O teu pH deve estar completamente fora ...

Se queres a nossa ajuda a malta dá de bom grado, mas não adianta depois ir por trás e fazer tudo ao contrário.

Só me resta desejar-te boa sorte.

Abraço,
Rui

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/fev/2013, 13:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Mauro Pires Escreveu:
Olá Amigos!

Bem tenho boas novidades! Consegui erradicar 93% das algas do vidro(que eram o problema) e erradiquei as cianobacterias do areao( eu sei que vão voltar)! Mas enfim quando erradiquei as algas o aquario ficou com um aspeto "clean" e o meu palhaço ficou contente!(o palhaço é um ocellaris eu troquei o frenatus pelo ocellaris e entao continuo com um peixe e vou continuar assim durante uns meses) E fiz uma ultima remezida no layout! Ficou perfeito! Mas antes eu tirei-as para fora para lhes dar um banho de agua a ferver e vinagre(nao sei se fiz bem mas nao aguentava ve-las cheias de algas) E para não vos saturar mais vou dar a ultima e grande noticia! Eu fui buscar agua a sesimbra para fazer a minha 1ª tpa de agua natural e entao fi-la e o que aconteceu passado 3 dias começou a aparecer coralina nas rochas e um pontinho de coralina no vidro. Bem já é um começo! :D



Boas Mauro..

Deste uma vista de olhos no link que te envie..

Bem a TPA com agua de sesimbra foi boa ideia..
Mas a parte das rochas axo que tambem não foi la muito boa ideia..

Se comprares os elementos de Limpeza vais ver que essas algas desaparecem ou diminui..

Mostra fotos dessa Coralina..

Vai com calma, e antes de fazer pergunta ou pesquisa a ver se e boa ideia..

cump..
Cump
Rui Silva

Mensagem 09/fev/2013, 23:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá amigos,

Como sabem eu ontem tinha ido buscar agua em sesimbra e só hoje fiz uma tpa mas antes da tpa tinha feito os testes à agua do aquário(tinha feito tpa à uma semana):

Ph: 8,3 ( têm se mantido estável 8,3~ 8,4)
kh: 9 ~ 10
amónia:0ppm(óbvio que era este o valor nem sei porque que fiz o teste)
Nitritos: 0 ppm
Nitratos: 5ppm(estão escrupolosamente controlados 0,25 a 5ppm)
PO4: 0,25PPm(muito longe dos 1ppm que tinha atingido à semanas, consegui baixar atraves de tpas, as algas desapareceram quase todas)
Mg:1200pmm(nada a dizer)
Ca: 410ppm( este aqui varia entre os 400ppm e os 430ppm, eu anotei todos os testes que fiz desde quando iniciei o aquario)

Bem acho que tenho os valores bons exceto como obvio os fosfatos que ainda estao umbocado elevados para por corais. Felizmente o meu zoanrhus tem sido o "sol" do meu aquario nunca vi aquele coral fechado (exceto quando apago a luz :p ).

Então fazendo um "apanhado" global posso dizer que o aquario têm desfrutado nestas ultimas 2 semanas de um equilibrio notavel, não só claro graças as voças ajudas e opinioes mas tambem pelo meu esforço colossal! Em reestruturar o aquario! As tpas rigorosas e religiosas, a menor distribuiçao de comida e as escovadelas aos vidros foram os pilares para a recuperação do meu aquario! Que como obvio nunca mais vou deixar esta politica rigorosa! Mas sem esquecer a retirada de alguma rocha viva que me fazia pontos mortos, assim fiquei com 2,5kg de rocha e criei digamos um layout minimalista com espaço para circulaçao de oxigeno gerado pela bomba de circulação que assim nao cria pontos mortos e gera um arejamento geral no aquario e nao queria nitratos "desnecessarios".

Desculpem o testamento mas eu gosto de especificar o que acontece no meu aquario para vocês analisarem!

Vá vamos la as novidades

Consegui fazer um frag do meu zoanthus, eu cortei com uma faca delicadamente umbocado do meu zoanthus e coloquei numa rocha, está a crescer bem! O meu occelaris é radiante! Come como um desnaturado! As algas sei que estou a repetir mas eu tenho de repetir esta proeza! Foram-se! Praticamente só tenho umas raspas de alginhas no vidro que logo vao sair com mais raspadelas!

P.S: Posso colocar uma favia quando o aquario tiver completamente estavel ou posso por agora?
Mauro Pires

Mensagem 10/fev/2013, 13:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Amigos,

Tenho uma novidade fabulosa, bem como sabem todos nós temos um bichinho que quando começamos com um nanoreef cresce e cresce......! Bem o meu está bem grande! E andei a falar com o financiador do meu aquario =)) para preparar uns planos para dentro de 9 meses mudar de aquario, ou seja fazer um upgrade! Estava a pensar passar de 60l para 363l ou seja vou vos mostrar o setup estudado:

Aquário: 120(C) x 55(L)x 55(A)
Circulação: 2 sun sun 5000lh
Escumador: Há varios grandes e baratos e de qualidade no ebay na altura compro.
Termóstato: 2x 200w
Iluminação: Felismente esta aqui vai ser custo 0 eu tenho um avô multiusos! Calha day: 5x54w

Bem pelo menos o basico esta aqui! Mas está em estudo portanto pode alteraçoes!

Vamos ao que interessa, podem comentar o meu poste anterior?
Mauro Pires


Mensagem 10/fev/2013, 23:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Boa Noite,

Bem isto anda muito parado.... Vala migos comentem lá!
Mauro Pires

Mensagem 11/fev/2013, 23:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Amigos,

Vá la comentem os 3 ultimos postes anteriores!

Atualização: Eu costumo passar o fim de semana em massamá e fui a uma loja que abriu à pouco tempo o Planeta Aquático, reparei que têm corais de boa qualidade mas pouca diversidade de peixes de agua salgada, mas os que tinham erão de qualidade! A rocha viva tambêm era boa! O mais importante é que reparei que a equipa de limpeza é bastante barata! Eremitas a 2€! Na fish planet é 5 e 8€! Diferença abismal! Bêm eu já nao tenho euipa de limpeza á uns meses! Devido á morte da mesma! E entao vou passar por lá para comprar 5 eremitas, objetiovo nos proximos meses é diversificar a equipa de limpeza com nassarios, cerithes, trochus ouriços do mar e camaroes! Os peixes têm de ficar para segundo plano devido ao plano de ajustamento do aquario!

Fiquem bem e comentem!
Mauro Pires

Mensagem 12/fev/2013, 23:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Amigos,

Gostaria de ter as vossas opinioes acerca das fotos que postei(as de cima +- 2 postes anteriores) e para ver se o meu layout precisa de alguma mudança.
Mauro Pires

Mensagem 13/fev/2013, 09:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas,

Cada caso é um caso, eu sinceramente prefiro um layout mais clean com ilhas, mas lá está... é a minha opinião. O importante é que tu gostes ;)

1 Abraço,
Armando

Mensagem 15/fev/2013, 20:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá amigos,

Olá Armando, Sim eu gosto do layout que fiz! :) e não pretendo mudar, acho que chega de mexidas no aquario! Devo dizer-vos que quarta feira adicionei equipa de limpeza ao aquario: 2 eremitas , 3 nassarios e um trochu, defacto eles são bastante trabalhadores!

Fiz testes á agua hoje:

Ph: 8,3
kh:8
No2:0mg
No3:5mg
Nh3Nh4:0mg
Ca:410ppm
Mg:1230ppm
Salinidade: 1,023-1,024
Temperatura: 24,2ºc- 25,4ºc
Mauro Pires

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron