Este é o meu primeiro tópico. Venho de outro forum que, ao que parece, está em fase terminal ou algo que o valha...
Estou a pensar construir uma calha led para substituir as minhas 8x54w T5 e o seus exorbitantes 432w de consumo. No entanto, de tanto e tantos tópicos ler, começo a ficar cada vez mais confuso e daí recorrer à ajuda de quem percebe mais que eu. Eu não sou grande expert em electricidade/electrónica. Sei os básicos.
O meu aquário tem: 120c*60l*60a
A calha ficará, preferencialmente, à mesma altura que a actual T5 está: 21,5cm da linha de água. (<-- passível de alteração, se necessário)
Os leds que penso usar sao CREE. Segundo o que li, vou precisar de 64 a 72 leds.
Penso usar drivers Meanwell ou outras semelhantes (ou outra qualquer sugestão vossa).
Comprei 4x 50cm de dissipador BIS95 para espalhar os leds. (penso que seja suficiente...).
O rácio que pensei foi 1cw:1b:1rb com alguns vermelhos, verdes e uv's no meio, pois segundo li é a última tendencia para completar o espectro.
Agora as dúvidas:
1ª - Que leds comprar para:
Cool white?
Blue?
Royal blue?
Cyan?
Green?
Uv?
2ª - Qual o melhor sitios para comprá-los? Já ouvi dizer horrores do ledrise.com... Tenho andado a ver o http://www.shoptronica.com dos nuestros hermanos mas os preços secalhar são um pouco altos. Pelo que já me apercebi, não há em Portugal nenhum sitio para comprar os leds (com pcb em star) que precisamos, a preços razoáveis. Pena...

3ª - Quantos e quais os drivers que vou precisar para esta maralha toda de leds? Existem tantos drivers no mercado, nomeadamente da meanwell, que confunde-me completamente. Estava a pensar usar drivers dimmable ou com pwm para usar com um controlador de futuro, para recriar o nascer e por do sol diários.
4ª - Devo usar lentes com a calha à altura de 21,5cm da água?
Desculpem lá o metralhar de perguntas, mas são estas que me estão a impedir de iniciar o projecto. Se alguém me puder ajuda, ficaria muito agradecido.

Cumprimentos a todos,
Ricardo Costa.