Olá amigos,
Como sabem eu ontem tinha ido buscar agua em sesimbra e só hoje fiz uma tpa mas antes da tpa tinha feito os testes à agua do aquário(tinha feito tpa à uma semana):
Ph: 8,3 ( têm se mantido estável 8,3~ 8,4)
kh: 9 ~ 10
amónia:0ppm(óbvio que era este o valor nem sei porque que fiz o teste)
Nitritos: 0 ppm
Nitratos: 5ppm(estão escrupolosamente controlados 0,25 a 5ppm)
PO4: 0,25PPm(muito longe dos 1ppm que tinha atingido à semanas, consegui baixar atraves de tpas, as algas desapareceram quase todas)
Mg:1200pmm(nada a dizer)
Ca: 410ppm( este aqui varia entre os 400ppm e os 430ppm, eu anotei todos os testes que fiz desde quando iniciei o aquario)
Bem acho que tenho os valores bons exceto como obvio os fosfatos que ainda estao umbocado elevados para por corais. Felizmente o meu zoanrhus tem sido o "sol" do meu aquario nunca vi aquele coral fechado (exceto quando apago a luz

).
Então fazendo um "apanhado" global posso dizer que o aquario têm desfrutado nestas ultimas 2 semanas de um equilibrio notavel, não só claro graças as voças ajudas e opinioes mas tambem pelo meu esforço colossal! Em reestruturar o aquario! As tpas rigorosas e religiosas, a menor distribuiçao de comida e as escovadelas aos vidros foram os pilares para a recuperação do meu aquario! Que como obvio nunca mais vou deixar esta politica rigorosa! Mas sem esquecer a retirada de alguma rocha viva que me fazia pontos mortos, assim fiquei com 2,5kg de rocha e criei digamos um layout minimalista com espaço para circulaçao de oxigeno gerado pela bomba de circulação que assim nao cria pontos mortos e gera um arejamento geral no aquario e nao queria nitratos "desnecessarios".
Desculpem o testamento mas eu gosto de especificar o que acontece no meu aquario para vocês analisarem!
Vá vamos la as novidades
Consegui fazer um frag do meu zoanthus, eu cortei com uma faca delicadamente umbocado do meu zoanthus e coloquei numa rocha, está a crescer bem! O meu occelaris é radiante! Come como um desnaturado! As algas sei que estou a repetir mas eu tenho de repetir esta proeza! Foram-se! Praticamente só tenho umas raspas de alginhas no vidro que logo vao sair com mais raspadelas!
P.S: Posso colocar uma favia quando o aquario tiver completamente estavel ou posso por agora?