Ricardo Pinto Escreveu:
César Soares Escreveu:
Ricardo,
Por acaso já tentei mudar o nome do tópico mas não consegui. Consegues fazer isso? Se sim muda lá o nome para peninsula.
Done
Eu utilizo o sistema de escoamento "bean animal" e recomendo! Muito bom mesmo.
Ele é "Tank Transfer", "Bean Animal"..... já explicavas melhor essas coisas
. Bem sei que se procurar vou encontrar o que falas, mas gostava muito de ouvir/ler a tua versão.
Ehehehe eu vou tentar explicar rapidamente.
O bean animal é um sistema de drenagem muito usado pelos americanos (inventado por um) que é 100% silencioso e 100% à prova de falhas, quando bem dimensionado e montado. São basicamente 3 tubos:
- O primeiro é feito de maneira a que não entre ar nenhum no sistema (sem ar a capacidade de escoamento do tubo aumenta e muito). Sem ar lá dentro, não há barulho... Este é o tubo principal.
- O segundo tubo, colocado ligeiramente mais acima do primeiro, permite a entrada de ar. Mas como a maioria da água já vai pelo primeiro, por este apenas vai uma quantidade mínima que escorre silenciosamente pelas parades da tubagem. Leva uma adaptção em cima com um furo e um tubo que dobra e é colocado cerca de 1 cm acima do nível de água do overflow. No caso de o primeiro tubo entupir, o nível de água sobe tapando a entrada de ar e permitindo, também neste, escoar muito mais água.
- O terceiro é apenas um ladrão normal, colocado um pouco acima dos outros dois para o caso, muuuuuito improvável de os primeiros falharem.
É completamente silencioso e aguenta (em tubagem de 40mm) retornos de 12000 l/h. Muito bom..
Fica o link do post da reefcentral do gajo que inventou o sistema. O principal está bem explicado logo na 1a página:
http://reefcentral.com/forums/showthread.php?t=1310585O Tank Transfer Method
Como já falei contigo muitas vezes, de há uns anos para cá perder peixes para o ictio é uma constante cada vez mais presente no meio de nós. Sou adepto da quarentena, e tentei de tudo, depois de perder imensos peixes para o ictio.
Tentei cobre, mas como sabes é dificil de monitorizar corretamente e muito arriscado para os peixes, sobretudo anjos.
tentei hiposalinidade mas, ao contrário do que se pensa, para funcionar corretamente, tem de estar nos 1.009! Constantes! durante pelo menos 5 semanas. Dificil de controlar e por vezes, agressivo para os peixes.
Mais uma vez recorri aos nossos amigos americanos
e descobri que eles fazem um método que eu desconhecia, o Tank Transfer Method.
Basicamente consiste em teres dois aquários pequenos cada um com o seu aquecedor e uma bomba de ar que dê para os dois. Os peixes chegam e vao diretamente para um dos aquários (com água salinada fresca!) à temperatura certa. Conhecendo o ciclo de vida do ictio, percebe-se que o parasita fica no máximo 48 horas a alimentar-se no peixe depois cai e para o fundo onde encista para mais tarde se multiplicar e infetar novos peixes. Ora então o que se faz: tira-se o(s) peixe(s) ao fim de 3 dias! Para o outro aquário, com a salinidade e a temperatura igual ao primeiro. E faz-se isto 4 vezes, ou seja muda-se o(s) peixe(s) ao 4º, ao 7º e ao 10º e ao 13º tira-se para o aquário principal, ou melhor ainda, para um aquário de quarentena. Simples e 100% eficaz se feito corretamente.
Eu uso dois bidons de 50 litros.
Não uso filtração porque em 3 dias a amónia não é significativa.
Não podes cruzar equipamento de um aquário para o outro.
Tens de mudar o peixe nos dias certos e sempre de manhã antes de as luzes se acenderem.
Depois de esvaziar o bidon, encho com água doce e lixivia durante um dia e deixo secar.
É um bocado stressante para o peixe trocar de bidon de 3 em 3 dias, por isso é importante comprar um peixe que já esteja a comer bem.
E aliemento todos os dias, moderadamente.
Não podes apanhar o peixe com rede, mas sim à mão ou com um tupperware.
Não é necessário iluminação, desde que o peixe não fique completamente ás escuras.
Dá um bocado de trabalho mas compensa.
Funciona apenas com o ictio, e por isso é que depois dos 12 dias, vao para um aquário de quarentena normal, com rocha etc que tenho e lá ficam mais duas semanas.
Até agora tem funcionado, mas isto com o ictio é um problema. Parasita extremamente resilente e resistente e vamos ver se a longo prazo funciona.,
Já agora, alguns fatos recentes sobre ele que descobri:
- Os lysmatas são completamente ineficazes na limpeza do ictio. O parasita está bem escondido por debaixo da pele do peixe. Eles limpam muitos parasitas e sobretudo pele morta, mas não o ictio.
- Foram descobertas estirpes de ictio que aguentam salinidades de 1.005.
- Banhos de água doce não funcionam com o ictio. Mais uma vez, o parasita está bem protegido debaixo da pele do peixe.
- Quando em condições adversas, os cistos aguentam até 9 semanas sem hospedeiro. Daí eu ter deixado o meu aquário sem peixes durante 9 semanas...
Mais uma vez, para quem quiser ler mais sobre isto fica o link:
http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=1996525