Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Iwagumi Sarilhos Reef

Iwagumi Sarilhos Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 12/mar/2013, 13:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde Hugo

Podes especificar qual o teu rácio de leds?
Essa calha tem para aí Watts de consumo em ventoinhas...

Obrigado
Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 12/mar/2013, 14:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258

Quem terminou foste tu, eu só ajudei! ;)

Agora vamos ver como reage a tua calendrium, a minha que estava a largar polipos, só resta praticamente o esqueleto, e não tenho led's. O que se passa, não sei, mas se são resistentes, algo de muito errado acontece no meu aqua que não é detectado.

Mas ontem pareceu que o teu coral começou logo a abrir.

Qt a anemona, um dos meus desastres com o aquario, foi isso mesmo, uma magnifica numa bomba...

Elas podem estar bem uma data de tempo num sitio, e de repente soltam-se, qd se soltam é a lotaria...

Dessa vez, perdi tudo excepto os palhaços e umas donzelas.... E não foi pior pq tinha carvão no aqua que tinha posto à pouco tempo.

São bichos lindíssimos, mas eu não arrisco mais...

Vai dando noticias aí da evolução dos corais! ;)

Pedro, qt às ventoinhas, parece mas não é! Cada ventoinha consome 12V 0.14A, ou seja 1.68W.

Mas como estão 3 em serie, e a fonte não está a 36V, o consumo total por calha é de 33V * 0.14 = 4.62W

Não me parece muito tendo em conta que estão a arrefecer 79.5W de XM-L + 27.9W de azuis por calha!

Excepto claro a que está em cluster, mas o racio não deve ser mt diferente. ;)
Imagem

Mensagem 12/mar/2013, 14:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Boas Hugo,

Quanto a anemonas... são tiros no escuro, quanto a mim...
Eu tenho uma, que obviamente escolheu o sitio onde queria ficar... não foi o sitio onde a coloquei, tenho-a desde Dezembro e até agora a unica coisa que queimou foram alguns corais...

Neste momento estou num dilema... tirar a casa aos palhaços(Tenho um par de Polymnus X Sebae) e despachá-la com os riscos inerentes á queima dos corais(até ao momento já me queimou uma caliendrum que chegou pinoco e está a crescer muito, e uma pistillata), ou mantê-la e continuar a mudar de sitio os corais á medida que vão crescendo...
A minha é das mais chatas, porque é uma condolactys passiflora e os relatos eram que nenhum palhaço fazia simbiose com aquilo... aparentemente enganaram-se...
Quanto a peixes já me comeu um cardinal de Bangai... que até dizem que fazem "simbiose" com ela... vá lá a gente perceber isto...

Abraço.

Mensagem 12/mar/2013, 15:14

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Pois, já tirei da ideia a anemona!

Pedro, o racio é 2W:1B:1RB!

Se fosse hoje não teria feito a calha assim!
Teria usado leds matriz de 10W!

Ainda vou equacionar o uso desses leds para aumentar os violeta!

Mensagem 12/mar/2013, 15:30

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Hugo Figueiredo Escreveu:

Boas, consegui os violeta de 420nm ...

Vê aqui: http://www.aliexpress.com/item/10pc-3W- ... 47511.html

Demoraram uma semana a entregar!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/mar/2013, 15:41

Rui Manuel Gaspar Escreveu:

Boas, consegui os violeta de 420nm ...

Vê aqui: http://www.aliexpress.com/item/10pc-3W- ... 47511.html

Demoraram uma semana a entregar!

Abraços,
Rui

Prefiro mais para trás, mais colado aos 400 e acho que vou optar pelos de 10W que já se arranjam nessas ondas! ;)

Mensagem 12/mar/2013, 15:51

Prefiro mais para trás, mais colado aos 400 e acho que vou optar pelos de 10W que já se arranjam nessas ondas! ;)

Boas,

Mas assim não ficas com uma fatia do espectro em falta?

Se tens pico nos 400 e depois com os RB da Cree nos 450 tens aí um vazio no meio.

Eu espero com os 420 complementar os 440 dos prolight e se necessário fôr mais à frente logo coloco os 400.

Espero assim conseguir cobrir o espectro todo.

Abraços,
Rui

Mensagem 12/mar/2013, 16:03

Sim fico com uma fatia de espetro em falta, mas cubro a o principal pico de fotosintese!

É preciso não esquecer que este género leds normalmente abrangem cerca de 20-30nm, pelo que se tem um pico nos 420, vamos supor, tem igualmente bastante intensidade entre os 410-430. só daí para baixo começa a diminuir a intensidade luminosa!

O pico é isso mesmo, um pico! um ponto!
Mas o espetro real e dos leds é uma onda/linha.

Mensagem 12/mar/2013, 16:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Entretanto ando com uma ideia parva que nunca tinha tido: Colocar uma anemona :-

Nunca tive nenhuma porque sempre tive a ideia que, para lá de poder apanhar peixes mais pequenos, se morre, pode matar tudo dentro do aquário. Será mesmo assim?

Outra fator contra, é não ficarem onde nós queremos e andarem a vaguear pelo aquário até um local que gostem mais, que pode muito bem ser no vidro da frente por exemplo (como já tive conhecimento de outros casos).

É mesmo assim? estes 2 fatores podem acontecer, ou depende da espécie da anemona também ou de outros fatores?

Boas Hugo
Depende muito da anemona que escolheres.
As quadricolores são faceis de manter reproduzem-se no aquario e não são muito toxicas,num aqua de 500 litros não matam nenhum peixe nem nenhum coral mole ou lps.
As carpetes não se deixam apanhar nas bombas pois têm os tentaculos pequenos mas comem peixes (pequenos e grandes) pois são altamente adesivas e gostam de se por nas zonas de passagem para os caçar.
As heterectis são as mais bonitas mas as mais perigosas,não te aconselho a por nenhuma sem antes teres protegido as bombas com tool pois elas matam tudo se forem trituradas exceto os peixes palhaço.
Qualquer que seja a anemona que escolhas aconselho-te a teres uma ilha so para ela e depois de ela estar estabelecida (não menos de um mes no mesmo sitio)pores corais a volta e nada de sps ao pe de anemonas.
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 12/mar/2013, 16:56

NunoDinis Escreveu:
Boas Hugo,

Quanto a anemonas... são tiros no escuro, quanto a mim...
Eu tenho uma, que obviamente escolheu o sitio onde queria ficar... não foi o sitio onde a coloquei, tenho-a desde Dezembro e até agora a unica coisa que queimou foram alguns corais...

Neste momento estou num dilema... tirar a casa aos palhaços(Tenho um par de Polymnus X Sebae) e despachá-la com os riscos inerentes á queima dos corais(até ao momento já me queimou uma caliendrum que chegou pinoco e está a crescer muito, e uma pistillata), ou mantê-la e continuar a mudar de sitio os corais á medida que vão crescendo...
A minha é das mais chatas, porque é uma condolactys passiflora e os relatos eram que nenhum palhaço fazia simbiose com aquilo... aparentemente enganaram-se...
Quanto a peixes já me comeu um cardinal de Bangai... que até dizem que fazem "simbiose" com ela... vá lá a gente perceber isto...

Abraço.

Boas Nuno
As condolactys passiflora fazem simbiose com palhaços Maroon, Tomato, Sebae e, muito raramente, com os Ocelaris e Perculas.
Elas não passeam muito mas queimam em tudo o que tocam,Qual é a cor da tua?
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 12/mar/2013, 17:02

Obrigado pelas dicas Pedro!
Eu a colocar seria uma carpete, que são as que mais gosto, sobretudo a verde!

A questão de comer os peixes até me parece secundária, a não ser que me apanhe um peixe por semana ou assim...
O pior é mesmo o que acontece se morrer e se anda a saltar de poiso em poiso até arranjar um local bom e depois não é onde a quero :)

Mensagem 12/mar/2013, 17:22

A questão de comer os peixes até me parece secundária, a não ser que me apanhe um peixe por semana ou assim...
O pior é mesmo o que acontece se morrer e se anda a saltar de poiso em poiso até arranjar um local bom e depois não é onde a quero :)

Elas não morrem de um momento para o outro,dá para ver quando um anemona não esta em condições (boca aberta)e tira-la antes de morrer.
Ouvi dizer que a TMC tem lá umas carpetes verdes espetaculares :-
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 12/mar/2013, 17:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098

Quer dizer...se uma anemona me traçasse um Lecosternon ou um Lineatus eu ficava chateado!!!

Mensagem 12/mar/2013, 17:48

Claro João, mas eu acho que deve ser a "melhor" (se assim podemos dizer) forma de perder um peixe...
Por lado está claramente identificada a causa, que muitas vezes morrem-nos peixes e ficamos sem perceber o porquê e o que podiamos ter feito de diferente!
Por outro lado, é a natureza a funcionar!!! :D

Já há muito tempo que não colocava carpet anemone no google...
UAU!!! Lindas!!! :x

Porque raio os bichos mais bonitos têm sempre de ter contras... :ymsick:

Mensagem 12/mar/2013, 18:56

Epa Hugo todos os led's Epileds, não sei não....

Os Violetas, temos que recorrer a eles, pq incrivelmente nem a cree nem a prolight fazem...

Como te disse, tenho lá os epiled's a 20000K, a luz é semelhante ao que tens agora na calha em cluster em termos de côr.

Mas isso, só analizando. Epa, faz lá os testes com o seneye, para eu depois comparar espectro entre os epileds de 20000K e os cree.
Imagem

Mensagem 12/mar/2013, 18:58

Joao Tomas Escreveu:

Quer dizer...se uma anemona me traçasse um Lecosternon ou um Lineatus eu ficava chateado!!!

Por isso é que eu so tive uma gigantea e troquei-a logo quando soube o que ela pode fazer num aqua pequeno 500 litros o que não é o caso do Hugo.
Imagem
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 12/mar/2013, 19:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
A minha é branca com pontas rosa:
Imagem

Mas isto foi mal chegou, agora está enorme e os tentáculos, chegam sem exagero a uns 25/30cm quando estendidos

Mensagem 12/mar/2013, 22:46

Bem hoje tive oportunidade de fazer medições PAR com o SENEYE (obrigado Baltazar!!! ;) )

tirei várias medidas a várias alturas e com os leds a várias percentagens, mas para efeitos comparativos deixo aqui apenas estas com os leds sempre a 100%:

Fundo: 138 PAR
Meio: 265 PAR
Topo: 386 PAR

Para comparação, como dizia, deixo aqui um excerto de um post colocado no reefcentral comparando 3 calhas comerciais de referência da nossa praça (topico de 2011 aind assim...)

PAR Numbers

AquaIllumination
Center: 510
6" Left: 180
12" Forward: 120

Vertex Illumina
Center: 118
6" Left: 113
12" Forward: 109

Ecotech Radion
Center: 215
6" Left: 148
12" Forward: 130

Diria que tenho valores aceitáveis e dentro do "normal". De notar que os medidores de PAR tem alguns problemas a ler leds sobretudo os azuis, pelo que estes valores não deverão ser comparados com outros tipos de fonte luminosa como T5 ou HQI. Deve-se comparar dentro da mesma fonte emissora!

Algumas curiosidades/notas:
- Não notei grande diferença entre ter muita movimentação à superficie ou não. Com ou sem bombas os valores eram +/- os mesmos!
- De notar que os valores, com o sensor no mesmo sítio, variam consideravelmente num range que pode chegar aos 20/30PAR...
- Com o sensor mesmo por baixo do LED (seja Branco, Blue ou RoyalBlue) o valor medido foi de 2085PAR.
- Com os leds a 80% medi 310 / 247 / 118 PAR
- Não medi em outras posições do aquário (como fizeram nesse teste que aí coloquei das calhas comerciais) porque tenho os leds uniformemente distribuídos pelo aquário, pelo que as mediçõe serão +/- as mesmas.
- Relembro que não tenho leds pelo que a melhor comparação será com a Vertex (para mim a melhor calha comercial) que também não tem, ainda assim a vertex emite em cluster e eu não como referi.

Mensagem 12/mar/2013, 23:03

Medis-te no centro do aquario ou junto a um dos lados? Convem medires isso o mais na direcção do pilar possivel, para apanhares a luz toda.

Sinceramente, parece-me pouco para o que vi!

Então há superfície, parece-me mesmo mt pouco!
Imagem

Mensagem 13/mar/2013, 00:17

Boas,

Se bem me lembro tens os brancos também a 30%. Certo?

Abraços,
Rui

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros