Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Lumens

Lumens

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 14/abr/2013, 11:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 41
Eu faria da seguinte forma baseado no que está transcrito abaixo e na figura anexa.

24 - Royal Blue - 450-460 nm
12 - Branco > 7000 K
8 - Azul - 455-475 nm
4 - Violeta - 400 - 420 nm
2 - Vermelho - 615 - 635 nm
2 - Deep red - 640 - 660

Lembro que os leds brancos tem muito comprimento de onda entre os 500-600 nm que complementa os verdes e amarelos, e muito importante também o pico de +/- 475 nm (azul).

Wavelengths for Corals

Wavelength Color Application:

Below 400nm Ultraviolet to Violet
Wavelengths below 400nm have excessive energy and can damage tissues. However, some corals produce colored pigments (blue, purple, pink) in their zooxanthellae cells for protection from the UV light.

400-500 nm Violet to Blue
Wavelengths between 400nm and 480nm are the most important ones for photosynthesis of the brown algae in corals.

500-600 nm Green to Yellow
In most cases, wavelengths from 500nm to 600nm lower the efficiency of photosynthesis. But some corals may still need them.

600-680 nm Orange to Red
Wavelengths between 600nm and 660nm are the most important ones for photosynthesis. However, they are easily absorbed by ocean water and therefore suitable for some corals only.

Above 700nm Red to Infrared
Wavelengths above 700nm carry to little energy and do not effectively simulate photosynthesis.

Similar to growing plants, blue and red lights are essential for coral growth. However, blue light plays a larger role as most corals live in a habitat that is deep inside the ocean, which is an area where less energetic red light is almost absorbed. Most of them rely on the penetrative blue light to survive. However, some of them can still survive with little red or even green lights. It depends on which species of corals they are.

In nature, UV rays are filtered out in deep ocean. The deeper the water, the more UV rays are filtered out of the spectrum. Since corals produce colorful pigments as a protection from the UV rays striking them, shallow water corals have more colors: More UV, more color; Less UV, less color. Again, whether UV rays are necessary or not depends on which species of corals they are.

Imagem

50 Leds?

Eu faria:
25 violeta
15 royal blue
10 brancos

Hugo, eu teria algum receio em usar tantos violeta, por alguns estudos de universidades que li, demasiada concentração violeta provoca um boom de crescimento mas acaba por queimar os corais a médio prazo, é como se fosse uma congestão, absorvem inicialmente demais os violetas e depois ficam fartos.

Abraços
Fernando

Mensagem 14/abr/2013, 13:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
12 - Branco > 7000 K
8 - Azul - 455-475 nm
4 - Violeta - 400 - 420 nm
2 - Vermelho - 615 - 635 nm
2 - Deep red - 640 - 660

Boas
Não será demasiado azul?
A priori descartei os vermelhos / amarelo / verde pelo facto do branco já cobrir a área destes , o royal blue cobre a área de 445 a 465 ou mesmo 470 correcto assim sendo porque a necessidade de azul normal ? Tb já vi isso referido desde que apareceu o royal blue no mercado ...

A minha opção vai para 2 canais com dimmer , um royal blue outro branco... Ainda equacionei colocar 10 violetas em cada canal , casa canal leva 25 led ...ainda estou na duvida... Desculpem fugir ao tópico , mas acho que é mais fácil ora quem quer construir ou comprar uma calha led , ver referencias em números / quantidades ideais que ler somente dobre artigos ;)
Cumps

Mensagem 14/abr/2013, 13:53

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Epá desculpem mas isso para mim não é tão linear assim ... vários factores:

1º Marca dos LEDs (os White da ProLight tem já o Blue + White da CREE)
2º O facto de se colocar lentes ou não
3º O angulo de abertura da lente.
4º e acima de tudo a capacidade de controlar independentemente cada canal.
5º a dimensão do aquário
6º a população que se quer manter.

Tudo isto permite personalizar a calha em função do aquário e encontrar o melhor ratio para crescimento dos corais e a melhor temperatura de côr.

Vejam o aquário do Marco Madeira e os projectores que ele tem!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/abr/2013, 14:09

Por não ser tão linear que coloquei a questão .... Mas se no seu anterior post refere racio violeta tão alto sem razão aparente , pois vai contra tudo o que li e como referencia o estudo dos 2 russos da advanced aquaristic... Referi atras como exemplo corais duros... Populaçao ? refere se a peixes?Tamanho aquário não interessa porque dei a opção 50 leds ... Neste racio ... Logo ter 3 metros de largura ou 1 é igual pois pode se fazer um calculo simples de 1 para 3 metros em termos de quantidade lês DESDE QUE SE SAIBA UM RACIO DE CADA TIPO DE LED. Todos sabemos que existem varias marcas e não são somente os cree os topos de gama ... Em algumas áreas / espectro os bridgelux serão melhores assim como outros ....
A minha ideia era não complicar e sim simplificar caro Rui.
Tenho acompanhado um aquário com corais duros somente com royal blue e branco e não me surpreendeu pois já esperava , mas a diferença para as anteriores t5 é abismal ...mas pondero em que quantidade dos violetas adicionar ....

Mensagem 14/abr/2013, 14:12

Nelsom Dias Escreveu:
Por não ser tão linear que coloquei a questão .... Mas se no seu anterior post refere racio violeta tão alto sem razão aparente , pois vai contra tudo o que li e como referencia o estudo dos 2 russos da advanced aquaristic... Referi atras como exemplo corais duros... Populaçao ? refere se a peixes?Tamanho aquário não interessa porque dei a opção 50 leds ... Neste racio ... Logo ter 3 metros de largura ou 1 é igual pois pode se fazer um calculo simples de 1 para 3 metros em termos de quantidade lês DESDE QUE SE SAIBA UM RACIO DE CADA TIPO DE LED. Todos sabemos que existem varias marcas e não são somente os cree os topos de gama ... Em algumas áreas / espectro os bridgelux serão melhores assim como outros ....
Tenho acompanhado um aquário com corais duros somente com royal blue e branco e não me surpreendeu pois já esperava , mas a diferença para as anteriores t5 é abismal ...mas pondero em que quantidade dos violetas adicionar ....

Eu não refiro ratios de violeta nenhuns ... :D

50 leds em 3 metros é diferente de 50 leds em 1 metro. Em termos de violetas é radicalmente diferente pois nos 3 metros podes precisar mais violetas só para cobrir a área.

Eu pessoalmente tenho 30 brancos cold white, 20 RB e 10 violeta! mas é o meu caso!

Abraços,
Rui

Mensagem 14/abr/2013, 14:22

Acho que não entendeu o que quis dizer com a diferença de 1 para 3 metros . Exemplo:
1 metro 50 led
3 metros 150
Somente como exemplo pra chegar a um racio
Cumps

Mensagem 14/abr/2013, 18:23

Nelsom Dias Escreveu:
Acho que não entendeu o que quis dizer com a diferença de 1 para 3 metros . Exemplo:
1 metro 50 led
3 metros 150
Somente como exemplo pra chegar a um racio
Cumps

Ok. pronto então esse é o meu ratio: 30 Brancos+Blue / 20 RB e 10 Violeta

No espaço de 1 metro, 35cm de coluna de água e sem lentes!

Abraços,
Rui

Mensagem 14/abr/2013, 19:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Nelsom Dias Escreveu:

Mas é abismal para melhor que as T5 ou para pior?

Mensagem 14/abr/2013, 19:09

Sem duvida muito superior .... isto somente a minha opinião do que tenho acompanhado ao vivo antes com t5 e agira com led
Caro Rui , foi exactamente esse o ratio que calculei a algum tempo ... Só receio ser demasiado branco ...
Cumps

Mensagem 14/abr/2013, 19:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Ricardo Santos Escreveu:
Miguel Pinho Escreveu:
Conclusão, as calhas T5 são menos eficientes que os Leds porque espalham demasiada luz, enquanto os Leds "dirigem" a luz.

Boas,

acho que estás a fazer uma conclusão errada.
Estás a comparar a tua calha que segundo disseste tem 246w de leds, contra uma calha com 156w de T5...e que lâmpadas tinha a calha? com que tempo de uso? que calha é? tem reflectores, boa refrigeração? :-?

Caro Ricardo,

Experimenta colocares um fluxometro debaixo de uma calha ATI (quanto a mim são as melhores) e vai afastando para veres os luxs a baixarem. Depois experimenta fazer o mesmo com um painel de Leds. Vais chegar à mesma conclusão que eu. :)

Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 14/abr/2013, 22:07

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Hugo, eu teria algum receio em usar tantos violeta, por alguns estudos de universidades que li, demasiada concentração violeta provoca um boom de crescimento mas acaba por queimar os corais a médio prazo, é como se fosse uma congestão, absorvem inicialmente demais os violetas e depois ficam fartos.

Fernando, o único estudo que conheço a este nível de universidades é o da Universidade de Yorke e sinceramente parece-me bastante tendencioso nesta conclusão (há muitas outras), mas também sinceramente não me parece que seja de propósito. Diria só que a forma como colocam o texto da conclusão pode parecer algo tendencioso, mas eu vou dizer, o que eu entendo dessa conclusão:

Durante muitos anos ouvimos que "não existe luz a mais para reefs". E em certa medida esta afirmação está correta, na medida em que com HQI ou T5, parece-e realmente difícil termos luz a mais, mais que não seja por questões de espaço. contudo esta afirmação mudou com a chegada dos leds (já para não falar em plasma). Isto porque, lá está, o emissor de luz ocupa muito pouco espaço e podmeos sim ter luz a mais e quiemar os corais!
Diria que sobretudo este problema se coloca nem tanto nos leds mas no uso de lentes! Mas confesso que posso ser eu a aproveitar qualquer oportunidade na minha luta contra a lentes :ymdevil:

Depois deste preâmbulo, vejamos então o que eu entendo da conclusão deste estudo da Universidade de Yorke...
Não sei se nos estamos a referir ao mesmo estudo, mas de qualquer forma eles efetivamente referem que muitos violetas podem queimar os corais, MAS, entendo eu, porque o estudo se centra muito nestes comprimentos de onda. Ou seja, o meu entendimento é que poderia-se ler que luz a mais podem quiemar os corais!

Até vermelho, verde ou cyan excessivo pode queimar corais, mas como eles fazem o estudo muito nos violetas referem isso. Não me parece que seja um problema específico dos violetas, mas sim de qualquer comprimento de onda desde que em excesso!

O que se passa nos violetas é que podemos ter luz a mais e parecer-nos luz a menos, pelo que já foi referido neste mesmo tópico, já que o nosso olho neste comprimentos de onda, tende a "ver" pouca luz, apesar dela lá estar!

Em relação à quantidade de leds, o meu pensamento (muito fundamentado no artigo da AA, já aqui referido) é que a base de leds deve ser violeta, depois royal blue, depois brancos e depois o resto. Mas isto não é porque sim, é fundamentado na curva da fotosintese (photosynthesis action spectrum). Basta olharmos para ela para vermos que comprimentos de onda são mais e menos usados, para chegarmos à "minha" conclusão:

Imagem

Este é o espetro ideal e que os corais mais utilizam, a partir daqui é "jogar" com os leds, porque como já foi referido aqui neste mesmo tópico, há leds que abrangem já vários comprimentos de onda (e por este mesmo motivo eu não refiro os vermelhos como leds a usar Porque tipicamente os brancos já têm algum vermelho), agora que o mais utilizado está ali nos violetas/royal blue, disso não há duvida nenhuma, e daí eu ter colocado aquele racio, que é meramente académico, porque como o Rui referiu, falta saber muita informação caso a caso!!! O que quis basicamente dizer é que 1º violetas, depois royal bues, depois brancos, e depois o resto ;)

Este é o meu entendimento sobre este tema!

Mensagem 15/abr/2013, 14:03

... E ja gora nao refiro também os blues porque tipicamente os brancos também ja o cobrem...

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 15/abr/2013, 14:15

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Pessoal...
tirem-me apenas uma duvida. Um led pode ter vários comprimentos de onda (um intervalo) ou emite apenas uma determinada onda, o chamado Bin Code do led?? Agora fiquei confuso... pelo que tenho lido o bin code do led não permite variações grandes do comprimento de onda, ou estou errado?

Mensagem 15/abr/2013, 14:22

Hugo Figueiredo Escreveu:

Fernando, o único estudo que conheço a este nível de universidades é o da Universidade de Yorke e sinceramente parece-me bastante tendencioso nesta conclusão (há muitas outras), mas também sinceramente não me parece que seja de propósito. Diria só que a forma como colocam o texto da conclusão pode parecer algo tendencioso, mas eu vou dizer, o que eu entendo dessa conclusão:

Durante muitos anos ouvimos que "não existe luz a mais para reefs". E em certa medida esta afirmação está correta, na medida em que com HQI ou T5, parece-e realmente difícil termos luz a mais, mais que não seja por questões de espaço. contudo esta afirmação mudou com a chegada dos leds (já para não falar em plasma). Isto porque, lá está, o emissor de luz ocupa muito pouco espaço e podmeos sim ter luz a mais e quiemar os corais!
Diria que sobretudo este problema se coloca nem tanto nos leds mas no uso de lentes! Mas confesso que posso ser eu a aproveitar qualquer oportunidade na minha luta contra a lentes :ymdevil:

Depois deste preâmbulo, vejamos então o que eu entendo da conclusão deste estudo da Universidade de Yorke...
Não sei se nos estamos a referir ao mesmo estudo, mas de qualquer forma eles efetivamente referem que muitos violetas podem queimar os corais, MAS, entendo eu, porque o estudo se centra muito nestes comprimentos de onda. Ou seja, o meu entendimento é que poderia-se ler que luz a mais podem quiemar os corais!

Até vermelho, verde ou cyan excessivo pode queimar corais, mas como eles fazem o estudo muito nos violetas referem isso. Não me parece que seja um problema específico dos violetas, mas sim de qualquer comprimento de onda desde que em excesso!

O que se passa nos violetas é que podemos ter luz a mais e parecer-nos luz a menos, pelo que já foi referido neste mesmo tópico, já que o nosso olho neste comprimentos de onda, tende a "ver" pouca luz, apesar dela lá estar!

Em relação à quantidade de leds, o meu pensamento (muito fundamentado no artigo da AA, já aqui referido) é que a base de leds deve ser violeta, depois royal blue, depois brancos e depois o resto. Mas isto não é porque sim, é fundamentado na curva da fotosintese (photosynthesis action spectrum). Basta olharmos para ela para vermos que comprimentos de onda são mais e menos usados, para chegarmos à "minha" conclusão:

Imagem

Este é o espetro ideal e que os corais mais utilizam, a partir daqui é "jogar" com os leds, porque como já foi referido aqui neste mesmo tópico, há leds que abrangem já vários comprimentos de onda (e por este mesmo motivo eu não refiro os vermelhos como leds a usar Porque tipicamente os brancos já têm algum vermelho), agora que o mais utilizado está ali nos violetas/royal blue, disso não há duvida nenhuma, e daí eu ter colocado aquele racio, que é meramente académico, porque como o Rui referiu, falta saber muita informação caso a caso!!! O que quis basicamente dizer é que 1º violetas, depois royal bues, depois brancos, e depois o resto ;)

Este é o meu entendimento sobre este tema!

Boas,

Pois Hugo ... este também é o meu entendimento e o uso de lentes para mim depende também de muita coisa.

Altura do aquário, potência do LED, altura da luminária ...

Ver se me consigo explicar. Olhando para o exemplo das Kessil aquele canhão consegue iluminar a 70cm de profundidade nas calmas e isso graças às lentes.

Agora se um aquário só tiver 35/40cm de coluna de água se calhar é preferível tirar a lente e baixar o foco ...

Na prática foi isso que fiz quando descobri a ineficiência da minha calha ... subi-a e meti as lentes para poder ter mais luz no fundo do aquário.

Agora que vou ter aquilo a bombar à séria, quero tirar as lentes e baixar a calha ... Com isso vou conseguir ter uma muito maior cobertura

Por isso é que digo sempre que cada caso é um caso e tem que ser analisado.

Já agora quando falo de população à uns post atrás estou a falar de corais. Se vou ter só corais moles se calhar posso reduzir a intensidade dos leds (e mesmo assim ainda ter muito PAR), poupar uns tostões em electricidade e aumentar a longevidade dos LEDs.

Abraços,
Rui

Mensagem 15/abr/2013, 14:26

Marco Madeira Escreveu:
Pessoal...
tirem-me apenas uma duvida. Um led pode ter vários comprimentos de onda (um intervalo) ou emite apenas uma determinada onda, o chamado Bin Code do led?? Agora fiquei confuso... pelo que tenho lido o bin code do led não permite variações grandes do comprimento de onda, ou estou errado?

Marco, para mim o Bin Code é a temperatura de côr do LED.

O comprimento de onda geralmente é referido o valor de pico. Por exemplo os meus violetas são 415/420nm mas se olhares para o gráfico aquilo emite pouco nos 400 sobe até ao pico nos 415/420 e desce nos 435/440.

Agora que não permita grandes variações de comprimento de onda é que já não concordo. Explico pq. os brancos com um determinado bin code (os meus por exemplo) dá 10.000K noutro bin poderá dar 6.000k mas o espectro que emitem é um gráfico que vai desde os 400 quase até aos 800.

Imagem

Abraços,
Rui

Mensagem 15/abr/2013, 14:37

Marco Madeira Escreveu:
Pessoal...

Estás meio certo e meio errado :D

Qualquer fonte de luz tem um espetro. O espetro (de forma sinplista) é a quantidade de luz que essa fonte emite nos diversos comprimentos de onda (normalmente medido entre os 400nm e os 700).

Quando se diz que um led é violeta 420nm, não significa que ele só emite nos 420, significa sim que tem o pico nos 420nm!
Tipicamente os leds fora dos brancos, emitem, por pouco que seja, num range pequeno de onda.

Vê este grafico sobreposto:

Imagem

A preto está o espetro da photosintese que coloquei em baixo!
Podemos verificar que os leds fora dos brancos emitem num range reduzido, mas ainda assim num range e não num ponto único!
Podemos igualmente verificar porque não referi os vermelhos (e azuis em certa medida) como sendo importantes. É que os brancos já têm muito vermelho...

Por isso eu referi que depois é fazer o jogo dos leds, para conseguir completar o espetro da fotosíntese! :D

Mensagem 15/abr/2013, 16:21

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Ok, entendi... é o pico e não apenas aquele comprimento de onda em concreto!
Thanks! ;)

Mensagem 15/abr/2013, 17:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Ora bem pessoal, venho dar a minha opinião de forma muito concreta e sem comparar análises de o que quer que seja...
Tenho a funcionar no meu aquario (130cmCX55cmLX50cmA) há cerca de uma semana, uma calha de 90cm(leram bem, 90cm), com 48 Leds Cree, 24 Brancos, 16 Azuis e 8 RB com lentes de 90º.
Inicialmente coloquei-a sobre o aquario, portanto a 4/5cm da linha de água. Mais tarde coloquei a cerca de 10/15cm da linha de água.
A minha calha anterior era uma ATI de 4X54W, com 2 brancas e 2 Blue, ligeiramente mais alta(10/15cm da coluna de água).

Comparações evidentes:
- A T5 tem uma dispersão muito maior de luz visivel, iluminava o aqua todo!
- Os leds assim que os subi ficaram muito mais comparáveis ás T5, se os subir mais uns 10cm ficam a iluminar o tanque todo tal como as T5.
- A nivel de cor(da luz ou do tanque), não noto grande diferença!
- A nivel da cor dos corais, noto alguma diferença, muito por culpa, presumo dos azuis e RB.
- a nivel de corais, confesso que a diferença é imensa! Desde a anémona que desde que coloquei os leds, se esconde muito mais para fugir da luz, até á minha euphyllia que nunca a tinha visto tão aberta(pelo menos mais 1/3 do que era costume). Os duros estão também muito mais abertos, desde uma acro que já não lhe via os polipos há algum tempo até uma caliendrum que confesso nunca a tinha visto com uma extensão tão grande!

Noto também que os moles(uns actinodiscus e umas ricordeas que por lá andam), estão muito mais fechados e estou na fase de experimentar novos locais para eles, tendo em conta que as laterais do aqua estão com menos iluminação visivel.

A nivel de crescimento, como devem calcular, não noto grande coisa...estamos a falar de uma semana...

Não consigo tirar fotos em condições com os leds, a máquina tem mais dificuldade em tirar fotos nitidas, muito por culpa do brilho dos leds reflectidos no substracto e rocha(presumo).

Agora, se o espectro X é melhor que o Y ou que o Z, atendendo aos estudos que li, creio que existem diferenças. A nivel do comportamento dos corais, confesso que apesar de não ter reds ou purples, os corais estão a adorar(penso eu de que)!

Como acho sempre que a experiência prática é tanto ou mais válida que a teórica :)
deixo aqui a minha e que de facto como com uma calha de 144W e 90cm fiquei completamente satisfeito a iluminar 130cmCX55cmLX50cmA.

Imagem
Isto é a 50%.

Abraço.

Mensagem 26/jan/2015, 17:34

2 anos depois como está a vossa opinião? Mudavam alguma destas opiniões ?

Mensagem 26/jan/2015, 20:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 110
Achei este topico super interesante!!! Gostava era de saber se no caso dos LEDs era melhor apostar mais nos blues e reds e menos nos brancos para o crescimento dos corais.

Cumps

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral